skip to Main Content
Vinho Na Praia: Opções Para Apreciar Em Frente Ao Mar!

Vinho na praia: opções para apreciar em frente ao mar!

Seja nas temporadas de calor ou nas férias de começo, meio ou final de ano, as praias são um dos destinos mais procurados pelos brasileiros. E para combinar com esse momento de tranquilidade e diversão, apreciar bons rótulos de vinho na praia é a nossa dica para quem está planejando a próxima viagem ao litoral!

Independentemente se você já tem esse costume ou deseja aderí-lo, neste texto listamos sugestões práticas de rótulos de vinho para beber na praia, além de acessórios para tornar essa experiência ainda mais especial e memorável. Confira mais detalhes a seguir!

Vinho Branco Casa Perini Brut 

Para começar, que tal um vinho branco leve e refrescante? Formado por um blend de uvas, sendo elas a francesa chardonnay, uma das cepas mais populares, e a riesling — uma casta alemã, nobre e versátil —, o Vinho Branco Casa Perini Brut é nossa primeira dica para você.

A Casa Perini foi fundada em 1929 por um descendente de imigrantes italianos, João Perini. A vinícola, que leva o sobrenome do fundador, teve seus primeiros vinhos elaborados de forma artesanal em um porão, no Vale Trentino, em Farroupilha, Rio Grande do Sul.

Quatro décadas depois do patriarca iniciar a modesta produção, novas mudanças chegariam com o filho de João, ampliando o negócio da família e fundando a Casa Perini.

Quanto ao rótulo, ele possui coloração amarelo-palha com reflexos esverdeados, além de um reflexo de perlage fino e intenso. No nariz, traz aromas que remetem a peras e maçã-verde, além de um toque floral. Já no paladar, é garantia de um elevado frescor, graças a acidez aparente.

É a opção ideal para harmonizar com entradas, como saladas e bruschetas, além de pratos com  frutos do mar e peixes.

Espumante Casa Perini Moscatel

Outro rótulo nacional de vinho para tomar na praia, também da gaúcha Casa Perini, é o Espumante Casa Perini que traz toda a tradição e exuberância aromática de uma das uvas mais clássicas da história da viticultura, a moscatel.

Estima-se que a origem da uva é grega, mas foi durante o Império Romano (entre 27 a.C. e 395 d.C.) que se espalhou por toda a região do Velho Mundo. Na Itália, ganhou fama no século 17, sendo uma variação bastante doce, que proporciona vinhos de baixo teor alcoólico, de corpo leve e sem a presença de taninos.

Neste rótulo, a moscatel — também conhecida por moscato, muscat e muskateller — é responsável por um vinho branco doce que pode ser degustado, preferencialmente, em temperatura próxima a 5ºC e 6ºC.

Com coloração amarelo-pálido e reflexos esverdeados, apresenta uma perlage fina e persistente. Tem aroma de flores e frutas como maçã-verde, melão, além de leve toque floral, agregando ainda com um paladar doce e bastante refrescante — como um mergulho no mar!

Esse espumante moscatel 100% nacional pode ser apreciado com entradas como bruschettas, além de pratos com toques adocicados, como frango ou porco agridoce, além de sobremesas com frutas ou chocolates.

Espumante Miolo Terranova Moscatel

Perfeito para ser servido com sobremesas à base de frutas vermelhas, o espumante Miolo Terranova Moscatel é um rótulo branco produzido na região do Vale do São Francisco, na Bahia.

Feito pela vinícola Miolo, que recebeu em no dia 1º de novembro o reconhecimento da primeira Indicação de Procedência de Vinhos Tropicais concedida pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), através de publicação na na Revista de Propriedade Industrial (RPI) nº 2704, baseada em requisitos equivalentes aos da União Europeia, ele é ideal para ser servido em uma temperatura de 6° graus.

Elaborado por meio do processo italiano Asti — uma variação do Charmat, na qual há apenas uma fermentação dentro dos tanques de inox —, com uvas Moscato, este vinho tem aroma floral com notas de mel e frutas brancas maduras, e um paladar fácil. Juntas, essas características trazem doçura e leveza à boca. Além disso, nota-se borbulhas finas e persistentes.

O rótulo também pode ser apreciado como aperitivo nos dias quentes de verão, especialmente por conta da baixa graduação alcoólica.

