skip to Main Content
Tudo O Que Você Precisa Saber Sobre O Espumante Cava

Tudo o que você precisa saber sobre o espumante Cava

Você já ouviu falar no espumante Cava? Produzido na Espanha, esse vinho elegante e de qualidade inconfundível ganhou o coração (e o paladar) de enófilos ao redor do mundo.

Neste post, vamos explicar o que é o vinho Cava, como ele é produzido, uvas utilizadas na produção, quais são os tipos, além de dicas de harmonização e rótulos para comprar. Boa leitura!

ClubeD Divvino Clube de Assinatura de Vinhos

O que é Cava?

O Cava é um vinho espumante elaborado em diferentes regiões da Espanha, com destaque para a Catalunha, que concentra a maior parte da produção. As primeiras garrafas datam do século 19, mais especificamente, 1872. Em 1972, foi instituída a Denominação de Origem, que inclui 106 cidades e sete comunidades autônomas. 

Quanto às características, Cavas são espumantes, em geral, de coloração amarelo limão, de perfil frutado e ótimo frescor. Os rótulos podem variar desde nature até doce, de acordo com o açúcar residual do exemplar.

Uma característica marcante é que esses espumantes podem variar desde bebidas delicadas para serem consumidas ainda jovens até rótulos encorpados e com ótimo potencial de guarda.

taças de cava

O Cava é um espumante espanhol mundialmente conhecido e apreciado.

Processo de produção do espumante Cava

Assim como o Champagne, os espumantes Cava são produzidos a partir do método tradicional (ou Champenoise), em que as leveduras são adicionadas na garrafa para que ocorra a segunda fermentação, responsável pela formação das borbulhas.

As garrafas são mantidas em caves subterrâneas e, após a fermentação, o Cava passa pelo processo de remuage, que consiste em virá-las aos poucos, fazendo com que as leveduras cheguem até o gargalo, para posterior retirada.

Regiões produtoras

Como mencionado anteriormente, a Denominação de Origem permite a produção de Cavas em sete comunidades autônomas da Espanha. São elas: 

Álava, Aragão, Catalunha, Extremadura, Rioja e Valência.

A Catalunha é responsável por grande parte da elaboração de Cavas, principalmente em Penedès, a região produtora mais importante do espumante espanhol.

Uvas utilizadas na produção

O espumante espanhol é produzido com uvas autóctones, ou seja, nativas da região, como macabeo, xare-lo e parellada. Além delas, é possível incluir outras cepas na corte de Cavas, como chardonnay, pinot noir, trepat e garnacha.

A uva macabeo é uma casta branca de alta acidez e que confere notas florais, frutadas e de amêndoas aos espumantes. A xare-lo, por outro lado, é considerada uma das melhores uvas do país e, quando utilizada no blend do Cava, confere estrutura à bebida, elevando seu potencial de guarda.

A parellada é uma casta que atinge seu potencial máximo quando cultivada em regiões de altitude, revelando alta acidez, que se traduz no grande frescor dos espumantes.

Tipos de Cava

Além das classificações padrão de espumantes de acordo com o teor de açúcar residual (nature, extra brut, brut, seco, demi-sec e doce), os Cavas são divididos em três categorias. São elas:

  • Jovem: a segunda fermentação ocorre durante um período de 9 a 14 meses;
  • Reserva: mínimo de 15 meses para a segunda fermentação;
  • Gran Reserva: pelo menos 30 meses da segunda fermentação.
taças de espumante cava

Espumantes Cava são classificados em Jovem, Reserva e Gran Reserva.

Dicas de harmonização

Agora que já conhecemos um pouco sobre o Cava e seu processo de produção, é hora de explorar as possibilidades de harmonização. Esse espumante é uma bebida versátil, que combina bem com diversos pratos e ocasiões.

No caso de Cavas jovens, vale a pena combiná-los com canapés, entradas frias e frutos do mar, como ostras e camarões. Rótulos Reserva e Gran Reserva são ótimos para acompanhar pratos à base de peixes e aves, enquanto exemplares doces harmonizam muito bem com sobremesas.

Espumantes Cava no Divvino

Se você ficou com vontade de experimentar um espumante Cava e apreciar esse vinho espanhol incrível, confira duas sugestões disponíveis no divvino.com.br!

Espumante Cava Freixenet Carta Nevada Demi-Sec

Mundialmente reconhecido, este Cava é produzido na região do Penedés, blend das castas típicas da região: macabeo, xare-lo e parellada. Tem coloração amarelo-ouro e perlage fino e constante.

Envelhecido por um período de 12 a 18 meses, revela aromas florais e notas de frutas frescas. Em boca, tem boa acidez e é levemente adocicado. Um rótulo excelente para acompanhar frutos do mar e carnes brancas.

espumante cava Freixenet

Espumante Cava El Miracle Brut Rosé

Uma opção de vinho Cava brut da El Miracle! Elaborado exclusivamente com uvas garnacha, é um rosé de coloração rosa intensa e brilhante, borbulhas persistentes e finas.

Seus aromas são frutados, com notas de frutas vermelhas maduras. No paladar, é cremoso, persistente, com acidez equilibrada e final de boca longo. Para a harmonização, opte por carnes brancas, peixes grelhados, massas ao molho de queijos, risoto funghi e queijos brie e camembert.

espumante cava el miracle brut

Para conferir outros espumantes Cava que vão complementar sua adega, acesse o divvino.com.br clicando no banner abaixo!

cta espumantes cava divvino

Flávia

Sommelier internacional pela FISAR/UCS, pós-graduada em Marketing e Negócios do Vinho pela ESPM. Há 10 anos atuando no mercado e através de diversos canais de mídia especializados no mundo do vinho. Propago conhecimento para enófilos e amantes da bebida. Falar sobre vinhos é um prazer!

Back To Top Pular para o conteúdo