skip to Main Content
Vinhos Para O Outono: Descubra 7 Opções Para A Estação

Vinhos para o outono: descubra 7 opções para a estação

No Hemisfério Sul, a chegada do outono é marcada pelo equinócio do mês de março e se estende até o solstício de inverno, em junho. Nessa estação, os dias ficam gradativamente mais curtos, as temperaturas são levemente mais amenas e as folhagens das árvores secam e caem.

A escolha de vinhos para o outono pode ser um desafio para os enófilos. Enquanto as opções para o verão e o inverno são mais óbvias, é preciso prestar atenção para optar por rótulos que combinem com as características corretas.

Pensando nisso, elencamos neste post uma série de dicas para você escolher ótimos vinhos para o outono, além de dicas gerais sobre os exemplares mais indicados para a estação. Curioso para descobrir nossas sugestões? Continue a leitura!

Banner Clube D

Como escolher vinhos para o outono?

Na hora de escolher um exemplar para estações amenas e frias, é interessante entender o que a bebida pode gerar em nosso corpo, já que um bom vinho é capaz de influenciar diretamente os seus sentidos e sensações.

Um tinto encorpado e mais alcoólico, por exemplo, pode aquecer seu corpo e ser uma ótima companhia para dias mais frios. Já um espumante ou frisante traz frescor ao paladar, e é ótimo para desfrutar durante o verão.

O mesmo vale para os aromas: fragrâncias mais frescas, de frutas e flores, podem combinar melhor com dias mais quentes, ao passo que cheiros rústicos (madeira, tabaco, chocolate, café) remetem ao clima frio.

Vinhos aromáticos e de médio corpo são as escolhas ideais para apreciar no Outono.

Como o outono é uma estação de clima mais ameno, o ideal é investir em rótulos que explorem as experiências sensoriais mencionadas acima de maneira equilibrada e mediana. Em outras palavras, vinhos mais encorpados e com médio teor alcoólico, que aquecem o corpo na medida certa e proporcionam uma experiência de degustação agradável.

A complexidade aromática dos vinhos também presta um papel importante na degustação. Rótulos das uvas malbec, zinfandel, tempranillo, tannat, aragones e cortes espanhóis, por exemplo, podem criar ótimas harmonizações com pratos de outono, mas também pode ser apreciado como aperitivo sem problemas.

Aromas como de castanhas, vegetais e frutas em estágios avançados (de geleia ou secos) podem criar uma boa similaridade com as características da estação. Notas de especiarias e toques amadeirados também são boas escolhas!

Tintos das uvas carménère, merlot, cabernet sauvignon e garnacha são ótimas opções! Por mais que sejam mais intensos que os rótulos brancos e rosés, contam com taninos macios e redondos, notas frutadas mais maduras e paladar persistente.

Para quem prefere exemplares brancos, vale a pena investir naqueles com passagem por barrica ou que contam com a fermentação em barricas, já que apresentam mais estrutura, toques amanteigados e sensação cremosa no paladar. No caso dos rosés, aposte nos mais encorpados, de coloração intensa e alta complexidade aromática, como exemplares da uva chardonnay.

Harmonizações com vinhos para outono

Para que a sua experiência enogastronômica seja ainda melhor, a escolha das refeições que vão acompanhar seus rótulos favoritos precisa ser feita com cuidado. Alimentos quentes, como sopas, cremes e caldos, carnes com molho, castanhas e frutos secos, são algumas das opções consumidas durante a estação.

Isso porque, conforme as temperaturas vão diminuindo, o corpo passa a pedir por alimentos nutritivos e que dão uma sensação de conforto. Sendo assim, refeições mais condimentadas e intensas são ideais. Pratos à base de abóbora, berinjela e carnes vermelhas são ótimas escolhas!

1. Tempranillo

É a principal uva da Espanha, conhecida por sua versatilidade. Com intensidade e corpo médios, pode gerar tanto vinhos jovens, leves e frutados quanto intensos e tânicos, quando barricados.

Os aromas de frutas secas e frutas negras maduras, ervas, madeira e tabaco combinam perfeitamente com o clima e as características do outono.

Os vinhos da uva Tempranillo harmonizam bem com carnes vermelhas de sabor mais suave e sem muita gordura, como filé mignon, pernil suíno e carnes de caça. Outras combinações comuns são com alimentos à base de tomate, massas assadas e paella, um dos pratos mais famosos da gastronomia espanhola.

Mulher bebendo vinho em frente a uma lareira

Tintos da uva tempranillo são excelentes para o outono, principalmente quando harmonizados com pratos à base de carnes vermelhas.

Vinho Espanhol Bodegas Palacio Glorioso Tempranillo Crianza D.O.C

Produzido na região de Rioja, na Espanha, este varietal da uva tempranillo conta com aromas intensos de frutas pretas em compota — como cranberries e amora —, notas de chocolate, tabaco e canela. 

Além disso, tem taninos estruturados e acidez na medida certa. Uma excelente escolha para harmonizar tortéi ao molho gorgonzola e pratos com carne vermelha.

Vinhos para o Outono no Divvino

2. Carménère

Casta emblemática do Chile, a carménère gera vinhos de médio corpo e intensidade, perfeitos para o outono! Os exemplares elaborados a partir dessa uva tendem a ser agradáveis no paladar, com taninos e acidez bem equilibrados.

Os aromas podem variar entre os frutados — como framboesa e ameixa — até as notas herbáceas, baunilha e cacau, conforme as técnicas de elaboração aplicadas e períodos de estágio em barrica.

Como os vinhos apresentam média intensidade, as harmonizações ideais acompanham essa mesma característica. Pratos com palmito e tomates, carnes vermelhas e massas à base de queijo são ótimas escolhas.

