skip to Main Content
Tudo Sobre A Produção Vinícola De Friuli-Venezia Giulia, Na Itália

Tudo sobre a produção vinícola de Friuli-Venezia Giulia, na Itália

A região vinícola de Friuli-Venezia Giulia, localizada no nordeste da Itália, é conhecida pelo  terroir privilegiado, diversidade de uvas cultivadas e vinhos de alta qualidade, especialmente os brancos. Com uma tradição vinícola que remonta a séculos, encanta enófilos com uma rica história e paisagens deslumbrantes.

A seguir, vamos explorar em detalhes tudo o que você precisa saber sobre a produção vitícola em Friuli-Venezia Giulia. Boa leitura!

Sobre a região de Friuli-Venezia Giulia

Friuli-Venezia Giulia (ou Friuli) é uma região autônoma no extremo nordeste da Itália, que faz fronteira com a Eslovênia e a Áustria. É composta por quatro províncias: Udine, Pordenone, Gorizia e Trieste. Sua localização privilegiada oferece uma grande variedade de microclimas e solos, o que contribui com a qualidade dos vinhos produzidos na região.

A tradição vitícola remete aos tempos romanos. No entanto, a partir do século 20, a região se estabeleceu como referência no cenário italiano, principalmente por conta de seus vinhos brancos elegantes e de alta acidez, embora também produza alguns vinhos tintos de boa qualidade.

Atualmente, 77% da produção de Friuli é destinada aos vinhos brancos. Além de possuir D.O.Cs (Denominazione di Origine Controllata), D.O.C.Gs (Denominazione di Origine Controllata e Garantita), e IGTs (Indicazione Geografica Protetta), a região faz parte da D.O.C. Prosecco.

Quanto às sub-regiões produtoras de vinhos italianos, é dividida em Friuli Grave, Colli Orientali del Friuli, Collio e Carso.

Friuli Grave

Responsável por mais da metade da produção vitícola de Friuli, as uvas ali cultivadas têm alta acidez e geram vinhos leves e frescos para serem consumidos ainda jovens, com notas cítricas e herbáceas.

Colli Orientali del Friuli

Com três D.O.C.s, Colli Orientali del Friuli investe no cultivo de sauvignon blanc, chardonnay, pinot grigio, malvasia e as castas autóctones friulano e ribolla. Os vinhos da sub-região, em geral, são bastante aromáticos, com notas florais e frutadas, além da alta acidez que confere grande frescor às bebidas.

Collio

Collio concentra apenas 5% da produção de vinhos de Friuli-Venezia Giulia, mas seus rótulos são mundialmente reconhecidos e condecorados com premiações. Faz fronteira com a Eslovênia e seu terroir permite o desenvolvimento de uvas com alta acidez.

As principais castas de Collio são sauvignon blanc, chardonnay e pinot grigio. Os vinhos estagiam em barricas e, consequentemente, podem ser encorpados e potentes. Revelam notas de maçã, pêssego e abacaxi, além de toques de fumaça e baunilha. São exemplares com bom potencial de guarda.

Friuli Venezia Giulia paisagens

Paisagens de tirar o fôlego são o pano de fundo para a produção dos excelentes vinhos de Collio!

Carso

O destaque de Carso é a produção do vinho laranja, que possui alta acidez, notas minerais, taninos suaves e ótimo potencial de guarda. Além disso, investem na uva autóctone terrano, que gera vinhos tintos italianos com notas de cereja, taninos moderados e alta acidez. 

Terroir

O terroir desempenha um papel fundamental na produção de vinhos em Friuli-Venezia Giulia. A região é caracterizada por uma combinação única de clima frio e influência do mar Adriático, além de uma grande diversidade de solos. As montanhas que circundam Friuli fornecem proteção contra ventos fortes, enquanto as brisas frescas advindas do oceano mantém as temperaturas amenas e contribuem com a maturação ideal das uvas.

