skip to Main Content
Rota Dos Vinhos Na Argentina: Guia Para A Viagem Perfeita!

Rota dos vinhos na Argentina: guia para a viagem perfeita!

Se você é fã do mundo dos vinhos e ama viajar, o enoturismo é o plano perfeito para as férias e feriados prolongados! E para quem vive na América Latina, especialmente, a rota dos vinhos da Argentina é um destino imperdível! Afinal, estamos falando de um dos circuitos mais renomados do mundo.

Neste conteúdo, você confere informações sobre as principais regiões vitiviníferas do país, sugestões de vinícolas para conhecer em seu circuito do vinho argentino, além de dicas para aproveitar a viagem da melhor forma. Boa leitura — ou melhor, boa viagem!

Roteiro do vinho argentino: principais regiões

Em termos de produção de vinhos, três regiões argentinas se destacam: Mendoza, Salta e Patagônia. Conheça cada uma delas a seguir.

Mendoza

Mendoza é, sem sombra de dúvidas, o principal destino enoturístico da Argentina. Localizada no meio da Cordilheira dos Andes, a região é responsável por mais de 80% de toda a produção do país, além de contar com as vinícolas mais tecnológicas e os melhores vinhos argentinos.

As vinhas são cultivadas em regiões de altitudes elevadas. As três sub-regiões principais são Luján de Cuyo, Maipú e Vale do Uco. Cada uma delas conta com particularidades em seus terroirs que proporcionam rótulos encantadores.

Em termos de cultivo, as principais uvas são as tintas malbec e cabernet sauvignon, além da branca chardonnay. Além dessas, nos últimos três anos, a bonarda está ganhando destaque, após um período em que permaneceu esquecida.

pessoa segurando uma taça de vinho tinto em frente a uma vinícola em mendoza, uma rota dos vinhos na argentina

As vinícolas de Mendoza são as mais tecnológicas do país.

Salta

A produção vinífera de Salta se destaca pelo seus vinhos de altitude. A região, inclusive, conta com os vinhedos cultivados mais elevados do mundo, a mais de três mil metros acima do nível do mar.

Justamente por isso, o cultivo de uvas brancas é destaque na região — quanto maior a altitude, o fruto desenvolve mais acidez e, consequentemente, os vinhos elaborados são bastante frescos.

Os rótulos destaque da região são, definitivamente, os elaborados com a uva torrontés, casta de origem argentina. Trata-se de bebidas leves, aromáticas e com mineralidade marcante.

Para quem deseja explorar o território argentino e conhecer a tradição vinícola para além de Mendoza, vale a pena conhecer Salta, seu visual exuberante e suas bodegas de estilo colonial.

vinícola em salta, uma rota dos vinhos na argentina

Quando o assunto são vinhos de altitude, Salta é a principal cidade argentina para descobrir os rótulos da categoria!

Patagônia

A Patagônia é uma região que está localizada no extremo sul da América Latina, abrange majoritariamente a Argentina, mas também possui parte de seu território no Chile. Logo, estamos falando de uma área de clima frio. Além disso, tem solo franco-argiloso, composto por areia, sílica e argila. A amplitude térmica é baixa e as principais uvas ali cultivadas são chardonnay, malbec, pinot noir, sémillon e torrontés riojano.

Os vinhos produzidos na Patagônia são sutis, apresentam baixo teor alcoólico, acidez evidente e taninos elegantes. São ótimas bebidas para envelhecimento em garrafa.

Vinícolas argentinas para conhecer

Agora que você conferiu as principais regiões da Argentina quando o assunto é produção de vinhos, confira a seguir nossas sugestões de vinícolas para conhecer na terra dos hermanos!

Bodegas Bianchi

A Bodegas Bianchi é o destino perfeito para quem deseja conhecer vinícolas que apostam na produção sustentável de vinhos. Além das bebidas traduzirem o que há de melhor no terroir argentino, a empresa se destaca por iniciativas como manejo de água na irrigação, gestão de resíduos e práticas de eficiência energética.

Falando sobre enoturismo, a Bodegas Bianchi possui duas vinícolas abertas para visitação: em San Rafael e no Vale do Uco, ambas sub-regiões de Mendoza.

Em San Rafael, as atrações são:

  • Passeio pelos vinhedos e degustação;
  • Visita à vinícola e degustação;
  • Tour pelos vinhedos de bicicleta (ou bicicleta elétrica);
  • Experiência de criação de vinhos de corte;
  • Degustação individual.

Todas as visitas exigem reserva prévia, com exceção da degustação individual.

Já no Vale do Uco, uma das regiões com maior prestígio na Argentina, a vinícola oferece experiências de degustação de diferentes linhas do portfólio, tais como Famiglia Bianchi e Particular. Em todos os casos, é necessário reservar previamente.

mulher passeando de bicicleta em vinícola de Bodegas Bianchi, rota dos vinhos na argentina

Visite a Bodegas Bianchi e aproveite para passear pelos vinhedos de bike!

Santa Julia

Bodegas Santa Julia é uma vinícola do grupo Zuccardi, que também aposta na produção sustentável. Possuem vinhedos orgânicos, certificados pelo Letis. As fazendas estão localizadas em três sub-regiões de Mendoza: Maipú, Vale do Uco e Santa Rosa.

Para quem quer desfrutar da enocultura, o destino oferece diversas experiências únicas. Além de aproveitar a gastronomia local, que utiliza produtos da estação, é possível realizar um incrível piquenique, que inclui uma cesta de alimentos regionais e vinhos como o Innovación.

Outras atrações interessantes são o passeio de bicicleta por entre os vinhedos, o tour tradicional, que inclui uma caminhada nos campos de plantação e a degustação de rótulos Santa Julia, cursos de degustação, participação na colheita na época de vindima, passeio de balão e até mesmo o preparo de pratos com o auxílio de chefs!

Todos os passeios exigem reserva prévia.

Dicas para uma viagem incrível

Como vimos, a grande maioria das atividades em vinícolas argentinas exigem reservas. Portanto, no momento da organização do roteiro e orçamento da viagem, é importante selecionar quais locais são indispensáveis, pesquisar preços e fazer os agendamentos o quanto antes. Assim, você poderá desfrutar de cada momento sem se preocupar com a disponibilidade dos passeios.

Além disso, uma opção bastante interessante é alugar um carro para realizar a rota completa de vinhos da Argentina. As estradas do país vizinho são excelentes e, de quebra, você conhece paisagens exuberantes, atravessadas nada mais, nada menos, do que pela Cordilheira dos Andes.

Se a ansiedade para conhecer o território e rota vinícola da Argentina já está batendo por aí, que tal começar provando bons vinhos argentinos? No divvino.com.br, você encontra uma curadoria de exemplares do país, dentre malbecs, chardonnays, torrontés e muito mais. Clique no banner abaixo para conferir!

vinhos nacionais e importados no Divvino

Flávia

Sommelier internacional pela FISAR/UCS, pós-graduada em Marketing e Negócios do Vinho pela ESPM. Há 10 anos atuando no mercado e através de diversos canais de mídia especializados no mundo do vinho. Propago conhecimento para enófilos e amantes da bebida. Falar sobre vinhos é um prazer!

Back To Top Pular para o conteúdo