skip to Main Content
Conheça 11 Vinhos Carménère E Sugestões De Harmonização

Conheça 11 vinhos carménère e sugestões de harmonização

Os vinhos carménère são alguns dos rótulos mais consumidos e apreciados no mundo todo. E para tornar a experiência ainda melhor, é importante saber como harmonizá-los. Assim, é possível garantir uma experiência enogastronômica de primeira!

Neste conteúdo, elencamos sugestões de harmonização com carnes, queijos, massas, pratos vegetarianos e outras opções mais inusitadas. Ao final do texto, você também confere uma seleção dos 11 melhores vinhos carménère para comprar e degustar. Boa leitura!

Vinho carménère combina com o que?

Para entender como criar uma boa harmonização com vinho carménère, é preciso levar as características da casta em consideração.

Em geral, estamos falando sobre vinhos de perfil frutado, com aromas de frutas pretas e vermelhas, como amora, cereja, mirtilo, ameixa, etc. Além disso, são rótulos que revelam notas de especiarias, como cravo e canela, além de toques herbáceos como pimentão verde, oriundo da pirazina. No paladar, são médios a encorpados.

Por conta desse perfil, o vinho carménère combina com carnes de porco, pimentão recheado e lasanha de berinjela.

Carnes

Quando o assunto é carne, os cortes de porco, como costelinha e lombo ao molho barbecue, são excelentes opções para harmonizar com vinhos carménère, em vista do perfil frutado e especiado da bebida.

Outros cortes também podem acompanhar vinhos tintos carménère, desde que bem condimentados com temperos como pimenta-do-reino e especiarias. A bebida, ainda, combina com carnes curadas como lombo, bresola e salames.

Queijos

Não sabe qual queijo combina com vinho carménère? Aqui estão algumas combinações deliciosas para experimentar! 

Caso queira criar harmonizações com queijos, os maturados são ideais, devido à picância natural do alimento. Dentre as opções, o parmesão 12 meses, o cheddar, o roquefort e o emmenthal combinam com o vinho carménère.

Há, ainda, a alternativa de harmonizar carménères com queijos envelhecidos, como o Gouda, que realçam a complexidade de sabores da bebida.

Imagem de uma mesa repleta de opções de queijos que harmonizam com vinho carménère.

Combine seu vinho carménère favorito com queijos e aprecie cada minuto da degustação!

Massas

O vinho carménère é bom com diversos tipos de massas também! Você pode investir em pratos ao molho vermelho, como lasanha e espaguete à bolonhesa, que acompanham a acidez da uva. 

Preparos mais cremosos, especialmente à base de queijos, como o fettuccine alfredo, também são uma ótima pedida! Caso queira cozinhar uma receita vegetariana, lasanha de abobrinha ou caccio e pepe são escolhas perfeitas.

Pratos vegetarianos

Além da lasanha de abobrinha, outros pratos vegetarianos vão superbem com as características do vinho carménère. Experimente combiná-lo com risoto de cogumelos, ratatouille ou uma pizza vegetariana, e se surpreenda com o resultado!

Outros

Pensou que as sugestões tinham acabado? A versatilidade do vinho carménère oferece um leque de opções de harmonizações! Caso já tenha provado as sugestões anteriores, experimente preparar pratos da culinária mexicana, como tacos, enchiladas e burritos, ou carnes exóticas, como javali e avestruz.

11 vinhos carménère no Divvino

Agora que você já conhece as orientações gerais para harmonizar os vinhos carménère, confira sugestões de rótulos disponíveis no divvino.com.br e comece a experimentar novas combinações hoje mesmo!

ClubeD Divvino Clube de Assinatura de Vinhos

1. Vinho Tinto Chileno Cavanza Carménère

Para quem aprecia tintos mais leves, vale a pena experimentar este rótulo produzido com exclusividade para o Divvino! Elaborado pela Santa Rita, vinícola com mais de 130 anos de história, no Vale Central do Chile, tem coloração rubi-intenso com suaves tons violáceos.

Revela aromas de frutas pretas maduras, toque vegetal e floral, além de especiarias. Tem paladar sedoso e prolongado. Para a harmonização, aposte em massas ao molho vermelho ou pizza ao pomodoro.

2. Vinho Chileno Montgras De Vine Carménère

Mais uma opção produzida na região do Vale Central. O Montgras De Vine tem coloração rubi com bordas púrpura, aromas de frutas pretas sobremaduras e especiarias como pimenta-do-reino e anis estrelado. No paladar, é estruturado, harmonizando bem com lasanha à bolonhesa, pratos agridoces e queijos parmesão e gruyère.

Uma curiosidade interessante sobre esse vinho é que ele traz a folha da uva carménère no rótulo, em homenagem a ampelografia — ciência dedicada ao estudo e identificação das vinhas.

3. Vinho Chileno La Junta Reserva Carménère

Produzido no Chile, mas no Valle Central de Licantén, o La Junta Reserve Carménère é uma alternativa mais encorpada e intensa — resultado da maturação em carvalho francês durante 10 meses. Visualmente, tem coloração rubi-profundo. No nariz, revela notas de frutas pretas sobremaduras, como cereja e mirtilos, além de toques especiados doces, como baunilha.

