skip to Main Content
13 Dicas De Vinhos Para O Verão!

13 dicas de vinhos para o verão!

Quem é enófilo de carteirinha sabe que quando o assunto é vinho para o verão, rótulos frescos, como rosés, brancos e espumantes são uma ótima pedida! Escolhendo um bom exemplar, pode ter certeza que a experiência vai ser sempre muito agradável.

A seguir, vamos mostrar que sim, vinhos são uma ótima escolha para tomar durante o verão e indicar rótulos para você aproveitar os dias quentes da melhor maneira. Boa leitura!

Banner ClubeD

Por que beber vinho no verão?

Muitas pessoas acreditam que vinhos, em geral, são melhor apreciados no inverno, mas a verdade é que tudo depende do tipo de bebida escolhida para cada época. Existem, sim, ótimos rótulos para apreciar nos dias quentes.

Quando as temperaturas sobem, o ideal é investir em vinhos leves para o verão, que sejam refrescantes e apresentem baixo teor alcoólico, assim como perfil aromático mais frutado e, preferencialmente, com pouca ou sem passagem por barrica.

Nesse sentido, os estilos mais consumidos tendem a ser brancos, rosés e espumantes. No entanto, também é possível tintos leves, sejam eles frisantes ou não.

Beber vinho no verão também é uma forma de buscar inspiração para desfrutar de refeições ao ar livre, seja em um churrasco com amigos, uma ida à praia, um piquenique no parque ou um jantar na varanda. O vinho pode elevar essas experiências, adicionando um toque de sofisticação e prazer, e harmonizam bem com pratos clássicos da estação, como saladas, frutas e refeições à base de peixe e frutos do mar.

vinho rosé para o verão

Compre vinho rosé no verão e descubra a experiência incrível que é degustá-los em dias quentes!

Agora que você já sabe que é possível apreciar bons rótulos em dias quentes, confira nossas sugestões de vinhos refrescantes para o verão!

1. Vinho do Porto Quinta Santa Eufémia Rosé

O Vinho do Porto Quinta Santa Eufémia Rosé é um rótulo mais doce, ideal para beber com frutas congeladas ou pedras de gelo. Também é uma ótima pedida para preparar coquetéis.

Varietal tinta roriz, tem coloração rosa intenso com aroma de frutas vermelhas e notas florais. No paladar, tem acidez e doçura bem equilibrados.

Vinho do Porto Quinta Santa Eufêmia Rosé

2. Vinho Branco Português Faisão Verde

Este Vinho Verde é engarrafado na embalagem clássica de cantil. Elaborado pela Enoport Wine, é um rótulo exclusivo do divvino.com.br. Leve e refrescante, o vinho português Faisão Verde tem deliciosas notas frutadas e combina com os dias quentes do verão!

3. Vinho Vicente Gandía El Miracle n°5 Rosé

Este rosé, só pela garrafa, é um convite! Elaborado com a casta bobal, que aporta taninos à bebida (o que não é comum nos vinhos da categoria). Tem tonalidade rosa pálido e aromas de frutas vermelhas maduras, como morango e cereja. No paladar, tem ótima acidez, harmonizando bem com risoto de salmão e frutos do mar.

Vinho rosé para o verão El Miracle bobal

4. Vinho Rosé Português Salino Colheita

Se você gosta de vinhos de sobremesa, aposte no Vinho Rosé Português Salino Colheita! Elaborado pela Adegamãe no terroir lisbonista em Portugal, o rótulo é uma exclusividade do Divvino, sendo produzido a partir do blend das castas castelão e aragonez. Seu visual é rosa-pálido, com aromas de frutas vermelhas frescas e leve toque floral. No paladar traz uma acidez refrescante.

Na hora de harmonizar, invista em frutas maduras, sobremesas que levem chocolate 70%, além de pastel de nata, pudim de leite ou queijos de mofo azul, como roquefort e gorgonzola.

5. Champagne Moutard Dame Nesle Brut

O Champagne é uma bebida clássica do verão! Este exemplar produzido pela vinícola Moutard Père et Fils tem cor rosa salmão, perlage numeroso e persistente. Seu perfil aromático consiste em notas de cereja e flores; no paladar, é cremoso e com final de boca fresco. Para a harmonização, escolha um prato clássico como as ostras, ou frutos do mar salteados em manteiga.

Champagne Moutard Dame Nesle Brut

6. Lambrusco Casa Ronaldi Rosé

Lambruscos são ótimos vinhos de verão, especialmente para quem quer beber um rosé despretensioso e que possua leve efervescência. Este rótulo, especificamente, apresenta tom rosa claro, aromas de cerejas e framboesas. É delicadamente doce e fresco no paladar. Para acompanhá-lo, que tal uma sobremesa à base de frutas vermelhas?Vinho para o verão Lambrusco Casa Ronaldi rosé7. Vinho Francês Jean Bouchard Beaujolais Villages

Nem só de rosé é feito o verão. O tinto seco Jean Bouchard Beaujolais Villages, produzido pela vinícola Jean Bouchard, na região de Beaujolais, ao norte de Lyon e ao sul da Borgonha, é um varietal da uva gamay, sendo perfeito para os dias quentes!

A recomendação é servi-lo entre 13 e 16°C. De coloração rubi de pouca profundidade, apresenta aromas de frutas vermelhas e especiarias, além de toque floral. Em boca, taninos e acidez redondos com ótimo balanço.

Harmonize-o com tábua de queijos de mofo branco, como brie e camembert, risoto de frango, massas ao molho branco, batatas recheadas, fondue de queijos ou burrata.

