Vinhos para a primavera: 5 bebidas ideais para a estação

Destaques / 4 min

4 de setembro de 2019

A primavera surge logo após o inverno, trazendo chuvas, temperaturas mais amenas e o reflorescimento de árvores e flores. No hemisfério sul, ela ocorre entre 23 de setembro de 21 de dezembro, quando dá lugar ao verão.

Há uma série de vinhos cujas características combinam perfeitamente com as da primavera: aromas herbáceos, florais e de especiarias, paladar fresco e frutado e acidez bem presente.

A seguir, elegemos algumas sugestões de vinhos para você apreciar durante a primavera. Vamos conferir?

1. La Borie Côtes de Provence 2017

A região da Provença, na França, é conhecida como a capital mundial dos vinhos rosés, e esse rótulo, produzido pela vinícola Jean Bouchard, consegue exprimir bem toda essa tradição.
É de uma coloração rosa brilhante, e entre seus aromas é possível perceber notas de frutas vermelhas frescas, como cereja e framboesa. Também apresenta uma acidez saborosa, perfeita para os dias de primavera, e um final seco e agradável.

Esse rótulo é perfeito para acompanhar frutos do mar, como camarões grelhados com ervas, saladas e aperitivos, ou até carne de cordeiro grelhada ao molho de hortelã.

vinho primavera

2. Cloud Break Zinfandel

Quando cultivadas nos Estados Unidos, as uvas Primitivo ganham o nome de Zinfandel e apresentam mais frescor e leveza no paladar. Por essas características, para quem prefere os tintos, o Cloud Break Zinfandel é uma excelente opção de vinho para a primavera.

Produzido pela vinícola O’Neill, da região da Califórnia, é perfeito para harmonizar com carnes vermelhas leves, como filé mignon e cortes suínos, ou até massas ao molho sugo e bolonhesa.

Com estágio em barrica de carvalho francês, é um vinho refinado, com taninos mais redondos. Além disso, apresenta aromas de geleia frutas vermelhas e especiarias, e agradável toque frutado no paladar, com acidez refrescante.

vinho primavera

3. Ruhlmann Vieilles Vignes 2016

A Gewürztraminer é uma variação genética da uva Savagnin, famosa por gerar vinhos brancos muito aromáticos. A região responsável pelos vinhos mais notáveis feitos com essa variedade é a Alsácia, na França.

Não por acaso, esse também é o local onde é vinificado o Ruhlmann Vieilles Vignes 2016. No paladar, esse vinho para a primavera apresenta acidez suculenta e final de boca adocicado. São bebidas diferentes, untuosos e oleosos em boca, além de alta mineralidade. Extremamente aromáticas, acompanha muito bem frutos do mar e peixes leves.

4. Jean Bouchard Chablis 2017

Trata-se de um Chardonnay de uma das principais AOCs da região da Borgonha, na França. Como é comum em rótulos dessa casta, apresenta aromas complexos, como toques citrinos e notas minerais.

São vinhos incrivelmente frescos, característica que vem da mineralidade e das temperaturas baixas do norte da França.

Para harmonizar, aposte em frutos do mar: vôngoles, polvos sauté, vieiras grelhadas, lulas crocantes, ostras e paellas. Massas ao molho de ervas finas também podem ser ótimas combinações.

vinho primavera

5. MontGras Reserva Pinot Noir 2018

Outra opção para os fãs de vinhos tintos é o Pinot Noir. Apesar de sua menor intensidade quando comparada a outras castas da mesma categoria, pode trazer taninos macios e certo volume de boca.

Vinificado pela vinícola MontGras na região de Leyda, no Chile, passa por estágio de 12 meses em barrica. É ao mesmo tempo fresco e intenso, apresentando aroma de cerejas frescas e toques de especiarias doces.

Acompanha perfeitamente peixes, como salmão defumado, e frutos do mar. Outra combinação interessante é com massas ao molho pesto, que também apresentam acidez e frescor.

vinho primavera

Não importa se você prefere brancos, rosés ou tintos, os vinhos e a primavera têm tudo a ver! Por isso, escolha um bom rótulo e aproveite para fazer uma harmonização com pratos da estação.

O Divvino oferece esses e muitos outros rótulos para todas as estações do ano. Clique no banner abaixo para conferir!

brancos-e-roses