Vinho para a primavera: 11 rótulos para curtir a estação
A primavera é a estação que marca o retorno do calor. Com a escalada das temperaturas, é comum que nossos hábitos de consumo de vinho se adaptem. Durante essa época, buscamos rótulos mais leves e refrescantes, que combinem bem com o clima e os sabores da temporada.
Neste artigo, apresentamos uma seleção e mostramos que vinho e primavera combinam, sim, incluindo brancos, rosés, espumantes e tintos leves. Vamos conferir quais são as melhores opções para aproveitar ao máximo a estação?!
Vinhos para a primavera
A escolha dos vinhos para a primavera deve considerar a leveza e o frescor que a estação pede. Com as temperaturas em elevação, são recomendados vinhos com notas florais e frutadas e que tragam uma sensação refrescante no paladar, principalmente para degustar em eventos ao ar livre ou para acompanhar refeições leves.
Confira a seguir os tipos de vinhos ideais para a primavera!
Vinhos rosés
Os vinhos rosés têm ganhado cada vez mais espaço no coração dos apreciadores de vinho, especialmente durante a primavera. São leves e com aromas que vai de frutas vermelhas frescas a notas florais.
Um bom vinho rosé oferece uma combinação perfeita de acidez e corpo leve, sendo ideal para ser apreciado em um piquenique ou ao lado da piscina.
Os rosés também variam em estilo, desde os mais secos até os suaves ou doces, permitindo uma ampla gama de harmonizações gastronômicas.
Vinhos brancos
Os vinhos brancos são opções clássicas para a primavera. Entregam uma experiência refrescante e rica em aromas de frutas tropicais e flores brancas. Variedades como sauvignon blanc, chardonnay, grüner veltliner e riesling são escolhas certeiras. São ideais para acompanhar pratos leves, como saladas, frutos do mar e aves.
Espumantes
Perfeitos para celebrar a primavera, os vinhos espumantes trazem frescor a qualquer ocasião. Eles são ótimos tanto como aperitivo quanto para harmonizar com uma refeição completa. Podem ser apreciados com gelo e até mesmo com frutas congeladas, decorando a taça.
Vinhos tintos leves
Embora os tintos encorpados sejam mais associados ao outono e inverno, há opções leves e vibrantes ideais para a primavera. Possuem menos taninos e acidez mais elevada para maior refrescância. Alguns rótulos da casta pinot noir e gamay são ideais para acompanhar pescados e frutos do mar, muito consumidos na estação.
Confira 11 sugestões de vinhos para primavera! Todos estão disponíveis no divvino.com.br.
1. Vinho Branco Ruhlmann Vielles Vignes Gewürztraminer
A gewürztraminer é uma variação genética da uva savagnin, famosa por gerar exemplares brancos muito aromáticos. Um dos países responsáveis pelos vinhos mais notáveis feitos com essa variedade é a Alemanha, mas também há produção da cepa na Nova Zelândia, que vem conquistando notoriedade, e na França, na região histórica da Alsácia.
Esse é o local onde é vinificado o Ruhlmann Vieilles Vignes. Com coloração amarelo-claro, destaca-se pelo aroma com notas de peras e pimenta-branca, com paladar suave em bom equilíbrio com a acidez.
Extremamente aromático, acompanha muito bem frutos do mar e peixes leves.
2. Vinho Branco Francês Jean Bouchard Chablis
Nossa segunda sugestão de vinho para primavera é um chardonnay de uma das principais A.O.C’s (Appellation d’Origine Contrôlée) da região da Borgonha, na França. Como é comum em rótulos dessa casta, apresenta aromas complexos, frutados, de fermento de pão brioche e um delicioso toque mineral, muito característico do rótulo.
- Para você! 6 opções de vinho chardonnay para conhecer
São vinhos incrivelmente frescos e que não costumam estagiar em barricas de carvalho, trazendo característica que vem da mineralidade e das temperaturas baixas do Norte da França.
Para harmonizar, aposte em frutos do mar: vôngoles, polvos sauté, vieiras grelhadas, lulas crocantes, ostras e paellas. Nos queijos, invista em camembert e gruyère. Massas ao molho de ervas finas também são ótimas combinações.
3. Vinho Rosé Luiz Argenta Jovem
Se você está à procura de rótulos joviais, modernos e com design exclusivo, experimente este excelente blend das uvas pinot noir e syrah. Um detalhe é que o blend pode mudar de safra para safra. Produzido na região I.P. Altos Montes, em Flores da Cunha, na Serra Gaúcha, Luiz Argenta é um rosé com aromas de frutas vermelhas, como morango, cereja e framboesa, e toque floral, de rosas. Na boca, apresenta ótima acidez.
Uma boa opção de vinho rosé para os dias quentes de primavera acompanhando uma refeição mais leve ou ser apenas bebericado sozinho.
Pode ser harmonizado com aperitivos e pratos leves em geral, como bruschettas e caponatas de tomate e manjericão, massa ao molho de queijos ou bechamel, pizza quatro queijos, lasanha de frango, carnes brancas grelhadas, sashimi de peixe e carpaccio de salmão.
Para facilitar, a abertura da garrafa é em tampa de vidro, o que o torna uma opção ideal em qualquer ocasião.
4. Vinho Tinto Francês J. de Villebois Pinot Noir
Para quem não abre mão de um bom vinho tinto na primavera, o ideal é apostar em rótulos de castas mais leves, como um pinot noir. Produzido na França, este é um rótulo frutado e fácil de beber, carregando toda a história e tradição da vinícola J. de Villebois.