8. Vinho Francês Jean Bouchard Coteaux Bourguignons A.O.C.

Outro rótulo tinto da Jean Bouchard que merece estar na sua adega durante o verão é o Coteaux Bourguignons A.O.C — um blend da pinot noir e gamay com passagem de oito meses em barrica francesa. A diferença é que este rótulo é produzido na região de Borgonha.

De fácil degustação, é um vinho que exala notas de ervas e menta, ou seja, um aroma fresco. Em taça, a tonalidade é rubi. Já em boca, tem ótima acidez e taninos agradáveis. 

Você pode apreciá-lo com peixes brancos e vieiras na manteiga com ervas, risoto de aspargos, queijos leves como brie e camembert.

vinho francês Jean Bouchard Coteaux Bourguignons A.O.C.

9. Vinho Tinto Argentino El Bar Argentino Malbec Bonarda

Da França à Argentina, que tal um corte de malbec e bonarda para apreciar neste verão? Produzido em Mendoza, o vinho tinto El Bar Argentino Malbec Bonarda da vinícola Santa Julia passa pelo processo de maceração carbônica, o que garante jovialidade e acidez ao líquido. 

 A coloração púrpura destaca-se na taça. No olfato, você vai notar aromas de frutas vermelhas frescas, além de um leve toque floral. Em boca, média persistência e acidez marcante. 

Na hora de harmonização, aposte em burrata ao pesto, bruschetta italiana, sorrentinos ao sugo, lasanha vegetariana, sushis e carnes vermelhas magras grelhadas.

vinho tinto argentino El Bar Argentino Malbec Bonarda

10. Vinho Luiz Argenta Shiraz Jovem

Falar de verão e não citar a produção de vinhos nacionais é impossível. O mercado brasileiro produz rótulos incríveis e que também merecem lugar de destaque nos dias mais quentes do ano com os vinho para o verão.

Nossa sugestão para você é um shiraz da vinícola Luiz Argenta. Um vinho que exala jovialidade e leveza, mas que chama atenção a começar pelo design da garrafa.

Por levar a denominação “jovem”, esse vinho é produzido sem passagem por madeira, o que garante o frescor e a leveza para seus momentos de lazer e descontração.

Com uma coloração púrpura brilhante e límpida, tem aroma intenso de cereja madura, framboesas, morangos e um toque de flores brancas. A acidez leve e equilibrada, garante boa persistência em boca. Para acompanhar, aposte em queijos e carnes leves, risotos e massas.

vinho Luiz Argenta Shiraz jovem

11. Lambrusco Tinto Italiano Casa Ronaldi

Os lambruscos são vinhos produzidos principalmente na região da Emilia-Romagna, no norte da Itália. O Lambrusco Tinto Italiano Casa Ronaldi apresenta uma leve efervescência, tornando-se refrescante e fácil de beber.

De coloração rubi, revela aroma de cerejas e morangos, e pode ser harmonizado com aperitivos agridoces e sobremesas à base de frutas vermelhas.

12. Vinho Tinto Eguren Ugarte Maceração Carbônica Tempranillo

A tempranillo é uma uva de origem espanhola que costuma florescer e amadurecer rapidamente, sendo típica da região de Rioja. É ela que, juntamente com o processo de maceração carbônica, garante este vinho aromático, com notas de frutas vermelhas e pretas maduras, que traz no paladar uma acidez envolvente e taninos finos.

O vinho tinto Eguren Ugarte é produzido na vinícola Eguren Ugarte, que está localizada na região de Rioja Alavesa há seis gerações, aos pés da Serra de Cantabria. Entrega na taça coloração rubi com reflexo púrpura, aromas de frutas pretas e vermelhas maduras, kirsch e floral. Já no paladar, os taninos finos e uma acidez envolvente são notáveis.

Harmonize com picanha assada ao forno, ratatouille, tapas e tábua de charcutaria e queijos, risoto de brie, bruschetta caprese, lasanha quatro queijos, burrata e carpaccio.

vinho tinto Eguren Ugarte maceração carbônica tempranillo

13. Vinho Frisante Garibaldi Relax Branco Demi-Sec

Por fim, nossa última sugestão de vinho para o verão é um rótulo de frisante. Levemente efervescente, tem uma quantidade menor de gás carbônico em comparação com os espumantes. Uma escolha popular para ocasiões mais descontraídas ou para acompanhar refeições leves!

O Vinho Frisante Garibaldi Relax Branco Demi-Sec é produzido pela vinícola brasileira Garibaldi, na Serra Gaúcha, a partir de um blend das uvas brancas moscato, trebbiano e riesling. Leve e aromático, pode ser harmonizado com refeições como saladas, bruschettas e tapas.

Uma boa dica é apreciá-lo com frutas congeladas, como morangos e cerejas, ou utilizá-lo no preparo de drinks.

card vinho frisante Garibaldi Relax branco demi-sec

Se você ainda tem algum receio na hora de escolher um vinho para os dias quentes, experimente rótulos leves e refrescantes, como os mencionados neste conteúdo, e descubra como essas bebidas podem tornar os dias quentes muito mais agradáveis! E não deixe de apostar nos vinhos tintos para o verão!

No Divvino, você encontra uma seleção completa e pode investir no rótulo perfeito para você. Clique no banner abaixo para acessar nossa loja virtual!

Vinho para o verão

Flávia

Sommelier internacional pela FISAR/UCS, pós-graduada em Marketing e Negócios do Vinho pela ESPM. Há 10 anos atuando no mercado e através de diversos canais de mídia especializados no mundo do vinho. Propago conhecimento para enófilos e amantes da bebida. Falar sobre vinhos é um prazer!

Back To Top Pular para o conteúdo