skip to Main Content
O Que é Lambrusco? Conheça O Famoso Frisante Italiano

O que é Lambrusco? Conheça o famoso frisante italiano

Você sabe o que é Lambrusco? Esses vinhos, produzidos na região da Emília-Romagna, têm sabor frutado e adocicado e se tornaram muito populares no Brasil nos últimos anos.

Ao contrário do que muitos pensam, porém, não se tratam de espumantes, e sim de vinhos frisantes. Por isso, apresentam uma efervescência sutil e um leve frescor no paladar.

Quer descobrir mais sobre a origem e as características desse famoso frisante italiano? Continue a leitura até o fim!

Origem

Os vinhos de Lambrusco são um dos tipos mais antigos existentes no mundo. Há indícios históricos que a civilização etrusca, que viveu na região da Emília-Romagna, na Itália, durante primeiro milênio antes de Cristo, produzia bebidas a partir da uva de mesmo nome.

o que é lambrusco

Séculos depois, os romanos chegaram a elaborar versões frisantes dos vinhos de Lambrusco, por meio de uma segunda fermentação que ocorria dentro das ânforas.

Durante os anos seguintes, os habitantes do norte italiano continuaram produzindo vinhos a partir da uva. No século 16, o médico e escritor Andrea Bacci afirmou que, na cidade de Modena, a uva dava origem a “vinhos espumantes e perfumados para bolhas douradas, se forem despejados em copos”.

Foi no século 18, com a implementação das garrafas tipo Borgognona, que foi possível armazenar os vinhos de Lambrusco sem que eles perdessem sua perlage residual, conservando uma de suas principais características.

o que é lambrusco

Os vinhos Lambrusco são elaborados desde o primeiro milênio antes de Cristo.

Sua popularização a nível mundial só viria na década de 1970. Isso porque ele passou a ser altamente consumido nos Estados Unidos, chegando a representar 50% das garrafas importadas no país.

Consequentemente, os Lambruscos também começaram a chegar com mais força ao mercado brasileiro nos anos seguintes, agradando os paladares de muitos consumidores.

O que significa Lambrusco

Não se sabe ao certo como surgiu a palavra Lambrusco, mas ela é utilizada pelo menos desde o Império Romano. Há registros de escritores como Virgílio e Varrone que já chamavam a uva pelo nome que tem até os dias de hoje.

A explicação mais comum é que a palavra é de origem latina, sendo a junção de labrum (margem do campo) e ruscum (planta selvagem), ou seja, “planta selvagem que cresce às margens do campo”.

Características

O Lambrusco é constantemente lembrado como um dos “vinhos de entrada” para quem não tem hábito de consumir a bebida. Isso porque tem um sabor levemente adocicado (mesmo em suas variações secas), com bastante acidez e taninos pouco evidentes.

Embora seja mais comum encontrá-lo em versões tintas, também há rosés e brancos disponíveis.

o que é lambrusco

O baixo volume alcoólico é uma característica marcante. Enquanto os rótulos mais comuns apresentam por volta de 13,5% de graduação, os Lambruscos não passam dos 10,5%, sendo menos agressivos aos paladares desacostumados com a bebida.

Por fim, é impossível falar sobre o que é Lambrusco sem citar suas borbulhas características. Podem se originar como resíduo da primeira fermentação, quanto por meio do método Charmat, em tonéis de inox.

Ao contrário dos espumantes, a perlage do Lambrusco é fina e pouco persistente. A sensação é menos intensa e cremosa, proporcionando um leve frescor ao paladar. Costuma ser um vinho bastante aromático, apresentando notas de flores e frutas vermelhas como cereja, framboesa e morango.

É importante lembrar que o fato de ser apreciado como vinho de entrada não significa que o Lambrusco é bom ou ruim. Como qualquer tipo de bebida, há rótulos com mais ou menos qualidade, e por isso é importante escolher com cautela e de acordo com seu paladar.

Leve e refrescante, é um vinho para se beber mais frio (entre 6º e 8º). Ideal para bater papo com amigos à beira da piscina, ou para acompanhar canapés.

Tipos de Lambrusco

Hoje, são conhecidas 13 variedades de uvas tintas chamadas Lambrusco, e cada uma é mais utilizada em uma denominação de origem. Confira, a seguir, os dois tipos mais encontrados!

Lambrusco di Sorbara

Trata-se de uma denominação de origem produzida na província de Modena, na Emília Romana. Tem um corpo rubi claro e perlage de comprimento médio, bem compactada.

É bastante perfumado, com características de frutas vermelhas, cana de açúcar e algumas vezes, de violetas.

Lambrusco Salamino

Essa variação pode ser utilizada para fazer vinhos rosés ou tintos. Pela legislação da denominação de origem, pode ser produzida nas províncias de Modena, Mântua e Reggio Emilia.

Tem amadurecimento tardio, desenvolvendo mais açúcares e gerando um vinho mais doce. A perlage é bastante fina, e os aromas são florais e de frutas vermelhas.

Classificação

Na hora de escolher seu vinho, não basta saber o que é Lambrusco, já que as bebidas podem apresentar diferenças no paladar com relação à quantidade de açúcar. Preparamos uma tabela para facilitar na sua escolha!

Classificação do Lambrusco Quantidade de açúcar por litro (g/L)
Secco (seco) até 9 g/L
Abboccato (ligeiramente doce) entre 10 e 18 g/L
Amabile (semi-doce) entre 18 e 45 g/L
Dolce (doce) acima de 45 g/L

Harmonização

Como já dito, o Lambrusco tem aromas e sabores frutados, com bastante acidez e poucos taninos. Para equilibrá-lo no paladar, é necessário encontrar pratos com certa untuosidade, porém com sabor não tão intenso.

É o caso da carne suína curada. É muito comum que esse tipo de vinho seja apreciado juntamente com tábuas de salames, presunto cru, mortadela e bresaola, todos alimentos muito tradicionais na Itália.

Já com relação às carne assadas, invista em uma porchetta temperada com ervas. Frango e cordeiro também poder ser boas opções, especialmente se temperados com molhos defumados e adocicados como barbecue.

lambrusco harmonização

Porchetta temperada com ervas é um excelente acompanhamento para os vinhos Lambrusco.

Massas como pizzas e lasanhas também costumam gerar uma harmonização bastante agradável. Entretanto, escolha recheios mais leves, com menos potência no paladar.

Se você gosta de queijos, uma sugestão é apreciar seu Lambrusco com um aperitivo típico da Emília-Romagna: cubos de parmesão temperados com azeite balsâmico. Outras opções são pecorino e grana padano.

Curiosamente, combinam bem com frutas como pêssego e nectarina, tanto como ingredientes para pratos salgados como sobremesas.

Harmonização
Carnes carnes curadas (salame, presunto cru); carne suína e de aves grelhada
Massas pizzas e lasagnas ao sugo ou de queijo parmesão
Queijos parmesão, pecorino e grana padano
Frutas pêssego e nectarina

 

o que é lambrusco

Carnes suínas curadas e queijo parmesão harmonizam bem com vinhos Lambrusco.

O Lambrusco é uma bebida muito apreciada por iniciantes na enofilia. Seu perfil leve e frutado pode dar origem a ótimos rótulos frisantes, ideais para serem desfrutados durante dias de calor.

Agora que você já sabe o que é Lambrusco, que tal conferir as opções no site do Divvino? São diversos rótulos importados que certamente irão agradar seu paladar. Clique no banner abaixo e confira!

o que é lambrusco

Back To Top Pular para o conteúdo