skip to Main Content
Vinhos Para A Primavera: 12 Rótulos Para Curtir A Estação

Vinhos para a primavera: 12 rótulos para curtir a estação

A primavera surge logo após o inverno, trazendo chuvas, temperaturas amenas e o florescimento de árvores e flores. No hemisfério sul, ela ocorre entre 22 de setembro e 21 de dezembro, quando termina e dá lugar ao verão.

E vinho e primavera combinam, sim, pois há uma série de rótulos cujas características ornam perfeitamente com as da estação: notas sutis de herbáceos, florais e de especiarias, paladar fresco e frutado e acidez bem presente.

A seguir, elegemos 12 sugestões para você apreciar durante a temporada das flores. Vamos conferir?

1. Nizzardo Primitivo Di Puglia

Quando cultivadas na Itália, as uvas primitivo apresentam paladar com taninos equilibrados e final de boca suave. A casta é extremamente emblemática pois traz notas de especiarias adocicadas. 

Por essas características, para quem prefere os tintos, o Vinho Tinto Italiano Nizzardo Primitivo Di Puglia é uma excelente opção para tomar no calor e degustar da magia de taninos aveludados, além de uma média acidez.

Produzido pela vinícola Castellani, é ideal para harmonizar com carnes vermelhas leves, como filé mignon e cortes suínos, ou outras carnes grelhadas.

Trata-se de um rótulo refinado, com 13% de teor alcoólico, que apresenta aromas de frutas pretas em compota, como cerejas e mirtilos, além de notas de especiarias. No paladar, taninos envolventes e acidez refrescante.

2. Ruhlmann Vieilles Vignes

A Gewürztraminer é uma variação genética da uva savagnin, famosa por gerar exemplares brancos muito aromáticos. Um dos países responsáveis pelos vinhos mais notáveis feitos com essa variedade é a Alemanha, mas também há a produção da cepa na Nova Zelândia, que vem conquistando notoriedade, mas também na França, na região história de Alsace.

Esse é o local onde é vinificado o Ruhlmann Vieilles Vignes. Com coloração amarelo-claro, destaca-se pelo seu aroma com notas de peras e pimenta branca, com um delicioso paladar suave em bom equilíbrio com a acidez.

Extremamente aromática, acompanha muito bem frutos do mar e peixes leves e deve ser servida a 7 a 13ºC.

3. Jean Bouchard Chablis

Nossa quarta sugestão trata-se de um chardonnay de uma das principais AOCs – Appellation d’Origine Contrôlée da região da Borgonha, na França. Como é comum em rótulos dessa casta, apresenta aromas complexos, como complexo toque de frutas de caroço, como pêssego e damasco, além de vibrantes notas minerais.

São vinhos incrivelmente frescos e que não costumam estagiar em barricas de carvalho, trazendo característica que vem da mineralidade e das temperaturas baixas do norte da França.

A temperatura ideal para servir este vinho branco refrescante é de 10ºC a 12ºC. Para harmonizar, aposte em frutos do mar: vôngoles, polvos sauté, vieiras grelhadas, lulas crocantes, ostras e paellas. Nos queijos, invista em camembert e gruyère. Massas ao molho de ervas finas também podem ser ótimas combinações.

4. Luiz Argenta Jovem Rosé

Se você está à procura de rótulos joviais, modernos e com design exclusivo, experimente este excelente blend das uvas pinot noir e syrah. Produzido na região I.P. Altos Montes, em Flores da Cunha, na Serra Gaúcha, Luiz Argenta é um rosé com aromas de frutas vermelhas, como morango, cereja e framboesa, e toque floral. Na boca, este rosé super perfumado apresenta notas de frutas vermelhas frescas com ótima acidez.

Uma ótima opção de vinho rosé para os dias quentes de primavera, já que deve ser servido entre 10ºC e 12ºC, seja para apreciar sozinho ou na companhia de amigos e familiares.

Pode ser harmonizado com aperitivos e pratos leves em geral, como bruschettas e caponatas de tomate e manjericão, massa ao molho de queijos ou bechamel, pizza quatro queijos, lasanha de frango, carnes brancas grelhadas, sashimi de peixe e carpaccio de salmão.

