skip to Main Content
Tendências E Novidades Sobre Vinhos Para Ficar De Olho Em 2024

Tendências e novidades sobre vinhos para ficar de olho em 2024

Quer descobrir quais são as principais novidades sobre vinhos? Então chegou ao lugar certo! Nosso time de especialistas separou as principais tendências do mercado para você não ficar de fora.

Em 2024, vamos observar diversas transformações no setor, desde o consumo de produtos sustentáveis até o investimento em embalagens alternativas para nossa bebida favorita. Para saber mais novidades sobre vinhos, continue a leitura!

Vinhos veganos, orgânicos e viticultura sustentável

Atualmente, a pauta sobre sustentabilidade está presente em todos os mercados. No mundo dos vinhos, não seria diferente. Desde 2020, observa-se um aumento pela busca de rótulos veganos, orgânicos e elaborados com práticas éticas e sustentáveis.

Isso mostra que uma parcela significativa dos consumidores está mais preocupada com a saúde e bem-estar, mas também em garantir um futuro sustentável.

As novas gerações querem comprar produtos de empresas éticas e atentas com fatores como origem das matérias-primas, gestão de recursos naturais, dignidade no trabalho, entre outros.

Nesse contexto, a vinificação orgânica e biodinâmica ganha bastante espaço, assim como a venda de vinhos produzidos sem o uso de insumos de origem animal.

Banner Divvino Guia de Vinho para Iniciantes

Embalagens alternativas para vinho

A questão ambiental e as discussões sobre sustentabilidade também fizeram com que as embalagens alternativas para vinho surgissem como uma das tendências para os próximos anos. Isso porque a produção e transporte das garrafas de vidro correspondem a mais de 50% da emissão de CO2, considerando todo o processo de elaboração e comercialização de vinhos.

Diante da necessidade de investir em alternativas para reduzir a pegada de carbono, opções como latas, bag in box, embalagens tetra pak, em papelão e pouches têm se mostrado populares, pois oferecem praticidade, são produzidas em materiais recicláveis e que comportam uma maior quantidade de líquido, além de facilitarem o transporte e terem menor impacto ambiental.

Vinhos sem álcool, baixo teor alcoólico e menos calóricos

O foco crescente em saúde e bem-estar impulsionou o mercado de vinhos sem álcool, com baixo teor alcoólico e menos calóricos. Uma parcela considerável dos consumidores está optando por bebidas mais leves, que geram menor impacto no bem-estar físico.

Além disso, o vinho sem álcool ou desalcoolizados, especificamente, é uma boa alternativa para quem deseja reduzir ou parar de consumir bebidas alcoólicas.

O consumo de vinhos sem álcool e menos calóricos ganha destaque

O consumo de vinhos menos calóricos, sem álcool e com baixo teor alcoólico está em pleno crescimento.

Cultivos de castas autóctones

As consequências do aquecimento global estão sendo observadas nas regiões produtoras de vinho. Geadas, tempestades, ondas de calor, incêndios florestais, secas intensas, entre outros eventos climáticos não programados, obrigaram os viticultores a buscarem soluções para se adaptar ao novo cenário.

Por esse motivo, está crescendo consideravelmente o cultivo de castas autóctones (variedades de uvas originárias de uma determinada região) e uvas híbridas, uma vez que essas cepas, em geral, são mais resistentes às mudanças climáticas e intempéries.

Novas regiões produtoras

Em 2023, os impactos da crise climática nas regiões produtoras resultaram no aumento do preço e redução da oferta de rótulos renomados.

Em vista disso, novos países ganharam destaque, como a Inglaterra e seus espumantes elaborados a partir do método tradicional (Champenoise), além de Grécia, México e Peru.

vinhos gregos

Vinhos gregos, ingleses e de outras novas regiões estão se destacando no mercado, devido ao cenário do aquecimento global.

Espumantes no dia a dia

As vendas de espumantes e Champagnes cresceram de forma significativa em 2023. Isso pode ser explicado pelo retorno dos eventos presenciais, mas também devido ao fato dessa categoria de vinhos estar sendo utilizada em drinks com vinho, como mimosa, rossini, clericot, etc.

Se você gostou de conhecer as novidades sobre vinhos e quer começar a explorar essas tendências hoje mesmo, aproveite para conferir o portfólio completo de produtos disponíveis no divvino.com.br. Basta clicar no banner abaixo!

cta banner vinhos nacionais e importados divvino

Flávia

Sommelier internacional pela FISAR/UCS, pós-graduada em Marketing e Negócios do Vinho pela ESPM. Há 10 anos atuando no mercado e através de diversos canais de mídia especializados no mundo do vinho. Propago conhecimento para enófilos e amantes da bebida. Falar sobre vinhos é um prazer!

Back To Top Pular para o conteúdo