skip to Main Content
Como Organizar Um Jantar Romântico? Dicas Infalíveis!

Como organizar um jantar romântico? Dicas infalíveis!

Nada melhor do que um jantar romântico e intimista para comemorar o Dia dos Namorados e surpreender a pessoa amada, não é mesmo? A ocasião pode ser mais simples ou elaborada. Em todo caso, pede uma atenção especial ao cardápio, às bebidas, à decoração e à trilha sonora.

Pensando nisso tudo, você encontra neste post uma série de dicas sobre como organizar um jantar romântico que, sem sombra de dúvidas, vai encantar sua parceira ou parceiro. Vamos lá?

Guia de vinho para iniciantes Divvino

O que preparar em um jantar romântico?

A complexidade do cardápio de um jantar romântico vai depender do tempo que o casal dispõe para realizar todos os preparativos. Em outras palavras, se vocês quiserem e puderem preparar algo mais elaborado, vale a pena incluir entradas, prato principal e sobremesa. Do contrário, apostar em uma única receita, mas bem caprichada, também vai render uma noite para lá de especial!

Para os aperitivos, opções clássicas como bruschettas e tapas espanholas são uma boa escolha. Além delas, uma mesa de frios é uma excelente pedida para beliscar durante o preparo da refeição principal, além de agregar na decoração do ambiente.

Banner guia de harmonização queijos e vinhos

Passando para o prato principal, é importante que a escolha seja feita com uma atenção especial, já que a refeição vai definir as bebidas ideais para a harmonização

Pensando no contexto romântico do Dia dos Namorados, risotos são uma ótima escolha. Apesar do preparo não tão elaborado, o casal pode saborear as entradas e conversar durante o processo, na companhia, é claro, de uma boa taça de vinho!

Para a sobremesa, frutas, bombons ou até mesmo um fondue vão finalizar o jantar com maestria. E caso opte pelas receitas com chocolate, vocês também podem degustar um bom Vinho do Porto, perfeito para essa época mais fria do ano.

A seguir, uma sugestão de receita de risoto de cogumelos para fazer em um jantar romântico:

Bebidas para harmonizar

Como mencionamos, a escolha das bebidas depende muito dos pratos que serão servidos. Caso optem pelos risotos, alguns vinhos podem ser inclusos no cardápio.

Para receitas mais leves e que levam legumes, os espumantes, os rosés frescos e os brancos da uva chardonnay são as bebidas ideais. Agora, se o preparo levar carnes, como linguiça toscana, vale a pena apostar em tintos leves e de corpo médio, como cabernet sauvignon.

Banner Clube D

Durante a degustação das entradas, as espumantes são ideais, além de abrirem a ocasião de uma forma bastante romântica — afinal, estamos falando da bebida servida nos brindes de casamento! Além dos vinhos, para limpar o paladar durante a janta, inclua água mineral com ou sem gás na carta.

Espumante para jantar romântico

Espumantes são uma ótima escolha de vinho para tomar a dois em jantares românticos!

Decoração para jantar romântico

A decoração é uma das peças-chave para fazer com que o jantar seja, de fato, romântico. Afinal, quem nunca ficou encantado ou encantada com um jantar à luz de velas?

E não se preocupe! Decorar o ambiente não significa, necessariamente, gastar muito dinheiro em itens de decoração. Algumas alternativas simples, como o uso de fotos do casal, velas e uma mesa posta bem feita, já conferem todo um ar romântico à ocasião.

Mas caso vocês queiram ir além, investir em louças especiais é uma ótima ideia! É possível criar a mesa posta com toalhas em cores como o vermelho, usar o sousplat, dispor pratos, talheres, taças, baldes de gelo — ideais para manter o vinho na temperatura ideal de serviço, inclusive! —, candelabros, entre outros objetos.

