skip to Main Content
ClubeD Classic: Carta Aos Sócios De Dezembro!

ClubeD Classic: carta aos sócios de dezembro!

Neste post, você encontrará, mês a mês, todas as cartas aos sócios que o Divvino preparou especialmente para os assinantes do ClubeD Classic. Elas contêm desde informações sobre os rótulos selecionados, assim como dicas de harmonização e curiosidades. Boa leitura!

Dezembro/2023

Chegamos à última seleção de 2023 do ClubeD Classic, assinante! Sabemos que o ano passou voando e para finalizar em grande estilo, em dezembro, você recebe duas garrafas do terceiro maior país produtor de vinhos do mundo: Espanha!

O primeiro deles é o Vinho Tinto Panizza Geo Garnacha, um varietal elaborado com a safra de 2022. De coloração rubi-translúcida, apresenta aromas de frutas pretas como cerejas e amoras, notas de cedro, ervas e um toque defumado. No paladar, tem acidez média. Para a harmonização, invista em filé de porco, vegetais, peixes e frutos do mar.

A seleção de dezembro também inclui o Vinho Tinto Geo Tempranillo. Este varietal espanhol possui visual rubi de intensidade média, aromas de frutas secas como figo e cereja, além de notas de cedro e tabaco.

Em boca, sua acidez é média. Para deixar a degustação ainda melhor, combine este vinho com hambúrgueres ou massas ao molho vermelho. Bom fim de ano e boa degustação! 🍷

Novembro/2023

Que os nossos vizinhos hermanos são especialistas em elaborar vinhos de qualidade, já sabemos! E nessa seleção de novembro, o ClubeD Classic traz dois rótulos da região de maior influência e tradição quando o assunto é viticultura argentina: Mendoza.

O primeiro, La Riojana Santa Florentina Malbec, um varietal elaborado com a safra de 2022 e sem passagem por barrica. Visualmente, tem coloração púrpura. No nariz, revela aromas de frutas em compota e notas florais de violeta. Pode evoluir em garrafa por até cinco anos.

Para harmonizar, opte por assado de tiras ou empanadas de carne. Sirva entre 13-16ºC para aproveitar o melhor desse rótulo.

Além dele, a seleção de novembro conta com o Vinho Santa Florentina Malbec Syrah. Esse é um blend que leva 50% malbec e 50% syrah. Da safra 2022, tem visual púrpura e aromas de frutas pretas sobremaduras como ameixa, além de toque defumado e de especiarias.

Como acompanhamento, prepare uma barriga de porco ao molho de cranberry. Saúde e boa degustação! 🍷

ClubeD Classic de novembro

Carta aos sócios de novembro do ClubeD Classic.

Outubro/2023

Já está com a sua seleção do ClubeD Classic na adega? Pois bem, chegou a hora de conhecer um pouco mais sobre os exemplares de outubro: dois tintos da região de Valencia D.O..

O primeiro, El Villar Laderas Blend, é um corte de duas uvas típicas da Espanha, a tempranillo e a garnacha (também conhecida como grenache). 

De visual rubi com reflexo púrpura, traz aroma de frutas pretas maduras, ameixa e cereja. Em boca, você vai notar um vinho equilibrado, redondo e com taninos e acidez balanceados — o que acaba influenciando em um rápido consumo.

Para tornar a experiência ainda mais especial, aposte em pratos do dia a dia, como massas ao molho vermelho, lasanhas e pizzas.

Com passagem de dois meses em barrica americana, o varietal Marqués de Ramos Tempranillo Valencia D.O. também vai te surpreender. 

Em taça, traz visual rubi, aroma de frutas pretas em compota, como cerejas, além de especiarias, ervas-secas e cedro. No paladar, é possível observar boa presença de taninos, além de acidez média.

Como acompanhamento, se você é fã de cortes nobres, prepare uma saborosa picanha grelhada ou uma suculenta pizza de filé. Cogumelos na grelha também são uma excelente opção de harmonização.

Tempranillo: uma uva, vários nomes

Você sabia que a tempranillo, presente em ambos os rótulos, possui diversos nomes? Em Portugal, por exemplo, ela é chamada de “tinto roriz” e “aragonez”; na Itália, de “negretto”; nos Estados Unidos, de “valdepeñas”. Ainda na Espanha, só que na região de La Mancha, você vai ouvir falar da “cencibel”; já na Catalunha, “uii de lebre”; em Toro, ela ganha o nome de “tinta del toro”.

