skip to Main Content
Verão E Cerveja: Qual O Melhor Estilo Para A Estação?

Verão e cerveja: qual o melhor estilo para a estação?

“Ceva”, “gelada”… são muitos os apelidos para a bebida que parece traduzir o verão: a cerveja. Produzida a partir da fermentação de cereais, ela figura entre as opções favoritas dos brasileiros na hora de saciar aquela sede que não é de água, assim como o vinho! Quando servidas trincando, geladinhas, são popularmente caracterizadas como “capa branca”, “véu de noiva” e “canela de pedreiro”.

Acontece que dentro da categoria cerveja é possível encontrar diversos estilos com características individuais, assim como acontece na produção de vinhos. Mas afinal, será que existe um ou diversos tipos que combinam mais com o verão brasileiro?

Ficou curioso? A resposta está neste texto, continue a leitura para descobrir e, a partir de agora, escolher as cervejas ideais para aproveitar um dos climas mais quentes do ano com refrescância e muito sabor!

Verão e cerveja

Você já notou que as propagandas de cerveja, normalmente, estão sempre atreladas a momentos de diversão e descontração na frente da piscina ou do mar? Especialmente no caso dos comerciais produzidos em território nacional, isso acontece porque o nosso país está em uma zona climática tropical, situada entre os trópicos de Câncer e de Capricórnio. 

Não por acaso, uma características do Brasil é a predominância de chuvas e de um clima quente no decorrer das estações. 

E quando o calor bate na porta, tomar uma geladinha virou parte da cultura popular brasileira, pois o líquido é refrescante. E tem motivo para isso! Sendo a base principal da bebida, o malte de cevada é responsável por proporcionar essa sensação ao corpo humano.

Para dar um up nessa sensação de frescor, muitas experimentações com a bebida começaram a ser realizadas para potencializar a drinkability dos rótulos, ou seja, a facilidade de beber. Uma das mais eficazes é o acréscimo de frutas cítricas, como limão, maracujá, abacaxi, laranja ou até as cascas da fruta, a determinados estilos!

De forma geral, são as opções de corpo leve, boa drinkability e baixo amargor que mais combinam com o verão brasileiro. Alguns exemplos de cervejas refrescantes que seguem essas regras e não podem faltar na sua geladeira são: pilsen, lager, blonde ale, IPA e a cerveja witbier.

cerveja para consumir no verão

A cerveja é uma ótima escolha em momentos de muito calor!

Lager

A fabricação de lagers começou no final do século 14. Porém, elas ganharam popularidade na metade do século 19. De baixo teor alcoólico, essa categoria de cerveja é mais gasosa e maltada. Por conter pouco lúpulo, é uma bebida de baixo amargor, sendo refrescante e pouco frutada. No Brasil, um dos estilos mais famosos de lagers é o American Lager.

Cerveja Coruja Premium Lager 500 ml

Leve e refrescante, a Coruja Lager tem aroma cítrico e floral. O sabor e a coloração são realçados pela presença de maltes especiais combinados aos lúpulos alemães, checos e ingleses na fervura. Há ainda a adição tardia do lúpulo americano Cascade (dry-hopping) com a cerveja já maturada.

  • Teor alcoólico: 4,5%
  • Estilo: Lager
  • Marca: Coruja
  • Amargor: baixo

Pilsen

As cervejas pilsen são um dos tipos mais consumidos ao redor do mundo, e foram criadas na cidade que dá nome ao estilo, situada na atual República Checa. 

O propósito inicial era criar uma lager mais clara, por isso, as cervejas pilsen são consideradas um estilo dentro da categoria lager. Produzida com milho, açúcar, lúpulo e arroz, harmoniza bem com carnes, sendo clara, e levemente amarga — mas não a ponto de prejudicar o paladar.

Cerveja Coronita Pilsen 210 ml Long Neck

Diretamente do México, a Coronita “não é só uma cerveja, é um estilo de vida”. Seja na hora de curtir uma praia ou um pôr do sol ao lado de pessoas especiais, ela vai muito bem, principalmente se acompanhada de uma fatia de limão que pode ser colocada na boca da garrafa. Leva água, malte, arroz e lúpulo.

