skip to Main Content
Picanha Com Vinho: A Combinação Perfeita!

Picanha com vinho: a combinação perfeita!

A picanha é uma carne macia se preparada ao ponto. Além de ser suculenta e tenra, possui uma camada poderosa de gordura capaz de derreter seu paladar. É preferência nacional na hora de escolher uma carne para o churrasco. Ainda mais se a combinação for picanha com vinho!

Leia o post para saber mais sobre a harmonização entre a carne e o vinho, o que pode oferecer um maior repertório no momento de receber os amigos ou familiares para o almoço de domingo. Bom apetite!

Picanha com vinho

Para melhor apreciação da combinação, é importante ficar atento a alguns detalhes, como o sal: quanto mais salgada for a carne, menos taninos o vinho deve apresentar. O motivo é que o sal nos faz salivar “quente”, e, nesses casos, os vinhos de boa fruta comportam-se melhor no nosso paladar.

Como a picanha tem uma quantidade generosa de gordura, a harmonização ideal são os vinhos de acidez marcante, pois auxiliam limpando a gordura do paladar, e isso contribui para sentirmos mais sabor e, também, apreciarmos melhor a refeição.

Por se tratar de uma peça com suculência, maciez e gordura, ela combina bem com taninos macios e presentes, pois eles amarram bem o “conjunto da obra”.

É importante saber também qual o molho irá acompanhá-la e se será grelhada ou assada. Aqui vão algumas dicas de harmonização para você dar um show na hora de escolher o vinho certo. Confira!

Picanha na brasa

Qualquer alimento feito na brasa adquire notas defumadas e amadeiradas, que combinam muito bem com vinhos da uva Malbec – assim como o Famiglia Bianchi Malbec, pois ele possui tonalidade vermelha tom rubi, apresentando aroma de violetas e notas de baunilha e frutas negras.

No paladar, contém taninos que são elegantes e de ótima acidez. Você ainda pode harmonizar com outros vinhos tintos: Malbec e Cabernet Sauvignon são ótimas opções!

picanha com vinho

Picanha ao molho Chimichurri

Opte por vinhos da uva Cabernet Sauvignon para o molho chimichurri, já que esse é rico em aromas e tem pungência de pimenta marcante. Já os taninos do Cabernet combinam muito bem com esse tipo de pimenta, e a acidez dessa uva formam o par perfeito com a picanha.

Recomendamos o Tarapacá Reserva Cabernet, afinal as notas de tabaco, couro e madeira desse vinho finalizam com chave de ouro o seu churrasco.

Picanha ao molho de queijos

Ah, um Syrah! Aquele vinho repleto de boa fruta, acidez doce e presente é a combinação mais harmoniosa que você vai encontrar para um molho de queijos, visto que tem gordura adocicada e aroma mais presente

O rótulo Ruhlmann Ruhlmann Grand Cru Frankstein pode ser uma excelente pedida, afinal apresenta toda riqueza de aromas dos vinhos franceses, que combinam muito bem com os perfumes dos queijos e valorizam ainda mais a picanha. Você ainda pode harmonizar com outros vinhos tintos, como Syrah’s ou Chianti’s mais envelhecidos.

Picanha ao Molho Barbecue

Levemente adocicado, com notas defumadas e uma carne com boa gordura formam uma combinação incrível com o Marqués de Chivé Crianza: tempranillo intenso, marcante e robusto, que só poderia ser de um terroir tão renomado.

picanha com vinho

Para a harmonização com o molho Barbecue, opte sempre por tempranillos de maior guarda em barrica, pois a estrutura desses vinhos mais velhos vão harmonizar melhor com esse tipo de prato.

Gostou das combinações? Então aproveite para conferir a seleção de rótulos do Divvino para criar harmonizações de picanha com vinho perfeitas.

Banner rótulos nacionais e importados

Flávia

Sommelier internacional pela FISAR/UCS, pós-graduada em Marketing e Negócios do Vinho pela ESPM. Há 10 anos atuando no mercado e através de diversos canais de mídia especializados no mundo do vinho. Propago conhecimento para enófilos e amantes da bebida. Falar sobre vinhos é um prazer!

Back To Top Pular para o conteúdo