skip to Main Content
Dia Nacional Do Vinho: Eventos, Curiosidades E Rótulos

Dia Nacional do Vinho: eventos, curiosidades e rótulos

O Dia Nacional do Vinho é comemorado, anualmente, no primeiro domingo de junho. Na data, diversas vinícolas realizam uma programação especial para os entusiastas que desejam conhecer mais sobre a bebida. Além disso, a ocasião é uma boa oportunidade de degustar novos rótulos produzidos em solo brasileiro.

Pensando nisso, neste post reunimos eventos, curiosidades e dicas de vinhos nacionais que todo enófilo deve participar, descobrir e degustar. Se você é um, continue a leitura e comemore da melhor forma essa data tão especial!

ClubeD Divvino Clube de Assinatura de Vinhos

Eventos de vinho

Os eventos de vinho são populares em diversos países produtores. Não seria diferente aqui no Brasil. E para celebrar o Dia Nacional do Vinho o ano inteiro, listamos abaixo algumas opções de encontros para você participar.

Avaliação Nacional de Vinhos 2023

A 31ª edição do encontro Avaliação Nacional de Vinhos – Safra 2023, será realizada dia 04 de novembro de 2023, às 17 horas, no Parque de Evento de Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul, e é organizada pela Associação Brasileira de Enologia (ABE).

O evento tem caráter educativo e visa divulgar práticas de degustação e apreciação da bebida.

Em setembro de 2023 começam as inscrições para o público. O limite é de 600 pessoas e serão disponibilizados 250 kits para envio, caso não seja possível comparecer presencialmente, sendo que cada um poderá ser degustado por até três pessoas. O valor dos ingressos variam para associados e não associados da ABE.

O kit para três pessoas contém:

  • 16 garrafas baby (187ml) das seguintes categorias: 3 amostras de base para espumante, 2 amostras de brancos finos secos não aromáticos, 2 amostras de branco fino seco aromático, 1 amostra rosé fino seco, 1 amostra de tinto fino seco jovem e 7 amostras de tintos finos secos;
  • 3 taças de vinho de cristal personalizadas;
  • Fichas de degustação;
  • Um exemplar da Revista Brasileira de Viticultura e Enologia;
  • Certificado de participação online.

Já no formato presencial, haverá:

  • Degustação de 16 amostras das seguintes categorias: 2 amostras de base para espumante, 2 amostras de brancos finos secos não aromáticos, 2 amostras de branco fino seco aromático, 1 amostra rosé fino seco, 2 amostras de tinto fino seco jovem e 7 amostras de tintos finos secos;
  • 01 (uma) taças de vinho de cristal personalizadas;
  • 01 (uma) taça oficial do espumante Brasileiro;
  • Fichas de degustação;
  • Um exemplar da Revista Brasileira de Viticultura e Enologia;
  • Certificado de participação online;
  • Coquetel de encerramento (das 21h à 00h). 

O encontro também será transmitido ao vivo pelo Facebook, Instagram e Youtube da ABE.

Concurso Vinhos e Destilados do Brasil 2023

Já o Concurso Vinhos e Destilados do Brasil (CVDB) chega a sua 23° edição, com o intuito de destacar a crescente produção de vinhos e destilados nacionais de alta qualidade, sendo considerado uma relevante vitrine do setor, inclusive para os mercados internacionais de exportação.

Acontece em São Paulo, no mês de setembro, e contará com degustações às cegas, júri com jornalistas e compradores de bebidas mundiais, garantindo isenção e divulgação das análises. 

Além disso, até 30% dos produtos inscritos receberão medalhas Grande Ouro, Ouro e Prata. 

Curiosidades sobre o vinho

O vinho é uma bebida milenar. Por isso, a quantidade de fatos, mitos e dúvidas a respeito dele são incontáveis. Abaixo, listamos e elucidamos cinco questionamentos bem comuns e que, ao ter a resposta na ponta da língua, vão te ajudar a ter mais autoridade no assunto.

1. Afinal, o que é o vinho?

O vinho é uma bebida alcoólica feita a partir do suco fermentado de uvas. Há bebidas fermentadas elaboradas a partir de outras frutas, como maçã, morango, pêssego e ameixa. Embora essas combinações sejam algumas vezes chamadas de “vinho”, essa nomenclatura está equivocada.

Imagem de uma taça de vinho tinto. Ao fundo, é possível observar barris de carvalho.

O vinho é feito a partir da fermentação das uvas.

