skip to Main Content
Vinhos Para Iniciantes: Conheça 5 Rótulos Didáticos!

Vinhos para iniciantes: conheça 5 rótulos didáticos!

Para quem está começando a degustar vinhos, pode ser difícil identificar as nuances dessa bebida incrível, mas complexa. Por isso, é importante investir em rótulos didáticos, que possuem características expressivas, de fácil identificação.

Pensando nisso, neste post, elencamos cinco vinhos para iniciantes, incluindo brancos, tintos, licorosos e até mesmo um Champagne! Assim, quando menos esperar, já poderá comentar sobre as principais notas gustativas e olfativas. Boa leitura!

1. Vinho Tinto Chileno Ravanal Carménère


Quando o assunto é casta didática, carménères são uma das melhores indicações de vinhos para iniciantes. Isso porque os aromas ligados aos compostos químicos, chamados pirazina, que sentimos no olfato, como pimenta verde, são facilmente identificados. Além, é claro, de especiarias, como canela e cravo. Os taninos são macios e normalmente são vinhos bem equilibrados.

Em termos de vinho seco para iniciantes, carménères são uma boa opção por serem mais macios e redondos.

O Vinho Tinto Chileno Ravanal Carménère, especificamente, tem coloração rubi, aromas de frutas pretas sobremaduras como ameixas, cerejas, além de toques de especiarias como pimenta-do-reino e anis estrelado. No paladar, entrega taninos finos e acidez equilibrada.

Vinho Tinto Chileno Ravanal Carmenere

2. Vinho Argentino Quinde Malbec Orgânico

Os malbecs são alguns dos melhores vinhos tintos para iniciantes. Por mais que sejam mais encorpados e intensos, a casta é bastante didática e figura entre as favoritas dos brasileiros.

Malbec é a casta emblemática da Argentina e conta com notas olfativas muito características. No caso das notas aromáticas, traz frutas pretas em geleia, como mirtilo e cereja. Já as especiarias são normalmente doces, como a baunilha. 

Relacionado ao corpo, esses vinhos são chamados de encorpados. Ao girar a taça você poderá ver que eles parecem mais “densos” que os carmeneres, por exemplo. Também possuem mais glicerol, o que faz com que as lágrimas caiam mais devagar e com cor, o que pode ajudar na avaliação da quantidade de álcool do vinho.

Escolhemos um malbec sem passagem por madeira e sustentável para te dar toda a tipicidade da casta no momento da avaliação do rótulo. O Vinho Argentino Quinde Malbec Orgânico, visualmente, apresenta coloração rubi. No olfato, revela aromas de geleia de frutas pretas e especiarias, enquanto no paladar é untuoso e encorpado. Uma ótima dica de vinhos para iniciantes!

Pessoas degustando vinho Malbec, um dos melhores vinhos para iniciantes

Malbecs são alguns dos melhores vinhos secos para iniciantes.

3. Vinho Do Porto Quinta Santa Eufémia Fine Ruby

O Vinho do Porto também é uma boa opção para iniciantes, por se tratar de uma produção típica de Portugal, além de ser uma bebida naturalmente oxidada.

Ele passa por um processo de vinificação típico da região, como a pisa a pé. Uma das características mais típicas deste vinho é a fortificação, com a adição de aguardente vínica, matando as leveduras e deixando o vinho mais doce e alcoólico, entre 19% e 22%. 

O envelhecimento ocorre em grandes barricas de carvalho. Alguns envelhecem por anos, dando origem a vinhos mais complexos. 

O blend pode contemplar 52 uvas. Aqui, teremos um vinho de sobremesa típico e naturalmente oxidado. 

Se você quer experimentar rótulos da categoria, nossa sugestão é o Quinta Santa Eufémia Fine Ruby. Cremoso e adocicado, além de ser um bom vinho para iniciantes, é uma ótima pedida para degustar no final das refeições ou acompanhado de sobremesas.

Vinho do Porto Quinta Santa Eufémia Fine Ruby

4. Vinho Tinto Author Superior Sauvignon Blanc

Pensando em vinhos mais leves para iniciantes, os exemplares brancos são ótimas escolhas, principalmente os da uva sauvignon blanc. É uma das castas brancas mais conhecidas e possui aromas muito típicos, ainda mais presentes em países de clima frio. As notas de frutas tropicais, como maracujá e abacaxi, além do característico herbáceo, chamado algumas vezes de “aroma de grama cortada”, são muito emblemáticas.

O Vinho Tinto Author Superior Sauvignon Blanc é elaborado por uma vinícola premiada, a Bodegas Tagua Tagua. Tem coloração amarelo-pálido, aromas de frutas tropicais e toques herbáceos de grama cortada. No paladar, revela acidez refrescante, que convida para mais um gole.

Mulher tomando vinho Sauvignon Blanc, um dos melhores vinhos para iniciantes

Rótulos sauvignon blanc são alguns dos melhores vinhos brancos para iniciantes.

5. Champagne Francês Moutard Grande Cuvée Demi-Sec

E para encerrar nossa lista de sugestões para uma degustação de vinhos para iniciantes, um Champagne! A região francesa, além de mundialmente renomada, utiliza técnicas de produção bastante particulares.

Para a produção do Champagne (um tipo de vinho espumante), utiliza-se o método tradicional (ou Champenoise), em que a segunda fermentação, responsável pelas borbulhas da bebida, ocorre em garrafa.

Essas garrafas ficam armazenadas em caves subterrâneas e podem permanecer lá durante anos. Além disso, somente oito uvas são autorizadas dentro da D.O.C.: chardonnay, pinot meunier, pinot noir, arbane, petit meslier, pinot blanc e pinot gris.

Ao degustar um Champagne, é possível reconhecer imediatamente algumas características: aromas e sabores de pão torrado, casca de pão e brioche. Essas peculiaridades dificilmente são encontradas em espumantes que passam por outros métodos, como charmat ou asti, que entregam notas mais florais e de frutas de polpa amarela. 

Champagne Frances Moutard Grande Cuvee Demi-Sec

A partir dessas indicações de vinhos para iniciantes, você estará preparado para realizar degustações e desbravar esse universo tão incrível e rico.

Daí em diante, é só explorar novos rótulos e se surpreender a cada experiência. Para isso, confira o portfólio completo do divvino.com.br clicando no banner abaixo!

vinhos nacionais e importados no Divvino

Flávia

Sommelier internacional pela FISAR/UCS, pós-graduada em Marketing e Negócios do Vinho pela ESPM. Há 10 anos atuando no mercado e através de diversos canais de mídia especializados no mundo do vinho. Propago conhecimento para enófilos e amantes da bebida. Falar sobre vinhos é um prazer!

Back To Top Pular para o conteúdo