skip to Main Content
Como Tirar Mancha De Vinho De Tecido? Confira 9 Soluções!

Como tirar mancha de vinho de tecido? Confira 9 soluções!

Black Friday Divvino

Se você consome vinho com frequência, está sujeito às manchas que a bebida pode causar nas roupas. Basta uma gotinha para que o tecido fique impregnado, já que sua lavagem é muito difícil.

A boa notícia para quem não sabe como tirar mancha de vinho é que há diversas técnicas que podem remover a sujeira sem danificar o tecido, deixando-o novo em folha.

Quer saber quais são as melhores táticas para eliminar de uma vez por todas as manchas de vinho? A seguir, listamos nove métodos comprovados para ajudar você nessa missão!

1. Molho na água

É o método mais recomendado de como tirar manchas de vinho para quem acabou de derramá-lo nas roupas ou toalhas. Antes mesmo que a bebida seque, coloque o tecido de molho na água fria e espere agir.

O grande problema com esse método é que nem sempre é possível combater as manchas no momento exato em que o vinho foi derramado. De qualquer forma, trata-se de uma solução eficaz.

2. Leite quente

Também é indicado para manchas recentes, estejam elas úmidas ou secas. Para preparar o tecido manchado, espalhe um pouco de detergente neutro, apoie um saco com gelo sobre a mancha e deixe agir por alguns minutos. O vinho ficará com uma coloração verde-acinzentada.

Em seguida, retire o saco de gelo. Ferva entre uma e duas xícaras de leite e despeje sobre a mancha, deixando fazer efeito por até 15 minutos. Torça e deixe de molho na água fria, observando se a peça recuperou o estado original. Por fim, lave o tecido.

como tirar mancha de vinho leite quente

É possível utilizar leite quente para eliminar manchas recentes de vinho.

3. Vinagre branco

Não sabe como tirar mancha com vinagre? A técnica é muito utilizada na limpeza, e a solução pode, inclusive, substituir o amaciante nas lavagens do dia a dia. Entretanto, é necessário que seja um produto branco e neutro, como os de álcool ou vinho branco.

No caso das manchas de vinho, o segredo é fazer uma solução com três partes de vinagre e uma parte de água. Em seguida, despeje o líquido sobre o tecido e deixe agir por entre 10 e 15 minutos. Após esse tempo, lave a peça normalmente.

Banner Volta do mundo dos vinhos

4. Limão com sal

Sabia que há como como tirar mancha de vinho da roupa apenas com limão e sal? A acidez da fruta, aliada ao potencial de absorção do sal, pode formar um excelente removedor. Para isso, esprema um limão sobre a sujeira, esfregue um pouco de sal e deixe fazer efeito por uma hora.

Lave bem a peça para retirar o excesso do suco de limão. Isso é muito importante especialmente se for uma roupa, pois os resíduos podem causar queimaduras quando expostos ao sol.

5. Água oxigenada

Essa opção é a mais eficaz, porém também mais agressiva com os tecidos. Portanto, antes de passá-la sobre a mancha, é ideal que você teste sobre um pedacinho da roupa ou toalha menos aparente e observe se ela causa algum dano.

Caso o tecido tenha uma coloração muito forte, pode não ser a técnica mais indicada, pois é provável que ela desbote a tintura.

Para fazer essa mistura, você vai precisar de:

  • 4 colheres (sopa) de água
  • 1/2 colher (sopa) de sabão em pó
  • 2 colheres e meia (sopa) de produto de limpeza pesada
  • 2 colheres e meia (sopa) de água oxigenada de volume 30 ou 40 (ou água sanitária)

Despeje a solução sobre a mancha, deixe agir por alguns minutos e esfregue com cuidado com uma escova de dentes.

Leia também: 13 drinks com vodka para experimentar

6. Vinho branco

Outra alternativa para remover manchas secas é utilizar o vinho branco. Para isso, basta seguir esses passos:

  • Passo 1: umedeça a mancha com vinho branco;
  • Passo 2: aplique bicarbonato de sódio (em pó ou pasta) sobre a mancha;
  • Passo 3: umedeça a região com água e deixe agir por meia hora;
  • Passo 4: lave a peça ou toalha à mão.

