skip to Main Content
Vinhos Da Alsácia: Franceses Com Características Alemãs

Vinhos da Alsácia: franceses com características alemãs

França e Alemanha são dois países com grande tradição na produção de vinhos: o primeiro, conhecido principalmente por sua elegância e inventividade no decorrer dos anos; já o segundo, por sua rigidez com relação à metodologia. Porém, o que aconteceria se fosse possível juntar as características de ambos em uma mesma região?

A boa notícia é que essas bebidas já existem, e são os vinhos da Alsácia. Produzidos na fronteira entre ambos os países, essa região sofreu influência tanto da viniviticultura francesa quanto alemã, o que resultou no desenvolvimento de bebidas únicas e exclusivas.

Ficou curioso para saber mais? Continue a leitura até o fim e entenda tudo sobre a região e as principais características dos vinhos da Alsácia.

Conhecendo a região

A região vinícola da Alsácia está localizada no noroeste da França, próximo do sudoeste da Alemanha e do Rio Reno.

Por terem fronteiras tão próximas, no decorrer da história, o território já fez parte de do Império Franco-Prusso, do Império Germânico, da Terceira República Francesa e da Alemanha Nazista, até ser conquistado pela atual República Francesa durante a Segunda Guerra Mundial.

Essa miscigenação impulsionou o desenvolvimento de características culturais peculiares: a tradição e o passado da região remetem sempre aos alemães, enquanto as novas instituições e a modernidade evocam ao povo francês.

vinhos alsácia cultura francesa e alemã

A região da Alsácia nasce da união entre a cultura francesa e alemã.

Quando falamos em vinhos, também é possível observar essa fusão. Para se ter uma ideia, a Alsácia é a única região de país em que os vinhos varietais (ou seja, feitos com uma só uva) são mais importantes que os assemblage (feitos com duas ou mais), herança da vinicultura alemã.

Entretanto, as influências francesas também são muito evidentes. Enquanto os brancos e rosés alemães são mais secos e minerais, o usos de novas técnicas consegue proporcionar a esses vinhos notas florais e frutadas.

Terroir de Alsácia

Há muitas características determinantes para os vinhos da Alsácia. A primeira delas é justamente o Rio Reno, que mantém o solo irrigado e auxilia no controle das temperatura, além de marcar o nível mais baixo do relevo.

Já o nível mais alto é formado pelas montanhas de Vosges, que proporcionam às uvas uma grande incidência de luz solar e ventos.

Como grande parte das vinícolas é localizada aos pés das cordilheiras, elas também são protegidas da influência marítima e do excesso de chuvas.

Vale mencionar que a Alsácia possui a maior variedade de solos encontrada em uma região vinícola. A lista de tipos de terreno inclui areia, arenito de diferentes cores, calcário, dolomita e marga.

Cada um deles influencia as uvas de forma diferente, e cabe aos enólogos o desafio de trabalhar com esses solos para produzir vinhos que sejam capazes de demonstrar qualidade e tipicidade únicas.

Características dos vinhos da Alsácia

Por fim, chegou a hora de desvendar as principais características das bebidas dessa região! Como mencionamos anteriormente, os vinhos brancos varietais são os principais da região, com destaque para as uvas Riesling, Gewürztraminer, Pinot Gris e Muscat.

vinhos alsácia volta ao mundo

Embora haja variações, é possível dizer que os vinhos da Alsácia são no mínimo contraditórios. Eles podem ser aromáticos e encorpados, apresentando ótima acidez no paladar, além de um teor alcoólico moderado, variando entre 14% e 15%.

Os aromas também costumam chamar muito a atenção. Você encontrará características florais e frutadas, além de eventuais notas cítricas, de mel, mineralidade e especiarias.

Os Riesling são os mais reconhecidos da região e apresentaram uma mineralidade em suas papilas gustativas. Têm um grande potencial de envelhecimento, e entre seus principais aromas estão limão, nectarina, pêssego e mel.

vinhos alsácia riesling

Os Riesling da Alsácia têm qualidade inconfundível.

Já os Gewurztraminer tendem a ser mais “picantes”, uma característica notável da uva. Em comparação com os vinhos alemães, os alsacianos são mais untuosos e secos, com notas de rosas e gengibre.

Em comparação com as uvas anteriores, a Pinot Gris é menos aromática, porém com a mesma textura untuosa e acidez balanceada. A Muscat dá origem a vinhos com intensas notas florais no paladar e no nariz, com corpo variando entre o leve e o médio.

Por fim, também é possível encontrar dois outros estilos notáveis: Vendanges Tardives e Sélection de Grains Nobles.

Os Vendanges Tardives são feitos de uvas colhidas tardiamente, são mais encorpados e possuem aromas e sabores mais concentrados; já os Sélection de Grains Nobles são mais raros e produzidos a partir de frutos selecionados e colhidos manualmente, com paladar ainda mais doce e acidez equilibrada.

Os vinhos da Alsácia são produzidos em uma região culturalmente diversificada e que possui uma localização privilegiada, à beira do Rio Reno, das montanhas de Vosges e com diferentes tipos de solos. Tudo isso torna essas bebidas únicas, com características específicas e deliciosas!

Ficou interessado em experimentar? No Divvino, você encontra uma seleção de vinhos da região da Alsácia. Clique no banner abaixo e confira!

vinhos alsácia divvino

Back To Top