skip to Main Content
8 Dicas Para Comprar Vinho Na Black Friday

8 dicas para comprar vinho na Black Friday

Em 2023, um dos eventos mais importantes para varejistas (e consumidores) acontece no dia 24 de novembro, a Black Friday. E se você não abre mão de uma boa promoção para adquirir novas garrafas de vinho, a Black Friday é a oportunidade perfeita para encher sua adega e experimentar novos rótulos!

Neste conteúdo, vamos abordar algumas dicas para você aproveitar as ofertas de vinhos e espumantes e adquirir ótimos rótulos. Também vamos explicar como a Black Friday vai funcionar no divvino.com.br e os benefícios que os sócios do ClubeD vão usufruir. Ficou curioso? Então continue a leitura!

O que é a Black Friday?

A Black Friday foi criada nos Estados Unidos e consiste em um dia todo – mais especificamente, a sexta-feira depois do Dia de Ação de Graças – em que lojas oferecem grandes promoções para atrair os consumidores. No Brasil, a adesão começou em 2010.

O grande diferencial da Black Friday é que as porcentagens de desconto costumam ser expressivamente maiores do que as demais ofertas que lojas virtuais e físicas de varejo oferecem ao longo do ano.

Como comprar vinhos na Black Friday?

Agora que você já sabe o que é a Black Friday, confira nossas dicas para evitar possíveis contratempos e comprar bebidas na Black Friday da melhor forma.

1. Pesquise rótulos com antecedência

O dia da Black Friday, naturalmente, envolve um grande fluxo de pessoas, tanto em lojas físicas quanto em e-commerces. Por isso, é mais provável que você enfrente questões como estoque acabando rapidamente, processo de finalização de compra um pouco mais lento e, em alguns casos, sites travando.

Por isso, o ideal é acessar ou visitar as lojas já sabendo quais itens você deseja comprar. Para isso, vale a pena navegar antecipadamente pelos sites e pesquisar informações e avaliações dos vinhos que chamaram sua atenção.

Nunca experimentou um Vinho do Porto e quer aproveitar as promoções para adquirir um? Decidiu comprar mais unidades do exemplar que você já aprecia? Está em busca de espumante para as festas de final de ano ou mesmo para um casamento? Verifique quais são as suas preferências, para poder focar nas promoções que se enquadram no seu gosto pessoal.

Quaisquer que sejam as circunstâncias, antecipar-se é sempre importante quando o assunto é Black Friday.

Homem negro, comprando vinho na Black Friday pela internet.

Para aproveitar a Black Friday de vinhos, faça uma pesquisa antecipada e tenha em mente quais rótulos você deseja.

2. Faça uma lista de desejos

Já fez a sua pesquisa e sabe quais produtos deseja comprar? Então, aproveite para criar uma lista de desejos em ordem de prioridade. Como mencionado, os estoques podem acabar rápido no dia da Black Friday.

Caso você não consiga adquirir uma garrafa em específico ou encontre ofertas de vinhos melhores do que imaginava, vale a pena considerar os demais produtos que te interessam.

Diante da quantidade de itens em promoção durante a Black Friday, a lista é uma ferramenta essencial para elencar prioridades e não ultrapassar o orçamento na hora de selecionar os rótulos que serão comprados.

3. Somente compre em sites confiáveis

Por mais que a Black Friday seja um dia em que diversas lojas e marcas oferecem descontos expressivos, desconfie dos preços que estão muito abaixo da média e compre somente em sites confiáveis. Infelizmente, ataques cibernéticos e golpes se tornaram muito comuns.

Portanto, para aproveitar a Black Friday para comprar vinhos, verifique se as lojas e sites do seu interesse possuem uma boa reputação no mercado, se trabalham com marcas renomadas e se oferecem uma política de devolução ou troca clara. 

Além disso, dê preferência para lojas especializadas, pois elas costumam ter uma seleção mais ampla e um atendimento mais qualificado.

Saiba exatamente onde você está inserindo seus dados pessoais e esteja sempre atento a questões como clonagem de cartão. Sites confiáveis possuem certificações que atestam a segurança do ambiente virtual. O divvino.com.br, por exemplo, possui os selos do Google, Ebit e do Paypal.