Ambos os vinhos de outubro são produzidos pela vinícola espanhola El Villar, não são safrados e foram selecionados pelo Divvino com todo carinho para você, assinante ClubeD Classic. Saúde! 🍷

Setembro/2023

Em setembro, o ClubeD traz dois rótulos dos nossos vizinhos, a Argentina! Ambos produzidos pela vinícola Belhara, no Vale do Uco, em Mendoza. A região é o polo enogastronômico do país e seus vinhos são mundialmente reconhecidos, especialmente os malbecs. Vamos conferir a seleção?

O primeiro é o Vinho Finca Las Caliches Malbec. Varietal da uva malbec, tem coloração rubi com reflexos púrpura. No nariz, revela aromas de frutas pretas sobremaduras, como mirtilo e cassis, além de especiarias como pimenta-do-reino preta.

Em boca, nota-se acidez média e taninos médios a altos, resultado da maturação em madeira durante oito meses. Na hora de harmonizar, a carne de panela é uma ótima opção.

O segundo rótulo é o Vinho Finca Las Caliches Cabernet Sauvignon. Varietal com 13,3% de teor alcoólico, é elaborado com uvas da safra 2022 e estagia em madeira durante oito meses. Visualmente, tem coloração rubi com reflexos púrpura.

No nariz, nota-se aromas de frutas vermelhas e pretas sobremaduras, como cereja e ameixa, além de notas de especiarias como canela e toques amadeirados. No paladar, tem acidez média e taninos médios a altos. Para acompanhar esse excelente malbec, prepare um tortéi ao molho sugo. Saúde! 🍷

ClubeD Classic de setembro

ClubeD Classic de setembro

Carta aos sócios de setembro do ClubeD Classic.

Agosto/2023

Viaje continentes com o ClubeD Classic de agosto! Neste mês, nossos assinantes receberão tintos de dois países: Portugal e Chile. Os exemplares selecionados são a pedida perfeita para degustar em dias frios e aproveitar a estação. Confira a seguir quais são eles!

O primeiro rótulo da nossa curadoria de agosto é o José Maria da Fonseca Fenomenal. Um vinho produzido na Península de Setúbal, em Portugal, sendo um corte das uvas aragonês, syrah, touriga nacional, castelão e trincadeira.

Visualmente, tem coloração rubi intenso com reflexos púrpura. No nariz, entrega notas de frutas pretas em geleia, como amora e mirtilo, além de tabaco e madeira. No paladar, espere por acidez média e taninos presentes. 

Uma opção ideal para harmonizar com ratatouille, churrasco ou carnes vermelhas grelhadas. Para a degustação, sirva entre 17-18°C.

O segundo rótulo é o Cepas Nobles Cabernet Sauvignon Carménère. Blend das duas uvas, é elaborado com a safra 2021. Tem coloração rubi de baixa intensidade, aromas de frutas pretas como ameixa, cereja e amora, além de toques de especiarias como cravo, canela e pimentas pretas. Em boca, taninos macios e acidez redonda. O exemplar perfeito para acompanhar tortéi à bolonhesa e lasanha 4 queijos, ou para quem adora vinhos despretensiosos no dia a dia.

Saúde! 🍷

ClubeD Classic de agosto

Carta aos sócios de agosto do ClubeD Classic.

Julho/2023

O ClubeD Classic de julho está imperdível para quem deseja degustar vinhos que traduzem o melhor do terroir do Vale Central do Chile. Os dois rótulos deste mês são elaborados pela Bodegas Tagua Tagua, uma vinícola familiar que está em sua quinta geração. Vamos descobrir a curadoria?

Para começar, temos o Vinho Tinto Author Superior Merlot, um varietal da safra 2021. Com passagem em barris de madeira por seis meses, tem coloração rubi com reflexos púrpura, notas de frutas pretas sobremaduras e especiarias. Em boca, notam-se taninos aveludados e ótima acidez.

Na hora de harmonizar, aposte no nhoque ao molho de camarão ou uma lasanha quatro queijos. Ao degustá-lo, o ideal é servir entre 16ºC e 18°C. O tempo de guarda é de até 3 a 4 anos.

O segundo rótulo é o Vinho Tinto Author Superior Carménère, também varietal. Embora a casta seja de origem francesa, encontrou no Chile a sua máxima expressão.

Ao degustá-lo, espere por coloração púrpura, aromas de frutas pretas maduras e especiarias, como pimenta-do-reino-preta e baunilha. No paladar, traz equilíbrio, sendo um vinho fácil de beber.

Este carménère é ideal para acompanhar refeições do dia a dia, como espaguete à bolonhesa. Boa degustação!

ClubeD Classic de julho

Carta aos sócios de julho ClubeD Classic.

