Equipe Divvino

Pato ao molho de laranja: dicas para harmonizar com vinho

Carnes brancas / 3 min

30 de novembro de 2018

Com textura delicada e sabor mais intenso, a carne de pato é umas das carnes brancas mais saborosas. Seus cortes variam e vão desde a tradicional coxa e magret (peito do pato cortado) ao famoso foie gras (fígado) congelado.

Ao preparar o pato assado ao molho de laranja, é possível criar um prato ainda mais delicioso! Se intenção é harmonizá-lo com vinho, a experiência ganha outro patamar. Isso pois o prato e a bebida garantem uma ótima combinação. Mas para que isso aconteça, é preciso fazer escolhas certas, essencialmente do tipo do vinho.

Leia o post para saber um pouco mais sobre o prato e as indicações de vinhos ideais para a harmonização. Vamos lá?

Pato ao molho de laranja

Por ser rico em proteínas, o pato é totalmente digestivo e acaba não “pesando” tanto nas refeições. Ferro e vitaminas do complexo B estão bastante presentes na carne.

A partir do momento em que surge a combinação com o molho de laranja, o pato se torna um pouco mais ácido, principalmente pelo acidez do molho, do limão e da pimenta do reino. Para equilibrar, incluem-se as batatas, dando um sabor mais balanceado.

pato ao molho de laranja e vinho

No blog do chef de cozinha Olivier Anquier, é possível conferir uma receita de pato ao molho de laranja. Clique aqui para conhecê-la.

Vinhos para harmonizar

A harmonização perfeita com o pato ao molho de laranja passa pela escolha de vinhos vívidos, de preferência frutados com notas de especiarias, sutis e amadeirados. Conheça as opções:

Château Bel-Air Raillon Côtes De Bourg

O vinho é um blend 80% Merlot, 15% Cabernet Franc e 5% Cabernet Sauvignon, que repousa por 8 meses em garrafa nas adegas do Chateau.

pato ao molho de laranja e vinho

No paladar, encanta com taninos sedosos, acidez suculenta de final longo e persistente. Um vinho repleto de frutas silvestres e mineralidade!

Marqués De Chivé Reserva

Varietal 100% da uva Tempranillo, o Marqués de Chivé Reserva passa por envelhecimento em barricas de carvalho francês por 12 meses e ainda repousa por mais 12 meses em garrafa nas adegas da vinícola.

pato ao molho de laranja e vinho

É um vinho moderno, encorpado, robusto e requintado! O paladar é envolvente, com taninos maduros, acidez suculenta de final marcante e agradável. O vinho traz uma perfeita harmonização com a frutuosidade do pato.

Poggio Al Casone Chianti Superiore

Com madeira e taninos equilibrados e acidez e corpo mais intensos, o Poggio Al Casone é uma ótima escolha para harmonizar com o prato. Mas tome cuidado ao servi-lo. O ideal é a bebida seja tomada com a taça Bordeaux e em uma temperatura de 16º.

Quer saber mais sobre harmonizações? Clique aqui e conheça mais opções pratos que podem ser harmonizados com vinho no blog do Divvino!


Posts relacionados

Fala pra gente o que achou

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *