skip to Main Content
Bebidas Para O Carnaval: Dicas Para A Sua Festa!

Bebidas para o Carnaval: dicas para a sua festa!

Como todo bom folião, é preciso escolher bem as bebidas de Carnaval, ao preparar a festa. Desde fermentados, como vinho e cerveja, a destilados para elaborar drinks, há inúmeras opções que vão alegrar as suas comemorações.

Quer conhecer nossas sugestões de bebidas para você se divertir com os seus amigos? Continue a leitura até o fim!

ClubeD Divvino Clube de Assinatura de Vinhos

Espumantes e frisantes

Nada melhor que espumantes e frisantes para comemorar o Carnaval ao lado dos amigos! Esse tipo de vinho pode ser bebido mais frio (entre 6 e 8 graus) e é muito refrescante para o dias de calor.

Os frisantes costumam ter borbulhas mais grosseiras e leve frescor. Já os espumantes têm perlage fina e resistente, o que traz a sensação de cremosidade ao paladar. Entre os espumantes para Carnaval mais famosos há os Champagnes, Cavas e Proseccos, além de ótimos rótulos brasileiros produzidos na serra gaúcha.

Para quem gosta de drinks de verão, é possível utilizar espumantes e frisantes para preparar clericot, aperol spritz, rossini, kir royale e muitas outras opções.

Pessoas brindando com espumante

Quando o assunto é vinho e Carnaval, espumantes são a escolha ideal!

Clericot

O clericot é um drink francês que tem como base o vinho espumante. Ele também leva água com gás, suco de laranja e frutas diversas. É um coquetel repleto de frescor, com um visual incrível e um sabor ainda melhor! Confira o preparo a seguir:

Ingredientes

  • 1 garrafa de vinho espumante ou vinho branco de sua preferência
  • 1 lata de água tônica
  • 1 maçã
  • 1 abacaxi
  • 1 laranja
  • 4 colheres (sopa) de licor de laranja (Cointreau)
  • 10 morangos
  • Açúcar a gosto
  • Gelo a gosto

Modo de preparo

Pique as frutas e coloque em uma jarra. Em seguida, acrescente o gelo, o licor de laranja e, por último, o vinho. Mexa bem e deixe na geladeira por 20 minutos, para incorporar os sabores.

Jarra de clericot

Para quem não abre mão de bebidas para o Carnaval com vinho, o Clericot é uma ótima opção!

Frisante Fruit

Nada combina melhor com a alegria e o calor do Carnaval do que um refrescante e colorido drink Frisante Fruit. Fresco e exótico, é a opção perfeita para animar qualquer festa.

Ingredientes

  • 1 garrafa de Vinho Frisante La Camioneta Verdejo gelado
  • 1 xícara de morangos frescos cortados em fatias finas
  • 1 xícara de abacaxi fresco cortado em cubos
  • 1 xícara de kiwi fresco cortado em rodelas
  • 1/2 xícara de suco de laranja natural
  • 1/4 xícara de licor de laranja (opcional)
  • Gelo a gosto
  • Folhas de hortelã para decorar

Modo de preparo

Em uma jarra grande, adicione as frutas cortadas. Despeje o suco de laranja na jarra. Se optar por incluir o licor de laranja, adicione-o e mexa delicadamente.

Coloque bastante gelo para manter o drink bem gelado. Delicadamente, despeje o Vinho Frisante La Camioneta Verdejo sobre as frutas e o gelo na jarra. Mexa suavemente para combinar todos os ingredientes.

Sirva em copos altos ou taças de vinho. Decore com uma folha de hortelã para dar um toque de frescor adicional.

Meia garrafa e babys

Quem busca praticidade e conveniência nos dias de folia, pode apostar nas meias garrafas de vinhos e nos babys de espumantes, pois eles possuem tamanhos convenientes para festas, especialmente o Carnaval, quando a mobilidade é essencial. Fáceis de transportar, servir e armazenar, eles permitem que você aproveite sem preocupações logísticas.

Entre as vantagens, está o fato de oferecerem porções individuais, ajudando a evitar desperdício; há uma variedade de estilos e sabores, atendendo a diferentes preferências de paladar; sem falar que, mesmo em um ambiente descontraído como o Carnaval, o espumante adiciona um toque de sofisticação e elegância à ocasião. Veja algumas opções a seguir.

Espumante Monte Paschoal Prosecco — 187ml

Produzido com a uva glera pela vinícola Monte Paschoal, situada na Serra Gaúcha, este espumante brilhante e amarelo-claro tem reflexos verdes e perlage fino e persistente.

No olfato, traz aromas como pêssego, melão e laranja lima, completados com notas florais. Leve e fácil de beber, tem acidez refrescante e sabor agradável e frutado. Ou seja, é uma ótima escolha para os dias descontraídos do Carnaval!

cta Monte Paschoal Prosecco

Espumante Casa Perini Moscatel — 375ml

Outra opção da Serra Gaúcha, mas da vinícola Perini, este espumante leva a casta moscatel em sua elaboração. Tem coloração amarela, aroma de flores e frutas brancas, além de paladar doce e bastante refrescante.

Por seu tamanho e características, é a bebida perfeita para os dias quentes de folia, seja para degustar em casa ou no bloquinho!

cta Espumante Casa Perini Moscatel

Mateus Rosé Baby — 187ml

Se você deseja um vinho rosé, o Mateus Rosé Baby é produzido pela vinícola portuguesa Sogrape, sendo um blend das castas baga, rufete, tinta barroca e touriga franca.

O visual é rosé de média intensidade e no olfato traz notas de frutas vermelhas, como morango. No paladar, sua ligeira “efervescência” garante o frescor da bebida, além da ótima acidez. Ideal para acompanhar os momentos mais descontraídos, como é o caso do Carnaval!

cta Mateus Rosé Baby

Gin

Nos últimos anos, o gin se popularizou em muitos bares e restaurantes, e, nesse verão, é uma excelente opção de bebida para o Carnaval.

Pode ser consumido de muitas formas. A primeira delas é misturado com água tônica e alguns cubos de gelo. Para complementar, acrescente limão siciliano, pepino, anis estrelado, gengibre, hortelã e zimbro. Use sua imaginação!

Outro drink famoso com gin é o dry martini, conhecido por ser a bebida favorita do espião James Bond no cinema. Além do gin, leva vermute, gelo e uma azeitona para decoração do copo.

Gin Tonic Tropical

Para aproveitar toda a vivacidade do Carnaval brasileiro, vale a pena apostar na receita de Gin Tonic Tropical, que leva frutas como laranja, maracujá e manga. Confira a seguir:

Ingredientes

  • 1 lata de água tônica
  • 1 dose de gin
  • 1 laranja
  • 1 maracujá
  • Açúcar a gosto
  • Gelo a gosto

Modo de preparo

Corte a laranja em rodelas e o maracujá ao meio. Em uma taça de gin, acrescente o gelo, as frutas e a dose de gin. Complete com água tônica e misture delicadamente. Prontinho!

Cerveja

As cervejas são uma paixão dos brasileiros, muito presentes em festas e comemorações. Para a ocasião, lembre-se de preparar o freezer ou caixa de gelo para que fiquem na temperatura ideal de consumo.

Se for experimentar cervejas diferentes para o Carnaval, aposte em rótulos tipo lager ou suas variações, como pilsen, bock e dunkel, afinal, elas têm sabor mais suave, amargor sutil e são excelentes para se beber geladas.

Caipireja

A caipireja é um drink verdadeiramente brasileiro! Como o nome sugere, trata-se de uma caipirinha elaborada com cerveja. Além disso, leva sal e limão, que enriquecem ainda mais seu sabor. Embora não seja uma opção para todos os públicos, é uma ótima bebida para experimentar no Carnaval.

Você pode preparar a caipireja em jarras grandes e dividi-la com os amigos nas suas festas. Confira o vídeo do Canal do Chef e aprenda a preparar este drink para o Carnaval:

Vodka

Essa, talvez, seja uma das bebidas para o verão mais versáteis. É possível desfrutá-la misturada com sucos e refrigerantes, ou elaborar drinks mais complexos e igualmente deliciosos.

Uma sugestão é a caipiroska, drink similar à caipirinha, mas que substitui a cachaça por vodca. É uma excelente opção pois muitas pessoas não gostam do sabor forte do aguardente, e, assim, a bebida fica mais suave.

Drink no abacaxi

Se você está organizando uma festa de Carnaval e quer deixar os convidados de queixo caído, que tal preparar um drink no abacaxi?

As opções são diversas: você pode optar por uma caipirinha, pinã colada, batidinha alcoólica ou outro coquetel de sua preferência. Aqui, a apresentação do drink é a estrela do show.

Confira a sugestão de caipirinha no abacaxi do Canal do Chef abaixo:

Vinhos branco e rosés

Os vinhos brancos e rosés, na maioria das vezes, apresentam aromas e sabores que remetem aos dias quentes, como de frutas cítricas e tropicais, ou até vermelhas em estado fresco. Por isso, combinam perfeitamente com o Carnaval.

Experimente desfrutar de uma boa garrafa à beira da piscina enquanto come alguns canapés e queijos. É uma experiência muito agradável!

Outra ideia para a sua festa é preparar uma sangria: em uma jarra, acrescente o vinho, um refrigerante da sua preferência (pode ser sabor guaraná ou limão) e frutas picadas em cubos de dois centímetros.

bebidas para o carnaval

Os vinhos brancos e rosés podem ser desfrutados frios à beira da piscina.

Bag-in-box

Durante os dias de folia, quando as festividades podem acontecer em vários locais e por longos períodos, ter um suprimento de vinho fácil de transportar e armazenar é essencial. Com as caixas bag-in-box, você pode desfrutar de uma quantidade generosa sem se preocupar com garrafas pesadas ou a fragilidade do vidro.

Um vinho bag-in-box de cinco litros é equivalente a seis garrafas de vinho. Além disso, por ter uma torneira, fica muito mais fácil servir em copos e dividir com os amigos. Definitivamente, essa é uma alternativa prática e perfeita para os foliões que vão participar dos bloquinhos de Carnaval.

Também é uma escolha econômica, por ter custo-benefício geralmente mais favorável em comparação com as garrafas individuais. A capacidade de armazenar grandes volumes de vinho em uma única caixa simplifica o processo de compra, poupando tempo e dinheiro. A opção ideal para dividir com os amigos!

Vinho Branco Miolo Seleção Chardonnay & Viognier Bag in Box 3L

Nossa sugestão para você é a bag-in-box do Vinho Branco Miolo Seleção — um blend das uvas chardonnay e viognier. 

O líquido é armazenado dentro de uma moderna embalagem a vácuo, evitando que o líquido entre em contato com o ar e, assim, impedindo a oxidação. Conta com uma torneira embutida que é facilmente acionada para servir a quantidade de vinho desejada.

cta Vinho Branco Miolo Seleção Chardonnay

Rum

Entre as bebidas de Carnaval, não poderia faltar o rum. Trata-se de um destilado derivado do melaço de cana com sabor suave e adocicado muito utilizado para o preparo de drinks.

Entre as opções mais comuns está o mojito, preparado com suco de limão, água com gás, açúcar, hortelã e gelo. Outros drinks famosos são blue hawaiian, daiquiri e cuba libre.

Pinã Colada

A piña colada é um coquetel de origem porto-riquenha, com sabor doce bastante característico. O drink leva rum, leite de coco e suco de abacaxi, podendo ser batido ou incorporado com gelo. Alguns preparos também incluem leite condensado, que adiciona mais cremosidade e dulçor à bebida.

Confira a sugestão de preparo, com base na receita do Estadão:

Ingredientes

  • ½ dose de leite de coco (30 ml)
  • 1 dose de rum
  • 2 doses de leite condensado (opcional)
  • 3 doses de suco de abacaxi
  • 1 cereja
  • 1 fatia de abacaxi para decorar
  • Gelo a gosto

Modo de preparo

No liquidificador, acrescente todos os ingredientes e bata até o drink adquirir uma consistência cremosa. Transfira para a taça e decore com a cereja e o abacaxi.

Guia de vinhos para iniciantes Divvino

Cachaça

É uma bebida tipicamente brasileira. Hoje, há rótulos especiais que passam por envelhecimento em barril, alambique de cobre e infusão de outros ingredientes, desenvolvendo sabores diferenciados.

A cachaça vai muito bem com limão, gengibre, mel e pimenta. Use sua imaginação e esses ingredientes para criar drinks deliciosos e servir seus convidados. Se ficar na dúvida, prepare uma boa caipirinha.

bebidas carnaval

Se você prefere destilados para festas, no Carnaval, prepare uma caipirinha com a cachaça da sua preferência

Bônus: Drinks de verão

Quer aprender a fazer drinks refrescantes para o seu Carnaval? Confira abaixo três receitas fáceis e práticas que vão surpreender seus amigos!