Caso você ainda não seja assinante do ClubeD, aproveite essa oportunidade! Até o final de julho, usando o cupom “Descontão”, você garante até R$900 reais de desconto nos planos anuais e semestrais, além de uma taça de brinde. Assine hoje mesmo e desfrute o que há de melhor no mundo dos vinhos!

banner promocional ClubeD

Junho/2023

Fã de varietais e vinhos espanhóis? Então, o ClubeD Classic de junho está especialmente interessante para você! Neste mês, nossos assinantes recebem duas garrafas da Bodegas Convinca, vinícola localizada na região de Cariñena desde 1945.

Além de ser uma das D.O.Cs mais antigas da Espanha, as vinícolas da região dispõem de vinhas velhas e aplicam um estilo de produção mais artesanal. O resultado? Rótulos excelentes, complexos e que certamente vão te surpreender! Vamos conhecê-los?

O primeiro é o Terra Longares Marqués de Longares Garnacha, varietal da casta em questão. Tem visual rubi-intenso, aromas de frutas pretas, couro e ervas secas. No paladar, espere por taninos, acidez e corpo médios.

Para a harmonização, sugerimos carnes vermelhas grelhadas, burrito de porco e hambúrguer vegetariano. Ao degustá-lo, o ideal é servir entre 13ºC e 16ºC. O tempo de guarda é de até quatro anos.

Além dele, os assinantes do ClubeD vão receber um varietal da uva tempranillo, casta emblemática da Espanha. Visualmente, sua coloração é rubi-intenso. Nos aromas, a complexidade fala por si só: notas de frutas pretas secas, madeira, tabaco e ervas.

Em boca, apresenta taninos, acidez e corpo médios, o que torna este rótulo ideal para harmonizar com pizza de calabresa, espaguete ao molho sugo e carnes vermelhas grelhadas. A temperatura de serviço indicada também é entre 13ºC e 16ºC. Pensando em tempo de guarda, pode evoluir em garrafa por até cinco anos.

ClubeD Classic de junho

Carta aos sócios de junho ClubeD Classic.

Maio/2023

Você prefere blends ou varietais? Se a sua resposta for “os dois”, a seleção do ClubeD Classic de maio traz um rótulo português produzido apenas com a uva castelão, assim como uma assemblage italiana das uvas corvina, rondinella, molinara e cabernet sauvignon. Confira os detalhes a seguir!

Produzido especificamente na Península de Setúbal, na Itália, o Casa Ermelinda Freitas Vinha do Aqueduto é pensado para quem é apaixonado por massas, sendo ideal para acompanhar panquecas à bolonhesa ou um delicioso escondidinho de carne-seca.

De tonalidade rubi de média intensidade, tem aromas de frutas maduras como morango e florais como violeta, além de cravo. Em boca, apresenta taninos e acidez média!

Antes de apreciar, deixe que ele atinja a temperatura de 13-16° C. E caso queira esperar uma ocasião especial, o tempo de guarda recomendado é de 4 anos.

O nome é uma referência às antigas construções, os chamados aquedutos, que tinham como finalidade conduzir a água até cidades e vilas, notáveis até hoje na arquitetura portuguesa.

Já o rótulo Ca Del Lago Bardolino D.O.C. é produzido na região italiana de Vêneto, e apresenta visual rubi de baixa intensidade, notas de frutas vermelhas sobremaduras como morango, além de violeta. Os taninos, assim como a acidez, podem ser classificados como médios.

Todas essas características são resultantes da união das uvas corvina, rondinella, molinara e cabernet sauvignon e devem ser apreciadas em uma temperatura de 13-16° C.

Com tempo de guarda de 2 a 3 anos, pode ser harmonizado com uma clássica e indispensável tábua de frios ou com um nhoque ao sugo!

Abril/2023

Para o outono de abril, o ClubeD Classic do Divvino entrega no conforto da sua casa dois rótulos tintos especiais, sendo um português e o outro italiano. Oriundos de países que são referências mundiais na vitivinicultura, ambos são produzidos a partir de um blend de uvas.

Vamos começar pelo Rimor! O rótulo português tem uma acidez envolvente, extremamente convidativa, além de taninos finos.

Ao servir, você vai notar um visual rubi de média/baixa intensidade, ao passo que, ao aproximá-lo do nariz, os aromas de frutas pretas, vermelhas maduras, além de um toque de especiarias, vão tomar conta dos seus sentidos.

Para aproveitar ainda mais as características deste vinho, o tempo de guarda recomendado é de 3 a 4 anos. Mas se a ansiedade for grande, basta esperá-lo atingir uma temperatura entre 13º e 16ºC para experimentar!