Vinho Brasileiro Frisante Salton Lunae Rosé Lata

Além de ser uma opção de vinho refrescante, o Frisante Salton Lunae Rosé é um vinho em lata para quem busca praticidade! Até porque, se tem uma coisa que ninguém deseja nessa época de descanso, é estresse, não é mesmo? Além da facilidade em carregar o vinho para a beira da praia, ou até mesmo da piscina, eles gelam rapidamente e podem ser abertos sem complicação.

Vinho em lata imagem destacada

O vinho em lata foi feito para ser apreciado com praticidade. Imagem: Reprodução/Blog Família Salton.

Do tipo frisante, o rótulo apresenta finas borbulhas. Nacional, é um vinho de lata produzido pela vinícola Salton, na região da Serra Gaúcha. O recipiente conta com 269 ml e é composto de um blend de uvas de mesa.

De coloração rosada brilhante com leve efervescência, possui aromas de frutas vermelhas como framboesa, cereja e morango, além de notas florais como rosas. Tem ainda um paladar equilibrado, agradável e de ótima acidez.

Uma opção interessantíssima se você busca uma opção para degustar curtindo a própria companhia sozinho, ao lado dos amigos ou até mesmo da família, e em qualquer lugar, especialmente na beira da praia ou da piscina. Na harmonização, essa opção vai bem com frutos do mar, sobremesas, peixes, massas, queijos e aves!

Vinho para a copa Lunae Rosé em lata

Vinho Brasileiro Vivant Em Lata Rosé Frisante

Por fim, outro vinho rosé gelado para ser levado à praia e em lata é o comercializado pela Vivant. Além de uma identidade visual toda descolada e a cara do verão, este frisante é formado por um blend de chardonnay e pinot noir.

A coloração traz um rosa pálido, enquanto que o aroma é de frutas vermelhas frescas e, na boca, uma boa acidez é notável. O segredo é harmonizar com bons momentos, mas também com aperitivos e comidas de boteco! Se tiver uma trilha-sonora de fundo, melhor ainda!

Esta bebida extremamente saborosa e versátil tem ainda as propriedades preservadas graças à tecnologia Ball — um revestimento interno da lata que evita o contato do líquido com o metal.

Ah, e aqui fica uma dica: uma lata de Vivant corresponde a duas taças, enquanto que três latas correspondem a uma garrafa. A temperatura ideal para beber é geladinha, entre 6°C e 12°C.

Bônus: dica de acessório

É claro que a experiência de apreciar vinho na praia precisa de um cuidado especial, especialmente para preservar a temperatura da bebida e na hora de abri-la para degustá-la. 

Portanto, recomendamos ainda um acessório indispensável: uma bolsa térmica, companheira fiel dos apaixonados por vinho que gostam de degustar a bebida em qualquer lugar!

Na cor marrom e creme, esta opção de bolsa térmica tem capacidade para armazenar até quatro garrafas de vinho, totalizando 12 litros.

Você pode optar por tomar um vinho na praia à noite, de tarde e até mesmo de manhã — férias são férias! O fato é que vinho e mar combinam em qualquer horário do dia. Contudo, é importante não se esquecer também de manter o corpo hidratado e ingerir água. Ah, lembre-se do protetor solar também!

Imagem de duas mulheres sentadas em frente ao mar, no entardecer. Elas estão brindando com duas taças de vinho.

Os vinhos podem ser apreciados na praia e garantem mais refrescância ao passeio!

Depois dessas sugestões, já deu para se imaginar tomando vinho na praia e curtindo ao lado de amigos ou da família? Esperamos que sim! Agora, é só escolher o seu rótulo preferido e aproveitar a vida em frente ao mar.

Para mais opções, clique no banner abaixo e conheça o site do Divvino nosso catálogo possui mais de mil rótulos e conta com vinhos de terroir de países como Brasil, Portugal, Espanha, Argentina, Chile, entre outros.

Vinho para o verão

Flávia

Sommelier internacional pela FISAR/UCS, pós-graduada em Marketing e Negócios do Vinho pela ESPM. Há 10 anos atuando no mercado e através de diversos canais de mídia especializados no mundo do vinho. Propago conhecimento para enófilos e amantes da bebida. Falar sobre vinhos é um prazer!

Back To Top Pular para o conteúdo