Saquerinha

Como o nome sugere, a saquerinha é um coquetel produzido à base de saquê, uma bebida fermentada de origem japonesa. Seu preparo é similar ao de uma caipirinha – outra razão de levar este nome – e pode incluir frutas diversas, como maracujá, kiwi, abacaxi, frutas vermelhas, dentre outros.

Saquerinha de limão

A saquerinha é uma ótima alternativa de bebida para degustar no Carnaval!

A seguir, uma sugestão de saquerinha de limão siciliano:

Ingredientes

  • 1 limão siciliano
  • 2 doses de saquê (equivalente à 120 ml)
  • Açúcar a gosto
  • Gelo a gosto

Modo de preparo

Antes de mais nada, retire as extremidades do limão e, em seguida, faça cortes transversais na fruta, dividindo-a em quatro partes. Retire a parte branca do centro, para evitar que o drink fique amargo demais. Depois disso, pique a fruta novamente em pedaços médios.

Em uma coqueteleira ou copo alto, adicione o limão picado, o açúcar e amasse com o auxílio de um macerador. Acrescente o gelo, o saquê e bata bem o coquetel. Transfira para um copo, coloque mais gelo e já está na hora de servir seu drink!

Aperol Spritz

O Aperol Spritz é um drink clássico italiano que combina perfeitamente com a atmosfera festiva e descontraída do Carnaval. De cor vibrante, sabor refrescante e baixo teor alcoólico, é uma escolha popular para quem deseja aproveitar a celebração sem exagerar.

A base é o Aperol, um licor de ervas com sabor amargo e notas cítricas, que confere ao drink uma característica cor alaranjada e sabor único. Combinado com um espumante Prosecco, que adiciona efervescência e um toque de frescor, e finalizado com um toque de água com gás e uma rodela de laranja para decorar — uma explosão de sabores e aromas!

Aqui está uma receita simples:

Ingredientes

Modo de preparo

Encha um copo grande com cubos de gelo. Adicione o Aperol ao copo. Despeje o Espumante Prosecco Valdobbiadene D.O.C.G Extra Dry sobre o Aperol. Complete com um pouco de água com gás para equilibrar o drink. Mexa suavemente para misturar os ingredientes.

Decore com uma fatia de laranja na borda do copo. Sirva imediatamente e aproveite o seu refrescante Aperol Spritz!

Além da Saquerinha e do Aperol Spritz, outras ótimas opções de drinks para o verão são o mojito, o Cosmopolitan e o Moscow Mule. Confira as receitas dos respectivos coquetéis:

bebidas carnaval

O mojito é um drink com rum perfeito para os dias quentes do verão.

Para quem gosta de drinks sofisticados, vale a pena apostar no Cosmopolitan. O preparo é fácil e a apresentação do coquetel é incrível, dá uma olhada:

bebidas carnaval

Para os fãs de drinks clássicos e intensos, o Cosmopolitan não tem erro!

Se você nunca provou o Moscow Mule, aproveite as festividades do Carnaval para experimentar esse drink à base de vodka! O xarope de gengibre confere um sabor marcante e inconfundível!

bebidas carnaval

O moscow mule é uma opção popular de drink com vodka para o Carnaval!

Agora que você já escolheu suas bebidas de Carnaval, lembre-se de apreciá-las com responsabilidade e moderação. Se beber, não dirija! Evite colocar em risco a sua vida, bem como a de outras pessoas.

Se você gostou das nossas sugestões, acesse o divvino.com.br para conferir diversos rótulos de rótulos de vinhos, cervejas e destilados para preparar suas bebidas preferidas. Clique no banner abaixo para conferir!

cta banner vinhos nacionais e importados

Flávia

Sommelier internacional pela FISAR/UCS, pós-graduada em Marketing e Negócios do Vinho pela ESPM. Há 10 anos atuando no mercado e através de diversos canais de mídia especializados no mundo do vinho. Propago conhecimento para enófilos e amantes da bebida. Falar sobre vinhos é um prazer!

Back To Top Pular para o conteúdo