skip to Main Content
Entenda A Importância Da Calicata Na Produção De Vinhos!

Entenda a importância da calicata na produção de vinhos!

Produzir um vinho vai muito além de plantar uvas, extrair o suco e fermentá-lo. Desde os tempos mais primórdios, o ser humano busca estudar o clima, as técnicas de cultivo, as uvas e o solo como forma de criar bebidas únicas, saborosas e aromáticas.

Foi a partir desses estudos que foram desenvolvidas as calicatas, estruturas subterrâneas que auxiliam os enólogos no reconhecimento geotécnico e nos estudos do terreno em que estão plantadas as vinhas.

Quer entender como funcionam as calicatas e por que são tão importantes para os vinhos? Prossiga com a leitura até o fim!

Banner guia conservação de vinhos

Afinal, o que são calicatas?

Em linhas gerais, podemos definir as calicatas como escavações no solo utilizadas como método de inspeção do terreno. Ficam localizadas entre os vinhedos para que os resultados sejam confiáveis.

Entre os pontos que podem ser analisados por meio desse método, podemos citar:

  • a textura do solo;
  • a detecção de superfícies impermeáveis;
  • grau de compactação do solo;
  • comprovação da densidade;
  • identificação do nível freático;
  • conhecimento da profundidade da vegetação;
  • avaliação de ameaças para as vinhas, como minhocas e insetos.

Além disso, os enólogos podem colher amostras de regiões mais profundas do solo para estudar em laboratório. Assim, podem identificar o pH e a concentração de elementos químicos, como ferro e alumínio. A partir dessa análise, eles serão capazes de decidir se vale a pena continuar o plantio e, caso continuem, antecipar quais serão as características das uvas geradas.

calicata afinal o que são calicatas

As calicatas são essenciais para o reconhecimento do solo.

Em média, possuem por volta de 1 m³, podendo variar para mais ou menos, de acordo com o espaço disponível ou com as necessidades da vinícola.

Vale lembrar que, em pontos diferentes do solo, cada um desses índices podem variar. Portanto, em um mesmo terreno, os produtores podem abrir diferentes calicatas para escolher o melhor local para fazer suas plantações.

Calicatas e a sustentabilidade

Os vinhos naturebas, bem como as técnicas de manejo orgânicas e biodinâmicas, têm atraído cada vez mais adeptos, em consequência dos debates mundiais sobre ecologia e sustentabilidade.

Nesse contexto, as calicatas ganham ainda mais importância. Também é dever do enólogo utilizá-las para criar meios de preservar o solo, sem que a vinificação comprometa sua qualidade futuramente, ou até a de outras plantas e animais que convivem ali.

La Junta Calicata

O manejo sempre foi um dos grandes diferenciais da vinícola chilena La Junta. Segundo os próprios proprietários, enquanto passavam divertidos verões com a família, puderam observar e aprender com os camponeses sobre a importância de se tirar sempre o melhor da terra.

la junta calicata

A vinícola chilena La Junta criou um vinho para homenagear as calicatas. Foto: La Junta/Divulgação.

Não à toa, uma de suas grandes linhas de vinhos é a La Junta Calicata, cujo nome homenageia essa estrutura que é essencial para que um bom rótulo chegue à mesa daqueles que irão consumi-lo.

Cultivadas no prestigiado Vale de Curicó, as uvas Syrah são colhidas à mão e prensadas. Em seguida, o vinho passa por 14 meses de estágio em barricas de carvalho francês e americano, desenvolvendo sua complexidade.

O resultado é um rótulo ímpar, com aromas de frutas vermelhas e pretas, além de notas complexas de canela e café. No paladar é suave e ganha intensidade e estrutura no final, revelando persistência.

Trata-se de um ótimo vinho para harmonizar com carnes mais saborosas e gordurosas, como uma picanha grelhada.

As calicatas são grandes aliadas dos enólogos para o desenvolvimento de bons vinhos, além de assegurar um manejo mais ecológico, que auxilia na preservação dos ecossistemas e garante um futuro sustentável para a produção da bebida.

Para degustar um rótulo que evidencia a importância dessas estruturas, experimente o La Junta Calicata! Clique no banner abaixo para conferir!

calicata la junta calicata divvino

Flávia

Sommelier internacional pela FISAR/UCS, pós-graduada em Marketing e Negócios do Vinho pela ESPM. Há 10 anos atuando no mercado e através de diversos canais de mídia especializados no mundo do vinho. Propago conhecimento para enófilos e amantes da bebida. Falar sobre vinhos é um prazer!

Back To Top Pular para o conteúdo