skip to Main Content
Guia De Uvas: Tudo Sobre A Influente E Versátil Cabernet Franc

Guia de uvas: tudo sobre a influente e versátil Cabernet Franc

A uva Cabernet Franc pode não estar entre as mais famosas, porém sua influência no mundo dos vinhos é incalculável: é uma das mais cultivadas em grandes regiões francesas e deu origem a outras importantes castas.

Além disso, tem como principal característica a versatilidade, já que se adapta bem a diferentes climas. Em decorrência disso, pode originar vinhos com uma grande variação de aromas e sabores.

Ficou curioso? Continue a leitura para saber mais sobre a origem, as nuances e as possibilidades de harmonização com Cabernet Franc!

Banner ClubeD

Origem da Cabernet Franc

De acordo com o famoso guia The Oxford Companion to Wine, de Jancis Robinson, a uva Cabernet Franc provavelmente surgiu na região entre o sul da França e o nordeste da Espanha, onde hoje está localizada a comunidade autônoma do País Basco.

Por volta do século 17, passou a ser transportada para outras regiões francesas, principalmente por peregrinos religiosos. Se desenvolveu principalmente em duas: Bordeaux e Vale de Loire (onde era chamada de Breton).

uva cabernet franc vinicola em bordeaux

Vinícola em Bordeaux, local em que a Cabernet Franc se desenvolveu.

A partir do século seguinte, a uva se estabeleceu bem entre essas regiões. Foi levada para outras localidades europeias, como Itália, Áustria e Hungria, onde apresenta uma boa produção até hoje.

Posteriormente, também passou a ser cultivada no Novo Mundo, em decorrência do avanço da praga filoxera na Europa. Até hoje, dá origem a excelentes vinhos nos Estados Unidos, Argentina, Chile e Brasil.

Na década de 70, a uva Cabernet Franc era a casta mais cultivada no Brasil, principalmente na região da Serra Gaúcha e Campanha Gaúcha. Contudo, com o passar do tempo, o baixo rendimento das safras fez com que os produtores optassem por outras espécies, como a Cabernet Sauvignon e Merlot.

A mãe da Cabernet Sauvignon

Na década de 1990, por meio de um exame de DNA, pôde-se comprovar que a Cabernet Franc deu origem à Cabernet Sauvignon, a variação mais cultivada do mundo. Isso aconteceu graças a um cruzamento natural com a uva Sauvignon Blanc.

Além disso, estudiosos do mundo dos vinhos também acreditam que ela tenha parentesco com a Merlot e Carmenérè, outras duas uvas extremamente famosas.

Características da Cabernet Franc

Os frutos da Cabernet Franc são muito similares aos da Cabernet Sauvignon, com cachos e bagos pequenos, casca de espessura média e coloração violeta intensa.  Por conta de sua maturação precoce, adaptam-se melhor em climas mais quentes.

Entre as principais características dos vinhos podemos citar a acidez bem evidente (especialmente em regiões frias) e o corpo leve a médio, com taninos maduros e moderados. Os aromas da uva Cabernet Franc vão desde frutas vermelhas e negras à mineralidade.

A Cabernet Franc também é famosa por possuir um composto chamado pirazina em sua casca. Isso faz com que os vinhos possam desenvolver aromas vegetais e “picantes”, como de pimentão verde, pimenta e chocolate apimentado.

Embora a Cabernet Franc seja utilizada em varietais finos e elegantes, atualmente, está mais presente em vinhos de cortes das castas Cabernet Sauvignon e Merlot.

uva cabernet franc infográfico

Cabernet Franc de Loire (França)

É a principal região produtora da uva no mundo, famosa pelos vinhos varietais de sub-regiões como Chinon and Bourgueil. As principais características dessas bebidas são o alto nível de acidez e os taninos moderados.

Na sub-região de Anjou, também é muito utilizada na produção de rosés, juntamente com a Cabernet Sauvignon.

Cabernet Franc de Bordeaux (França)

A uva Cabernet Franc é muito cultivada na margem direita da região francesa de Bordeaux. Apesar de haver alguns varietais, é mais utilizada em blends em porcentagens menores (cerca de 10%) para trazer mais complexidade aos vinhos.

Outras regiões

Os vinhos Cabernet Franc da região da Toscana, na Itália, são um ótimo exemplo de como a uva se comporta em climas quentes. Apresentam aromas complexos de fruta, taninos e acidez bem presentes.

No hemisfério sul, você encontrará vinhos Cabernet Franc no Chile, Argentina, África do Sul, Nova Zelândia e Brasil. Essas bebidas costumam ser mais elegantes e delicadas.

Banner guia conservação de vinhos

Harmonização

Uvas que dão origem a vinhos versáteis costumam ser flexíveis também nas harmonizações. A dica, entretanto, é sempre apostar em pratos que tenham intensidade e acidez similar à bebida.

