skip to Main Content
Aprenda Como Harmonizar Cremes E Sopas Com Vinhos

Aprenda como harmonizar cremes e sopas com vinhos

Com a chegada dos dias frios, nada melhor do que cremes e sopas para experimentar e saborear. E para tornar a experiência ainda mais agradável e gostosa, que tal apostar em excelentes vinhos na hora de harmonizar?

Neste post, mostramos quatro receitas e dicas de harmonização infalíveis para você experimentar em casa e se surpreender com o resultado. Curioso para saber mais? Continue a leitura!

Sopa de capeletti

A sopa de capeletti é um prato tradicional da culinária italiana, elaborado com uma massa em formato de chapéu, recheada com queijo, frango no brodo de carnes brancas e vermelhas. Uma ótima opção para quem deseja preparar um jantar italiano no inverno!

E qual vinho combina com sopa de capeletti? Em vista da intensidade de sabores do prato, aposte em exemplares com ótima acidez. Nossa indicação seria investir em uma harmonização regional com um vinho tinto italiano da uva sangiovesecasta com acidez marcada, característica que balanceia as notas gordurosas do brodo.

vinho Poggiatico Sangiovese no Divvino

A seguir, a receita da clássica sopa italiana.

Ingredientes

  • 1 pacote de massa fresca de capeletti
  • 500g de frango (asas, pés ou peito)
  • 2 cenouras
  • 2 folhas de louro
  • 1 cebola grande
  • 1 colher (sopa) de ervas secas
  • ½ maço de salsinha
  • Azeite de oliva a gosto
  • Sal a gosto

Modo de preparo

Antes de mais nada, corte as cenouras e a cebola em pedaços grandes. Reserve. Em seguida, regue uma panela grande com um fio de azeite e coloque o frango para cozinhar.

Após fritar toda a carne, refogue a cebola e as cenouras levemente na mesma panela. Acrescente o frango outra vez, complete com três litros de água fria filtrada, aromatize com ervas secas, duas folhas de louro e mexa bem. Deixe cozinhar por, aproximadamente, uma hora.

Passado esse período, transfira para outra panela e, caso necessário, retire o excesso de gordura com uma colher. Tempere com sal e pimenta, e leve novamente para o fogo.

Quando o caldo levantar fervura, corrija o sal e adicione o capeletti. Cozinhe até a massa ficar al dente. Desligue o fogo e, na hora de servir, acrescente queijo ralado — de preferência, parmesão — e salsinha picada.

Cumbuca com sopa de capeletti

Sopa de capeletti e vinhos sangiovese são uma ótima combinação para os dias frios!

Creme de cogumelos

Se você está preparando uma noite de caldos e vinhos para amigos, familiares ou aquela pessoa especial, não pode deixar de incluir o creme de cogumelos no cardápio! O preparo é simples e o resultado surpreendente!

Na hora de harmonizar, invista em um tinto da uva garnacha. As notas terrosas do cogumelo combinam muito bem com as notas terrosas da uva. Além disso, vinhos desta casta possuem taninos presentes, que casam perfeitamente com a intensidade de sabores do ingrediente principal do creme.

vinhos para harmonizar com cremes e sopas

Confira a seguir a receita do creme de cogumelos, oferecida pelo canal CookFork:

Creme de abóbora moranga 

O creme de abóbora é uma receita clássica e aconchegante! Seu sabor levemente adocicado é ideal para combinar com rótulos da uva chardonnay com passagem por barrica. Para quem prefere tintos, um pinot noir também é uma boa escolha!

vinho brasileiro Salton Virtude chardonnay

Confira a receita, com base na sugestão do portal Claudia:

Ingredientes

  • 1kg de abóbora moranga cortada em cubos
  • 4 xícaras (chá) de caldo de legumes 
  • 1 xícara (chá) de leite
  • 2 dentes de alho
  • 1 cebola média
  • Ervas secas
  • Salsinha a gosto

Modo de preparo

Aqueça uma panela e regue-a com um fio de azeite. Refogue a cebola e o alho e, em seguida, acrescente a abóbora e deixe refogar por mais dois minutos.

Depois disso, vá acrescentando o caldo de legumes aos poucos e adicione as ervas secas também. Deixei cozinhar até a abóbora ficar macia — esse processo deve levar em torno de 45 minutos. Quando ela atingir o ponto, desligue o fogo e aguarde até que o caldo amorne.

Em um liquidificador ou com o auxílio de um mixer, bata a mistura até ficar com consistência de creme. Retorne ao fogo, adicione o leite e deixe-a cozinhar por mais 10 minutos. Atenção: se estiver usando um liquidificador, segure bem a tampa para evitar que ela seja ejetada por conta do vapor quente.

Na hora de servir, salpique a salsinha por cima e, se quiser, queijo ralado.

Sopa de ervilha com bacon

Para quem gosta de receita com carnes gordurosas e defumadas, a sopa de ervilha com bacon é a escolha perfeita! Ela pode ser preparada com caldo de legumes, frango ou outro de sua preferência.

Para criar uma excelente harmonização, aposte em vinhos da uva syrah. As notas do bacon combinam perfeitamente com o leve toque defumado da bebida. Além disso, a ótima acidez e taninos desse estilo casam muito bem com a carne utilizada na receita, ajudando, também, a balancear a gordura presente. 

vinho para harmonizar com sopa de ervilha com bacon

Vamos ao preparo!

Ingredientes

  • 500g de ervilhas frescas
  • 150g de bacon
  • 2 dentes de alho picado
  • 1,5L de caldo de legumes (ou outro caldo de sua preferência)
  • 1 cebola pequena picada
  • 1 folha de louro
  • Sal a gosto 
  • Pimenta-do-reino a gosto
  • Azeite de oliva para refogar

Modo de preparo

Regue o fundo de uma panela grande com azeite de oliva e frite o bacon por, aproximadamente, quatro minutos, mexendo para não queimar. Feito isso, transfira-o para um prato coberto com papel toalha para retirar o excesso de gordura.

Na mesma panela, adicione a cebola e o alho e refogue até dourar. Em seguida, acrescente as ervilhas e mexa bem. Vá incorporando o caldo de legumes aos poucos, tempere com sal e pimenta-do-reino, adicione a folha de louro e deixe cozinhar por uma hora.

Depois disso, desligue o fogo e deixe a sopa amornar. Deposite em um  liquidificador ou use um mixer para bater a mistura. Atenção: se estiver usando um liquidificador, segure bem a tampa, porque o vapor quente pode expulsá-la!

Quando a sopa adquirir consistência cremosa, retorne ao fogo, adicione o bacon e deixe ferver. Caso necessário, corrija o sal e prontinho!

sopa de ervilha e bacon

A sopa de ervilha e bacon pode ser harmonizada com vinhos da uva syrah.

Os cremes e sopas são clássicos do inverno e podem ser muito bem acompanhados com vinhos para tornar a experiência ainda mais gostosa!

Se você gostou das nossas dicas, aproveite para conferir o portfólio completo de produtos do Divvino, clicando no banner abaixo:

Banner rótulos nacionais e importados

Flávia

Sommelier internacional pela FISAR/UCS, pós-graduada em Marketing e Negócios do Vinho pela ESPM. Há 10 anos atuando no mercado e através de diversos canais de mídia especializados no mundo do vinho. Propago conhecimento para enófilos e amantes da bebida. Falar sobre vinhos é um prazer!

Back To Top Pular para o conteúdo