skip to Main Content
Guia De Uvas: Pinot Grigio, A Francesa Renomada Na Itália

Guia de uvas: pinot grigio, a francesa renomada na Itália

Oriunda do cruzamento entre as castas pinot noir e pinot blanc, a pinot grigio (ou pinot gris) nasceu na região da Borgonha, na França, mas ganhou grande reconhecimento por conta dos rótulos produzidos na Alsácia e na Itália. Com excelente capacidade de traduzir o terroir do território onde é produzida, gera vinhos brancos versáteis e fáceis para harmonizar.

Atualmente, é cultivada pelos quatro cantos do mundo, com rótulos bastante diferenciados entre si. Quer saber mais sobre a pinot grigio, características da casta e sugestões de harmonização? Continue a leitura!

Banner ClubeD

Origem da uva pinot grigio

A pinot grigio foi descoberta na França, na região da Borgonha. Todavia, foi com a produção na Alsácia, localizada no leste francês, que a casta passou a ganhar reconhecimento no continente europeu. Posteriormente, o sucesso do cultivo na Itália fez com que os vinhos produzidos a partir da uva fossem celebrados ao redor do mundo e sua produção alcançasse escala global. 

Esse sucesso da casta nos terroirs italianos tornou a denominação “pinot grigio”  amplamente conhecida. Ela se refere à coloração cinza de sua casca, resultado do cruzamento entre as uvas pinot noir e pinot blanc.

Grigio, em italiano, quer dizer cinza. Em outros países, como a França, a casta é conhecida pelo nome de pinot gris. Já na Alemanha, a mesma uva é chamada de Ruländer ou Grauburgunder.

Duas taças de vinho branco Pinot Grigio

A uva pinot grigio gera excelentes vinhos brancos e espumantes leves e frescos.

Apesar de seu grande sucesso nos países europeus, atualmente, é possível encontrar excelentes vinhos pinot grigio de regiões como Brasil, Estados Unidos e Austrália. E, por conta da adaptabilidade dessa uva, os rótulos de cada uma dessas regiões apresentam características bastante distintas entre si!

Mas se você deseja provar um rótulo tradicional italiano, vale a pena buscar rótulos produzidos nas regiões de Trentino e Friuli, já que são essas as maiores áreas italianas de produção da casta. 

Já no território francês, as principais regiões produtoras continuam sendo Alsácia e Borgonha.

Banner Divvino Volta ao Mundo dos Vinhos

Características da uva

Os vinhos da uva pinot gris – ou pinot grigio – possuem características distintas, conforme o território onde são produzidos. Isso porque a casta sofre muita influência do terroir de cada região, o que permite a criação de uma grande variedade de estilos de bebidas, conforme as técnicas vitiviníferas empregadas.

No geral, essa casta gera vinhos brancos leves, com ótimo frescor. Quando cultivada em regiões frias, o resultado são rótulos frescos e delicados, muito complexos em aromas. Notas frutadas, florais e minerais podem ser observadas, como toranja, maçã verde, limão, flores brancas, erva-cidreira, tomilho, entre outros.

Em regiões mais quentes, as altas temperaturas fazem com que as bebidas sejam mais estruturadas e apresentem mineralidade. Com relação aos diferentes países produtores, os vinhos brancos italianos tendem a ser mais leves e refrescantes, enquanto os rótulos franceses apresentam mais corpo e picância.

Uva Pinot Grigio no pé

A casca acinzentada da uva pinot grigio é resultado do cruzamento entre as castas pinot noir e pinot blanc.

Harmonização com Pinot Grigio

Os vinhos brancos pinot grigio são versáteis e combinam com pratos leves. Por esse motivo, na hora de harmonizar, vale a pena investir em saladas diversas, frutos do mar, risotos à base de vegetais, massas ao molho pesto ou carbonara, além de aperitivos como queijos.

No caso de harmonização com queijos, a escolha vai variar conforme a origem do rótulo: para os franceses encorpados, combine variações duras, como parmesão, Provolone ou gruyère. Se você quiser apreciar um tradicional vinho italiano, queijos de pouca cura ou cottage são boas opções.

Agora que você já sabe a origem e características da Pinot Grigio, aproveite para conferir os rótulos da casta disponíveis no Divvino. Basta clicar no banner abaixo!

Banner vinhos Pinot Grigio

Flávia

Sommelier internacional pela FISAR/UCS, pós-graduada em Marketing e Negócios do Vinho pela ESPM. Há 10 anos atuando no mercado e através de diversos canais de mídia especializados no mundo do vinho. Propago conhecimento para enófilos e amantes da bebida. Falar sobre vinhos é um prazer!

Back To Top Pular para o conteúdo