skip to Main Content
Vinho Para Dia Dos Pais: 10 Sugestões Para Presentear

Vinho para Dia dos Pais: 10 sugestões para presentear

Presentear as pessoas que amamos é sempre especial. Todo o cuidado e afeto colocado na escolha é o que torna o momento ainda mais inesquecível. Pensando nisso, preparamos uma seleção de 10 vinhos para o Dia dos Pais.

Ainda que seu pai não seja um enófilo de carteirinha, nada te impede de iniciá-lo no universo dos vinhos. Para te ajudar, você confere dicas de como escolher o rótulo ideal para brindar ao lado daquele que sempre esteve presente em sua vida. Boa leitura!

Como escolher vinho para o Dia dos Pais?

Analisar alguém antes de presentear, ainda mais com vinho, pode ser uma tarefa difícil, em vista da infinidade de opções disponíveis no mercado. No entanto, considerando o nível de intimidade que pai e filho possuem, vamos considerar meio caminho andado.

Para começar, liste todas as características importantes para escolher o melhor vinho, desde o paladar até a personalidade do presenteado.

Questione-se, por exemplo, se ele prefere sabores frutados ou mais ácidos; se costuma organizar eventos e receber pessoas; se gosta de comer algo durante as degustações (e se sim, o quê?); qual o nível de conhecimento dele a respeito do mundo dos vinhos (aprendiz ou especialista?), entre outros pontos que vão te ajudar a encontrar o rótulo perfeito.

banner para conhecer o clube d

Se o seu pai é um especialista, lê publicações sobre vinhos, conhece muitos rótulos, tem uma adega, etc, ele vai preferir exemplares mais tradicionais, elegantes e refinados. Rótulos premiados, produzidos por grandes enólogos e até mesmo pouco conhecidos, são escolhas certeiras.

Se ele for um aprendiz que está descobrindo os países produtores, as castas de uvas existentes, ou seja, na busca de um gosto pessoal, invista em vinhos frutados, pois são fáceis de beber.

Outras boas opções são os de entrada — produzidos em regiões renomadas, mas também de boa degustação —, além dos que harmonizam com uma variedade considerável de pratos, do churrasco ao risoto.

Dicas de rótulos para presentar

1. Bardos Roble Ribeira de Duero D.O.

Se você e seu pai são colecionadores, vale a pena investir neste rótulo! Bardos Roble Ribeira de Duero D.O. é um vinho tempranillo espanhol encorpado e elegante, da região de Ribera Del Duero. Possui coloração vermelha brilhante e aroma complexo com notas de ameixa e tabaco.

2. Gauggiole Brunello Di Montalcino DOCG

Para os amantes de rótulos italianos, este Brunello Di Montalcino DOCG é produzido na região da Toscana a partir de uvas sangiovese provenientes de um vinhedo chamado Gauggiole. Com coloração rubi, aromas de cerejas e notas de cravo e especiarias, é um rótulo nobre, ideal para um presente de Dia dos Pais! Tem corpo médio, taninos finos e elegantes e é um ótimo vinho de guarda, com potencial de envelhecimento de 11 anos. Estupendo!

3. Sartirano Figli Barolo DOCG

Mais uma opção de rótulo italiano, Sartirano Figli Barolo DOCG  é um nebbiolo de prestígio! Com passagem por barrica durante 18 meses, é um vinho com aromas de especiarias e flores secas, taninos doces e sabor suave. Uma boa opção para dar de presente àquele pai que não abre mão de um tinto intenso e tradicional.

4. Sartirano Figli Barolo D.O.C.

Rótulo italiano tradicional, Sartirano Figli Barolo é produzido na região de Piemonte pela vinícola Sartirano com uvas nebbiolo. Tem passagem em carvalho eslavo durante 18 meses, que resulta em um vinho intenso e formidável. 

No paladar, apresenta taninos doces, além dos aromas de especiarias e flores secas. Possui tempo de guarda de 15 anos.

E para complementar seu presente, aproveite para inserir uma mensagem de Dia do Pais afetuosa! Afinal, nada melhor do que lindas declarações e os melhores vinhos para comemorar a data!

5. Vinhos La Espera Carpe Diem

Os vinhos La Espera são a combinação de um excelente terroir e clima, aliados à dedicação e paciência dos processos de produção. Verdadeiras obras primas argentinas! No Divvino, você encontra a linha, que é proveniente de parcelas selecionadas e de produção limitada em três variedades: um refrescante pinot noir, um chardonnay aromático e estruturado, e um blend potente de syrah e malbec.

Os três rótulos são excelentes alternativas para um presente de Dia dos Pais barato, sem perder a qualidade de um bom vinho!

6. Kit Trio Matsu: El Pícaro, El Recio e El Viejo

Qualquer pai enófilo vai amar ser presenteado com um combo de vinhos de excelente qualidade! A linha Matsu possui raízes na região de Toro, conhecida por seus vinhos potentes e de personalidade. Os rótulos são inspirados em três gerações de viticultores da região, que representam a dedicação, o trabalho e o amor pela terra onde cultivam.