Para facilitar, a abertura da garrafa é em tampa de vidro, o que o torna uma opção ideal em qualquer ocasião!

5. La Espera Reserva Carpe Diem Chardonnay

La Espera Reserva Carpe Diem Chardonnay é produzido na região de San Rafael, ao sul de Mendoza, uma das áreas argentinas de maior prestígio na plantação da casta. O rótulo faz parte do repertório de vinhos da vinícola Funckenhausen, uma das empresas mais tradicionais e importantes do nicho.

Guia de vinho para iniciantes Divvino

Com o propósito de contar histórias através dos vinhos e acreditando que sonhos podem ser realizados, a linha Reserva Carpie Diem foi desenvolvida com exclusividade para o Divvino.

Trata-se de um chardonnay encorpado, com passagem em barricas de carvalho francês durante oito meses. Apresenta coloração amarela brilhante, aromas de frutas brancas, notas de minerais e defumados, assim como de baunilha amanteigada.

Para completar, o rótulo ainda é prestigiado, pois possui premiações nas safras 2019 e 2020 — 90 pontos; Tim Atkin Argentina 2019 — 93 pontos; e está presente no guia de vinhos Descorchados, na edição de 2020.

Na hora de harmonizar, carnes brancas, risoto de quatro queijos e batatas rústicas são boas opções. Para servi-lo, indicamos a temperatura de 12°C.

6. Montgras De Vine Chardonnay

Produzido no Chile, o vinho branco Montgras De Vine é um chardonnay frutado que apresenta coloração amarelo-pálido. Nos aromas, traz notas de frutas tropicais, como abacaxi e carambola. Espere ema acidez vibrante no paladar.

Prefira harmonizá-lo com massas à carbonara ou ao molho gorgonzola, além de queijo brie, suíço e gouda. Para os amantes de carne, as opções brancas, como frango, pato e peixes, são ideais.

7. J. de Villebois Pinot Noir

Para quem não abre mão de um bom vinho tinto na primavera, o ideal é apostar em rótulos tintos de castas mais leves, como um pinot noir. Produzido na França, este é um rótulo frutado e fácil de beber, carregando toda a história e tradição de sua vinícola produtora, a J. de Villebois.

Tem coloração rubi de baixa intensidade e aromas de frutas pretas sobre maduras, como cereja e ameixas. Os taninos são finos e a acidez é equilibrada, sendo que uma pequena porcentagem do líquido estagia em barricas de carvalho, para arredondamento. 

O tempo de guarda é de até quatro anos e a temperatura ideal para apreciá-lo é entre 14ºC e 16ºC.

Na hora de harmonizar esse rótulo tinto seco de 13% de teor alcóolico, indicamos paella de frutos do mar, massas ao molho de tomate, batata assada recheada ou entradas, como focaccia ou burrata com folhas de rúcula.

8. Rosé On Ice

Em países tropicais como o Brasil, o calor intenso já se faz presente mesmo na primavera. Pensando nisso, que tal experimentar este rosé francês frutado, jovem, doce e desenvolvido especialmente para ser degustado com cubos de gelo na taça? Ele também é uma excelente opção de vinho para beber no verão!

Esse rótulo para tomar gelado é perfeito para dias descontraídos, como happy hour ou encontros à piscina com amigos, acompanha aperitivos, frutos do mar, tábua de frios e até mesmo pizza. É suave, leve e refrescante.

Vinho para o verão - Rosé on Ice

9. Vinho Vinovalié Rosé Piscine

Um rótulo que, inicialmente, chama a atenção pela característica garrafa listrada em azul e branco, oriundo diretamente da região sudoeste da França, especificamente da vinícola Vinovalie Les Vignerons, é o Rosé Piscine.

O mais interessante é que esta opção de rosé suave pode ser apreciada na companhia de cubos de gelo é o Vinovalié Rosé Piscine.

A casta que o compõe é a négrette, também conhecida por négralet, négret, negretto e noirien, descendente da antiga variedade mavro, originária da Ilha de Chipre, na região leste do Mediterrâneo. Há uma lenda que conta que ela chegou ao território francês por meio dos Templários, cavaleiros que existiram durante a Idade Média.

O Rosé Piscine, assim como o Rosé On Ice, foi pensado para ser servido com cubos de gelo.

