skip to Main Content
6 Drinks Com Vinho Do Porto Para Experimentar

6 drinks com Vinho do Porto para experimentar

Se você aprecia vinhos e está procurando maneiras criativas de desfrutar de um dos licorosos mais populares do mundo, o Vinho do Porto, chegou ao lugar certo! Fortificado, doce e cremoso, esse tipo de rótulo apresenta uma intensidade de aromas interessante e pode ser utilizado na produção de coquetéis e drinks com Vinho do porto sabia?

Neste texto, você confere seis dicas de drink com Vinho do Porto para preparar em casa e descobrir, na prática, novas formas de se deliciar com esse clássico tão versátil. Saúde!

1. Porto Tonic/Portônica

Sem dúvidas, um dos coquetéis mais clássicos da história da coquetelaria é o Gin Tônica. Nesta versão, denominada Porto Tonic, você terá a oportunidade de descobrir o resultado refrescante do dulçor e da complexidade de um drink com Vinho do Porto branco combinada com a efervescência e o amargor da água tônica.

Ingredientes

  • 60 ml de Vinho do Porto branco
  • 90 ml de água tônica
  • Gelo
  • Fatia de limão para decorar

Modo de preparo

Comece enchendo o copo de gelo. Na sequência, adicione o Vinho do Porto e complete com água tônica. Mexa suavemente e decore com uma fatia de limão.

O rótulo perfeito para este drink é o Quinta Santa Eufémia Fine White. Produzido na região do Douro a partir da uva malvasia fina com moscatel galego, rabigato e gouveio, tem coloração dourada e aromas que remetem a frutas e mel. No paladar, apresenta frescor resultante da boa acidez.

2. Sangria de Porto

Outra bebida tradicional, diretamente da Espanha, é a sangria. Dona de uma fama mundial, a bebida é inovadora ao incorporar o Vinho do Porto. Assim, adiciona-se uma camada extra de sabor e sofisticação. 

As frutas cítricas, o brandy e o refrigerante de limão complementam os ricos aromas do vinho fortificado, criando uma mistura atraente e perfeita para ocasiões festivas.

Confira abaixo como preparar o drink com Vinho do Porto Tinto!

Ingredientes

  • 1 garrafa de Vinho do Porto tinto
  • 1 xícara de brandy
  • 1 laranja cortada em rodelas
  • 1 limão cortado em rodelas
  • 2 colheres (sopa) de açúcar
  • 1 lata de refrigerante de limão
  • Frutas frescas para decorar

Modo de preparo

Em uma jarra, misture o Vinho do Porto, o brandy, a laranja, o limão e o açúcar se preferir. Deixe refrigerar por pelo menos 2 horas. Depois desse período, adicione o refrigerante de limão antes de servir. Por fim, decore com frutas frescas.

Na hora de preparar uma sangria, aposte no Vinho Do Porto Quinta Santa Eufémia Fine Ruby — um rótulo cremoso e adocicado, elaborado a partir da tinta barroca, com 3 anos de maturação em barricas de carvalho.

drink com vinho do porto sangria do porto

Prepare a sua sangria com Vinhos do Porto e garanta ainda mais sabor e sofisticação!

3. Porto Spritz

Inspirado no clássico Spritz italiano, o Porto Spritz é uma interpretação elegante que destaca o clássico vinho português.

Ao ser combinado com licor de laranja e água com gás, o resultado é uma mistura de sabores agridoces, enquanto a casca de laranja adiciona um toque cítrico e perfumado. Uma opção leve e refrescante, ideal de drinks com Vinho do Porto para momentos descontraídos.

Ingredientes

  • 60 ml de Vinho do Porto branco
  • 30 ml de licor de laranja
  • Água com gás
  • Gelo
  • Casca de laranja para decorar

Modo de preparo

Primeiro, encha um copo com gelo. Na sequência, despeje o Vinho do Porto e o licor de laranja sobre o gelo. Complete com água com gás. Mexa delicadamente e decore com uma casca de laranja.

Se você tem dúvidas sobre qual rótulo utilizar na hora de fazer um Porto Spritz, aqui vai nossa sugestão: o Vinho Do Porto Quinta Santa Eufémia White Dry

Diretamente da região de Alto Douro, classificada pela Unesco como Patrimônio Histórico da Humanidade, o rótulo tem cor dourada e bordas brilhantes, aromas de frutas cítricas e especiarias doces. No paladar, é intrigante, apresentando um início de boca maduro e final seco. O equilíbrio perfeito entre acidez e elegância — características que serão garantidas ao seu drink!

drink com vinho porto spritz

O Porto Spritz pode ser preparado com apenas três ingredientes.

4. Porto Negroni

Outro drink que você com certeza já ouviu falar é o Negroni. Esse coquetel clássico é italiano, geralmente feito com gin, vermute tinto e Campari — um dos bitters mais famosos do mundo.

Entre as opções de drinks com vinho do porto, existe o Porto Negroni, a única diferença é que você vai substituir o vermute tinto pelo Vinho do Porto Tawny, conferindo ao drink uma profundidade de sabor única. 

Assim como no coquetel original, a casca de laranja adiciona um toque cítrico, equilibrando a doçura do Porto com a amargura característica do Negroni.

Ingredientes

  • 1/3 Vinho do Porto Tawny
  • 1/3 gin
  • 1/3 Campari
  • Gelo
  • Casca de laranja para decorar

Modo de preparo

Neste drink, você vai precisar de uma coqueteleira. Com uma em mãos, encha o recipiente com gelo e adicione o Vinho do Porto, o gin e o Campari. Misture todos os ingredientes. Coe a mistura em um copo com gelo. Ao final, decore com uma casca de laranja.

Uma boa escolha de rótulo para esse coquetel é o Vinho Do Porto Taylor’s Fine Tawny. Da região do Douro, ele é elaborado a partir de um blend de uvas tintas, tem coloração âmbar brilhante, aroma de figo, caramelo e especiarias, além de paladar fresco, doce e encorpado.

drinks negroni

Mais uma releitura: transforme o Negroni clássico com Vinho do Porto!

5. Porto Rosé Frutado

Você já experimentou vinho com frutas congeladas? Se ainda não, este drink é a oportunidade perfeita para isso! A opção leva Vinho do Porto rosé, além de frutas como morango, mirtilo, amora e framboesa.

Ingredientes

  • 100 ml de Vinho do Porto rosé
  • 50 ml de suco de frutas vermelhas e pretas
  • 1/2 xícara de frutas congeladas (morango, amora, mirtilo e framboesa)
  • Gelo a gosto
  • Folhas de hortelã para decorar

Modo de preparo

Em um liquidificador, adicione o Vinho do Porto rosé, suco de pêssego, xarope de framboesa e as frutas tropicais congeladas. Acrescente gelo a gosto para obter uma consistência mais refrescante. Misture todos os ingredientes até atingir uma textura homogênea.

Depois, despeje a mistura em um copo alto. Decore com algumas folhas de hortelã para adicionar ainda mais frescor ao drink. Sirva imediatamente e desfrute do seu Porto Rosé Frescor!

Aqui, você pode utilizar o Vinho do Porto Quinta Santa Eufémia Rosé. Também da região do Douro, ele é um blend das uvas tinta roriz, touriga nacional, touriga franca e tinta barroca. Essa combinação resulta em uma bebida de rosa intenso, que exala aromas florais e de frutas vermelhas, além de um paladar moderno, de acidez e dulçor equilibrados.

drink com vinho do porto, rose frutado

O Porto Rosé Frutado é a opção ideal para os dias quentes.

6. Ruby Sparkler

Nossa última sugestão de drink é o Ruby Sparkler, uma celebração em forma de coquetel que combina o Vinho do Porto Ruby com o brilho de um Champagne ou espumante

Além disso, o licor de framboesa que vai neste preparo adiciona uma camada adicional de sabor frutado, enquanto as frutas frescas proporcionam um toque visual e gustativo. É uma opção glamourosa, ideal para ocasiões festivas e comemorativas.

Ingredientes

  • 60 ml de Vinho do Porto Ruby
  • 30 ml de licor de framboesa
  • 90 ml de Champagne ou espumante
  • Gelo
  • Framboesas para decorar

Modo de preparo

Em uma taça flûte, misture o Vinho do Porto e o licor de framboesa. Complete com Champagne ou espumante. Adicione gelo, caso queira. Decore com framboesas e deixe o drink ainda mais encantador!

Uma boa escolha para este drink é o Vinho Do Porto Quinta Santa Eufémia Fine Ruby. Desenvolvido por meio de um delicado processo de maturação, cujas uvas são colhidas manualmente, o rótulo passa por um processo de maturação de três anos em barricas de carvalho. O resultado? Uma bebida cremosa e adocicada!

drink ruby sparkler

Una a elegância da framboesa à do Vinho do Porto, e experimente o Ruby Sparkler!

Experimente nossas sugestões de drinks com Vinho do Porto e descubra qual coquetel vai entrar na lista dos seus favoritos! Essas combinações únicas certamente vão elevar sua experiência de degustação a novos patamares.

E os melhores Vinhos do Porto estão no divvino.com.br. É só clicar no banner abaixo e conferir os rótulos disponíveis. Estamos te esperando!

cta vinhos do porto Divvino

Flávia

Sommelier internacional pela FISAR/UCS, pós-graduada em Marketing e Negócios do Vinho pela ESPM. Há 10 anos atuando no mercado e através de diversos canais de mídia especializados no mundo do vinho. Propago conhecimento para enófilos e amantes da bebida. Falar sobre vinhos é um prazer!

Back To Top Pular para o conteúdo