skip to Main Content
Vinícola Traversa: Vinificando Com Tradição E Sustentabilidade

Vinícola Traversa: vinificando com tradição e sustentabilidade

A vinícola é um dos fatores determinantes para a qualidade de um vinho. O manejo e os processos de produção empregados são fundamentais para que a uva colhida se transforme em uma grande bebida.

A Traversa é um exemplo disso. Fundada em Montevidéu, no Uruguai, no século 20, por filhos de imigrantes italianos, tornou-se referência na produção de rótulos à base de uvas notáveis, incluindo a Tannat, variedade mais importante do país.

Neste post, falamos um pouco sobre a história, as características e os principais vinhos Traversa. Aproveite o conteúdo!

Traversa: uma história familiar

A história da vinícola começa como a de muitos produtores da América do Sul: com a chegada de imigrantes. Seu fundador, Carlos Domingo Traversa, veio da Itália para o Uruguai ainda criança e trabalhou durante a juventude em fazendas de vinhedos.

traversa uma historia familiar

Em 1937, comprou cinco hectares de terra e passou a plantar morangos e a uva Moscatel, ainda em pequena escala. Posteriormente, em 1956, fundou a vinícola ao lado de seus filhos, já com o objetivo de escalar a produção a grande nível.

Atualmente, a empresa é comandada por seus netos, a terceira geração desde que foi estabelecida, que têm buscado modernizar a produção e os processos, respeitando a tradição do que foi estabelecido até hoje.

Vinhos e sustentabilidade

Nos últimos anos, tem crescido a busca por manejos mais sustentáveis, que possam preservar o ecossistema e, ao mesmo tempo, gerar vinhos de qualidade para os consumidores.

Pensando nisso, mesmo com quase um século de existência, a vinícola Traversa reestruturou alguns de seus processos, se alinhando às tendências do mercado e dos consumidores. Desde 2014, por exemplo, 75% da energia utilizada no local é proveniente de fontes renováveis.

vinhos e sustentabilidade

A vinícola Traversa preza por um ecossistema equilibrado e sustentável. Foto: Divulgação/Traversa.

Além disso, os produtores reduziram consideravelmente o uso de fertilizantes inorgânicos e o consumo de combustíveis fósseis durante a colheita e o transporte.

A vinícola ainda oferece apoio à comunidade local e a seus colaboradores, fomentando a economia da região.

Os vinhos da vinícola Traversa

Agora que você já sabe a história e os métodos de produção da vinícola, que tal conhecer alguns de seus rótulos? O catálogo se divide em duas principais linhas: a Familia Traversa e a Noble Alianza. A seguir, falaremos sobre as particularidades de cada uma, bem como os rótulos mais notáveis.

Familia Traversa

Trata-se de uma linha de vinhos mais leves, feitos para serem consumidos ainda jovens. Os aromas são mais frescos e frutados, com notas adicionais de acordo com a uva.

A linha apresenta desde rótulos varietais, feitos com Cabernet Sauvignon, Merlot, Sauvignon Blanc ou Tannat, a versões “Roble”, com passagem por barrica de carvalho que traz características mais estruturadas às bebidas.

Uma sugestão é o Tannat Roble, feito com a uva mais notória dos vinhos uruguaios. Traz uma personalidade forte, com taninos estruturados e aromas de café, chocolate e baunilha.

traversa roble tannat

Noble Alianza

“Generosa a videira que brinda seu fruto e nobre o trabalho em harmoniosa aliança através do tempo”. Essa mensagem, gravada nos rótulos da linha Noble Alianza demonstra um pouco do que o consumidor pode encontrar em seus vinhos.

Tratam-se de bebidas com grande foco nas uvas utilizadas, demonstrando toda a personalidade do terroir uruguaio de Montevidéu.

Um rótulo notável é o Noble Alianza Reserva Trivarietal. Feito de um blend de três uvas diferentes, consegue aliar características distintas de aromas, corpo e elegância em um mesmo vinho.

noble alianza reserva triverietal

A Vinícola Traversa consegue trazer em seus vinhos a tradição de seu fundador, porém se adaptando aos hábitos e demandas dos novos consumidores, destacando-se como um grande produtor uruguaio.

Quer experimentar os vinhos da Traversa? Basta clicar no banner abaixo e conferir a seleção no site do divvino.com.br!

vinhos traversa

Flávia

Sommelier internacional pela FISAR/UCS, pós-graduada em Marketing e Negócios do Vinho pela ESPM. Há 10 anos atuando no mercado e através de diversos canais de mídia especializados no mundo do vinho. Propago conhecimento para enófilos e amantes da bebida. Falar sobre vinhos é um prazer!

Back To Top Pular para o conteúdo