skip to Main Content
Rioja (Espanha): Conheça Os Vinhos Envelhecidos Da D.O.C.

Rioja (Espanha): conheça os vinhos envelhecidos da D.O.C.

Se você é um apreciador de vinhos e tem interesse em conhecer mais sobre Rioja, na Espanha, está no lugar certo! Neste artigo, vamos explorar a história do local, sub-regiões e características dos vinhos envelhecidos da região — marca registrada da produção vinícola riojana.

No final do texto, você também confere rótulos de Rioja D.O.C. disponíveis no divvino.com.br. Boa leitura!

História da região

Por mais que a história da viticultura de Rioja seja bastante antiga, foi somente no século 19 que a região se estabeleceu como referência na elaboração de vinhos. Em 1860, as estradas de ferro se estenderam até o território riojano, o que facilitou o escoamento dos exemplares ali produzidos.

Além do mais, diversos viticultores riojanos viajavam à região francesa de Bordeaux para aprender novas técnicas, como o envelhecimento de vinhos em barricas de carvalho francês. Outro fator que acabou contribuindo com o desenvolvimento da região foi a devastação dos vinhedos bordaleses pela praga filoxera.

Dada a impossibilidade de cultivar uvas na França, os viticultores de Bordeaux se interessaram por Rioja, levando todo o conhecimento sobre produção de vinhos para o território espanhol.

Foi após a recuperação dos vinhedos de Bordeaux que os produtores de Rioja substituíram o uso do carvalho francês pelo americano. Atualmente, o envelhecimento no segundo barril citado é a marca registrada dos rótulos espanhóis.

Em 1991, a região se tornou uma Denominação de Origem, Rioja D.O.C, a primeira do país. Hoje, é uma Denominación de Origen Calificada (D.O.Ca), título superior e que atesta a qualidade dos rótulos ali produzidos.

placa indicando os vinhedos em Rioja, na Espanha

A qualidade dos vinhos de Rioja D.O.C. é reconhecida mundialmente.

Sub-regiões de Rioja

Rioja é composta por três sub-regiões vinícolas distintas, Rioja Alta, Rioja Alavesa e Rioja Oriental (Rioja Baja), cada uma com suas características e seus estilos de vinhos. Confira a seguir!

Rioja Alta

Localizada na parte mais ocidental da região, Rioja Alta é a capital da província e concentra vinícolas centenárias e muito tradicionais. Tem clima atlântico, solos argilo-calcáreos, argilo-ferrosos e aluviais, além de temperaturas amenas e precipitação moderada.

As altitudes de Rioja Alta retardam a maturação das uvas. Como efeito, elas têm maior acidez, gerando vinhos frescos e com menor graduação alcoólica.

Rioja Alavesa

Os vinhos de Rioja Alavesa têm características bastante típicas, traduzindo o terroir da região. Em geral, são bebidas encorpadas e com ótima acidez.

Rioja Alavesa conta com solos argilo-calcáreos e níveis maiores de umidade. As temperaturas são mais frias quando comparadas às demais áreas riojanas.

Rioja Oriental (Rioja Baja)

Rioja Oriental é comumente chamada de Rioja Baja, como era conhecida e denominada até 2018. O território abrange terras de duas comunidades autônomas: Rioja e Navarra. Os solos são argilo-ferrosos aluviais.

A região sofre influência do clima mediterrâneo, sendo um local mais quente e seco. Como efeito, os vinhos são mais estruturados e têm maior graduação alcoólica.

Vinhedos em Rioja Oriental

Vinhedos da região de Rioja Oriental.

Vinhos envelhecidos Rioja D.O.Ca

A tradição dos vinhos envelhecidos é uma das características mais distintivas de Rioja. Eles são classificados em diferentes categorias com base no tempo de envelhecimento, seja em barris de carvalho e garrafa. Conheça as principais categorias abaixo!

Joven

Os vinhos jovens de Rioja são lançados no mercado com pouco ou nenhum envelhecimento em barris de carvalho. São conhecidos por sua expressão frutada e frescor, sendo ideais para o consumo imediato. Mas podem evoluir em garrafa por até 18 meses.

Crianza

Os vinhos classificados como Crianza são envelhecidos por pelo menos 12 meses em barris de carvalho e mais um ano em garrafa, totalizando, no mínimo, 24 meses de envelhecimento. Apresentam complexidade maior, com aromas e sabores mais sutis e equilibrados, mas ainda joviais.

Reserva

Os vinhos Reserva passam por um envelhecimento mais longo, totalizando 36 meses. Durante esse período, pelo menos um ano deve ser em barris de carvalho. São reconhecidos por sua elegância, equilíbrio e complexidade, já que desenvolvem aromas secundários e terciários.

Gran Reserva

Os vinhos Gran Reserva são o que há de melhor em Rioja. Passam por um longo período de envelhecimento, com pelo menos dois anos em barris de carvalho e mais três anos em garrafa, totalizando um mínimo de cinco anos. São bebidas refinadas, elegantes e cheias de complexidade, com aromas e sabores únicos.

classificação dos vinhos envelhecidos Rioja D.O.C.

Classificação dos vinhos envelhecidos de Rioja.

Vinhos Rioja no Divvino

Através de sua história rica, suas sub-regiões distintas e seus vinhos envelhecidos de qualidade, Rioja, na Espanha, se estabeleceu como uma das principais regiões vinícolas do país e do mundo. Se você procura por rótulos elegantes, repletos de sabor e tradição, não deixe de explorar as maravilhas que o território tem a oferecer!

No divvino.com.br, você encontra vinhos Rioja D.O.Ca incríveis produzidos pela vinícola Eguren Ugarte. Clique no banner para conferir!

vinhos Rioja D.O.C no Divvino

Flávia

Sommelier internacional pela FISAR/UCS, pós-graduada em Marketing e Negócios do Vinho pela ESPM. Há 10 anos atuando no mercado e através de diversos canais de mídia especializados no mundo do vinho. Propago conhecimento para enófilos e amantes da bebida. Falar sobre vinhos é um prazer!

Back To Top Pular para o conteúdo