skip to Main Content
Vinhos Para O Inverno: 16 Opções Para Apreciar No Frio!

Vinhos para o inverno: 16 opções para apreciar no frio!

vinho inverno

Vinho e inverno são um casamento perfeito. Isso porque, em dias mais frios, a bebida pode ser consumida em temperatura ambiente, ajuda a aquecer o corpo e combina bem com pratos da estação.

É comum que os vinhos tintos encorpados tenham uma presença maior no inverno, graças à sua estrutura. Os brancos, geralmente, trazem uma sensação de frescor, sendo menos solicitados em dias de temperaturas baixas – porém, não é impossível combiná-los.

Neste post, indicamos dez variações apetitosas de vinhos para o inverno. Boa leitura!

1. Cabernet Sauvignon

Com corpo intenso e taninos e acidez moderados, a cabernet sauvignon é uma uva muito popular em todo o mundo. Entre seus aromas, é possível encontrar notas de cedro, frutas vermelhas e negras e especiarias, e no paladar, um sabor frutado agradável.

Mesmo sendo uma bebida já conhecida, abrir uma garrafa deste vinho no inverno é uma experiência completamente diferente. Além de uma percepção distinta de paladar e aromas, pode combinar com pratos quentes da estação.

Você pode servir este vinho com carnes vermelhas, queijos, como cheddar e gorgonzola, e massas e lasanhas ao molho vermelho.

vinho para o inverno cabernet sauvignon

2. Malbec

Os vinhos da uva malbec são a variedade mais produzida e mais consumida na Argentina, um país onde os invernos são mais rigorosos. Sua textura é encorpada, com taninos estruturados e um final de boca que remete a frutas vermelhas e negras.

vinho malbec para o inverno

Esse é o vinho certo para beber enquanto se aquece ao lado da lareira, desfrutando de uma tábua de queijos, como gorgonzola, parmesão, provolone ou queijo suíço.

Outra combinação recomendada é apreciá-lo com um bom churrasco de carnes mais gordurosas, como picanha, bife de chorizo ou cordeiro. Vale a pena experimentar!

vinho inverno

Os vinhos Malbec são excelentes para beber saboreando carnes de churrasco.

3. Syrah

Outro exemplo de tinto encorpado, a uva syrah (também conhecida como shiraz) traz taninos e acidez bem equilibrados, e aromas de frutas vermelhas e negras. Apresenta ainda notas interessantes de especiarias, como pimenta preta, cravo-da-índia e canela no final de boca.

Por suas características, acompanha pratos condimentados com cominho e pimenta-do-reino, que podem inclusive aguçar o paladar e melhorar sua degustação. Alguns exemplos são carne suína grelhada e ossobuco.

Para o frio, prefira os vinhos Syrah com mais corpo, de países como Argentina, África do Sul e Austrália.

card vinhos syrah

4. Vinho Madeira

Produzido na Ilha da Madeira, em Portugal, este é um vinho fortificado e licoroso. Durante sua elaboração, a bebida passa por uma etapa de adição de aguardente vínica, o que confere um teor alcoólico bastante elevado, em torno de 20%.

O Vinho Madeira passa também por um processo chamado estufagem, em que o líquido é armazenado e aquecido em tanques estufa por até três meses. Além disso, a bebida é envelhecida por dois anos em barris de madeira localizados em pisos elevados de edificações, onde as temperaturas são mais altas.

É justamente essa técnica – também conhecida como canteiro – que originou o nome desta categoria de vinhos. Pode-se encontrar exemplares dos secos aos doces e de estrutura variada – dos mais leves aos mais encorpados e, quando envelhecidos, mais maduros e macios.

Vinho Madeira para o inverno

5. Vinho do Porto

Pode ser produzido a partir de diversas uvas na região do Douro. É conhecido por ser um vinho fortificado, que tem como aditivo outra bebida alcoólica, e por isso sua graduação é mais alta que os demais.

