skip to Main Content
Vinhos Para A Primavera: 10 Bebidas Ideais Para A Estação

Vinhos para a primavera: 10 bebidas ideais para a estação


volta ao mundo dos vinhos

A primavera surge logo após o inverno, trazendo chuvas, temperaturas mais amenas e o reflorescimento de árvores e flores. No hemisfério sul, ela ocorre entre 23 de setembro de 21 de dezembro, quando dá lugar ao verão.

Há uma série de vinhos cujas características combinam perfeitamente com as da primavera: aromas herbáceos, florais e de especiarias, paladar fresco e frutado e acidez bem presente.

A seguir, elegemos algumas sugestões de vinhos para você apreciar durante a primavera. Vamos conferir?

1. La Borie Côtes de Provence

A região da Provença, na França, é conhecida como a capital mundial dos vinhos rosés, e esse rótulo, produzido pela vinícola Jean Bouchard, consegue exprimir bem toda essa tradição.

É de uma coloração rosa brilhante, e entre seus aromas é possível perceber notas de frutas vermelhas frescas, como cereja e framboesa. Também apresenta uma acidez saborosa, perfeita para os dias de primavera, e um final seco e agradável.

Esse rótulo é perfeito para acompanhar frutos do mar, como camarões grelhados com ervas, saladas e aperitivos, ou até carne de cordeiro grelhada ao molho de hortelã.

vinho primavera

2. Castellani Primitivo

Quando cultivadas na Itália, as uvas Primitivo apresentam um paladar com taninos equilibrados, com final de boca suave. Por essas características, para quem prefere os tintos, o Castellani Primitivo é uma excelente opção de vinho tinto para tomar no calor.

Produzido pela vinícola Castellani, é perfeito para harmonizar com carnes vermelhas leves, como filé mignon e cortes suínos, ou até massas ao molho sugo e bolonhesa.

Trata-se de um vinho refinado, e apresenta aromas de frutas vermelhas madura, e agradável toque frutado no paladar, com acidez refrescante.

vinho primavera castellani primitivo

3. Lawson’s Dry Hills Gewurztramine

A Gewürztraminer é uma variação genética da uva Savagnin, famosa por gerar vinhos brancos muito aromáticos. Uma das regiões responsáveis pelos vinhos mais notáveis feitos com essa variedade é a Alemanha, mas também há a produção da cepa na Nova Zelândia.

Não por acaso, esse também é o local onde é vinificado o Lawson’s Dry Hills Gewürztraminer. No paladar, esse vinho para a primavera apresenta acidez suculenta e final de boca adocicado. São bebidas diferentes, untuosos e oleosos em boca, além de alta mineralidade. Extremamente aromáticas, acompanha muito bem frutos do mar e peixes leves.

vinho primavera lawsons dry hills gewurztraminer

CTA vinhos para iniciantes

4. Jean Bouchard Chablis

Trata-se de um Chardonnay de uma das principais AOCs da região da Borgonha, na França. Como é comum em rótulos dessa casta, apresenta aromas complexos, como toques citrinos e notas minerais.

São vinhos incrivelmente frescos e comumente sem passagem por barricas de carvalho, trazendo característica que vem da mineralidade e das temperaturas baixas do norte da França.

Para harmonizar, aposte em frutos do mar: vôngoles, polvos sauté, vieiras grelhadas, lulas crocantes, ostras e paellas. Massas ao molho de ervas finas também podem ser ótimas combinações.

vinho primavera

5. MontGras Reserva Pinot Noir

Outra opção para os fãs de vinhos tintos ideais para primavera é o Pinot Noir. Apesar de sua menor intensidade quando comparada a outras castas da mesma categoria, pode trazer taninos macios e certo volume de boca.

Vinificado pela vinícola MontGras na região de Leyda, no Chile, passa por estágio de 12 meses em barrica. É ao mesmo tempo um vinho leve e de média intensidade, apresentando aroma de cerejas frescas e toques de especiarias doces.

