skip to Main Content
Como Harmonizar Pato Ao Molho De Laranja E Vinho?

Como harmonizar pato ao molho de laranja e vinho?

Com textura delicada e sabor mais intenso, o pato é umas das carnes brancas mais saborosas, cujos preparos vão desde o tradicional magret (peito do pato cortado) ao famoso foie gras (fígado) congelado. Outra possibilidade de receita super saborosa é o pato assado. Contudo, você sabia que é possível torná-lo ainda mais delicioso? Para isso, é só harmonizar pato assado ao molho de laranja e vinho.

Mas para que essa dupla faça sucesso, é preciso fazer a escolha certa, especialmente no caso do rótulo, que não pode ser qualquer um. Portanto, neste texto você vai descobrir como elevar a experiência dessa dupla. 

Leia o conteúdo para saber mais sobre a carne, conhecer o passo a passo da receita e descobrir qual vinho que harmoniza com pato. Vamos lá?

ClubeD Divvino Clube de Assinatura de Vinhos

Carne de pato

Ainda que não seja uma das mais populares no mundo ocidental, a carne de pato conta como uma série de benefícios e, nos últimos anos, tem garantido um lugar de destaque graças ao desenvolvimento de receitas capazes de atrair olhares e dar água na boca.

Muito mais do que saboroso, esse tipo de corte é totalmente digestivo e acaba não “pesando” tanto nas refeições. Contudo, o grande destaque fica por conta das vantagens dele para a saúde humana, pois a carne de pato é rica em proteínas e nutrientes.

Para se ter ideia, a cada 100 gramas de pato (incluindo a pele), é possível obter 19 gramas de proteína. Os benefícios? Melhora no sistema imunológico, construção e reparação de células corporais, ganho ou a retenção de massa muscular e até mesmo fortalecimento da pele, dos cabelos e das unhas.

A carne de pato também é uma excelente fonte de Vitamina B3, substância responsável por ajudar o organismo a transformar o alimento em glicose e, consequentemente, elevar a nossa produção de energia. 

A B3 influencia, ainda, no sistema nervoso e psicológico, reduz a sensação de fadiga e cansaço e ajuda a controlar os níveis de colesterol. 

O Ferro é outra substância presente na carne de pato. Ele garante mais disposição, melhora a concentração, previne o envelhecimento precoce, entre  outros benefícios.

Imagem de um pato sendo preparado ao molho de laranja.

A carne de pato contém uma série de nutrientes e proteínas.

Como fazer pato ao molho de laranja?

Agora que você já sabe como a carne de pato pode ser uma boa fonte de proteínas e nutrientes, chegou o momento de colocar a mão na massa e fazer uma receita mais do que especial para desfrutar de todas essas vantagens: pato ao molho de laranja.

O grande destaque desse preparo é que, a partir do momento em que surge a combinação com o molho de laranja, o pato se torna um pouco mais ácido, principalmente pela acidez do molho, do limão e da pimenta-do-reino. Por isso, para equilibrar, incluem-se as batatas, garantindo um sabor mais balanceado.

Confira a seguir o passo a passo completo da receita de pato ao molho de laranja publicado no blog do chef de cozinha Olivier Anquier e reproduzido, aqui, no blog do Divvino. 

Ingredientes

  • 1 pato inteiro e limpo
  • 500 g de batatas pequenas
  • Suco de 3 laranjas
  • Suco de 1 limão
  • 100 g de açúcar
  • 1/2 xícara (chá) de óleo
  • 2 colheres (sopa) de vinagre de vinho
  • 1 tablete de caldo de carne
  • 20 g de salsinha picada
  • Pimenta-do-reino a gosto
  • Sal a gosto

Modo de preparo

Comece descascando as batatas. Quando acabar, cozinhe o legume em água quente. O ideal é que ferva até ficar “al dente”. 

Depois, é hora de dedicar sua concentração às laranjas. Retire toda a polpa da fruta e corte as cascas em tirinhas finas. Ferva-as  em uma panela durante 5 minutos. Após esse período, coe e repita o processo 3 vezes para tirar o amargor. Guarde a água da fervura e reserve as cascas.

Tempere o pato antes de selá-lo. Para isso, pincele toda a carne com óleo. Depois, salpique com sal e pimenta-do-reino a gosto. Na sequência, coloque um pouco de óleo em uma panela e comece a selar todos os lados do pato.

Quando acabar, retire a carne e o óleo da panela e, no lugar deles, insira a água da fervura da laranja reservada anteriormente, juntamente com 100 gramas de açúcar. Adicione o vinagre e mexa até que o molho comece a engrossar.

Estamos quase chegando ao fim desse preparo. Então, adicione o suco de três laranjas e o caldo de carne. Coloque o pato na panela novamente, regue-o com o molho e deixe cozinhar por cerca de duas horas. Mas aqui vai um segredo do chef Oliver: o ideal é ir regando a carne a cada 10 minutos.

Por fim, esprema mais uma laranja e um limão na panela para garantir um toque final ao molho. Acrescente as batatas, as cascas de laranja e tempere com salsinha por cima. Voilà!

pato ao molho de laranja e vinho

Não se esqueça de regar a carne a cada 10 minutos durante o cozimento!

Harmonizar pato ao molho de laranja e vinho

Com a receita pronta para ser colocada em prática, que tal já ir planejando a harmonização perfeita para o pato ao molho de laranja? Veja abaixo um rótulo disponível no divvino.com.br que vai muito bem com esse preparo!

Ruhlmann Grand Cru Frankstein

A nossa dica de vinho para harmonizar com pato é um rótulo da uva alemã riesling, mas cultivada na Alsácia, ao leste da França, cujas notas especiais balanceiam com as notas do prato.

Para descobrir isso na prática, nossa sugestão é o Ruhlmann Grand Cru Frankstein, um varietal francês de coloração amarelada, cujo grande destaque é o seu aroma que exala notas minerais, cítricas e perfumes florais. No paladar, é elegante.

Para aproveitar toda a potencialidade desse rótulo produzido pela vinícola Ruhlmann, sirva-o em uma temperatura entre 7 e 13°C.

Se você ainda não experimentou carne de pato, eis a oportunidade perfeita para dar uma chance ao preparo. Temos certeza que você não vai se arrepender, ainda mais ao combinar a receita de pato com laranja e o vinho branco que indicamos.

Aproveite para conferir outras dicas de receitas e harmonizações disponíveis aqui, no blog do Divvino, clicando no banner abaixo!

dicas de harmonização

Flávia

Sommelier internacional pela FISAR/UCS, pós-graduada em Marketing e Negócios do Vinho pela ESPM. Há 10 anos atuando no mercado e através de diversos canais de mídia especializados no mundo do vinho. Propago conhecimento para enófilos e amantes da bebida. Falar sobre vinhos é um prazer!

Back To Top Pular para o conteúdo