Neste caso, também é importante ir umedecendo a região com água de tempos em tempos, para que a solução seja mais eficaz.

7. Bicarbonato de sódio

O bicarbonato de sódio é, por si só, um agente bastante eficiente para remover manchas de todos os tipos. 

Se você não sabe como tirar mancha de vinho com bicarbonato, fique tranquilo porque não tem segredo! Basta aplicar uma pequena quantidade sobre a área desejada e deixar agir por alguns minutos. Depois disso, enxague com água fria e prontinho. 

pessoa segurando uma escova de dente e um pote de bicarbonato

É possível remover manchas de vinho utilizando bicarbonato em pó ou pasta.

8. Água, detergente e amoníaco

Para manchas insistentes e mais difíceis de limpar, é possível utilizar uma solução de água, detergente e amoníaco. Confira o passo a passo: 

  • Passo 1: misture 100 ml de amônia com 500 ml de detergente. Reserve de um dia para o outro;
  • Passo 2: encha um balde com água e um pouco de sabão;
  • Passo 3: dilua 50 ml da mistura de detergente e amoníaco;
  • Passo 4: coloque a roupa de molho e deixe agir por duas horas;
  • Passo 5: lave a peça normalmente em seguida.

É importante lembrar que o amoníaco é um ingrediente agressivo, que pode causar lesões na pele. Portanto, ao manipulá-lo, sempre utilize luvas. 

como tirar mancha de vinho com amoníaco

Não sabe como tirar mancha de vinho seca? Experimente a mistura de água, detergente e amoníaco.

9. Alvejantes sem cloro

Por fim, também é possível remover manchas secas com alvejantes sem cloro, já que esses são menos agressivos e não desbotam o tecido.

Ao optar pelos alvejantes, é essencial seguir à risca as instruções listadas na embalagem e não misturá-los indiscriminadamente com outros produtos. A interação entre os ingredientes pode danificar os tecidos.

Dicas extras

Além de todas essas técnicas, há algumas dicas que podem ser úteis para quem procura por soluções de como tirar mancha de vinho de tecido com facilidade. Confira a seguir!

Não demore para lavar

Quanto mais tempo você demora para retirar a sujeira de um tecido, mais ela se fixa a ele, e será difícil recuperá-lo. Procure colocar a peça de molho o quanto antes e, se necessário, empregue algumas das técnicas enumeradas acima.

Lave com água fria

A água quente, ao invés de remover o vinho, pode fazer com que sua coloração se fixe com mais facilidade. Portanto, sempre que for lavar um tecido manchado, utilize água fria.

como tirar mancha de leite lave com agua fria

O uso de água fria na lavagem impede que a mancha se fixe.

Aplique sal sobre a mancha

Se o vinho caiu sobre a toalha e você não pode retirá-la durante a refeição, coloque um pouco de sal sobre a mancha ainda úmida. Ele tem um alto teor de absorção e deve sugar o excesso da bebida, fazendo com que não grude tanto no tecido.

Agora que você já sabe como tirar mancha de vinho, pode desfrutar dos seus rótulos sem se preocupar. Porém, lembre-se que, ainda assim, os tecidos estão passíveis de manchar. A melhor opção é degustar a bebida com cuidado e evitar derramá-la em roupas, toalhas ou sofás.

Quer se tornar um expert em vinhos? Aproveite para degustar rótulos tintos dos quatro cantos do mundo, todos disponíveis no divvino.com.br. Clique no banner abaixo e visite nosso e-commerce!

compre vinho tinto no Divvino

Flávia

Sommelier internacional pela FISAR/UCS, pós-graduada em Marketing e Negócios do Vinho pela ESPM. Há 10 anos atuando no mercado e através de diversos canais de mídia especializados no mundo do vinho. Propago conhecimento para enófilos e amantes da bebida. Falar sobre vinhos é um prazer!

Back To Top Pular para o conteúdo