skip to Main Content
Época De Colheita De Uvas No Brasil: Saiba Quando E Onde Visitar!

Época de colheita de uvas no Brasil: saiba quando e onde visitar!

A palavra “colheita” tem significados fortes. Seja literalmente ou figurativamente, ela é utilizada para indicar o resultado de um trabalho árduo e o momento de poder aproveitar os bons frutos. Para as vinícolas, a época de colheita da uva é igualmente importante.

É nesse momento que as bagas são retiradas dos cachos para dar prosseguimento à produção. E para quem gosta muito de vinhos, é possível acompanhar esse processo de perto!

Isso porque muitas vinícolas abrem as portas e oferecem passeios para que o público possa conhecer de perto como é uma plantação de uvas, como são feitas as colheitas e os demais processos de produção e vinhos, e, por fim, fazer a prova da bebida — uma das partes mais esperadas pelos visitantes

Ficou curioso? Continue a leitura até o fim e descubra qual a época para visitar essas vinícolas no Brasil, e quais delas oferecem atividades para o público.

Época de vindima no Brasil

Quando os produtores de vinhos se referem à colheita, eles utilizam a palavra vindima. Ela deriva do verbo latino “vindemio”, que por sua vez, significa “colher uvas”.

Cada lugar do mundo tem sua própria época de vindima, porém, em geral, ela coincide com o período entre o meio e o fim do verão. No Hemisfério Norte, isso ocorre entre julho e setembro, podendo variar de acordo com a região.

Já no Brasil (e em outros países produtores de vinhos do Hemisfério Sul), o período se dá entre o fim de janeiro e o fim de março.

No Brasil, a época de vindima ocorre entre o fim de janeiro e o fim de março.

época de colheita da uva época de vindima no brasil

No Brasil, a época de vindima ocorre entre o fim de janeiro e o fim de março.

Vinícolas para visitar na época de colheita da uva

Durante o período de vindima, em muitas vinícolas do Brasil, é comum que haja atrações para o público geral. Entre as atividades mais comuns estão a colheita manual das uvas, a pisa (simulando a forma mais rudimentar de prensa dos frutos) e a prova de vinhos.

época de colheita da uva vinhos especiais

Como cerca de 90% de toda a produção vinícola do Brasil está concentrada na Serra Gaúcha, é provável que você tenha que ir até o Rio Grande do Sul para aproveitar a época de colheita de uvas.

Abaixo, selecionamos algumas vinícolas que disponibilizam atividades enoturísticas ao público e suas respectivas atrações.

Casa Perini

A vinícola Casa Perini promete uma experiência como a dos italianos na época da imigração, que iniciaram a produção de vinhos na serra gaúcha. Em sua visita, é possível caminhar pelos vinhedos enquanto experimenta aperitivos típicos da região e fazer a pisa das uvas.

época de colheita da uva casa perini

Tradicional no Brasil, a vinícola Casa Perini oferece passeios para o público. Foto: Casa Perini/Divulgação.

Além disso, você ainda pode degustar o melhor da culinária italiana da região harmonizado com vinhos e espumantes. A vinícola ainda conta com atrações surpresa de acordo com o dia da visita.

Além das atrações durante a época de vindima, a Casa Perini também oferece outras atividades, como bike tour, visitas guiadas e eventos.

Miolo

Fundada em 1897 por imigrantes italianos, o solo da vinícola Miolo carrega muita história. Ao visitá-la, é possível conhecer toda a propriedade, desde o primeiro lote até os locais por onde se expandiu.

Acompanhado de um enólogo ou sommelier, você conhecerá tanques de elaboração, barricas, caves de espumantes e de envelhecimento, e muitas outras etapas do processo de elaboração de vinhos.

Por fim, é possível fazer um piquenique no Wine Garden, um bar a céu aberto entre as vinhas.

Lidio Carraro

Quer conhecer todos os processos de produção de vinhos de uma vinícola boutique? A Lidio Carraro disponibiliza visitas guiadas para grupos, tudo com um clima familiar e aconchegante.

Além disso, também é possível fazer degustações de diversos rótulos produzidos pela vinícola com a orientação de um enólogo ou sommelier.

Salton

Durante a época de colheita da uva, a vinícola Salton oferece uma programação completa com experiências imersivas e nostálgicas: desde a degustação de merendins (lanches da região) às músicas típicas, que são tocadas e cantadas por senhoras italianas.

Enquanto isso, os visitantes aprendem sobre o processo de produção de vinhos, fazem a pisa das uvas e, ao final, participam de um curso de degustação harmonizado e um almoço típico italiano na vinícola.

Essas são apenas algumas das vinícolas da Serra Gaúcha que oferecem programações para o público durante a época de colheita da uva. Não se esqueça de verificar a disponibilidade dos passeios e agendar sua visita com antecedência, se necessário.

Para ter acesso a novos conteúdos sobre vinícolas e viagens, acesse a categoria do blog, clicando no banner abaixo:

vinícolas e viagens

Flávia

Sommelier internacional pela FISAR/UCS, pós-graduada em Marketing e Negócios do Vinho pela ESPM. Há 10 anos atuando no mercado e através de diversos canais de mídia especializados no mundo do vinho. Propago conhecimento para enófilos e amantes da bebida. Falar sobre vinhos é um prazer!

Back To Top Pular para o conteúdo