skip to Main Content
Bebidas Espirituosas: Entenda O Que São!

Bebidas espirituosas: entenda o que são!

Talvez você ainda não saiba, mas pode ser que as bebidas espirituosas estejam mais presentes no seu dia a dia do que imagina. E se você não as consome, quem sabe conheça alguém que as adore. Ficou curioso e quer entender mais sobre o assunto? Neste texto, explicamos a definição desse conceito e elencamos alguns exemplos. Siga a leitura para saber mais!

O que são bebidas espirituosas?

De modo geral, as bebidas espirituosas são todas aquelas que apresentam graduação mínima de 15% de volume alcoólico e compostas por etanol, resultante do processo de destilação e responsável por eliminar impurezas desagradáveis ao líquido e, consequentemente, ao consumo humano.

Contudo, precisam também trazer características organolépticas específicas, como a cor, a textura, o sabor, entre outras, tendo ou não a presença de aromas, produtos naturais fermentados, substâncias vegetais maceradas, açúcares, corantes ou outros ítens agrícolas.

O Regulamento (UE) nº. 2019/787 da União Europeia alega, ainda, que para uma bebida ser considerada espirituosa, ela deve destinar-se ao consumo humano e ser produzida utilizando, individualmente ou em combinação, um dos seguintes métodos:

  • Por destilação de produtos fermentados, com ou sem adição de aromas ou gêneros alimentícios que possuem sabor;
  • Por maceração ou processos similares de transformação de produtos vegetais em álcool etílico de origem agrícola (etanol), destilados de origem agrícola ou bebidas espirituosas ou uma combinação destes;
  • Por adição, individualmente ou em combinação, de álcool etílico de origem agrícola, destilados de origem agrícola ou outras bebidas espirituosas, ou uma das substâncias seguintes: aromas, corantes, entre outros.

Imagem de uma garrafa de Gin entre flores.

Origem do termo

Com raiz etimológica do Latim “spiritus”, cujo vocábulo significa “respiração” ou “sopro”, ao passo que pode se referir também a “coragem” e “vigor”, o uso da palavra “espírito” tem raiz na língua protoindo-europeia (PIE), que é “soprar”.

Nesse sentido, há uma teoria de que essa definição foi adotada pelos antigos, especialmente os alquimistas, que alegavam que a evaporação do álcool metílico — uma das fases do processo de produção das bebidas espirituosas — lembrava almas!

Outra história conta que a origem da definição está no fato dessas bebidas serem mescladas ou maceradas em frutos e ervas com propriedades curativas. Assim, quando alguém estava doente, as enfermidades eram curadas por meio do consumo, “devolvendo o espírito ao corpo do doente”.

No entanto, com o passar dos séculos, as bebidas espirituosas começaram a ser consumidas mais por prazer, transformando essas possíveis definições em mitos quando buscamos uma explicação para o título que ganharam.

Conheça exemplos de bebidas espirituosas

Por conterem propriedades químicas que aguentavam longas viagens e que não eram afetadas pelas condições climáticas, logo as bebidas espirituosas começaram a sair dos países europeus e a conquistar o novo mundo!

Atualmente, o regulamento da União Europeia classifica a existência de 44 bebidas espirituosas, sendo elas: aguardente bagaceira ou bagaço de uva; aguardente de bagaço de frutos; aguardente de cereais; aguardente de cerveja; aguardente de frutos; aguardente de mel; aguardente de (nome do fruto, das bagas ou dos frutos de casca rija) obtida por maceração e destilação; aguardente de sidra, aguardente de perada e aguardente se sidra e de perada; aguardente de uva seca ou raisin brandy; aguardente vínica; akvavit ou aquavit (aquavita); anis ou janeževec; anis destilado; bebidas espirituosas anisadas; bebida espirituosa aromatizada à base de abrunhos ou pacharán; bebidas espirituosas aromatizadas com alcaravia ou kümmel; bebidas espirituosas aromatizadas com zimbro; bebida espirituosa com sabor amargo ou bitter; berenburg ou beerenburg; brandy ou weinbrand; creme de (complementado pelo nome do fruto ou da matéria-prima utilizada); geist (nome do fruto ou das matérias-primas utilizadas) (aguardente); genciana; gin; gin destilado; hefebrand ou aguardente de borras; licor; licor à base de ovos ou advocaat, avocat ou advokat; licor de ovos; london gin; maraschino, marrasquino ou maraskino; mistrà; néctar de mel ou néctar de hidromel; nocino ou orehovec; pastis; pastis de marseille (pastis de marselha); rum; sambuca; sloe gin; topinambur ou aguardente de tupinambu; väkevä glögi ou spritglögg; vodca; vodca aromatizada; whisky ou whiskey.

Com o boom no setor de drinks e coquetéis nos últimos anos, a presença das bebidas espirituosas, mesmo que não sejam chamadas assim, tem estado cada vez mais evidente em todo o mundo, inclusive no território brasileiro.

Mesmo que a cerveja se mantenha a preferida no país, o consumo de destilados tem aumentado. O crescimento foi de 62% entre 1º de julho de 2020 e 30 de junho de 2021, de acordo com dados da Diageo, líder mundial em bebidas alcoólicas premium e proprietária das marcas Johnnie Walker, Smirnoff, Tanqueray, Ypióca, entre outras.

Dentre as bebidas classificadas, as que possuem destaque garantido por aqui são o gin, o gin destilado, o london gin, a vodca, a vodca aromatizada, o whisky/whiskey, o rum, o licor, o hidromel, aguardentes (tequila, por exemplo) e aguardente de sidra.

Imagem de três shots com tequila. Na borda de cada um deles há uma fatia de limão.

A tequila é um exemplo de bebida espirituosa.

E se você for visitar outros países, vale se arriscar e pedir uma bebida espirituosa na língua mãe do local, que tal? No inglês, fala-se “spirit drink”; no francês, “boisson spiritueuse”; no italiano, “bevanda spiritosa”; no alemão, “spirituosen getränk”; no russo, “спиртовой напиток/spirtovoy napitok”.

Enquanto isso, acesse a loja virtual do Divvino e escolha a sua bebida espirituosa. Por lá você confere uma seleção dos melhores gins, vodkas, runs, aperitivos, cachaças, whiskeys e licores para todos os gostos e momentos. É só clicar no banner abaixo!

Flávia

Sommelier internacional pela FISAR/UCS, pós-graduada em Marketing e Negócios do Vinho pela ESPM. Há 10 anos atuando no mercado e através de diversos canais de mídia especializados no mundo do vinho. Propago conhecimento para enófilos e amantes da bebida. Falar sobre vinhos é um prazer!

Back To Top Pular para o conteúdo