skip to Main Content
5 Aplicativos De Vinho Para Os Enófilos De Plantão

5 aplicativos de vinho para os enófilos de plantão

Os aplicativos de vinho são excelentes ferramentas para os enófilos da era digital. Com eles, é possível pesquisar informações sobre rótulos, registrar notas de degustação, encontrar dicas de harmonização e muito mais.

Pensando nisso, elencamos 5 opções disponíveis para iOS e Android, incluindo aplicativos para ler rótulos de vinho, consultar preços, fazer avaliações, entre outros. Se você está começando a descobrir o mundo dos vinhos ou se já é expert na degustação, vale a pena conferir. Boa leitura!

Banner Volta do mundo dos vinhos

1. Vivino

O Vivino é um aplicativo de escaneamento de rótulos. Com ele, é possível encontrar informações sobre os 13 milhões de vinhos presentes em sua base de dados. Disponível para iOS e Android, reúne mais de 50 milhões de usuários espalhados ao redor do mundo.

Para usá-lo, basta tirar uma foto do rótulo e o aplicativo apresenta informações sobre preços, composição, características, curiosidades sobre a região onde o exemplar foi produzido, além de avaliações de outros usuários e dicas de harmonização

Se preferir, você também pode fazer a busca pelo nome do produto e encontrar as mesmas informações mencionadas acima. Além da possibilidade de escrever avaliações de vinhos online, os usuários recebem sugestões de exemplares, com base em suas degustações passadas.

Aplicativos de vinho - Vivino

Um dos melhores aplicativos de vinho, o Vivino permite o escaneamento de milhares de rótulos. | Imagem: Reprodução/Vivino

2. Cellar Tracker

O Cellar Tracker é um aplicativo indispensável para quem possui adegas mais robustas. A plataforma funciona como um sistema de catalogação online, na qual é possível registrar novos rótulos, rastrear garrafas já existentes, além de consultar informações sobre os seus vinhos favoritos e mais estimados.

Com ele, você pode listar informações sobre garrafas compradas e consumidas, acompanhar rótulos em processo de envelhecimento, além de compilar suas anotações sobre a degustação de cada um deles. E esses registros podem ou não ser divulgados com outros usuários.

Hoje, conta com mais de 500 mil usuários e três milhões de rótulos em sua base. A plataforma também permite o escaneamento dos vinhos. Para isso, basta tirar uma foto do exemplar ou escanear seu código de barras, para encontrar as informações desejadas. Está disponível para Android e iOS no Brasil, mas sua interface é completamente em inglês.

Interface do aplicativo Cellar Tracker

Se você procura um aplicativo de classificação de vinhos, o Cellar Tracker permite a criação de uma listagem completa, para maior controle dos rótulos em sua adega. | Imagem: Reprodução/Cellar Tracker

3. WSET Tasting Notes 

O WSET Tasting Notes é uma caderneta online de degustação, desenvolvida pela WSET – Wine & Spirit Education Trust, instituição respeitada no ramo, que possui parcerias com diversas escolas ao redor do mundo e oferece cursos e exames na área.

Seja para estudantes da instituição, enólogos e amantes da bebida, o aplicativo é muito útil, pois possibilita registros de degustação que segmentam sabores e aromas primários, secundários e terciários. Ou seja, a plataforma permite o registro de informações de forma mais completa, enriquecendo a experiência como um todo.

E todas essas anotações e informações são para uso pessoal. Isso quer dizer que as avaliações dos vinhos não são divulgadas, permitindo que o usuários siga as degustações pelo formato WSET e aprofunde seus conhecimentos e estudos em seus cursos. O aplicativo também conta com Pro Tips, dicas práticas para orientar o usuário a tomar notas mais objetivas e assertivas.

Além do mais, o usuário pode fazer registros em duas modalidades: regular ou às cegas. Também está disponível nas versões para iOS e Android, e sua interface é toda em inglês.

Aplicativos de vinho - WSET

Aplicativo de vinhos para Android e iOs, o WSET Tasting Notes oferece um registro de aromas e sabores mais segmentado para sua próxima degustação. | Imagem: Reprodução/WSET Global

4. Wine Searcher

Wine Searcher é um site e aplicativo para ver preço de vinho, consultar comparativos entre safras, pesquisar informações sobre diferentes regiões vitiviníferas, entre muitas outras coisas. É a plataforma mais utilizada por pessoas que possuem um maior conhecimento sobre vinhos.

Além de consultar nomes e preços, o aplicativo permite que o usuário salve seus rótulos favoritos e escreva avaliações sobre os mesmos. Ele também trabalha com um sistema de geolocalização, indicando adegas e lojas que comercializam vinhos perto do usuário.

Para aqueles que estão descobrindo a paixão pelos vinhos, aplicativos como esse são excelentes porque, além do vínculo criado com a comunidade enófila, você tem todos os dados necessários e opiniões de pessoas que apreciam a bebida. Essa rede de opiniões de “gente como a gente” pode ser essencial na hora de decidir qual rótulo comprar.

O Wine Searcher também possui uma enciclopédia própria, com inúmeros dados sobre regiões vitiviníferas, D.O.Cs, informações sobre uma variedade de cepas, entre muitos outros. Está disponível para Android e iOS.

Banner guia de harmonização queijos e vinhos

5. Hello Vino: Wine Assistant

O Hello Vino é um aplicativo para iOS que funciona como um assistente virtual para vinhos. Com ele, você pode encontrar sugestões de harmonização para rótulos diversos, além de recomendações de bebidas com base em suas preferências.

A plataforma permite buscas de maneiras diversas: com base em uma refeição específica, em uma ocasião ou de acordo com suas preferências de rótulos. Ademais, há a possibilidade de pesquisar vinhos por tipo, variedade, sabores e aromas. E para completar a experiência, o Hello Vino também inclui recomendações inteligentes, com base nos dados fornecidos pelo usuário.

Aplicativos de vinho - Hello Vino

O Hello Vino possui uma extensa carta de vinhos e sugestões de harmonização, para garantir as melhores experiências de degustação. | Imagem: Reprodução/Hello Vino

Enólogo ou não, a verdade é que os aplicativos de vinho podem facilitar e enriquecer – e muito! – suas experiências de degustação. Com eles, você pode pesquisar e registrar inúmeras informações, fazer avaliações, acompanhar rótulos em sua adega e muito mais.

Gostou das nossas dicas? Aproveite para acompanhar outros conteúdos exclusivos sobre dicas harmonização de vinhos. Clique no banner abaixo e confira! 

dicas de harmonização

 

Flávia

Sommelier internacional pela FISAR/UCS, pós-graduada em Marketing e Negócios do Vinho pela ESPM. Há 10 anos atuando no mercado e através de diversos canais de mídia especializados no mundo do vinho. Propago conhecimento para enófilos e amantes da bebida. Falar sobre vinhos é um prazer!

Back To Top Pular para o conteúdo