No Trio Matsu, você encontra três tempranillos espanhóis: El Viejo, El Recio e El Pícaro.

El Viejo passa por barricas de carvalho francês por 16 meses. Possui coloração vermelho granada, notas de chocolate, tabaco e especiarias finas, com paladar marcante e opulento.

El Recio estagia por 14 meses em carvalho francês. É um tinto macio e com final de boca prolongado, notas de baunilha e cacau e tempo de guarda de 8 anos.

Por fim, o jovem El Pícaro é mais frutado e possui aroma de mirtilo e amora, paladar intenso e fresco. É um rótulo com boa acidez, fácil de beber e com tempo de guarda de 7 anos.

7. Kit Clube D Italianos

O Kit Clube D Italianos, assim como a versão espanhola, traz rótulos premiados, produzidos nas vinícolas mais tradicionais da Itália. São eles: Appassimento Passo Salento IGP, San Silvestro Figli Barbera D’Asti, Fornino 1903 Chianti DOCG e Casalforno Maremma Toscana Rosso DOC.

Entre blends e varietais, este kit de vinhos para presente engloba uma série de experiências gustativas formidáveis, com rótulos tradicionais, que exploram o melhor dos terroirs italianos. Appassimento Passo Salento IGP é produzido com uvas passificadas das variedades Negroamaro e Lambrusco, tem paladar encorpado, aveludado e aromas de frutas secas e especiarias doces.

É considerado por muitos um “mini Amarone della Valpolicella” por compartilhar diversas características deste ícone italiano, inclusive semelhanças no método de produção.

San Silvestro Figli Barbera D’Asti, produzido na região de Langhe, é um varietal da uva barbera. Rótulo frutado e com paladar macio, muito fácil de beber e harmonizar. Fornino 1903 Chianti DOCG é um blend toscano, intenso e equilibrado. Mais uma alternativa para harmonizar com facilidade.

Blend das uvas sangiovese, merlot e cabernet sauvignon, Casalforno Maremma Toscana Rosso DOC é um rótulo toscano com aroma de frutas e notas de chocolate branco. É um tinto meio seco, perfeito para apreciar com toda a família!

banner para comprar kit clube d italianos

8. Serradayres Reserva Do Tejo D.O.C

Nossa oitava sugestão é um rótulo elaborado na região Tejo D.O.C., feito a partir de um blend das uvas syrah, touriga nacional e castelão.

Com nove meses de passagem por barricas de carvalho francês, o resultado é um vinho português peculiar e corpulento, tinto, meio seco, cujo teor alcoólico é de 13%.

De cor granada intensa, nota-se predominantemente o aroma de frutos vermelhos, destacando-se a cereja, o mirtilo e a framboesa. Os frutos do bosque e as nuances de tostados completam o seu bouquet.

Uma opção ideal para quem prefere uma bebida macia, frutada, estruturada e que harmoniza bem com espaguete com ragu de carne, polenta com ossobuco, churrasco de carnes vermelhas e lasanha de beringelas.

9. Jean Bouchard Chardonnay Chablis A.O.C.

Diretamente da região de Borgonha, na França, este varietal branco seco da uva chardonnay, oriundo da vinícola Jean Bouchard, promete entregar excelente acidez, além de complexidade e untuosidade.

No processo de criação, a bebida amadurece cerca de seis meses sobre as lias (leveduras), garantindo ao rótulo um perfil ideal  para harmonizar com vôngoles, polvos sauté, vieiras grelhadas e lulas crocantes; massas com frutos do mar ou ao molho de ervas finas; risoto de bacalhau ou paella; queijos camembert e gruyère.

Ao nariz, é possível identificar notas de mel. Enquanto que à boca, um toque mineral resultante das propriedades do terroir extremamente calcário da região.

Com tempo de guarda de 4 anos, o ideal é que o exemplar seja servido em uma temperatura de 8ºC.

10. Cascina Adelaide Barolo Cannubi

Para fechar nossas sugestões com chave de ouro, um italiano recomendado para os pais experts em vinho: o Cascina Adelaide Barolo Cannubi! Esse vinho tinto seco é feito a partir das uvas nebbiolo, selecionadas em videiras com mais de 40 anos.

Com passagem de 24 meses por barril de carvalho francês na vinícola Cascina Adelaide, na região de Piemonte, ele ainda evolui por mais 6 meses em garrafa antes de ser comercializado, ou seja, são 2 anos e meio de repouso.

Na tonalidade do vinho, a cor granada reflete bordas vermelhas. Ao passo que nos aromas, notas de ameixas, amoras e violetas são evidentes. O paladar é mineral e argiloso, de taninos apimentados e marcantes.

O recomendado é abrir a garrafa e deixar o vinho respirar por uma hora antes do consumo, e utilizar o decanter pelo mesmo período. A temperatura ideal de consumo é de 18ºC-20ºC.

Esta opção que vai impressionar o seu pai, harmoniza muito bem com sabores fortes, mas elegantes, como pratos de carne vermelha, receitas à base de trufas, além de queijos azuis ou curados.