2. Quais uvas são utilizadas no vinho?

As uvas utilizadas na produção da bebida são as Vitis vinífera, diferentes das chamadas “uvas de mesa”, as Vitis labrusca, consumidas no dia a dia. Geralmente, são bem menores, possuem casca mais grossa e suas sementes são maiores e mais amargas.

Uma série de castas brancas e tintas são cultivadas ao redor do mundo e colaboram com a produção das bebidas, gerando características exclusivas conforme os métodos de plantio, colheita e produção aplicados.

Algumas das uvas Vitis viníferas utilizadas na produção de vinho são: carménère, syrah, tempranillo, malbec, merlot, chardonnay, sauvignon blanc, pinot noir, cabernet sauvignon, petit verdot, tannat, touriga nacional, cabernet franc, sangiovese, riesling, viognier e moscato.

3. Uvas tintas podem fazer vinhos brancos?

A cor do vinho está geralmente ligada à casca da variedade da fruta utilizada na produção. Como durante a fermentação o líquido permanece em contato com as uvas, é comum que absorva a coloração, proporcionando à bebida uma tonalidade mais clara ou escura.

Com os vinhos de castas brancas, o processo é o mesmo, e como a casca não possui tintura, a bebida final permanece clara. Porém, essa não é a única forma de se conseguir um rótulo branco.

Portanto, sim, é possível obter vinhos brancos a partir de uvas tintas. Para isso, algumas vezes, é feita a prensagem de castas tintas e as peles são retiradas do contato. Assim, sobra somente o suco, e após a fermentação, obtém-se um vinho branco, também conhecido como blanc de noir..

Imagem do cacho de uma uva tinta.

As castas tintas também podem resultar em vinhos brancos.

4. Todos os vinhos podem ser guardados?

Existe um ditado que afirma que quanto mais antigo o vinho, melhor. Isso, porém, nem sempre é verdade. Acontece que nem todas as bebidas foram feitas para ter uma vida útil longa.

Os vinhos para o dia a dia são um exemplo disso, já que eles têm um tempo de guarda de poucos anos, dependendo do rótulo. Após o período estipulado pelo fabricante, é provável que a bebida passe por um processo de oxidação, resultando em aromas e sabores indesejáveis, assim como alterações nas cores.

Mas se você quiser armazenar um vinho para aguardar uma ocasião especial, nossa dica para escolher uma garrafa com bom potencial de guarda é optar por aquelas que trazem a definição “Reserva” ou “Gran Reserva” logo no rótulo. 

Mesmo essa nomenclatura variando de significado entre países, é comum que seja utilizada para os melhores produtos de cada vinícola, ou seja, as safras premium e que passaram por um longo período de amadurecimento.

5. O vinho faz bem à saúde?

Embora haja muita especulação sobre os benefícios do vinho para o organismo, a verdade é que a bebida faz, sim, bem à saúde. A maioria dos benefícios vem dos polifenóis, substâncias presentes nas uvas e que são capazes de combater os radicais livres no nosso corpo, prevenindo doenças e o envelhecimento precoce.

O ideal é sempre ter o acompanhamento médico e estar com os exames em dia, pois cada indivíduo é único.

Mas para essa regra valer, evite o consumo excessivo de rótulos que recebem adição extra de açúcar, uma prática bem popular entre os vinhos suaves brasileiros. Apesar do valor acessível, eles podem ser prejudiciais à saúde. Busque por vinhos doces de qualidade, como os vinhos de sobremesa. 

Porém, esses benefícios devem se basear em um consumo moderado, como é o caso de uma taça por dia. Caso contrário, todo e qualquer estilo da bebida se torna prejudicial.

6. Como ler um rótulo de vinho

Para um entusiasta, saber como ler um rótulo é algo muito importante. Afinal, nele estão praticamente todas as informações necessárias a respeito do vinho. Para exemplificar essa leitura, utilizamos como exemplo o Vinho Miolo Cuveé Giuseppe Merlot Cabernet Sauvignon, da vinícola brasileira Miolo.

Rótulo do Vinho Miolo Cuveé Giuseppe Merlot Cabernet Sauvignon.

  • 1 – diz respeito ao nome da vinícola que o produziu, “Miolo”.
  • 2 – corresponde ao título deste rótulo em específico, “Cuveé Giuseppe”.
  • 3 – corresponde às uvas que serviram de matéria prima para esse vinho.
  • 4 – nesse item, encontra-se a quantidade de vinho presente na embalagem. É comum que esse valor corresponda a 750 ml, variando em alguns casos.
  • 5 – corresponde à graduação alcoólica (14%).
  • 6 – você encontra informações sobre a origem do vinho. Nesse caso, é possível saber que é um rótulo brasileiro, produzido no Vale dos Vinhedos D.O.