No caso desse vinho específico cuja temperatura ideal para servir é entre 6ºC e 8º C, o resultado é uma bebida refrescante, de coloração rosa pálido com reflexos salmão, levemente frutada, com notas de frutas vermelhas maduras e toque floral. Já na boca, percebe-se um final com toque doce e tropical como o Brasil, por conta das notas de lichia.

Um fato interessante é que, ao invés de taças, você pode apreciá-lo em um copo baixo, como o de whiskey.

Na harmonização, vai bem sobremesas, como salada de frutas e morango com chantilly e outras combinações com frutas.

Curiosidade: acrescentar cubos de gelo ao vinho tem como propósito dar mais equilíbrio à bebida, já que esses rótulos costumam apresentar mais açúcar residual. Portanto, ainda que o gelo derreta, ele não vai desequilibrar o vinho, pelo contrário, vai compensar as propriedades dele.

10. Vinho Tinto Indigo Reserva Pinot Noir 

Você já ouviu falar nos vinhos orgânicos? De forma geral, eles advêm de vinhedos cuja plantação é fundamentada em técnicas mais equilibradas, saudáveis e produtivas — características que interferem diretamente na qualidade das uvas e, consequentemente, dos rótulos.

No Chile, uma vinícola exemplar no segmento é a Emiliana, situada na região do Vale do Bio Bio, responsável pela produção do vinho tinto Indigo Reserva pinot noir, um dos rótulos da linha orgânica da empresa. Com 13,6% de teor alcoólico, ele é um exemplar com passagem de seis meses por barril de carvalho francês, ideal para ser servido a 13ºC.

Em taça, apresenta-se com cor rubi pálido; ao nariz, aromas de morango fresco e sutis notas minerais. Para combinar com a primavera, paladar fresco e prolongado com taninos suaves e persistência média.

Na culinária, aposte em peixes grelhados, risoto de frango ou de queijos brancos, como brie e camembert, fondutta de queijos, lasanha de vegetais, sashimi de salmão, tábua de queijos e charcutaria.

11. Vinho Santa Rita 120 Sauvignon Blanc

Outro chileno que merece ser apreciado é o Santa Rita 120 sauvignon blanc. Vindo da região do Vale Central, é um varietal sauvignon blanc, sendo classificado como seco e com teor alcoólico de 12%.

De coloração amarelo pálido, tem paladar ácido e refrescante com aroma de ervas e casca de limão. Harmoniza bem com peixe frito e frutos do mar em geral.

O tempo de guarda recomendado é de quatro anos e a temperatura ideal para servi-lo é de 8ºC.

12. Cava Freixenet Carta Nevada

Por fim, para tornar a primavera não só refrescante, mas também elegante, esta Cava da Freixenet, a Carta Nevada é a nossa última sugestão para você. Disposto em uma garrafa primorosa, este rótulo é originário da Espanha, especificamente da vinícola Freixenet, na região de Penedés, e é produzido desde 1941.

Formado por um blend equilibrado das castas macabeo, xarel-lo e parellada, o tempo de guarda recomendado é de quatro anos. Já na hora de servir, a temperatura ideal é 8ºC.

O período de envelhecimento é de 12 a 18 meses que resulta em uma bebida de coloração amarelo-ouro, formando uma bela coroa com borbulhas finas e constantes. No paladar, traz boa acidez e é levemente adocicado. O aroma é floral com notas de frutas frescas.

No momento de servir, é uma excelente opção para acompanhar frutos do mar e carnes brancas.

Não importa se você prefere brancos, rosés ou tintos, os vinhos refrescantes e a primavera têm tudo a ver! Por isso, escolha um bom rótulo e aproveite para fazer uma harmonização com pratos da estação.

Além das sugestões no nosso blog de vinhos, o e-commerce do Divvino oferece muitas outras opções para todas as estações do ano. Clique no banner abaixo para conferir!

Banner e-commerce Divvino

Flávia

Sommelier internacional pela FISAR/UCS, pós-graduada em Marketing e Negócios do Vinho pela ESPM. Há 10 anos atuando no mercado e através de diversos canais de mídia especializados no mundo do vinho. Propago conhecimento para enófilos e amantes da bebida. Falar sobre vinhos é um prazer!

Back To Top Pular para o conteúdo