skip to Main Content
Vinhos Da Alsácia: Franceses Com Características Alemãs

Vinhos da Alsácia: franceses com características alemãs

A França e a Alemanha são dois países com grande tradição na produção de vinhos. O primeiro, conhecido principalmente por sua elegância e inventividade no decorrer dos anos; já o segundo, por sua rigidez com relação à metodologia.

Porém, o que aconteceria se fosse possível juntar as características de ambos em uma mesma região?

A boa notícia é que essas bebidas já existem, e são os vinhos da Alsácia. Produzidos na fronteira entre ambos os países, essa região sofreu influência tanto da viniviticultura francesa quanto alemã, o que resultou no desenvolvimento de bebidas únicas e exclusivas.

Ficou curioso para saber mais? Continue a leitura até o fim e entenda tudo sobre a região e as principais características dos vinhos da Alsácia.

Conhecendo a região da Alsácia

A região vinícola da Alsácia está localizada no noroeste da França, fazendo fronteira com a Alemanha. Estende-se por mais de 100 quilômetros, entre as cidades de Thann e Marlenheim.

Por terem fronteiras tão próximas, no decorrer da história, o território já fez parte de do Império Franco-Prusso, do Império Germânico, da Terceira República Francesa e da Alemanha Nazista, até ser conquistado pela atual República Francesa durante a Segunda Guerra Mundial.

Essa miscigenação impulsionou o desenvolvimento de características culturais peculiares: a tradição e o passado da região remetem sempre aos alemães, enquanto as novas instituições e a modernidade evocam o povo francês.

vinhos alsácia cultura francesa e alemã

A região da Alsácia nasce da união entre a cultura francesa e alemã.

Quando falamos em vinhos, também é possível observar essa fusão. Para se ter uma ideia, a Alsácia é a única área do país em que os vinhos varietais (ou seja, feitos com uma só uva) são mais importantes que os assemblages (vinhos de corte, também conhecidos como blends).

Os vinhedos da região se estendem por uma faixa estreita ao longo das encostas dos Vosges, montanhas que protegem a localidade dos ventos úmidos do oeste. Essa localização privilegiada, combinada a uma grande variedade de solos (granito, argila, areia, calcário) e o clima continental, proporciona condições ideais para o cultivo de uvas de alta qualidade.

A região também é atravessada pelo Rio Reno, um importante fator para a criação de microclimas distintos ao longo do vale. Essa diversidade de climas e solos contribui para a riqueza e a complexidade dos vinhos alsacianos. As características dos rótulos traduzem não só a tipicidade da casta, mas também o terroir de cada localidade.

Sub-regiões da Alsácia

A rota dos vinhos da Alsácia é dividida em duas áreas principais: Alto Reno (Haut-Rhin) e Baixo Reino (Bas-Rhin), de acordo com a organização geográfica e administrativa da região.

Ao sul, localiza-se o Alto Reno, com vinhedos situados na margem das montanhas dos Vosges. Os vinhos ali produzidos são muito aromáticos e têm acidez vibrante.

Ao norte, próximo a Estrasburgo, está o Baixo Reno. Lá, as principais castas cultivadas são riesling, gewürztraminer e pinot gris.

vinhedos nas sub-regiões da Alsácia.

A Alsácia conta com grande variedade de terroirs, que favorecem a produção de vinhos de alta qualidade.

Terroir de Alsácia

Há muitas características determinantes para os vinhos da Alsácia. A primeira delas é justamente o Rio Reno, que mantém o solo irrigado e auxilia no controle das temperaturas, além de marcar o nível mais baixo do relevo.

Já o nível mais alto é formado pelas montanhas de Vosges, que garantem às uvas grande incidência de luz solar e ventos.

Como grande parte das vinícolas é localizada aos pés das cordilheiras, elas também são protegidas da influência marítima e do excesso de chuvas. Além disso, a amplitude térmica entre o dia e a noite contribui para a concentração de sabores e aromas nos vinhos.

Vale mencionar que a Alsácia possui a maior variedade de solos encontrada em uma região vinícola. A lista de tipos de terreno inclui areia, arenito de diferentes cores, calcário, dolomita e marga.

Cada um deles influencia as uvas de forma diferente, e cabe aos enólogos o desafio de trabalhar com esses solos para produzir vinhos que sejam capazes de demonstrar qualidade e tipicidade únicas.

Banner Divvino Volta ao Mundo dos Vinhos

Uvas mais cultivadas

A Alsácia é mundialmente reconhecida pela qualidade dos seus vinhos brancos. A região vinícola francesa dedica 92% de sua produção às uvas brancas, enquanto somente 8% correspondem ao cultivo de castas tintas.

Dentre as principais uvas da Alsácia estão a riesling, a gewürztraminer, a pinot gris, a muscat (variedade da família Moscatel), a sylvaner, e em termos de variações tintas, a pinot noir.

Riesling

A uva riesling é a rainha da Alsácia. Gera vinhos elegantes, com acidez vibrante e aromas delicados e complexos. As principais notas são de frutas cítricas e tropicais, toques florais e minerais.

