skip to Main Content
Guia De Uvas: Conheça A História Da Chenin Blanc

Guia de uvas: conheça a história da chenin blanc

A chenin blanc é uma das castas brancas de maior renome no mundo dos vinhos. Muito popular em seu país de origem, a França, também ganhou reconhecimento na África do Sul.

Quer saber mais sobre a uva chenin blanc, características, dicas de harmonização e sugestões de rótulos da categoria? Então, aproveite a leitura completa deste texto!

ClubeD Divvino Clube de Assinatura de Vinhos

Origem

Acredita-se que a casta tenha sido cultivada pela primeira vez no Vale do Loire, na região francesa de Anjou, no século 9. Na época, era conhecida como pineau d’anjou ou pineau de la Loire. Posteriormente, foi cultivada pelos monges de Cormery na Mont Chenin — assim, passou a receber o nome de chenin blanc.

Já no século 17, mais precisamente em 1655, a chenin blanc chega na África do Sul. Quem a levou foi o holandês Jan Van Riebeeck, responsável pela colonização da Cidade do Cabo. Lá, a casta é conhecida pelo nome steen e tem representatividade importante no cultivo de uvas viníferas no país, sendo utilizada também para a produção de destilados.

Ao redor do mundo, também é conhecida pelas nomenclaturas pineau vert e vouvray. Hoje, seu cultivo está presente em diversos outros países, como Estados Unidos, Austrália, Nova Zelândia, Uruguai, Argentina e Brasil.

área de cultivo da chenin blanc no Vale do Loire, França

A chenin blanc foi originalmente descoberta no Vale do Loire, na França.

Dia Internacional da Chenin Blanc

O Dia Internacional da Chenin Blanc é comemorado em 18 de junho, em celebração à história da casta branca. É a oportunidade perfeita para abrir uma garrafa e apreciar todo o potencial dos vinhos desta uva!

Características da chenin blanc

A chenin blanc é uma casta branca e, com relação à anatomia da fruta, apresenta cachos médios, bagos pequenos e de coloração verde-dourada, além de pele fina. Trata-se de uma uva bastante versátil e de ótima adaptabilidade, ou seja, é capaz de traduzir o terroir de cada região onde é cultivada.

Em geral, resulta em vinhos de corpo leve e acidez bastante pronunciada — uma das características mais marcantes da casta. É utilizada, principalmente, no assemblage de espumantes, mas também gera rótulos secos, vinhos licorosos e de sobremesa, dentre varietais e blends. Na França, é muito utilizada em cortes de espumantes e brancos secos.

espumante elaborado com a chenin blanc

A chenin blanc gera vinhos aromáticos e com acidez pronunciada.

Os aromas mais comuns da chenin blanc são de frutas tropicais como maracujá e abacaxi, frutas cítricas como limão, além de notas de tangerina, pêssego, damasco e maçã-verde, assim como florais e de ervas secas.

Para exemplares que estagiam em barricas de carvalho, nota-se a presença de aromas de amêndoas, avelã e noz-moscada.

Outro grande destaque da casta está no fato dela gerar vinhos brancos com bom potencial de guarda. Quando evoluído em garrafa, o líquido passa a apresentar notas de mel.

Banner guia conservação de vinhos

Harmonização

Pensando em harmonização com chenin blanc, vale a pena apostar em pratos à base de frutos do mar e carnes brancas ao molho agridoce. Outras boas opções são saladas leves, massas ao molho branco e queijo brie. A depender rótulo escolhido, também pode ser servido como aperitivo.

Vinhos chenin blanc no Divvino

Agora que você já sabe um pouco mais sobre a casta, confira nossas sugestões de rótulos para experimentar!

Vinho Branco Rhebokskloof Flat Rock White Blend

Blend das uvas chardonnay, chenin blanc e viognier, este rótulo sul africano meio seco apresenta coloração amarelo-pálido, aromas de frutas cítricas e tropicais, além de acidez crocante. Uma excelente opção para harmonizar com pratos apimentados da culinária tailandesa e indiana!

vinho Rheboksklook Flat Rock White Blend

Espumante Tellus Brut

Este espumante argentino (exclusivo do divvino.com.br!) é elaborado a partir das castas chenin blanc, pedro giménez e semillon. Visualmente, tem coloração amarelo-pálido, perlage fino e persistente. No nariz, apresenta aromas de frutas cítricas e notas florais marcantes. Em boca, espere acidez presente e refrescante.

Para a harmonização, aposte em risoto de alho-poró, queijo brie folhado, penne ao molho bechamel ou sobremesas à base de frutas e chocolate.

Espumante Tellus Brut

Se você deseja experimentar mais rótulos leves, frescos e aromáticos desta casta, o divvino.com.br conta com uma variedade de opções para você escolher e caprichar na próxima degustação. Para conferi-los, basta clicar no banner abaixo!

vinhos nacionais e importados no Divvino

 

Flávia

Sommelier internacional pela FISAR/UCS, pós-graduada em Marketing e Negócios do Vinho pela ESPM. Há 10 anos atuando no mercado e através de diversos canais de mídia especializados no mundo do vinho. Propago conhecimento para enófilos e amantes da bebida. Falar sobre vinhos é um prazer!

Back To Top Pular para o conteúdo