Vinho Chileno Montgras Antu Carménère Peumo D.O.C.

Varietal da uva carménère, este rótulo apresenta coloração rubi de média intensidade, aromas de frutas pretas maduras — como ameixa e cereja —, além de leve toque vegetal e de especiarias.

No paladar, conta com taninos encorpados e ótima acidez. Para a harmonização, vale a pena investir em lasanha e pizzas de calabresa, lombo ou quatro queijos. 

Vinho carménère no Divvino

3. Syrah

Amplamente cultivada em países como França, Austrália, África do Sul, Estados Unidos, Argentina, etc, a syrah — ou shiraz — é uma casta de coloração intensa, gerando vinhos de médio corpo e encorpados, tânicos e com acidez moderada. Além disso, a variedade é muito utilizada na elaboração de vinhos de corte, para conferir corpo aos rótulos.

Em termos de aromas e sabores, é comum que as bebidas apresentem notas de frutas negras — como mirtilo, jabuticaba e amora — além de toques especiados quando há passagem por barrica.

Na hora da harmonização com a uva syrah, vale a pena investir em pratos potentes e com gordura presente, que acompanham a intensidade do vinho. Cortes suínos, carnes de caça, queijos maturados e massas à bolonhesa são boas escolhas.

Vinho De Bortoli Winemaker Selection Shiraz

Produzido na região de Riverina, na Austrália, De Bortoli Winemaker Selection Syrah tem coloração rubi com reflexos púrpura, além de aromas de frutas pretas em compota — como mirtilo e ameixa.

Com taninos macios e boa acidez, harmoniza perfeitamente com carnes vermelhas e massas ao molho de queijos como o parmesão.

Vinho syrah para o outono no Divvino

4. Chardonnay com estágio em barrica

A Chardonnay é conhecida como “a mais tinta das uvas brancas” graças ao seu paladar encorpado. Ao mesmo tempo, é uma casta que oferece uma grande complexidade aromática, desenvolvendo notas de baunilha e manteiga quando estagiada em barrica.

Trata-se de um ótimo acompanhamento para peixes e frutos do mar com sabor bem definido, carnes brancas e queijos, sejam eles macios (como brie e camembert) ou de pasta semidura (como edam e gouda).

vinhos para o outono chardonnay

Um Chardonnay envelhecido em barrica acompanhado de queijos é uma ótima combinação para o outono.

Marichal Reserve Collection Chardonnay

Varietal da uva chardonnay, Marichal Reserve Collection Chardonnay passa por um processo de envelhecimento em barris de carvalho por seis meses, o que confere seus aromas amanteigados, e de frutas em compota (como pêssego), além da maciez no paladar.

Para a harmonização, vale a pena investir em massas à carbonara, pratos à base de frango e queijos suíço e gouda.

Vinho chardonnay no Divvino

5. Malbec

Para quem não abre mão de um tinto forte, a uva Malbec é uma excelente opção de vinho para o outono. Muito consumido em dias mais frios, traz sabores e aromas de frutas vermelhas e negras.

Uma sugestão é optar por bebidas com uma passagem rápida por barrica, que possam ter desenvolvido notas mais rústicas. Será uma experiência gastronômica interessante!

Para a harmonização, não tem erro: carnes vermelhas mais gordurosas grelhadas ou uma tábua com uma grande variação de queijos.

Duas taças de vinho em frente a uma lareira

O vinho malbec é uma das opções mais clássicas quando as temperaturas começam a diminuir!

Brandsen Malbec

Rótulo argentino, Brandsen Malbec tem aromas de frutas vermelhas, baunilha e chocolate. Seus taninos são maduros e refinados, harmonizando bem com carnes grelhadas e queijos de pasta semidura.

Vinhos malbec para o outono no Divvino

6. Cabernet Sauvignon

Para o outono, não poderiam faltar bons rótulos da “rainha das uvas tintas”. Com bom corpo e uma graduação alcoólica de até 15%, levemente mais alta que a média, essa casta rende bebidas aromáticas e com personalidade.

Se você busca por bebidas mais frutadas, como notas de ameixa, cereja e groselha, é recomendado optar por um rótulo do Novo Mundo. Já se tem preferência por bebidas mais intensas e com aromas de especiarias e tabaco, invista em um Cabernet Sauvignon francês. Ambas as opções são excelentes para a estação.

Hoya Crianza Cabernet Sauvignon

Rótulo espanhol com aromas de groselha, frutas maduras e baunilha, conta com taninos redondos e acidez equilibrada. No paladar, é estruturado e elegante, harmonizando bem com picanha, alcatra, massas ao molho quatro queijos e risoto de abóbora e linguiça.

Vinhos para o outono cabernet sauvignon

7. Rosés encorpados

Se você é daqueles que não abre mão de um rosé independentemente da estação, opte por um rótulo mais encorpado durante o outono, feito a partir de uvas Syrah, Sangiovese e Cabernet Franc.

O ideal é buscar por uma bebida mais escura e com certa presença de taninos. Vinhos rosés frisantes e com acidez elevada não são recomendados para a estação, trazendo um frescor incompatível com o clima ameno.

Cada estação tem características que combinam melhor com determinados tipos de vinhos. Para fazer sua escolha, é importante prestar atenção à intensidade e aos aromas presentes nos rótulos.

Para conferir nossa seleção especial de vinhos para o outono, clique no banner abaixo!

Vinhos para o outono no Divvino

Flávia

Sommelier internacional pela FISAR/UCS, pós-graduada em Marketing e Negócios do Vinho pela ESPM. Há 10 anos atuando no mercado e através de diversos canais de mídia especializados no mundo do vinho. Propago conhecimento para enófilos e amantes da bebida. Falar sobre vinhos é um prazer!

Back To Top Pular para o conteúdo