Os solos friulanos variam desde argila até calcário, passando por depósitos de areia e marga. Essa diversidade permite que diferentes variedades de uvas expressem suas características. Além disso, é marcada por uma amplitude térmica significativa entre o dia e a noite, o que contribui com a formação de sabores e aromas complexos nos vinhos.

Uvas mais cultivadas

A região de Friuli-Venezia Giulia é famosa por cultivar uma ampla variedade de uvas, especialmente as brancas. Em cada sub-região, tem-se uma melhor expressão de castas tanto autóctones (nativas) quanto Vitis viníferas.

Algumas das principais variedades cultivadas são friulano, sauvignon blanc, chardonnay, riesling, pinot grigio, ribolla e malvasia.

Friulano

O friulano é uma uva autóctone, conhecida anteriormente como tocai friulano. Seus vinhos são encorpados, com acidez vibrante e aromas de amêndoas, pêssegos e flores brancas. É uma variedade tradicional da região e que mostra todo o potencial do terroir de Friuli-Venezia Giulia.

Pinot grigio

Uma das uvas brancas mais conhecidas e amplamente cultivadas em Friuli-Venezia Giulia. A pinot grigio gera vinhos leves, frescos e com acidez equilibrada. Na região italiana, os exemplares exibem notas de frutas cítricas, maçã-verde e pêssego, proporcionando uma experiência refrescante e agradável.

Sauvignon blanc

A sauvignon blanc também tem destaque na região, produzindo exemplares intensos e aromáticos com notas de maracujá, lima e grama cortada. Os vinhos são conhecidos por sua acidez vívida e frescor.

Malvasia

A uva malvasia é presente há séculos em Friuli-Venezia Giulia e é amplamente utilizada na produção de brancos aromáticos. Os vinhos têm características florais intensas, com aromas de jasmim e frutas tropicais. Geralmente são secos, mas também podem ser produzidos em estilos mais doces.

harmonização vinho e presunto parma

Os vinhos de Friuli-Venezia Giulia demonstram toda a qualidade e tradição da viticultura italiana.

Vinhos para conhecer

Em Friuli-Venezia Giulia, você encontrará uma variedade de vinhos brancos e tintos de alta qualidade. A seguir, apresentamos alguns deles.

Collio Bianco

Collio Bianco é um blend branco típico da região, feito com uvas como friulano, chardonnay e sauvignon blanc. São conhecidos por sua elegância, complexidade aromática e acidez equilibrada.

Ribolla Gialla

A Ribolla Gialla é uma variedade autóctones, produzindo vinhos brancos vibrantes com notas cítricas, minerais e de ervas. São apreciados por sua acidez marcante e estrutura única.

Ramandolo

Ramandolo é um exemplar de sobremesa feito a partir de uvas da variedade verduzzo friulano. Esse vinho de colheita tardia possui doçura equilibrada e sabores intensos de frutas cristalizadas e mel.

Prosecco/Glera

Embora a região seja mais conhecida por seus vinhos brancos, também é uma importante produtora de Prosecco, famoso espumante italiano. Os Proseccos de Friuli-Venezia Giulia são aclamados por sua qualidade e frescor.

Vinhos de Friuli-Venezia Giulia no Divvino

Se após conhecer detalhes de Friuli-Venezia Giulia, você ficou com vontade de experimentar um vinho friulano, o divvino.com.br conta com cinco incríveis exemplares da vinícola Peter Zemmer. Para conferi-los e garantir o seu, clique no banner abaixo. Estamos te esperando!

vinhos Peter Zemmer no Divvino

Flávia

Sommelier internacional pela FISAR/UCS, pós-graduada em Marketing e Negócios do Vinho pela ESPM. Há 10 anos atuando no mercado e através de diversos canais de mídia especializados no mundo do vinho. Propago conhecimento para enófilos e amantes da bebida. Falar sobre vinhos é um prazer!

Back To Top Pular para o conteúdo