As variações mais nobres desse tipo de vinho, como o Porto Vintage e o LBV (Late Bottled Vintage), são excelentes para serem degustadas nos dias mais frios durante a sobremesa ou após as refeições.

O Vinho do Porto tem um sabor doce e rico, com notas de caramelo, frutas vermelhas, negras e especiarias. Entre as harmonizações indicadas estão chocolates, tortas de frutas, castanhas e queijos azuis.

Vinhos do Porto no Divvino

6. Sangiovese

Massas ao molho vermelho, lasanhas, pizzas, vegetais assados e queijos curados – todos pratos consumidos nos dias frios por terem estrutura e sabor intenso – são perfeitos para harmonizar com uma taça de Sangiovese.

Com taninos bem presentes e um alto nível de acidez, a uva é versátil e pode render desde vinhos jovens e leves a rótulos intensos, com passagem por barrica. Em todo caso, você encontrará sabores e aromas rústicos e marcantes.

Uma denominação de origem clássica feita com a uva Sangiovese é o vinho italiano de Chianti, perfeito para o inverno.

vinho sangiovese no divvino

7. Barolo

O Barolo é um vinho D.O.C., produzido em Piemonte, na Itália. Trata-se de um varietal da uva nebbiolo, casta autóctone da mesma região. Sua coloração pode variar do rubi ao granada e, ao evoluir em garrafa, desenvolve nuances granadas.

Conhecido também como “Vinho dos Reis”, os Barolos são reconhecidos mundialmente pela qualidade que possuem. Seu perfil aromático pode contar com notas de frutas vermelhas e negras, como morangos, cerejas, ameixas e amoras, além de toques florais de rosa e, em alguns casos, aromas de terra, tabaco e alcatrão.

Além disso, é intenso, com taninos e acidez presentes. Por conta dessas características, é uma bebida com excelente potencial de guarda – recomenda-se que o Barolo evolua em garrafa por uma década antes de ser aberto.

Uma ótima escolha para acompanhar vinhos Barolo são as carnes de caça e ragu de cordeiro. Outra boa opção para desfrutar a bebida é harmonizando com trufas. Nunca falha!

Vinho italiano Barolo

8. Merlot

A uva merlot é muito citada por sua versatilidade, podendo gerar vinhos mais leves e mais pesados, de acordo com o terroir e dos processos de vinificação utilizados. Seja qual for o caso, trata-se de uma ótima opção para apreciar em dias de temperatura amena.

Banner volta ao mundo dos vinhos

Nos últimos anos, a Merlot vem se destacando mundialmente por sua produção no Brasil, gerando rótulos deliciosos principalmente no sul do país. Optando por um vinho merlot brasileiro, você paga um preço justo e apoia o crescimento do mercado nacional.

Geralmente, são vinhos de média intensidade, com taninos presentes e boa acidez. Harmonizam com carnes magras assadas, risoto de queijos e massas recheadas.

vinhos merlot no Divvino

9. Jerez

O vinho Jerez é um dos mais antigos que se tem notícia. Assim como o Porto, trata-se de uma variedade fortificada, que tem vários subtipos e demora anos para ser vinificada.

Sua textura cremosa, seu sabor intenso e alto teor alcoólico são excelentes para apreciar em uma noite fria. Para acompanhar, uma tábua de queijos e produtos de charcutaria fazem contraponto tanto com a acidez, quanto com o sabor adocicado do vinho.

Duas taças de vinho jerez

Para se aquecer no inverno, desfrute de uma boa taça de Jerez.

10. Champagne

A região em que os vinhos de Champagne são produzidos fica localizada no noroeste da França, e na maior parte do ano as temperaturas não ultrapassam os 10 graus. Lá, o espumante francês passa por um processo de fermentação cauteloso e demorado.

Para o inverno, escolha vinhos brancos da categoria com passagem por barrica. Eles desenvolvem características mais encorpadas e notas de amêndoas e castanhas, que combinam perfeitamente com a estação.

