Vinhos para o inverno: 5 opções apetitosas!

Entendendo de vinho / 4 min

10 de junho de 2019

No dias frios, o consumo de vinhos é muito comum. Isso. porque a bebida pode ser consumida em temperatura ambiente, ajuda a aquecer o corpo e combina bem com pratos da estação.

É comum que os vinhos tintos encorpados tenham uma presença maior no inverno, graças ao seu corpo e peso. Os brancos, geralmente, trazem uma sensação de frescor, sendo menos solicitados em dias onde a temperatura é baixa.

Neste post, indicamos cinco variações apetitosas de vinhos para o inverno. Boa leitura!

1- Cabernet Sauvignon

Com corpo intenso e taninos e acidez moderados, a Cabernet Sauvignon é uma uva muito popular em todo o mundo. Entre seus aromas, é possível encontrar notas de cedro, frutas vermelhas e negras e especiarias, e no paladar, um sabor frutado agradável.

Mesmos sendo uma bebida já conhecida, abrir uma garrafa desse vinho no inverno deve ser uma experiência completamente diferente. Além de uma percepção distinta de paladar e aromas, e ainda pode combiná-lo a pratos quentes da estação.

Você pode servir esse vinho com carnes vermelhas, queijos como cheddar e gorgonzola e massas e lasanhas ao molho vermelho.

vinho inverno

vinho inverno

2 – Malbec

Os vinhos da uva Malbec são a variedade mais produzida e mais consumida na Argentina, um país onde os invernos são mais rigorosos. Sua textura é encorpada, com taninos estruturados e um final de boca que remete a frutas vermelhas e negras.

Esse é vinho certo para beber enquanto se aquece ao lado da lareira, desfrutando de uma tábua de queijos, como gorgonzola, muçarela de búfala, provolone ou queijo suíço.

Outra combinação recomendada é apreciá-lo com um bom churrasco de carnes mais gordurosas, como picanha, bife de chorizo ou cordeiro. Vale a pena experimentar!

vinho inverno

3 – Syrah

Outro exemplo de tinto encorpado, é a uva Syrah (às vezes conhecida como Shiraz) traz taninos e acidez bem equilibrados, e aromas de frutas vermelhas e negras. Apresenta ainda notas interessantes de especiarias, como pimenta preta, cravo-da-índia e canela no final de boca.

Por suas características, acompanha pratos condimentados com cominho e pimenta-do-reino, que podem inclusive aguçar o paladar e melhorar sua degustação. Alguns exemplos são carne suína grelhada e ossobuco.

Para o frio, prefira os vinhos Syrah com mais corpo, de países como Argentina, África do Sul e Austrália.

vinho inverno

vinho inverno

4 – Chardonnay

Mesmo sendo menos comuns durante as estações mais frias, os vinhos brancos da uva Chardonnay são encorpados e com características marcantes. Nos aromas e no paladar, há muita riqueza como notas de frutas brancas, ervas e especiarias.

Uma dica para o inverno é apostar em vinhos dessa uva com passagem por barrica. Além de trazer aromas de caramelo e baunilha, tendem a apresentar uma maior complexidade.

vinho inverno

É um vinho de inverno excelente para acompanhar sopas e caldo de peixe, cogumelos ou vegetais, pratos muito consumidos durante o frio.

5 – Vinho do Porto

Pode ser produzido a partir de diversas uvas na região do Douro. É conhecido por ser um vinho fortificado, que tem como aditivo outra bebida alcoólica, e por isso, sua graduação é mais alta que os demais.

As variações mais nobres desse tipo de vinho, conhecidas como Tawny e Ruby, são excelentes para serem degustadas durante a sobremesa ou após as refeições durante os dias mais frios.

O Vinho do Porto tem um sabor doce e rico, com notas de caramelo, frutas vermelhas, negras e especiarias. Entre as harmonizações indicadas estão chocolates, torta de frutas, castanhas e queijos azuis.

Na loja virtual do Divvino, você encontra esses e diversos outros tipos de vinhos para o seu inverno. Clique no banner abaixo e confira a seleção que fizemos especialmente para a estação!

vinho inverno