skip to Main Content
Guia De Uvas: Conheça A Elegante Trebbiano

Guia de Uvas: conheça a elegante Trebbiano

Seja na Itália ou na França, a uva Trebbiano é uma das mais utilizadas para a produção de vinhos brancos. Com uma ótima adaptabilidade aos diferentes terroirs, suas bebidas tendem a ser leves e com uma boa acidez.

Quer saber tudo sobre essa uva? Leia nosso conteúdo a seguir e entenda sua história, suas principais características e dicas de harmonização!

Origem da uva Trebbiano

Como uma série de outras uvas, acredita-se que a Trebbiano é utilizada para vinificação desde o início da civilização ocidental, durante o período da Roma Antiga. Nos estudos de Plínio, o Velho, famoso naturalista que viveu durante o primeiro século depois de Cristo, há uma menção a Trebulanum, cepa que teria se originado na região da Campania.

Posteriormente, no século 13, começou a ser plantada na França, onde recebeu o nome de Ugni Blanc. Alguns acreditam que ela tenha chegado lá em um período conhecido como “Papado de Avinhão”, quando a residência do papa foi alterada de Roma para a cidade de Avinhão. Consigo, o clérigo teria levado uma série de elementos de seu país natal.

Na Itália, acabou se firmando entre as regiões norte central, dando origem a importantes denominações de origem como Trebbiano d’Abruzzo, Trebbiano di Aprilia, Trebbiano di Capriano del Colle e Trebbiano di Romagna. Hoje, a uva é equivalente a ⅓ dos vinhos brancos em todo o país e também é muito utilizada na produção de espumantes.

uva trebbiano origem da uva trebbiano

Paisagem em Abruzzo, uma das regiões famosas pelo cultivo da uva Trebbiano.

Já na França, é encontrada na zona mediterrânica, entre Provence, Gironde e Charente. Lá, além de ser usada na produção de vinhos brancos, também é matéria-prima na elaboração de destilados como Cognac e Armagnac.

Hoje, a uva também é produzida em outras regiões, como Portugal, Argentina, Estados Unidos, Austrália, Bulgária e Brasil.

O DNA da Trebbiano

Uma curiosidade é que, apesar de sabermos aproximadamente a origem histórica da uva Trebbiano, seu surgimento genético permanece um mistério para os cientistas. Acredita-se que ela possa ter parentesco com outras castas italianas, como Alionza e Garganega, porém não há nenhuma determinação concreta.

Apesar de não sabermos sobre suas antepassadas, pode-se afirmar que ela deu origem a uma série de subtipos, já que em cada uma das denominações de origem, as uvas possuem o mesmo DNA, porém, diferenças com relação à aparência e aos vinhos produzidos.

Características da uva Trebbiano

Ao analisar as características visuais das uvas Trebbiano, é possível perceber que seus cachos são mais compridos e largos. Além disso, costumam ser resistentes a alguns tipos de pragas e fungos e amadurecer mais tarde, quando comparados a outras variações.

Trata-se de uma cepa bastante versátil e que se adapta bem aos diferentes terroirs. Em geral, seus vinhos são elegantes e refrescantes, com coloração amarelo-ouro, corpo leve e acidez bem presente.

São ideais para serem desfrutados ainda jovens, especialmente durante as estações mais quentes do ano.

Seus aromas são sutis e incluem nuances de frutas cítricas como limão, frutas brancas como maçã-verde e pêssego, ervas, como manjericão, mineralidade e até conchas marinhas.

Banner guia conservação de vinhos

Harmonização

Os vinhos da uva Trebbiano possibilitam uma série de harmonizações deliciosas, desde que se respeite sua leveza e características. A primeira opção de serviço é como aperitivo, junto com bruschettas ou antepastos.

Já entre as opções de carnes para acompanhar seu vinho, podemos citar os peixes e frutos do mar. Trata-se de um casamento perfeito, especialmente se o prato estiver bem condimentado, com ervas, manteiga e limão.

A carne de porco também pode ser uma ótima opção: os vinhos Trebbiano podem harmonizar tanto com lombo assado com molho cítrico quanto com cortes de charcutaria, como presunto cru.

Para quem gosta de massas, é possível fazer excelentes combinações, seja com molhos à base de frutos do mar e limão, tomate ou ervas. Duas alternativas são o espaguete à putanesca e o fusilli ao pesto.

Por fim, escolha queijos de pasta dura, como o parmesão, ou com leve sabor de defumação. Em resumo, o segredo está em saber combinar bem sabores untuosos e ácidos/pungentes, respeitando o paladar do vinho.

Carnes peixes e frutos do mar; carnes de porco leves
Massas molhos de frutos do mar, limão, tomate e ervas
Queijos parmesão; queijos levemente defumados

Sutis e elegantes, os vinhos Trebbiano são uma ótima pedida para quem gosta de vinhos brancos. Você pode desfrutá-los acompanhados de pratos suaves, ou até à beira da piscina durante os dias mais quentes.

Para descobrir vinhos feitos com a uva Trebbiano, clique no banner abaixo e confira a seleção do Divvino!

uva trebbiano vinhos trebbiano

Flávia

Sommelier internacional pela FISAR/UCS, pós-graduada em Marketing e Negócios do Vinho pela ESPM. Há 10 anos atuando no mercado e através de diversos canais de mídia especializados no mundo do vinho. Propago conhecimento para enófilos e amantes da bebida. Falar sobre vinhos é um prazer!

Back To Top Pular para o conteúdo