skip to Main Content
Guia De Uvas: Gewürztraminer, Casta Típica Da Alsácia

Guia de uvas: gewürztraminer, casta típica da Alsácia

A uva gewürztraminer é uma das variedades brancas mais notáveis no mundo dos vinhos. O nome, que pode parecer um desafio de pronúncia, é apenas o início da fascinante jornada de sabores e aromas que a casta oferece.

Originária da região da Alsácia, localizada na fronteira entre a França e a Alemanha, ela ganhou fama por seus vinhos complexos e perfumados, que conquistam paladares ao redor do globo.

A seguir, você confere mais sobre a origem e as características da cepa, assim como dicas de harmonização e sugestões de rótulos para apreciar o que há de melhor da casta. Boa leitura! 

Uva Gewürztraminer: origem

A uva gewürztraminer (pronúncia: ge-vurz-tra-me-ner), originária da região da Alsácia, no nordeste da França, é cultivada em um ambiente singular, marcado por condições climáticas e de solo ideais para seu desenvolvimento. Faz parte de um grupo nobre, o Grand Cru alsaciano, composto também pelas uvas riesling, pinot gris e muscat.

A Alsácia faz fronteira com a Alemanha, o que influenciou diversos aspectos culturais e transformou os processos de vinificação local. Essa presença alemã se manifesta até mesmo no nome da uva, gewürz, que significa “tempero” em alemão, uma referência à certa “picância” da casta.

A região alsaciana apresenta clima frio, caracterizado por outonos longos e secos, com invernos rigorosos. Essas condições climáticas propiciam um amadurecimento rápido das cepas, resultando em sabores e aromas complexos.

vinhedos da uva gewürztraminer na Alsácia, França

A uva gewürztraminer tem origem na região da Alsácia, onde sua história se mistura com a rica tradição local.

Outro fator importante é o solo da região. Rico em minerais e com excelentes propriedades de retenção de água, oferece condições ideais para o cultivo das videiras de gewürztraminer.

O terroir da Alsácia contribui para as características distintas dos vinhos produzidos a partir da gewürztraminer, que se destacam por seus aromas intensos e acidez equilibrada.

A gewürztraminer tem uma longa história no país, sendo cultivada na região há séculos, o que lhe confere status de grande apreço e relevância cultural e econômica. Essa tradição é fundamental para a indústria vinícola local e contribui para a sólida reputação alsaciana na produção de vinhos excepcionais.

Características da uva

A uva gewürztraminer tem características únicas que a tornam uma das variedades brancas mais apreciadas do mundo. Dentre as mais marcantes, podemos mencionar sua notável concentração de açúcar residual, o que resulta em vinhos com teor alcoólico elevado após o processo de fermentação.

Essa casta apresenta ainda ampla gama de aromas que incluem flores, frutas tropicais, lichia e especiarias, como gengibre, às vezes, revelando notas sutis de petróleo.

Banner guia conservação de vinhos

No paladar, o vinho gewürztraminer exibe frutuosidade que varia de pêssego e damasco a cítricos, como laranja e abacaxi. A acidez, mais suave em comparação com outras uvas brancas, contribui para uma textura encorpada e distintiva.

Além dos detalhes já mencionados, a gewürztraminer é conhecida por sua casca rosa-acinzentada. A uva também é bastante sensível ao clima e ao solo, o que contribui para a complexidade dos rótulos.

De forma geral, quando cultivada em regiões mais frias, pode desenvolver notas de especiarias mais pronunciadas, enquanto em áreas mais ensolaradas, suas notas frutadas podem se destacar ainda mais, resultando em vinhos aromáticos, muitas vezes associados à lichia.

Harmonização com vinhos gewürztraminer

Conhecido por seus aromas intensos e sabores frutados, o vinho da uva gewürztraminer é uma excelente escolha para harmonizações com pratos marcantes. Acompanham bem refeições da culinária tradicional francesa, mas também da asiática, tailandesa, chinesa e indiana, em especial os que utilizam especiarias como o curry. 

Além disso, são ótimas opções para equilibrar a doçura de pratos agridoces, como costelinha de porco com abacaxi e pato recheado com frutas secas. A acidez suave do vinho complementa os sabores, criando uma experiência única.

Se você gosta de frutos do mar, a gewürztraminer também oferece excelentes harmonizações. Ostras gratinadas se beneficiam das notas frescas e da acidez desse vinho.

ClubeD Divvino Clube de Assinatura de Vinhos

Vinhos gewürztraminer no Divvino

Se você ficou curioso para experimentar vinhos gewürztraminer após conhecer as características e possibilidades de harmonização, o divvino.com.br oferece uma seleção diversificada desses rótulos para atender aos paladares mais exigentes. A seguir, confira duas sugestões!

Francês Ruhlmann Vieilles Vignes

Nossa primeira indicação tem coloração amarelo-claro, notas de rosas, peras e pimenta-branca. Em boca, é fino e apresenta acidez presente. Ideal para harmonizar com frutos do mar e peixes leves.

vinho francês Ruhlmann Ruhlmann Vieilles Vignes

Francês Ruhlmann Grand Cru Frankstein

Outra seleção da vinícola Ruhlmann, este varietal branco Grand Cru tem coloração brilhante amarelo-ouro. No nariz, revela notas de frutas brancas e minerais. Seu paladar é suave com leve acidez e final de boca intenso. É a escolha ideal para acompanhar pratos condimentados.

vinho francês Ruhlmann Ruhlmann Grand Cru Frankstein

Agora que você conhece mais sobre a uva gewürztraminer, suas origens, características e possibilidades de harmonização, que tal descobrir mais rótulos da casta alsaciana? Para conferir nossa seleção, basta clicar no banner abaixo!

vinhos gewürztraminer no Divvino

Flávia

Sommelier internacional pela FISAR/UCS, pós-graduada em Marketing e Negócios do Vinho pela ESPM. Há 10 anos atuando no mercado e através de diversos canais de mídia especializados no mundo do vinho. Propago conhecimento para enófilos e amantes da bebida. Falar sobre vinhos é um prazer!

Back To Top Pular para o conteúdo