Acompanha perfeitamente peixes, como salmão defumado. Outra combinação interessante é com massas ao molho pesto, que também apresentam acidez e frescor.

vinho primavera

6. Luiz Argenta Jovem Rosé 

Se você está à procura de rótulos joviais, modernos e com design exclusivo, experimente este excelente blend das uvas Pinot Noir e Syrah. Produzido na região I.P. Altos Montes, em Flores da Cunha, Luiz Argenta é um rosé com aromas de frutas vermelhas como morango, cereja, framboesa e toque floral. Apresenta corpo médio e ótima acidez.

Uma ótima opção de vinho rosé para os dias quentes de primavera, seja para apreciar sozinho ou na companhia de amigos e familiares! Pode ser harmonizado com aperitivos e pratos leves em geral.

Card Divvino

7. La Espera Reserva Carpe Diem Chardonnay

La Espera Reserva Carpe Diem Chardonnay é produzido na região de San Rafael,  uma das áreas de maior prestígio na plantação da casta. O rótulo faz parte do repertório de vinhos da vinícola Funckenhausen, uma das empresas mais tradicionais e importantes do nicho.

Trata-se de um Chardonnay encorpado, com passagem em barricas de carvalho francês. Apresenta coloração amarela brilhante, aromas de frutas brancas, notas minerais defumadas e notas de baunilha amanteigadas.

Na hora de harmonizar, carnes brancas, risoto de quatro queijos e batatas rústicas são boas opções. Para servi-lo, indicamos a temperatura de 12°C.

Card Vinhos Primavera Divvino

8. Villaggio Grando Chardonnay

Vinho de primavera produzido em Santa Catarina, a 1.300 metros de altitude, Villaggio Grando é um Chardonnay frutado, com passagem de 6 meses em barricas de carvalho. É um exemplar muito aromático, com notas minerais, florais, de mel, amêndoas e fumaça.

Por ser um vinho untuoso, prefira harmonizá-lo com massas à carbonara ou ao molho gorgonzola, queijo brie, suíço e gouda. Para os amantes de carne, as opções brancas como frango, pato e peixes são ideais.

Card Vinhos Primavera Divvino

9. J. de Villebois Pinot Noir

Para quem não abre mão de um bom vinho tinto na primavera, o ideal é apostar em rótulos mais leves, como um excelente Pinot Noir. Produzido no Vale do Loire, na França, é um rótulo frutado e fácil de beber, carregando toda a história e tradição de sua vinícola produtora, Villebois.

Tem coloração rubi, aromas de frutas pretas sobre maduras, como cereja e ameixas. Seu tempo de guarda é de até quatro anos. Na hora de harmonizar, indicamos a paella de frutos do mar, massas ao molho de tomate ou entradas como dadinho de tapioca.

Card Vinhos Primavera Divvino

10. Rosé On Ice

Em países tropicais como o Brasil, o calor intenso já se faz presente mesmo na primavera. Pensando nisso, que tal experimentar este rosé francês frutado, jovem e desenvolvido especialmente para ser degustado com cubos de gelo na taça? Ele também é uma excelente opção de vinho para beber no verão!

Este vinho para tomar gelado é perfeito para dias descontraídos, como um happy hour ou encontros à piscina com amigos, acompanha aperitivos, frutos do mar, tábua de frio e até mesmo pizza. É suave, leve e refrescante!

Card Vinhos Primavera Divvino

Não importa se você prefere brancos, rosés ou tintos, os vinhos e a primavera têm tudo a ver! Por isso, escolha um bom rótulo e aproveite para fazer uma harmonização com pratos da estação.

Além das sugestões no nosso blog de vinhos, o e-commerce do Divvino oferece muitas outras opções para todas as estações do ano. Clique no banner abaixo para conferir!

vinhos primavera

Back To Top Pular para o conteúdo