No caso das uvas, vale salientar que, em muitos países, é permitido que a bebida não seja feita inteiramente a partir do fruto em destaque, mas apenas tenha uma porcentagem predominante. No caso de algumas denominações de origem (DO), as uvas não estão destacadas, pois há um blend específico da região. Às vezes, é possível encontrar essa informação no contra-rótulo.

Lembrando que nem sempre essa é a ordem exposta, mas tomando esse modelo por base, será mais simples interpretar as informações sobre o vinho contidas no rótulo daqui para a frente.

Vinhos brasileiros para conhecer

Agora que você já anotou na sua agenda a data de cada um dos eventos de vinhos que vão te ajudar a interagir com outros enófilos e aprender mais sobre a bebida, assim como descobriu curiosidades a respeito dela, chegou a hora de ativar o modo sommelier e degustar de bons vinhos nacionais.

Listamos abaixo quatro opções de rótulos de renomadas vinícolas brasileiras que não podem ficar de fora da sua adega e são perfeitos para comemorar o Dia Nacional do Vinho!

Guia de vinho para iniciantes Divvino

Vinho Branco Luiz Argenta Jovem Riesling

Este vinho branco brasileiro é produzido na vinícola Luiz Argenta, na IP Altos Montes, em Flores da Cunha, a partir da casta riesling.

É um rótulo que esbanja jovialidade e leveza, sem falar na garrafa que tem um design exclusivo. A coloração é amarela-pálido com intensos reflexos esverdeados. Traz aromas de flores brancas, além de leve toque frutado de pêssego, pêra e anis. Harmonize com molhos leves, risotos, peixes e frango e sirva entre 7-13° C.

Vinho Luiz Argenta Shiraz Jovem

Também da vinícola Luiz Argenta, mas desta vez um tinto! Um shiraz (ou syrah) jovem, bem frutado, que apresenta coloração rubi, aroma de mirtilo e geleia de amora-silvestre, além de tabaco. Por realizar maceração carbônica, também apresenta notas de kirsch e outras relacionadas a essa produção diferenciada. Tem acidez equilibrada e boa persistência.

Na hora de harmonizar, opte por queijos e carnes leves, além de risotos e massas. Sirva-o entre 7-13° C.

Vinho Miolo Cuveé Giuseppe Merlot Cabernet Sauvignon

Que tal um blend tinto? Este rótulo da Miolo é uma junção das castas merlot e cabernet sauvignon, e homenageia o fundador da vinícola, Giuseppe Miolo.

Com passagem por barricas de carvalho francês durante 12 meses, tem coloração vermelho-rubi, aromas de geléia de frutas, amora, café tostado e cacau. É bem estruturado e equilibrado, além de apresentar taninos marcantes.

Acompanha muito bem pratos como carnes assadas e grelhadas, massas à base de molho vermelho, risotos e queijos duros.

Vinho Casa Valduga Leopoldina Gran Chardonnay

Por fim, mais um vinho branco nacional que você pode aproveitar durante a comemoração: o Leopoldina Gran Chardonnay, da Casa Valduga. O nome do rótulo é uma homenagem à principal rua do Vale dos Vinhedos (RS), região onde este vinho é produzido e onde fica a vinícola.

De coloração amarelo-palha com reflexos esverdeados, exala aroma de frutas tropicais maduras, como abacaxi e carambola, e notas de chocolate branco e baunilha. No paladar, nota-se um vinho volumoso, potente, com bom equilíbrio entre álcool e acidez. O final é persistente.

Harmoniza muito bem ao lado de massas, carnes brancas, fondues ou queijos médios e fortes.

Depois deste texto, você está pronto para celebrar o Dia Nacional do Vinho! E se quiser conhecer mais rótulos de vinhos nacionais, assim como importados, que não podem ficar de fora da sua adega, basta clicar no banner abaixo!

vinhos nacionais e importados no Divvino

Flávia

Sommelier internacional pela FISAR/UCS, pós-graduada em Marketing e Negócios do Vinho pela ESPM. Há 10 anos atuando no mercado e através de diversos canais de mídia especializados no mundo do vinho. Propago conhecimento para enófilos e amantes da bebida. Falar sobre vinhos é um prazer!

Back To Top Pular para o conteúdo