Vá além!

Toda boa experiência pode ficar ainda melhor. Isso é possível se houver um conjunto de outros itens que vão potencializar a degustação do rótulo escolhido para presentear o seu pai. Este é o caso dos acessórios para vinho ou até mesmo itens gourmet para o preparo de pratos deliciosos e harmoniosos.

Se você gostaria de proporcionar uma experiência ainda mais agradável nessa data tão especial, confira a seguir nossas sugestões para complementar o seu presente:

Acessórios para vinho

Os acessórios para vinhos são alguns dos maiores responsáveis por ampliarem a satisfação do seu pai na hora da degustação. Entre os essenciais, podemos destacar uma boa taça, o saca rolhas, o decanter e, é claro, uma excelente adega para armazenamento das garrafas.

Taças

Como cada vinho apresenta características específicas, para que os sabores sejam apreciados da melhor forma possível, cada rótulo deve ser servido em uma taça específica. No entanto, como regra geral, os vinhos tintos precisam de mais espaço, já que os sabores são mais intensos, e podem ser servidos na taça da Bohemia Gastro Bordeaux de 590 ml.

Ao passo que os vinhos brancos são ideais em taças com aberturas menores para que a troca de temperatura não seja brusca. Uma excelente opção é o modelo de taça Louvre de 570 ml, também da Bohemia.

Kit de taças com 12 peças

Se o seu pai é um expert no mundo dos vinhos, com certeza este kit de taças vai transformar a experiência de  saborear bons rótulos. Produzido pela marca Bohemia, ele conta com 12 peças de cristal.

São seis taças para vinho tinto, com capacidade para 590 ml, e seis taças para espumante, cada uma com 220 ml, para servir convidados com elegância e sofisticação.

Vinho do Porto no Divvino

Decanter

O decanter, ou decantador, tem como função servir e separar sedimentos de vinhos de guarda (que não fazem mal à saúde!), enaltecendo, assim, os sabores da bebida. São recomendados para apreciadores mais habituados.

Com capacidade para 1500 ml, o Decanter de Cristal Bohemia é moderno e seu uso facilita o processo de oxidação em que a evaporação lenta reduz a tonicidade do vinho e intensifica os seus aromas. Sem falar que vai deixar a degustação ainda mais elegante!

Bolsa térmica

Preservar a temperatura do vinho ao levá-lo para qualquer lugar é possível com a bolsa térmica da A\Casa, que está disponível no Divvino.

O modelo é na cor marrom e creme, tem capacidade para até 12 litros, apresenta uma alça para facilitar o transporte e traz uma divisória interna para o armazenamento de até quatro garrafas de vinho.

Adega

Se o seu pai tem uma coleção de rótulos considerável, que tal oferecer a ele a oportunidade de armazená-los de forma ideal, presenteando-o com uma adega?

Um modelo inicial que pode ser perfeito para a ocasião é a Adega Climatizada Brastemp. Com suporte para até 12 garrafas, ela faz parte da linha All Black, apresenta trava de segurança, painel digital, iluminação interna, controle de temperatura, alarme de porta aberta e as prateleiras são removíveis.

familia brindando no dia dos pais

No Dia dos Pais, presenteie excelentes vinhos e aproveite para brindar em família!

Produtos gourmet

Na hora de presentear o seu pai, vale também pensar na harmonização perfeita para o rótulo selecionado, ou seja, nos sabores que vão acompanhar o momento da degustação.

Grãos e massas

Caso seu pai goste de se arriscar na cozinha, seja um chef de mãos cheias, ou se você quiser preparar um almoço ou jantar especial para ele, invista nas massas da marca La Molisana, diretamente da Itália! Até porque, um Spaghetti é sempre bem-vindo, ainda mais ao lado da família.

Geleias gourmet

Por fim, se o que seu pai aprecia mesmo é uma excelente tábua de charcutarias com salame, presunto, bacon, muçarela, linguiça, copa, entre outros aperitivos, assim como diferentes tipos de queijos, as geleias gourmet são um complemento e tanto, pois possuem sabores variados. As da linha Menz & Gasser são nossas sugestões para você

Se você procura um excelente vinho para o Dia dos Pais, considere nossas sugestões acima e presenteie com muita qualidade! E não se esqueça de que essa escolha merece uma atenção especial, assim como pode ser potencializada a partir dos acessórios e produtos gourmet.

E para conferir mais rótulos nacionais e importados de importantes e renomadas regiões, além de rótulos das uvas sauvignon banc, merlot, Vinho do Porto e várias outras, visite nossa loja clicando no banner abaixo!

banner para conferir vinhos nacionais e importados

Flávia

Sommelier internacional pela FISAR/UCS, pós-graduada em Marketing e Negócios do Vinho pela ESPM. Há 10 anos atuando no mercado e através de diversos canais de mídia especializados no mundo do vinho. Propago conhecimento para enófilos e amantes da bebida. Falar sobre vinhos é um prazer!

Back To Top Pular para o conteúdo