Mulher branca segurando um cartão. Ela está comprando vinhos na Black Friday pela internet e sorri.

Seja para vinhos em oferta ou quaisquer outros itens em promoção, compre somente em sites seguros.

4. Verifique se as promoções são verdadeiras

Ao longo dos anos da Black Friday do Brasil, consumidores passaram a se questionar sobre a veracidade das ofertas. Desde 2010, as “black fraudes”, infelizmente, tornaram-se comuns.

O que acontece é que algumas lojas duplicam os valores de produtos e, no dia do evento, alegam que itens estão com 50% OFF (o famoso “metade do dobro”).

Portanto, ao longo do mês de novembro, vale a pena fazer uma pesquisa para conferir o preço médio dos rótulos que você deseja comprar. Assim, você consegue comparar os valores no dia da Black Friday e averiguar se as ofertas são verdadeiras.

Além disso, vale a pena conferir a reputação das lojas em sites como o Reclame Aqui. Uma pesquisa da mesma empresa apontou que 49% dos respondentes leem reclamações a respeito do comportamento das lojas nas Black Fridays passadas antes do dia do evento.

5. Aproveite para explorar novas opções

A Black Friday é uma excelente oportunidade para sair da zona de conforto e explorar novas opções de vinhos. Aproveite as promoções para experimentar rótulos e uvas diferentes, que você talvez não tenha tido a chance de provar antes. 

Procure por indicações de vinhos menos conhecidos, mas que possuam uma boa relação qualidade-preço. Essa é uma ótima maneira de ampliar o seu conhecimento e apreciar novos sabores. Ou, se você sempre quis experimentar um exemplar de maior valor agregado, os descontos podem ser o incentivo ideal para comprá-los.

duas mulheres apreciando vinho juntas

Nesta Black Friday, aproveite para conhecer novas opções de vinho!

6. Esteja atento às ofertas relâmpago

Durante a Black Friday, é comum que alguns varejistas ofereçam promoções relâmpago, com descontos extra por tempo limitado.

Por isso, fique de olho nessas ofertas e aproveite para adquirir vinhos de alta qualidade a preços ainda mais baixos. Essas ofertas costumam ocorrer ao longo do dia, então atente-se aos horários e aproveite as oportunidades.

7. Aposte em kits

De maneira geral, os kits são excelentes para quem deseja experimentar novos rótulos. Mesmo fora das épocas de promoções, esses combos possuem um ótimo custo-benefício. E com os descontos da Black Friday, o valor fica ainda melhor!

No divvino.com.br, por exemplo, contamos com um kit de 10 vinhos, que contempla rótulos brancos, rosés e tintos. Assim, você pode fazer diversas degustações e ampliar seus conhecimentos!

8. Não deixe o preço ser o único critério

Por fim, mas não menos importante, uma ótima dica para a Black Friday é não deixar o preço ser o único critério na hora de escolher um vinho na Black Friday. Embora seja tentador buscar apenas as ofertas mais baratas, vale  lembrar que a qualidade do vinho é o que realmente importa.

Aproveite as promoções para adquirir exemplares de qualidade por um preço mais acessível, mas não se esqueça de considerar a reputação do produtor, as características da bebida e as suas preferências pessoais.

Black Friday no Divvino

No dia da Black Friday, no divvino.com.br, vamos oferecer descontos de até 70% em vinhos e outros produtos selecionados. Sócios do ClubeD ainda ganham +15% OFF! As promoções acontecem dia 24/11 e vão contemplar desde produtos high end, como Barolos e Chablis, até rótulos de entrada.

Se você ainda não conhece nosso clube de assinatura e quer desfrutar não só das curadorias feitas pelo nosso time de especialistas, mas também das promoções de vinhos chilenos, argentinos, brasileiros e outros rótulos do mundo todo, além dos demais benefícios da Black Friday, clique no banner abaixo para conferir os planos disponíveis!

Black Friday Divvino

Flávia

Sommelier internacional pela FISAR/UCS, pós-graduada em Marketing e Negócios do Vinho pela ESPM. Há 10 anos atuando no mercado e através de diversos canais de mídia especializados no mundo do vinho. Propago conhecimento para enófilos e amantes da bebida. Falar sobre vinhos é um prazer!

Back To Top Pular para o conteúdo