Do “Eu Nunca” ao Beer Pong: os melhores jogos de bebida e como jogar
Os jogos de bebida são uma das maneiras mais divertidas e populares para animar qualquer encontro: seja uma resenha com amigos, a churrascos e festas de fim de ano. Mais que apenas beber, um bom drink game incentiva interação entre as pessoas, quebra gelo e criam experiências e histórias incríveis.
Dos clássicos, como Eu Nunca e Verdade e Consequência, aos mais competitivos, como o Beer Pong, sempre há um jogo perfeito para cada ocasião.
Neste guia completo, você vai conhecer os melhores jogos de bebida, como jogar cada um e como escolher o jogo ideal. Prepare seus copos, reúna sua galera e leia este conteúdo completo!
O que são jogos de bebida?
Jogos de bebida são brincadeiras que envolvem desafios, perguntas ou competições onde, quem erra ou perde, precisa beber. Mas, essas atividades não são apenas sobre beber, elas cumprem funções essenciais em qualquer encontro social: aproximar as pessoas, quebrar o gelo e, principalmente, deixar o clima leve.
Uma das vantagens de um drink game é que não exigem preparações complicadas, podendo ser jogados com cartas, copos e até mesmo alguns aplicativos. E, claro, os jogos podem ser feitos com bebidas alcoólicas, mas também com opções sem álcool. Todo mundo pode participar!
Em que rolê isso combina?
Qualquer encontro comum pode ser transformado em uma experiência inesquecível com o jogo de bebida certo. Mas existem ambientes e situações que favorecem esse tipo de diversão.
Esquenta antes do rolê
O esquenta antes do rolê é o momento mais propício para colocar em prática alguns jogos de bebida: a galera ainda está decidindo o que fazer ou se arrumando. Jogos mais rápidos e simples, que não precisam de muitos materiais e espaço, são perfeitos para esse momento.
Além de aumentar a animação para o rolê mais tarde, já irá sincronizar o humor do grupo e criar um clima descontraído.
Festa em casa
Em festas em casa, os jogos de bebida quase são protagonistas. Além de manter todo mundo entretido, pode ser uma boa maneira de integrar as pessoas que talvez não se conheçam. São momentos ideais para brincadeiras que envolvam mesa, espaços maiores ou outros materiais, afinal, você pode organizar com antecedência.

Jogos para beber com os amigos são ótimos para festas em casa, para gerar entretenimento.
Festas de final de ano
Chegando o final de ano, é comum haver diversas confraternizações além do Natal e Ano-Novo. Encontros de trabalho informais, amigos secretos, ceias alternativas com amigos… é um momento do ano em que todo mundo quer celebrar, e esses momentos podem ficar mais divertidos com o jogo de bebida correto.
Resenha entre amigos
A resenha é aquele encontro tranquilo e descontraído onde o foco é conversar e aproveitar o momento. Um drink game mais leve e conversado é o mais indicado, sem nada que exija esforço físico ou competição.
Churrasco, praia ou piscina
Ambientes ao ar livre pedem por jogos físicos e dinâmicos. Nessas situações, a galera costuma estar mais solta, tem música alta, comida e espaço para se movimentar. Brincadeiras como Beer Pong e Flip Cup são ótimas opções.
Noites de jogos
Esse é um caso que dispensa maiores explicações. É um momento em que a intenção geral é jogar e se divertir, então, por que não envolver bebidas? Isso fará com que fique tudo mais e divertido. Você pode adaptar jogos tradicionais, como Uno, mas também ter algum jogo específico.
Melhores jogos de bebida para animar sua festa
Quando falamos de jogos de bebida, algo que precisa ficar claro é: a imaginação é o limite. Existem brincadeiras pensadas especificamente para envolver bebidas, mas você também pode adaptar jogos tradicionais e se divertir com amigos. Veja ideias!
Jogos clássicos
Os clássicos são aqueles jogos que não precisam de materiais e são fáceis de entender, além de funcionar com qualquer número de pessoas. Por isso, são os mais práticos para jogar.
Eu nunca
Um dos jogos de bebida mais famosos e fáceis de ser jogado. Não tem um número definido de pessoas e funciona de maneira bem prática: cada rodada alguém diz “eu nunca…” e uma ação que nunca tenha feito. Quem já fez aquilo, bebe!
Funciona muito bem porque revela histórias do grupo, gera risadas e é ótimo para enturmar todo mundo. Com um fator também muito importante: é fácil de controlar a intensidade da brincadeira.

O “eu nunca” é um jogo de bebida descontraído e revelador.
Verdade ou consequência
Um clássico da infância em uma versão adulta. Que atire a primeira pedra quem nunca brincou de “verdade ou consequência”. A regra é simples: se você não quiser dizer a verdade ou cumprir a consequência, terá que beber.
Nessa brincadeira, mais uma vez é possível controlar a intensidade: podem ser consequência mais engraçadas, mais ousadas, desafios curtos. Também vale para perguntas.
Quem é mais provável
Esse jogo já traz uma dinâmica diferente para o grupo: revela a percepção que cada um tem do outro. Todos com suas bebidas, alguém faz uma pergunta como: “quem é mais provável de… pagar mico no rolê?”. O nome mais votado, bebe!
Jogos com cartas
Jogos de bebida com cartas são ideais para aqueles que preferem brincadeiras mais dinâmicas e estratégicas.
Maior ou menor
Simples e rápido. E precisa de sorte! Sobre a mesa, o monte de baralho fica virado para cima, o jogador precisa adivinhar se a próxima carta será maior ou menor que a atual. Errou? Já sabe: terá que beber. Se acertou, é a vez do próximo jogador.
É uma brincadeira que pode ser adaptada à personalidade do grupo: cartas repetidas podem virar desafios, cartas ases podem ser coringas… vai da criatividade.

Maior ou menor é um jogo de cartas que precisa de sorte e agilidade.
Rouba monte
Um clássico rápido e competitivo, o rouba monte tem como objetivo acumular o maior número de cartas. No começo, o baralho é dividido entre os participantes, onde cada um recebe quatro cartas. Depois, sobre a mesa, devem ser colocadas cartas viradas para cima (número correspondente à quantidade de jogadores), então o jogo segue por rodadas.
Em cada rodada, na sua vez, o jogador precisa procurar uma carta em sua mão que tenha o mesmo número ou letra de uma carta da mesa, se possuir, ele junta-as e forma um monte. Caso não tenha, o jogador precisa colocar uma carta da mão sobre a mesa.
Caso haja uma carta com mesmo número ou letra que esteja no topo do monte de outro jogador, pode ser roubado. O jogo termina quando as cartas do monte acabarem e vence aquele que possuir maior número de peças. E, o melhor: permite que você incorpore a bebida de diversas formas:
- Quem for roubado bebe.
- Quem formar um monte menor bebe.
- Quem tentar roubar e não conseguir bebe.
Sueca brasileira
Nesse é um jogo de cartas, a bebida pode ser parte da estratégia. Ele funciona em duplas e, para começar, você distribui as cartas normalmente e define o trunfo. Cada rodada vale pontos e a dupla que vencer mais rodadas, vence. Para entender mais sobre o jogo, você pode assistir o vídeo do Canal Copag no YouTube.
A bebida entra como “penalidade”: perdeu a rodada? Bebe um gole. Jogou a maior carta da rodada? Escolhe alguém para beber. Errou um cálculo e jogou uma carta mais baixa? Beba dois goles… e por aí vai. As regras podem ser definidas em consenso entre os jogadores.

Sueca brasileira é um jogo de cartas clássico que pode ficar mais interessante com bebida.
Jogos de coordenação motora
Jogos de coordenação motora são mais agitados e perfeitos para festas e espaços maiores. Eles precisam de uma preparação um pouco maior, mas nada difícil de ser feito.
Beer pong
Quando se fala em jogos de bebida, o beer pong é o rei. Para essa brincadeira, você vai precisar de uma mesa um pouco mais comprida, duas equipes e copos com bebidas posicionados em forma triangular de cada lado da mesa. Para brincar, uma bolinha de pingue-pongue.
O objetivo do jogo é simples: acertar a bolinha dentro dos copos do time adversário. Quando acerta, o adversário bebe o copo atingido. É divertido!

No beer pong, o objetivo é acertar a bolinha no copo do outro lado da mesa.
Flip cup
Cada participante precisa beber o conteúdo do seu copo e depois virá-lo com um toque na borda. Preferencialmente, é um jogo que precisa ser jogado em equipes, para deixar tudo ainda mais rápido, intenso e divertido.
Você pode adicionar regras extras: a primeira equipe a conseguir virar todos os copos “obriga” a equipe perdedora a beber uma dose extra, por exemplo.
Jenga
O jenga é um jogo clássico e que pode ser adaptado para jogar com bebidas. Escreva desafios em cada peça e monte a torre, quem puxar a peça, precisa cumprir a instrução ou beber.
Os desafios que você irá colocar nas peças vão da sua criatividade: beber dois goles, imitar alguém do grupo, fazer todo beberem, escolher alguém para beber…

Jenga é um jogo que pode ser adaptado para incluir bebidas e deixar tudo mais divertido.
Jogos para jogar em dupla
Para jogar jogos de bebida não precisa de um grupo grande de amigos, há opções para duplas também. São ótimas opções para casais, amizades mais próximas ou para o fim da noite, onde sobraram poucas pessoas.
Quem sou eu?
Esse jogo também é outro clássico. Nele, cada um escreve o nome de alguém famoso em um papel e cola na testa do parceiro, sem que ele veja quem é. A pessoa terá que descobrir quem é com perguntas de “sim” ou “não”. A regra da bebida você pode definir com seu colega: cada erro pode ser um shot, por exemplo.

Quem sou eu” é um jogo clássico para brincar com amigos.
Palavras proibidas
Quem estiver participando precisa definir algumas palavras proibidas de serem ditas na conversa. Quem falar as palavras sem perceber, precisa beber. Conforme a noite avança, fica mais difícil lembrar das palavras proibidas.
Como escolher o jogo ideal?
São tantos jogos de bebida diferentes, que fica difícil definir o jogo mais adequado para a noite. Por isso, você pode levar em consideração alguns fatores importantes para essa escolha ser mais assertiva.
Número de participantes
Alguns jogos funcionam melhor com mais pessoas, enquanto outros com menos. Claro, você sempre pode adaptar as brincadeiras.
- Para duas pessoas é melhor escolher jogos como “quem sou eu?” e “palavras proibidas”.
- Para grupos médios, de até 6 pessoas, “Eu nunca” e “verdade ou consequência” são boas escolhas.
- Para grupos maiores, de 10 ou mais, “beer pong” e “flip cup”.
Espaço disponível
O espaço em que irá acontecer o jogo também é importante. Brincadeiras com bebidas como “beer pong”, por exemplo, precisam de ambientes mais amplos, com mesa, enquanto outros “eu nunca” pode acontecer em qualquer lugar.
Jogos de bebida com carta, apesar de não precisarem de muito espaço, necessitam de, pelo menos, uma mesa para serem jogados.

Jogos de bebida variam do espaço disponível.
Tipo de bebida para tipo de jogos
O tipo de bebida em cada jogo vai depender do gosto do grupo. Há quem prefira cerveja, e é uma bebida que combina com “beer pong”, por exemplo. Os destilados também são sempre os mais escolhidos, especialmente para os shots, em brincadeiras mais intensas.
Claro, também é possível brincar com bebidas sem álcool.
Aplicativos ou jogos físicos?
Atualmente, existem diversos aplicativos para muitas das brincadeiras citadas neste conteúdo. “Eu nunca” e “verdade ou consequência” são algumas brincadeiras que possuem apps disponíveis.
Agora, se você pretende jogar jogos que utilizem cartas, é preferível utilizar opções físicas, para criar uma experiência mais imersiva e completa.

Existem tanto jogos de bebida físicos, quanto aplicativos.
Dicas de bebidas para acompanhar os jogos
É importante sempre priorizar bebidas que sejam mais leves e com teor alcoólico menor, por serem jogos onde a intenção é beber com frequência e em maior quantidade.
Espumantes são ótimas opções, são descontraídos e versáteis, combinando com diversas situações, especialmente momentos de jogos. E vinhos mais leves, como tempranillo e carmenère sempre agradam todos os gostos.
Vinhos brancos também são leves, frescos e fáceis de beber, sendo também uma ótima opção para jogos de bebida, agradando grande parte do público. Aposte em castas como a chardonnay e sauvignon blanc.
Além das bebidas alcoólicas, garanta que sempre haverá água, pois hidratação é fundamental, mesmo em uma brincadeira. Assim como opções sem álcool, para aquelas pessoas que também querem se divertir, mas não ingerem bebidas alcoólicas.
Evite bebidas mais fortes no começo da noite, guarde-as para o final. A ideia não é que o jogo acabe rápido.

Vinhos leves são ótimas opções para aproveitar jogos de bebida.
Os jogos de bebida são ótimas opções para animar uma festa, enturmar o grupo todo e tornar momentos que, podem parecer simples, mas serão inesquecíveis. Outra ideia é beber enquanto colore ilustrações, que tal? Clique no banner abaixo, baixe e imprima desenhos do divvino.com.br!
Flávia
Sommelier internacional pela FISAR/UCS, pós-graduada em Marketing e Negócios do Vinho pela ESPM. Há 10 anos atuando no mercado e através de diversos canais de mídia especializados no mundo do vinho. Propago conhecimento para enófilos e amantes da bebida. Falar sobre vinhos é um prazer!





