skip to Main Content
Guia De Uvas: Conheça A Pinotage, Símbolo Da África Do Sul

Guia de uvas: conheça a Pinotage, símbolo da África do Sul

Genuinamente sul-africana, a uva pinotage foi criada por meio do cruzamento de duas castas francesas, a pinot noir e a cinsault (hermitage). Apesar dos altos e baixos em sua história, atualmente, é muito apreciada por enófilos no mundo todo por gerar bebidas únicas e de muita qualidade.

A seguir, confira um pouco sobre a história da pinotage, características da uva e dos vinhos produzidos com ela, dicas de harmonização e sugestões de rótulos para experimentar. Boa leitura!

Origem da pinotage

Muitas uvas viníferas têm a origem imprecisa, e não se sabe quando ou onde surgiram. Esse não é o caso da pinotage. No ano de 1925, um professor de viticultura da Universidade de Stellenbosch, na África do Sul, chamado Abraham Izak Perold, realizou o cruzamento entre dois tipos de uva para criar uma variedade que se adaptasse ao clima do país.

Da pinot noir, a pinotage herdou a complexidade aromática. Da hermitage (às vezes chamada de cinsault), obteve a robustez e resistência ao calor, já que a primeira não conseguia se adaptar ao terroir sul-africano. Seu nome de batismo foi uma homenagem às suas antecessoras: pinotage.

banner e-book volta ao mundo dos vinhos

As primeiras mudas de pinotage foram plantadas no próprio jardim do professor Perold e posteriormente transplantadas para o colégio agrícola da Universidade de Stellenbosch, para garantir a segurança do experimento.

Por incrível que pareça, apesar desse grande projeto, Abraham Izak Perold pediu demissão da universidade dois anos após seus experimentos, e a pinotage permaneceu esquecida.

Foi só em 1935 que o projeto foi redescoberto por CJ Theron, sucessor de Perold. Os primeiros vinhos pinotage surgiriam apenas seis anos depois, em 1941, produzidos pela vinícola DeWaal.

Depois que a pinotage ganhou visibilidade, a uva passou a ser cultivada em sistemas de alta produtividade, o que se tornou um problema. Essas safras geram frutos de baixa qualidade e os vinhos não foram bem recebidos pela crítica.

Contudo, defensores da casta insistiram em estudá-la e, com o tempo e aprimoramento das técnicas de cultivo e vinificação, a uva voltou a ser apreciada. Tanto é que, em 1959, um vinho pinotage teve seu primeiro grande reconhecimento, vencendo o concurso Cape Young Wine Show, na África do Sul.

Em 1991, a casta recebeu reconhecimento internacional quando um vinho pinotage foi eleito o melhor tinto no concurso International Wine & Spirits Competition, realizado em Londres.

Hoje, além da África do Sul, é possível encontrar vinhos da uva pinotage feitos na Nova Zelândia, nos Estados Unidos e em algumas vinícolas no Brasil.

Características da uva pinotage

Quanto à anatomia, as uvas pinotage tem coloração intensa roxo-azulada, casca grossa e polpa macia. Os bagos dela são pequenos e os cachos são compactos. Trata-se de uma espécie de maturação precoce e baixo rendimento, o que exige diversos cuidados durante o cultivo.

cacho da uva pinotage

A uva pinotage nasceu do cruzamento entre as castas pinot noir e hermitage.

A uva pinotage gera vinhos potentes e com elevado teor alcoólico, de coloração vermelha-profunda, intensidade média, taninos redondos e marcantes, leve acidez e um fim de boca doce. Os aromas são um show à parte: além das notas de frutas vermelhas, como mirtilo e framboesa, revela notas de fumaça.

Em vinhos com passagem por barrica podem surgir aromas de frutas pretas como ameixa, além de notas tostadas, de chocolate e especiarias doces, como alcaçuz, ou até um leve sabor de defumado, que costuma ser muito aproveitado nas harmonizações.

A casta pode ser usada em varietais e vinhos de corte (blends). Está presente em rótulos tranquilos, espumantes tintos e até mesmo em vinhos fortificados. Tem ótimo potencial de guarda e, apesar de não ser a uva mais cultivada na África do Sul, ficando atrás da cabernet sauvignon, é, definitivamente, o símbolo da viticultura sul-africana.

Dia Internacional do Pinotage

Todos os anos, no segundo sábado de outubro, comemora-se o Dia Internacional do Pinotage. A celebração teve início na década de 1990 e promove a variedade para novos públicos. É um momento especialmente importante e aguardado na África do Sul.

Harmonização com a uva pinotage

Para acompanhar vinhos pinotage de médio corpo, as carnes vermelhas grelhadas e de caça são ideais. Para rótulos encorpados, carne assada, como preparos em um churrasco, além de queijos maduros, como gouda, cheddar e gruyère, são ideais. Também pode acompanhar chocolates com alta concentração de cacau. 

Vinhos pinotage também harmonizam com risoto funghi, massas com molhos cremosos, pizza de calabresa ou outras que levam carne.

grupo de casais bebendo vinho da uva pinotage

Para acertar na harmonização com vinho pinotage, aposte em carnes vermelhas grelhadas, risoto funghi e queijos maduros.

Vinhos pinotage no Divvino

Gostou de conhecer a história, as características e conferir dicas de harmonização com essa casta tão especial que é a pinotage? Então chegou a hora de escolher um rótulo para experimentar! 

No divvino.com.br, você encontra opções como o Linton Park Elli Pinotage, um varietal tinto de coloração rubi e bordas violáceas, aromas de frutas pretas em compota e especiarias, além de paladar com taninos intensos e ótima acidez. E nada melhor do que experimentar um vinho pinotage da África do Sul, não é mesmo?

Um detalhe muito legal desse rótulo é que ele faz parte da Elli, uma linha solidária da vinícola Linton Park. Parte dos lucros são revertidos para um projeto que resgata e cuida dos elefantes e rinocerontes africanos. 

vinho Linton Park Elli Pinotage no Divvino

Para conferir outros exemplares da uva pinotage, além de acessórios para vinho, clique no banner abaixo e acesse o e-commerce!

vinhos pinotage no Divvino

Flávia

Sommelier internacional pela FISAR/UCS, pós-graduada em Marketing e Negócios do Vinho pela ESPM. Há 10 anos atuando no mercado e através de diversos canais de mídia especializados no mundo do vinho. Propago conhecimento para enófilos e amantes da bebida. Falar sobre vinhos é um prazer!

Back To Top Pular para o conteúdo