De acompanhamento, nossa dica é nhoque com ossobuco ou uma pizza margherita bem aromática graças ao manjericão!

Quanto ao Santa Fosca Vino Rosso, diretamente do país da bota, a Itália, destaca-se o visual rubi de baixa intensidade. Enquanto que os aromas, proporcionados graças às castas utilizadas nesse corte e também ao terroir, são de frutas pretas sobremaduras, ervas secas, especiarias e argila.

Para harmonizar, delicie-se também com a culinária italiana e prepare uma bisteca fiorentina, popular na região da Toscana, ou com o argentino sorrentino ao sugo. O tempo de guarda recomendado também é de 3 a 4 anos.

Agora, resta saber qual país você vai visitar primeiro sem nem precisar sair de casa: Itália ou Portugal?

Março/2023

A seleção de março do ClubeD Classic acompanha dois rótulos VCE, ou seja, vinhos da comunidade Europeia. Nossa sommelière selecionou os vinhos Grand Mestre Blend e o Comte de Castaniére — dois tintos feitos por um blend de uvas da safra de 2020 da vinícola Sarl Du Grand Bourry.

O Grand Mestre Blend traz visual rubi com reflexos púrpura, aromas de frutas vermelhas sobremaduras e toque floral como violetas e especiarias. De acidez envolvente e taninos finos, pode ser servido com pizza 4 queijos e lasanha à bolonhesa!

Quanto ao Comte de Castaniére, as frutas pretas maduras ganham evidência, especialmente o mirtilo e a amora. Há ainda toque de especiarias. Os taninos são finos e a acidez é ótima! Para acompanhar, opte por nhoque ao sugo ou rondelli de presunto e queijo ao molho vermelho.

Janeiro/2023

O primeiro ClubeD Classic de 2023 vai te surpreender com dois rótulos da vinícola Viña Carmen, situada no Vale Central do Chile. São dois vinhos da linha Discovery, sendo um produzido a partir da uva cabernet sauvignon, e um carménère.

O vinho cabernet sauvignon tem tonalidade rubi com reflexos púrpura, traz aromas de frutas pretas maduras, como ameixa e cereja, além de notas picantes, vindos da pimenta do reino preta.

Vai bem com massas ao molho vermelho, como lasanha à bolonhesa, tábua de frios e outros pratos. Por isso, que tal experimentá-lo durante um jantar italiano?

Quanto ao carménère, também tem coloração rubi com reflexos púrpura, porém traz uma baixa intensidade. Ao sentir os aromas, você vai notar frutas pretas e notas apimentadas de páprica, pimentão verde e especiarias doces, como a baunilha. 

Aprecie-o em um churrasco com carnes vermelhas! No entanto, lasanhas, outras massas e pratos vegetarianos também funcionam!

Com esses dois rótulos, você vai começar 2023 visitando o Chile sem precisar sair de casa!

Carta aos sócios ClubeD Classic

Carta aos sócios de janeiro do ClubeD Classic.


Novembro/2022

Novembro chegou e, no penúltimo mês de 2022, a seleção que o Divvino preparou com exclusividade para os assinantes do ClubeD Classic traz dois rótulos exclusivos de vinhos varietais diretamente do Chile: Equinoccio Superior Carménère e Equinoccio Superior Cabernet Sauvignon.

Ambos são produzidos pela premiada vinícola Bodegas Tagua Tagua, que está há mais de cinco gerações levando vinho e sustentabilidade ao mundo!

A uva carménère é garantia de média intensidade e sabor marcante, tendo bom potencial de guarda e sendo responsável por vinhos mais elegantes.

Enquanto que a cabernet sauvignon traz toda a grandeza  ao rótulo! Provando que tamanho não é documento, ela tem casca grossa e polpa pequena, mas garante um sabor concentrado e alto tanino.

E vale ainda apreciar o design do rótulo, com detalhes astronômicos, que merece atenção especial e traduz muito bem o nome dado a essa linha, Equinoccio.

Curiosidade: Equinócio é o momento em que o Sol, em seu movimento anual aparente, corta o equador celeste, fazendo com que o dia e a noite tenham a mesma duração.

Mais detalhes sobre ambos os rótulos, como dicas de harmonização, você confere na imagem abaixo! 

¡Salud! 🍷

Carta aos sócios de novembro do ClubeD Classic.

 

Flávia

Sommelier internacional pela FISAR/UCS, pós-graduada em Marketing e Negócios do Vinho pela ESPM. Há 10 anos atuando no mercado e através de diversos canais de mídia especializados no mundo do vinho. Propago conhecimento para enófilos e amantes da bebida. Falar sobre vinhos é um prazer!

Back To Top Pular para o conteúdo