  • Teor alcoólico: 4,5%
  • Estilo: Pilsen/Lager
  • Marca: Corona
  • Amargor: médio

Blond Ale

Se você está iniciando no mundo das cervejas artesanais, o estilo Blond Ale é uma boa pedida para o verão! Antes, vale reforçar que estamos falando do tipo belga, sem a letra “e” no final, não da Blonde Ale, que pertence à cervejaria americana.

Extremamente leves, saborosas e refrescantes, são opções de entrada que costumam agradar facilmente o paladar. Com um toque leve de malte, o lúpulo tende a se sobressair mais, proporcionando citricidade ao líquido. Costumam ter aparência clara e límpida.

Cerveja Bellavista Blond Ale

Clássica dos mosteiros belgas, esta cerveja apresenta coloração dourada e aromas frutados, além de sutis notas condimentadas e florais. No sabor, tem perfil condimentado e adocicado. O perfeito equilíbrio entre amargor e frescor! No entanto, tem o teor alcoólico um pouco mais elevado que as demais.

  • Teor alcoólico: 6,60%
  • Estilo: Belgian Blond Ale
  • Marca: Bellavista
  • Amargor: baixo

IPA

O significado de IPA é India Pale Ale, e esta também pode ser a sua cerveja do verão! A categoria apresenta diversas vertentes, como a Session IPA, Brut IPA e a New England IPA.

Apesar de trazerem mais amargor, são refrescantes e perfeitas para quem deseja fugir do comum. Com carbonatação mais alta e um final mais seco, são leves e possuem boa drinkability.

Cerveja Colorado Indica Garrafa 600 ml

A Indica é o rótulo IPA da cervejaria brasileira Colorado. Ainda que o estilo seja inglês, essa opção conta com um ingrediente especial: a rapadura. A composição leva ainda malte tostado e convencional e lúpulo inglês. Vai bem com pratos mais pesados e picantes. A coloração é acobreada.

  • Teor alcoólico: 7,5%
  • Estilo: Ipa
  • Marca: Colorado
  • Amargor: alto

Witbier

Agora, se você deseja realmente sentir o poder de uma cerveja cítrica no calor, busque pelas witbiers. Normalmente, elas são produzidas a partir de uma combinação que pode soar um tanto quanto inusitada: cascas de laranja e sementes de coentro — isso mesmo, o tão polêmico coentro.

A origem desse estilo data do século 15, na cidade belga de Hoegaarden. Também conhecida como cerveja branca ou belgian white, traz cevada e maltes de trigo. De espuma densa e branca e coloração entre o palha e o amarelo, são leves e refrescantes, têm baixo amargor e a presença do lúpulo é praticamente imperceptível.

O mais interessante é o aroma que elas possuem. Além disso, ao final da boca, dá para sentir uma leve picância.

Cerveja Hoegaarden Witbier Long Neck 330ml

De origem belga, a Hoegaarden é uma Witbier com coloração amarela clara que utiliza cascas de laranja e semente de coentro na produção. Deve ser servida entre 4 à 7ºC, sendo melhor harmonizada com frutos do mar e peixes em geral. 

  • Teor Alcoólico: 4,9%
  • Estilo: Witbier
  • Marca: Hoegaarden
  • Amargor: Baixo

banner volta ao mundo das cervejas

Cerveja Baden Baden Witbier Garrafa 600 ml

Nacional, esta Wit da Baden Baden foi eleita em 2015 a melhor cerveja do mundo pela Beer Challenge. Tem coloração amarela clara. No acompanhamento, invista em frutos do mar, sushis, peixes suaves e queijos. A faixa de temperatura ideal para degustá-la é de 3ºC a 5ºC.

Onde comprar cerveja online para o verão?

Se você conhece o divvino.com.br apenas por conta da seleção de rótulos de vinhos, saiba que lá também há uma categoria dedicada especialmente às cervejas, tão queridas pelos brasileiros!

São cerca de 10 estilos de cerveja, mais de 15 países de origem, com opções com baixo, médio ou alto amargor, e o melhor: preços variados! Quer conhecer todas elas? Clique no banner abaixo e escolha a sua cerveja e outras bebidas para o verão! Saúde!

conferir cervejas no Divvino

Flávia

Sommelier internacional pela FISAR/UCS, pós-graduada em Marketing e Negócios do Vinho pela ESPM. Há 10 anos atuando no mercado e através de diversos canais de mídia especializados no mundo do vinho. Propago conhecimento para enófilos e amantes da bebida. Falar sobre vinhos é um prazer!

Back To Top Pular para o conteúdo