Conheça os melhores vinhos para acompanhar massas
Seja qual for nossa origem, levamos a paixão pelas massas,não é mesmo. No entanto, como combinar massas e vinhos?
Apesar de não ser nenhum desafio, o mais importante é ficarmos atentos aos molhos e guarnições que estarão presentes no prato.
Pensando nisso, elaboramos uma série de harmonizações com vinhos diferentes, que vão facilitar a sua escolha no dia a dia. Confira!
Para vinhos mais leves
Para esse caso, os frutos do mar. Além de delicados, têm notas marítimas e, por isso, é importante ficar atento à escolha do vinho certo. Os vinhos brancos e rosés, mais claros, de modo geral, acentuam essas notas delicadas vindas do mar e portanto valorizam ainda mais o seu prato!
Dica da Sommelier:
Para vinhos Brancos mais ácidos
Os vinhos brancos que apresentam mais acidez harmonizam muito bem com Molho Pesto, uma vez que, nesse prato, os aromas do molho são de ervas e vegetais, pois são mais leves e de acidez acentuada.
As uvas Sauvignon Blanc e Torrontés são uma ótima pedida para o delicado perfume dos molhos desse estilo.
Dica da Sommelier:
Para vinhos gastronômicos
Molhos de Tomates, como o sugo e atomatados, de origem italiana, são muito populares e apreciados pelos brasileiros. Já que esse prato está tão presente no nosso dia a dia, é sempre bom saber com qual tipo de vinho melhor harmoniza!
Para isso, aposte nos vinhos roses, tintos, do estilo Chianti, e os da uva Merlot, porque eles têm acidez excelente e necessária para os molhos vermelhos.
Dica da Sommelier:
Para vinhos leves e elegantes
Molhos à base de queijos! Esses molhos são mais gordurosos e pesados, o que requer vinhos mais volumosos e de acidez presente, por isso o Chardonnay e até mesmo a sutileza de um Pinot Noir ou ainda um Beaujolais. Eles são tintos, de boa fruta e por isso acompanham a elegância de molhos com queijos.
Dica da Sommelier:
Para tintos mais encorpados
A respostas para essa harmonização é carne bovina! A presença da carne no alimento cria a necessidade de vinhos mais encorpados para a harmonização, por isso, o Cabernet Sauvignon é uma boa pedida.
Além disso, tanto para lasanhas e panquecas quanto para o macarrão à bolonhesa, os taninos e a acidez dos vinhos tintos são essenciais.
Dica da Sommelier:
E aí, o que achou das dicas? Para descobrir as melhores combinações de alimentos e vinhos, clique aqui e acesse a categoria de harmonizações do blog do Divvino!
Flávia
Sommelier internacional pela FISAR/UCS, pós-graduada em Marketing e Negócios do Vinho pela ESPM. Há 10 anos atuando no mercado e através de diversos canais de mídia especializados no mundo do vinho. Propago conhecimento para enófilos e amantes da bebida. Falar sobre vinhos é um prazer!