As velas, especialmente as aromáticas, são convidativas e muito românticas! Você pode dispô-las nas bancadas do cômodo, além da mesa, e manter a iluminação indireta como foco principal. 

decoração para jantar romântico

Não saber como fazer um jantar romântico simples? Aposte em um único prato, bebidas de qualidade e, é claro, muitas velas!

Certifique-se, também, que as velas não estão em locais com correntes de vento fortes e evite organizá-las muito próximas umas das outras. E caso queira descartar o uso desse recurso, outras luzes indiretas, como abajures, também são boas opções!

Os balões de gás hélio são outro bom investimento para quem deseja criar uma decoração completa. Vocês podem optar por produtos com as iniciais do casal, ou mesmo palavras como amor ou love.

E não poderíamos deixar de falar das flores! Para fechar a decoração com chave de ouro, aposte em arranjos e pétalas, dispondo-os na mesa de jantar, nas bancadas ou mesmo criando um caminho até o cômodo. Invista na espécie preferida do seu amado ou amada. Na dúvida, rosas vermelhas são sempre uma escolha segura!

Como organizar a mesa posta?

A mesa posta, como mencionamos, é o suficiente para criar uma ambientação romântica e agradável ao jantar. Por isso, é interessante organizá-la de acordo com algumas dicas simples. Confira:

  • Inclua pratos para pães, saladas e pratos quentes;
  • Alinhe os garfos à esquerda dos pratos, facas e colheres ficam à direita;
  • À esquerda dos garfos, disponha o guardanapo. Se quiser, amarre-o com uma fita vermelha, para enriquecer a decoração da mesa;
  • Disponibilize taças para vinho branco e tinto, além de um copo para a água;
  • Inclua pétalas de rosas e velas para decorar os espaços entre as louças, tomando os cuidados mencionados ao longo do texto.

Abaixo, uma explicação visual sobre a mesa posta:

disposição de itens em uma mesa posta

Disposição de itens em uma mesa posta.

Além disso, a equipe do Divvino produziu um short especial para o Dia dos Namorados, com dicas para organizar a mesa posta de uma forma simples e romântica. Para conferir, clique aqui!

Trilha sonora

A trilha sonora presta um papel essencial na ambientação do jantar! E com os serviços de streaming disponíveis, é possível encontrar playlists românticas já prontas, caso queiram.

Contudo, nossa dica seria tirar um tempinho para elaborar uma curadoria a dois, com as músicas favoritas do casal, criando, assim, um clima ainda mais romântico, intimista e personalizado para o jantar romântico de vocês!

Outra ótima alternativa, caso vocês tenham uma vitrola em casa, é fazer uma seleção de vinis e tocá-los durante o jantar.

casal em jantar romântico

Uma playlist criada a dois deixa o jantar romântico ainda mais especial!

Dicas finais

Caso o casal opte por um jantar que vai incluir entradas, prato principal e sobremesa, é importante selecionar o vinho adequado para cada um desses momentos. Como mencionamos, os espumantes são ideais para saborear com aperitivos e o Vinho do Porto para acompanhar a sobremesa, caso essa seja à base de chocolate, caramelo e nozes, por exemplo.

O exemplar do prato principal vai depender da refeição escolhida. Além disso, certifique-se que todos os acessórios necessários estarão disponíveis na mesa ou próximo dela, como talheres, guardanapos, copos, taças, abridores de vinho, etc.

Se você gostou das nossas dicas sobre como organizar um jantar romântico, aproveite conferir sugestões de rótulos para a ocasião no divvino.com.br, clicando no banner abaixo:

vinhos nacionais e importados no Divvino

Flávia

Sommelier internacional pela FISAR/UCS, pós-graduada em Marketing e Negócios do Vinho pela ESPM. Há 10 anos atuando no mercado e através de diversos canais de mídia especializados no mundo do vinho. Propago conhecimento para enófilos e amantes da bebida. Falar sobre vinhos é um prazer!

Back To Top Pular para o conteúdo