skip to Main Content
Tipos De Rolha: Conheça As Principais E Suas Diferenças

Tipos de rolha: conheça as principais e suas diferenças

A conservação do vinho é parte importante da sua produção. Se não for fechada com o tipo de rolha certo, a bebida pode acabar sofrendo alterações e resultar em algo diferente do esperado.

Entre os tipos de vedação que uma garrafa de vinho pode ter, destacam-se seis. Para compreender suas principais características, leia nosso conteúdo até o fim!

Rolha de cortiça tradicional

Como o nome indica, esse tipo de rolha é feito de cortiça maciça. Esse material é extraído da casca do sobreiro, uma árvore da família dos carvalhos muito comum no Sul da Europa (especialmente em Portugal).

Curiosidade: a cortiça pode ser extraída sem que o sobreiro seja prejudicado, pois essa camada se renova na árvore a cada nove anos.

tipos de rolha

As rolhas de cortiça tradicional são comumente encontradas em vinhos com grande potencial de guarda, pois conseguem vedar bem a garrafa sem que a bebida seja prejudicada.

Além disso, também permitem a micro-oxigenação, ou seja, a passagem de algumas partículas de oxigênio. A longo prazo, esse fator influencia positivamente o vinho, que envelhece de maneira mais saudável.

Por essa questão, é essencial que esses rótulos sejam armazenados deitados. Assim, o vinho fica em contato direto com a rolha e evita a entrada de excesso de ar, que pode acelerar o processo de oxidação da bebida.

tipos de rolha rolha de cortica tradicional

As rolhas tradicionais são retiradas da camada mais externa do sobreiro, uma árvore natural de Portugal.

Rolha de cortiça aglomerada

Assim como no item anterior, as rolhas aglomeradas também são feitas de cortiça. Porém, não se tratam do material maciço, e sim dos restos de casca do sobreiro prensados e esculpidos hidraulicamente.

Esse tipo de rolha é mais utilizado em vinhos para consumo jovem. Isso porque permitem uma maior passagem de ar quando comparadas às maciças, e se utilizadas em bebidas para guarda, poderiam ocasionar uma oxidação rápida.

Para armazenar vinhos selados dessa maneira, também é recomendado deixá-los deitados.

Screw cap

Conhecidos popularmente como rosca, trata-se de um tipo de rolha feito de alumínio ou estanho. É similar a uma tampa de garrafa pet, e para abri-lo, basta desrosquear, dispensando o uso de um abridor.

Para que o vinho não sofra influência do metal, a parte interior do screw cap (que pode entrar em contato com a bebida) é revestida de um anel de vedação feito de polímero de etileno. Além de ser um material neutro, é permitido na indústria alimentícia.

Como o alumínio não permite a passagem de ar, ele impede que o vinho se desenvolva com o tempo, e é recomendado para a vedação de bebidas para consumo jovem. Entretanto, não é necessário que se guarde a garrafa deitada.

Muitas vinícolas de países do Novo Mundo optam pelo screw cap por se tratar de uma técnica barata, uma vez que a cortiça é um produto europeu e de custo elevado. Na Austrália e Nova Zelândia, já é utilizado em mais de 90% das garrafas.

tipos de rolha tradicional screw cap

Uma opção para o envasamento de vinhos para consumo rápido é o uso de screw cap.

Rolha sintética

Durante o início do século 20, observou-se que alguns vinhos fechados com rolhas naturais desenvolviam um aroma desagradável, similar ao cheiro de mofo ou papelão molhado.

Isso ocorre graças a uma reação entre um tipo de fungo que era gerado pela cortiça, em contato com os clorofenóis da bebida. Segundo a Associação Portuguesa da Cortiça (Apcor), esse problema acomete uma quantidade muito pequena de vinhos (cerca de 1,2%).

tipos de rolha rolha sintética

As rolhas sintéticas são feitas de plástico, e imitam a aparência e o barulho da garrafa ao ser aberto. A passagem de oxigênio não ocorre, por isso são indicadas apenas para rótulos para consumo jovem, e não é preciso guardar as bebidas deitadas.

Uma das grandes desvantagens desse método é que não se trata de algo reciclável e nem biodegradável, como os demais tipos de rolha.

Rolha de espumantes

Conhecida como “stopper”, é feita de uma mistura de rolhas: a parte de baixo é de cortiça maciça para impedir a passagem de oxigênio, e a de cima é aglomerada.

Seu formato também é levemente diferente, similar ao de um cogumelo. Acredita-se que tenha sido criado por um monge chamado Dom Pérignon, durante o século 17, para conservar melhor as características dos espumantes.

tipos de rolha rolha de espumantes

As rolhas de espumantes são feitas de um misto de cortiça maciça e aglomerada.

Rolha de Vinho do Porto

São divididas em duas partes: a inferior é moldada em cortiça para impedir a passagem de ar; já a parte de cima é feita de outro material, geralmente madeira, para facilitar o manuseio.

A grande razão para isso é que os vinhos fortificados, como o Vinho do Porto, são mais alcoólicos, e dificilmente uma garrafa inteira é desfrutada de uma vez só. Com essa parte de madeira, fica mais fácil tampar e destampar a bebida para consumir durante um intervalo maior de tempo.

Para ser um bom conhecedor de vinhos, é essencial conhecer os tipos de rolha. A partir da observação desse elemento, você pode identificar o intuito do enólogo ao envasar a bebida.

O blog do Divvino é voltado para apreciadores de vinho, e os conteúdos incluem desde dicas de degustação a curiosidades sobre os mais diversos assuntos relacionados à bebida. Para receber conferir tudo isso, clique no banner abaixo:

entendendo de vinho

Flávia

Sommelier internacional pela FISAR/UCS, pós-graduada em Marketing e Negócios do Vinho pela ESPM. Há 10 anos atuando no mercado e através de diversos canais de mídia especializados no mundo do vinho. Propago conhecimento para enófilos e amantes da bebida. Falar sobre vinhos é um prazer!

Back To Top Pular para o conteúdo