Começando pelas carnes, podemos citar opções típicas do churrasco americano, como costelinha com molho barbecue, buffalo wings e brisket. Além de apresentarem uma ótima acidez e picância, os aromas defumados devem ressaltar bem as características do vinho durante a degustação.

Para os vegetarianos, aposte no pimentão recheado ou grelhado, e nas berinjelas.

uva cabernet franc costelinha barbecue

Vinhos da uva Cabernet Franc acompanham perfeitamente a costelinha com molho barbecue.

Outras opções são:

  • costela bovina
  • paleta de cordeiro
  • lombo de porco assado
  • carne ensopada
  • almôndegas ao molho de tomate

Por falar nisso, quando comentamos sobre a uva Cabernet Franc, massas com molho de tomate e/ou bem condimentados são uma ótima pedida, pois são carregados de acidez e potência.

Os pratos vegetarianos e veganos também acompanham perfeitamente esses vinhos. Experimente degustá-los com pimentões e berinjelas recheadas, cogumelos salteados ou até feijões e lentilhas.

Entre os queijos para acompanhar os vinhos Cabernet Franc, podemos citar as variações de pasta mole e sabor intenso, como feta, brie e camembert.

Por fim, na hora de temperar os pratos, capriche em especiarias picantes, como pimenta-do-reino e páprica. As ervas frescas (orégano, alecrim, tomilho, sálvia e coentro) também trarão complexidade aromática à sua experiência enogastronômica.

Carnes churrasco americano; paleta de cordeiro; lombo de porco assado.
Massas ao molho de tomate.
Vegetais pimentões ou berinjelas recheadas; cogumelos salteados; feijões e lentilhas.
Queijos feta, brie e o camembert.
Temperos pimenta-do-reino e páprica; ervas frescas

Vinhos Cabernet Franc para conhecer

Agora que você já sabe a origem, os aromas e os sabores da uva Cabernet Franc, confira nossas sugestões de rótulos varietais e vinhos de corte produzidos com a casta.

Somewhereelse Vineyards Cabernet Franc

Este varietal da uva Cabernet Franc produzido na Argentina conta com notas de cravo, pimentão, especiarias e frutas vermelhas. É envelhecido por oito meses em barricas de carvalho.

Sua acidez e taninos são perfeitamente lapidados e entregam um vinho elegante e sutil. Na hora de harmonizar, vale a pena investir em carnes de cordeiro, coelho e codornas, massas ao molho de queijos e hot dog.

Château La Bienveillance Bordeaux

Blend das uvas Merlot e Cabernet Franc, este é um rótulo francês produzido na região de Bordeaux. Apresenta coloração púrpura intensa, aromas de frutas pretas e violetas. Tem final de boca prolongado, por conta de seus taninos finos.

Para a harmonização, sugerimos um ensopado de cordeiro, filé mignon assado e queijos brie ou camembert.

Sugestão de vinho da uva cabernet franc

Campos De Cima Cepas Cabernet Franc

Para quem tem interesse em experimentar um Cabernet Franc brasileiro, este varietal produzido na região da Campanha Gaúcha é uma boa opção! Trata-se de rótulo leve e fresco, com passagem de seis meses em tanques de inox.

Seus aromas são de frutas vermelhas, com notas de especiarias. No paladar, apresenta taninos finos, acidez agravável e final de boca prolongado. Em 2020, Campos De Cima Cepas Cabernet Franc ganhou a medalha de ouro do Wines of Brazil Awards.

Vinho cabernet franc brasileiro

La Junta Gran Reserva Cabernet Franc

Varietal produzido no Valle do Curicó, no Chile, La Junta Gran Reserva Cabernet Franc atingiu 91 pontos no guia Decanter e 90 pontos no Wine Enthusiastic. É um vinho de coloração rubi e bordas violáceas, com aroma de frutas vermelhas, tabaco, chocolate e café.

Apresenta taninos macios e acidez equilibrada, sendo uma boa opção para harmonizar com costela bovina, cordeiro, risoto de aspargos e provolone, além dos queijos gouda e provolone.

Sugestão de vinho cabernet franc

Se você é apreciador de vinhos como Carmenere e Cabernet Sauvignon, precisa conhecer a uva Cabernet Franc! Por ser produzida em diversas regiões do mundo, você sempre terá boas surpresas com relação a seus sabores e aromas.

No divvino.com.br, você encontra vinhos Cabernet Franc dos principais países e regiões do mundo. Clique no banner abaixo para conferir!

vinhos nacionais e importados no Divvino

Flávia

Sommelier internacional pela FISAR/UCS, pós-graduada em Marketing e Negócios do Vinho pela ESPM. Há 10 anos atuando no mercado e através de diversos canais de mídia especializados no mundo do vinho. Propago conhecimento para enófilos e amantes da bebida. Falar sobre vinhos é um prazer!

Back To Top Pular para o conteúdo