12. Touriga Nacional

A touriga nacional é uma casta portuguesa super representativa no país, estando presente em vinhos como o Vinho do Porto. Tem se mostrado muito promissora em outras regiões do mundo também, como no sul do Brasil.

Rótulos touriga nacional costumam ter teor alcoólico mais elevado. Além do mais, trata-se de uma uva que dá origem a vinhos púrpura intenso, com notas de flores como violetas e toques de frutas. Nas harmonizações, são boas opções os queijos azuis, sobremesas à base de chocolate ou nozes, carnes vermelhas e com molho de frutas.

vinhos touriga nacional para o inverno

13. Montepulciano

A Montepulciano é a segunda uva mais cultivada na Itália, sendo ultrapassada apenas pela Sangiovese. A principal região produtora é Abruzzo, mas também pode ser encontrada em outras regiões em menor escala. 

Os vinhos provenientes da Montepulciano costumam ter teor alcoólico considerável, taninos suaves, aromas de frutas negras como amoras e cerejas, além de notas de cacau e tabaco. Pode ser utilizada tanto na produção de vinhos jovens quanto em vinhos de velha guarda.

Na hora de harmonizar, pensando na combinação vinho e inverno, pizzas e massas à base de tomate, como bolonhesa, são boas opções.

vinhos montepulciano para o inverno

14. Pinotage

A pinotage é uma uva sul-africana, resultante do cruzamento entre duas castas francesas – pinot noir e hermitage. Foi criada em 1925 pelo professor Abraham Izak Perold que desejava desenvolver um fruto adaptado ao clima do país.

Vinhos feitos a partir da pinotage possuem coloração rubi-brilhante e aromas de frutas vermelhas e negras, como framboesas e morangos, além de notas de especiarias como pimenta-do-reino. Por apresentarem corpo médio e taninos redondos, harmonizam bem com carnes assadas e carnes de caça, além de queijos de massa dura como o gouda.

vinhos pinotage no Divvino

15. Tannat

Casta originária do sul da França, a tannat é, atualmente, a uva emblemática do Uruguai e é um verdadeiro ícone quando o assunto são vinhos uruguaios. Seus bagos são escuros e apresentam casca grossa e resistente, resultando em bebidas estruturadas e com taninos presentes, além de graduação alcoólica consideravelmente elevada.

Seus aromas e sabores mais comuns são os de frutas pretas, como groselha e ameixa, especiarias como a canela, além de toques defumados e de chocolate. 

Para harmonizar, queijos de pasta dura, como o parmesão, são ideais. Além disso, são ótimos vinhos para acompanhar churrasco de carnes vermelhas, em vista de das características defumadas presentes tanto na bebida quanto na refeição.

vinhos para o inverno tannat

16. Vinhos de corte ou blend

Além dos varietais mencionados neste conteúdo – bebidas essencialmente produzidas com apenas uma casta –, algumas opções de vinhos de corte (ou blends) são excelentes para degustar no inverno.

Nossa sugestão, neste caso, seria um blend das uvas cabernet sauvignon e cabernet franc, em vista de sua intensidade e taninos maduros, perfeitos para os dias frios!

Desfrutar de um bom vinho no inverno, seja ao lado da lareira, debaixo das cobertas ou durante uma refeição, é um prazer inigualável. A bebida ajuda a esquentar o corpo e traz sabores e aromas que combinam perfeitamente com o clima ameno.

No site do Divvino, você encontra esses e diversos outros tipos de vinhos para a estação mais fria do ano. Clique no banner abaixo e confira a seleção que fizemos especialmente para a estação!

vinhos para o inverno no Divvino

Flávia

Sommelier internacional pela FISAR/UCS, pós-graduada em Marketing e Negócios do Vinho pela ESPM. Há 10 anos atuando no mercado e através de diversos canais de mídia especializados no mundo do vinho. Propago conhecimento para enófilos e amantes da bebida. Falar sobre vinhos é um prazer!

Back To Top Pular para o conteúdo