Gewürztraminer

A uva gewürztraminer se destaca pela intensidade aromática, revelando notas de lichia, toranja, toques florais e especiarias, como pimenta e canela. Os vinhos alsacianos são exuberantes e complexos, trazendo equilíbrio entre doçura e acidez.

pessoas brindando com vinho gewürztraminer

A uva gewürztraminer é extremamente aromática.

Pinot gris

A uva pinot gris gera bebidas mais encorpadas, de textura cremosa e notas de frutas maduras, como pêssego e pera. Lembram os rótulos bordaleses, por isso são excelentes vinhos gastronômicos.

Muscat

A uva muscat é cultivada em diferentes variedades, mas a Muscat d’Alsace é especialmente apreciada por seus aromas florais, cítricos e caráter refrescante. São ideais para harmonizar com pratos leves e sabores sutis.

Denominações de Origem

Todos os vinhos alsacianos possuem Denominação de Origem, que regula e garante a qualidade dos rótulos da região. A nomenclatura utilizada é A.O.C — em francês, Appellation d’Origine Contrôlée — e dividida em: Alsace A.O.C., Alsace Grand Cru A.O.C. e Crémant d’Alsace A.O.C

Alsace A.O.C

Trata-se da Denominação de Origem mais genérica. Por mais que os vinhos brancos sejam os mais produzidos, também é possível elaborar rótulos rosés e tintos, em sua grande maioria varietais.

Alsace Grand Cru A.O.C

O termo Grand Cru quer dizer “grandes vinhedos”. Trata-se de uma designação para vinhos alsacianos brancos de qualidade superior. Somente 51 vinhedos na Alsácia recebem a classificação, determinada por fatores como grau de açúcar residual das uvas, rendimento das vinhas por hectare, etc.

Os Alsace Grand Cru A.O.C. representam menos de 5% da produção alsaciana e são bebidas complexas, de qualidade excepcional, considerados os melhores vinhos da Alsácia. Têm ótimo potencial de envelhecimento.

Crémant d’Alsace A.O.C.

Crémant d’Alsace A.O.C. é a nomenclatura utilizada para os espumantes alsacianos. Elegantes e vibrantes, são elaborados a partir do Método Tradicional (Champenoise), o mesmo utilizado na produção de Champagnes.

As principais castas aplicadas na elaboração dos espumantes são riesling, pinot noir, pinot blanc, pinot gris, pinot noir e, menos frequentemente, chardonnay. Podem ser brancos ou rosés. Possuem perlage fino, frescor característicos e sabores delicados.

placa indicando a rota de vinhos da Alsácia

Na rota de vinhos da Alsácia, você desfruta dos rótulos Alsace A.O.C, Grand Cru e excelentes espumantes locais.

Características dos vinhos da Alsácia

Os vinhos da Alsácia se destacam por suas características distintas. São considerados bebidas únicas, muito apreciadas por enófilos dos quatro cantos do mundo. Eles podem ser aromáticos e encorpados, apresentando ótima acidez no paladar, além de teor alcoólico moderado.

Os aromas também costumam chamar a atenção. Você encontrará características florais e frutadas, além de eventuais notas cítricas, de mel, mineralidade e especiarias.

Além disso, contam com acidez equilibrada, perfil normalmente seco e ótimo potencial de guarda, o que não é tão comum para rótulos brancos.

vinhos alsácia riesling

Os Riesling da Alsácia têm qualidade inconfundível.Por fim, também é possível se deparar com dois outros estilos notáveis: Vendanges Tardives e Sélection de Grains Nobles.

Os Vendanges Tardives são feitos de uvas colhidas tardiamente, são mais encorpados e possuem aromas e sabores mais concentrados; já os Sélection de Grains Nobles são mais raros e produzidos a partir de frutos selecionados e colhidos manualmente, com paladar ainda mais doce e acidez equilibrada.

Vinhos da Alsácia no Divvino

Os vinhos da Alsácia são produzidos em uma região culturalmente diversificada e que possui localização privilegiada, à beira do Rio Reno, das montanhas de Vosges e com diferentes tipos de solos. Tudo isso torna essas bebidas únicas, com características específicas e deliciosas!

Se você tem interesse em conhecer vinhos da Alsácia no Brasil, está no lugar certo! No divvino.com.br, você encontra o Ruhlmann Silvaner Alsácia A.O.C., um rótulo de coloração amarelo-claro, aromas discretos de limão, além de boa mineralidade. Em boca, é fresco no início, com notas de pera e citrinos.

Vinho Frances Ruhlmann Silvaner Alsácia A.O.C.

Aproveite, também, para conhecer nosso portfólio completo de produtos, que inclui vinhos dos Velho e Novo mundo, acessórios, produtos gourmet e muito mais. Clique no banner abaixo e visite nosso e-commerce!

vinhos nacionais e importados no Divvino

Flávia

Sommelier internacional pela FISAR/UCS, pós-graduada em Marketing e Negócios do Vinho pela ESPM. Há 10 anos atuando no mercado e através de diversos canais de mídia especializados no mundo do vinho. Propago conhecimento para enófilos e amantes da bebida. Falar sobre vinhos é um prazer!

Back To Top Pular para o conteúdo