Seus taninos são macios e sedosos. Ideal para harmonizar com filé mignon, pato, lasanha à bolonhesa e queijos parmesão e gruyère.

4. Vinho Chileno Santa Rita Secret Reserve Carménère

Produzido no Vale Central do Chile, Santa Rita Secret Reserve Carménère é uma bebida mais intensa e encorpada. De coloração púrpura-profunda, exala aromas de frutas pretas em compota, notas de especiarias como pimenta-branca e toques de violeta. No paladar, é volumoso, com taninos presentes e final de boca prolongado.

Ideal para harmonizar com carnes vermelhas temperadas, aves de caça e queijos envelhecidos. Pode evoluir em garrafa por até 10 anos.

5. Vinho Tinto Chileno De Martino 347 Carménère

De Martino 347 Carménère é um tinto mais leve, que traz toda a tipicidade da casta. Elaborado com base na agricultura sustentável e vinificação tradicional, tem aromas de frutas pretas maduras, como amoras e mirtilos, especiarias como pimenta-preta e leve toque herbáceo. No paladar, possui taninos finos, textura aveludada e acidez presente. Seu tempo de guarda é de oito anos.

6. Vinho Tinto Author Superior Carménère

Produzido pela Bodegas Tagua Tagua no Vale Central do Chile, este é um rótulo exclusivo do divvino.com.br. Author Superior Carménère estagia de 3 a 5 meses em madeira, o que resulta em visual rubi com reflexos púrpura, aromas de frutas pretas sobremaduras, como amora, e leve toque mineral e de violeta.

No paladar, nota-se taninos finos e acidez equilibrada, ideal para harmonizar com carnes vermelhas grelhadas, risoto de cogumelos, berinjela grelhada, costelinha de porco ao barbecue ou uma tábua de frios.

7. Vinho Tinto Chileno Santa Rita Pewen Carménère

Em busca de um vinho de guarda mais intenso e encorpado? Invista no Santa Rita Pewen Carménère! Elaborado com uvas de vinhas velhas, este rótulo tem tons violáceos-profundos, aromas de frutas pretas em compota, além de notas de baunilha, cravo e pimentas. No paladar, taninos representados e acidez equilibrada.

Pode evoluir em garrafa por até oito anos em adega. Para a harmonização, opte por  carnes vermelhas temperadas com especiarias, como entrecôte grelhado, cogumelos recheados com queijo, risoto de javali e pato recheado.

8. Vinho Chileno Mayta Grand Reserva Carménère

Mayta Grand Reserva Carménère é um tinto encorpado, resultado dos 10 meses de maturação em barricas de carvalho francês. Tem coloração rubi-profundo, aromas de frutas secas e especiarias. No paladar, revela taninos macios.

Prepare filé mignon, risoto de abóbora ou lasanha à bolonhesa para acompanhar esse vinho. O rótulo também combina com queijos parmesão e gruyère.

9. Vinho Chileno Marques De Casa Concha Carménère

Elaborado no Vale do Cachapoal, Marques de Casa Concha Carménère é indicado para quem aprecia vinhos mais intensos. Visualmente, seu tom é rubi-escuro. Nos aromas, apresenta notas intensas de ameixas maduras, groselha preta e chocolate. Em boca, revela taninos firmes e acidez equilibrada. Uma ótima alternativa para harmonizar com cordeiro, carne de veado ou javali.

10. Vinho Misiones De Rengo Reserva Carménère

Elaborado pela vinícola Misiones de Rengo, que vem se destacando na produção de vinhos no Vale Central do Chile, este é um rótulo varietal de coloração vermelho-intenso, que traz aromas delicados de especiarias, como páprica, pimenta-branca e chocolate preto. Também revela toques sutis de café e baunilha.

No paladar, tem textura aveludada devido à maturação dos taninos, e final de boca agradável e persistente. Um excelente exemplar para acompanhar filé mignon, risoto de ervas finas ou queijos parmesão e gruyère.

11. Vinho Chileno Tarapacá Cosecha Carménère

Está em dúvida se o Vinho Cosecha Tarapacá Carménère é bom? Aqui vão algumas informações sobre o rótulo! É elaborado no Vale Central e Tarapacá, no Chile, regiões reconhecidas pela qualidade de seus exemplares.

Visualmente, tem coloração rubi-profundo. No nariz, revela aromas marcantes de frutas pretas maduras, como cereja e ameixas, além de nuances sutis de especiarias, como pimenta-preta e baunilha.

Em boca, possui textura macia, taninos elegantes e sabores intensos. Ideal para acompanhar carnes grelhadas e queijos curados.

Cada um dos rótulos acima é a expressão de uma das combinações mais influentes no mundo dos vinhos: uva carménère e Chile!

Se você gostou de conhecer nossas dicas de harmonização e sugestões de vinhos carménère, aproveite para conferir o portfólio completo do divvino.com.br e complete sua adega. Para acessar o e-commerce, basta clicar no banner abaixo!

vinhos nacionais e importados no Divvino

Flávia

Sommelier internacional pela FISAR/UCS, pós-graduada em Marketing e Negócios do Vinho pela ESPM. Há 10 anos atuando no mercado e através de diversos canais de mídia especializados no mundo do vinho. Propago conhecimento para enófilos e amantes da bebida. Falar sobre vinhos é um prazer!

Back To Top Pular para o conteúdo