Tem coloração rubi de baixa intensidade e aromas de frutas pretas sobremaduras, como cereja e ameixas. Os taninos são finos e a acidez é equilibrada, sendo que uma pequena porcentagem do líquido estagia em barricas de carvalho, para arredondamento.
Na hora de harmonizar, indicamos paella de frutos do mar, massas ao molho de tomate, batata assada recheada ou entradas, como focaccia ou burrata com folhas de rúcula.
5. Vinho Branco Chileno Santa Rita 120 Sauvignon Blanc
Vindo da região do Vale Central, no Chile, é um varietal sauvignon blanc, superaromático e leve.
De coloração amarelo-pálida, tem paladar ácido e refrescante com aroma de ervas e casca de limão. Harmoniza bem com peixe frito e frutos do mar em geral.
O tempo de guarda recomendado é de quatro anos e a temperatura ideal para servi-lo é de 8ºC.
6. Cava Freixenet Carta Nevada
Para tornar a primavera não só refrescante, mas também elegante, sugerimos o Cava Freixenet Carta Nevada. O rótulo é originário da Espanha, da Freixenet, na região de Penedés, o berço dos Cavas na Espanha.
Formado por um blend equilibrado das castas macabeo, xarel-lo e parellada, o tempo de guarda recomendado é de quatro anos. Já na hora de servir, a temperatura ideal é 8ºC.
É uma bebida de coloração amarelo-ouro, formando uma bela coroa com borbulhas finas e constantes. No paladar, traz boa acidez e é levemente adocicado. O aroma é floral com notas de frutas frescas.
No momento de servir, é uma excelente opção para acompanhar frutos do mar e carnes brancas.
7. Vinho Rosé Italiano Fuori Porta Sangiovese
Este vinho rosé é elaborado com a casta tinta sangiovese, que entrega uma bebida aromática e refrescante. Em taça, a coloração é um rosa casca de cebola, enquanto os aromas são de frutas vermelhas maduras e flores.
Fuori Porta é um rosé despretensioso, ótimo para ser apreciado à beira da piscina ou em piquenique, na companhia das pessoas que você mais gosta. É um dos excelentes vinhos para o calor.
Esta gama de vinhos captura o espírito italiano de como aproveitar um dia fora, da manhã até tarde da noite.
Harmoniza com tábua de charcutaria e queijos, salmão grelhado, linguine ao molho de frutos do mar, frango grelhado, fondue de queijo, bruschettas e tapas.
Fuori Porta significa “Fora da porta”, uma expressão italiana para uma viagem de um dia, com família e amigos, que inclui um piquenique ou almoço em uma trattoria local. Esse rótulo captura o espírito italiano de como aproveitar um dia fora, da manhã até tarde da noite.
A tampa de alumínio screw cap (de rosca) e o rótulo são um convite para ser degustado em qualquer lugar — e sem precisar de saca-rolhas.
8. Vinho Branco Villa Pozzi Grillo Sicília
Este é um vinho elaborado com a casta grillo pela vinícola Normanno, na região da Sicília, Sul da Itália, que possui grande influência do clima mediterrâneo, de brisas marinhas e do vulcão Etna, que é ativo.
Possui tom amarelo-pálido, aromas de frutas cítricas, como lima, limão e pomelo, além de toque mineral, como sílex.
É ideal para harmonizar com entradas, a exemplo de focaccias e bruschettas.
9. Espumante Italiano Sacchetto Mille Bolle Brut
Este espumante é elaborado com as castas glera e chardonnay, típicas da região do Vêneto, na Itália. Possui coloração amarelo-pálida e perlage fina.
No olfato, você vai notar aromas de frutas brancas e leve toque floral. No paladar, entrega acidez balanceada e refrescante; uma delícia para apreciar nas tardes e noites quentes de primavera.
A embalagem é um convite para abrir em um momento despretensioso, acompanhando pizzas ou petiscos.
10. Frisante La Camioneta Verdejo
Este frisante de toque doce é ideal para ser bebericado ou para compor drinks com frutas ou suco de pêssego. É um vinho para primavera leve e fresco, como pede a estação.
É elaborado a partir da casta verdejo, uma das uvas brancas mais emblemáticas da Espanha. La Camioneta possui baixo teor alcóolico, apresenta aromas de frutas cítricas, como pomelo e lima, além de notas florais. No paladar, tem toque doce.
Para a harmonização, vale a pena experimentar com sashimi, sushi, bruschettas, antepastos, pratos com coco e comida tailandesa.
11. Vinho Casal Mendes Tinto
Para fechar nossas sugestões, Casal Mendes Tinto é um vinho leve e despretensioso, com aromas de frutas pretas frescas, como mirtilo e amora, produzido pela vinícola Aliança.
É ótimo para compor drinks, como sangrias, ou ser bebido em temperaturas mais baixas, acompanhando momentos despojados ou harmonizando com tábua de frios e entradinhas.
A chegada da estação das flores é o momento perfeito para explorar vinhos que trazem frescor e vivacidade ao paladar. Desde brancos cítricos e florais até rosés delicados e tintos leves, há um vinho na primavera para qualquer ocasião.
No divvino.com.br, você encontra esses e outros rótulos nacionais e importados para brindar a primavera e celebrar o frescor desse período. Acesse nosso e-commerce clicando na imagem abaixo e abasteça sua adega!
Flávia
Sommelier internacional pela FISAR/UCS, pós-graduada em Marketing e Negócios do Vinho pela ESPM. Há 10 anos atuando no mercado e através de diversos canais de mídia especializados no mundo do vinho. Propago conhecimento para enófilos e amantes da bebida. Falar sobre vinhos é um prazer!