skip to Main Content
Guia Das Uvas: Albariño, A Casta Da Região De Vinhos Verdes

Guia das uvas: albariño, a casta da região de Vinhos Verdes

A albariño, conhecida também como alvarinho, é uma das mais fascinantes variedades de uva cultivadas na região do Minho, em Portugal, mas também em Rías Baixas, no noroeste da Espanha. Reconhecida por resultar em vinhos brancos aromáticos e complexos, é sobre ela que vamos falar neste texto!

Siga com a leitura para explorar a história, as características e possíveis harmonizações dessa uva, e entenda o motivo dela ser tão especial no mundo dos vinhos!

Banner vinhos especiais

Origem da casta alvarinho/albariño

Acredita-se que a uva albariño seja originária, especificamente, da área da Galícia, que fica ao noroeste da Espanha e ao norte de Portugal. No entanto, foi levada para terras portuguesas no século XII por monges da Ordem de Cister, que estavam em busca de vinhos mais refinados.

Em Portugal, é conhecida como uva alvarinho, sendo tradicionalmente cultivada na sub-região de Monção e Melgaço, na Região Demarcada dos Vinhos Verdes D.O.C., próxima à fronteira com a Espanha. 

Por falar em Espanha, por lá, a alvarinho recebe o nome de albariño. No país, o cultivo se dá principalmente na região da Rías Baixas, muito próxima à região portuguesa de Vinhos Verdes, Monção e Melgaço.

Os vinhos com alvarinho têm ganhado cada vez mais prestígio, ainda que não sejam tão populares quanto outras uvas brancas, como chardonnay e sauvignon blanc. Mesmo assim, por mais que as raízes históricas da cepa estejam ligadas à Península Ibérica, outras regiões vinícolas ao redor do mundo, como Estados Unidos, Austrália, Nova Zelândia, Uruguai e Argentina, têm apostado no cultivo da casta.

Atualmente, estima-se que mais de 7 mil hectares sejam dedicados ao cultivo da albarinõ.

Uva albariño

Solar do Alvarinho: museu do Vinho Verde em Melgaço, Portugal.

Vinhos Verdes D.O.C.

Vinhos Verdes D.O.C. é uma Denominação de Origem Controlada que se refere a uma região vinícola em Portugal, conhecida como “Região Demarcada dos Vinhos Verdes”. Essa área, ao noroeste do país, abrange principalmente as províncias do Minho e parte do Douro Litoral. 

Entre as principais uvas brancas utilizadas na produção de Vinhos Verdes, que também podem ser rosés, tintos ou espumantes, está a albariño. Portanto, pode ser que você encontre um Alvarinho Vinho Verde D.O.C..

Uva albariño: características

Em relação à aparência da uva, ao observá-la é possível notar bagos de tamanho médio e cor amarelo-esverdeada. A casta se desenvolve e cresce em cachos soltos, sendo bem resistente a doenças

São colhidas no início de setembro, quando a temperatura está mais amena, o que possibilita que os níveis de açúcar e a acidez se desenvolvam adequadamente. Em geral, por serem cultivadas em solos graníticos e argilosos, apresentam uma mineralidade bem distinta.

Imagem de cachos de uva albariño, também conhecida como alvarinho.

A uva albariño tem bagos médios e tonalidade amarela-esverdeada.

Vinificação da albariño

A albariño é geralmente vinificada sozinha, resultando em varietais frescos. Contudo, também pode ser utilizada em blends com outras uvas brancas, principalmente castas locais que complementam as suas características. 

A fermentação costuma acontecer em tanques de aço inoxidável, o que ajuda a preservar a acidez e o frescor da bebida. A prática mais comum é a aplicação da batonnage, que entrega complexidade ao final da bebida, garantindo um rótulo com boa untuosidade e aromas de fermento de pão e briche.

No entanto, alguns produtores também realizam o processo em barricas de carvalho ou ovos de concreto a fim de adicionar complexidade aos exemplares.

Normalmente, os rótulos apresentam aromas de frutas tropicais, como de mamão; cítricos, como de raspas de limão, limão-siciliano, toranja, casca de laranja e tangerina; mas também de pêssego, maçã e melão; além de florais e minerais. Já no paladar, é possível notar uma textura rica e cremosa perfeitamente equilibrada, assim com uma acidez fresca e vibrante.

Curiosidade: os aromas de melão e toranja da albariño são provenientes de um grupo de composto aromáticos conhecidos como tióis, comumente encontrados em vinhos brancos leves de regiões frias, como os sauvignon blanc da Nova Zelândia ou da França, e os pinot grigio do norte da Itália.

ClubeD Divvino Clube de Assinatura de Vinhos

De forma geral, os vinhos de albariño produzidos em regiões de clima frio apresentam  aromas mais cítricos, de limão-siciliano, enquanto que os de clima quente possuem notas que remetem ao pêssego. 

Costumam ser servidos jovens, com idade de no máximo três anos. Contudo, por conta da acidez equilibrada e textura rica, um vinho alvarinho pode ser envelhecido por um período mais longo. A depender do exemplar, a graduação alcoólica é moderada.

Alvarinho: harmonização

Agora que você já sabe as características dos vinhos produzidos com a albariño, deve estar se perguntando com o quê harmonizar os rótulos da casta.

Justamente por ter acidez equilibrada e apresentar complexidade aromática, a alvarinho harmoniza perfeitamente com pratos à base de frutos do mar, especialmente peixes grelhados, camarão e ceviche. A acidez frutada do rótulo ajuda a acentuar os sabores das receitas e a limpar o paladar. 

Se você gosta de comidas mais refrescantes, os vinhos albariño também harmonizam bem com saladas frescas, sushi e pratos vegetarianos — complementos perfeitos para a acidez característica da uva!

Porém, se você é fã de pratos mais excêntricos, aposte em preparos tailandeses, marroquinos ou indianos.

Imagem de duas taças com vinho albariño e, ao lado, opções de harmonizações.

Os vinhos albariño são versáteis e podem harmonizar com uma série de preparos.

Vinhos albariño no Divvino

Depois de conhecer a origem e as características da albariño, assim como os países responsáveis por cultivar e perpetuar a casta, que tal descobrir na prática toda excepcionalidade, acidez equilibrada e caráter refrescante dessa uva branca?

Os melhores alvarinhos ou albariños, seja da Espanha ou de Portugal, você encontra no divvino.com.br. Clique no banner abaixo e confira agora mesmo os rótulos disponíveis!

vinhos nacionais e importados no Divvino

Flávia

Sommelier internacional pela FISAR/UCS, pós-graduada em Marketing e Negócios do Vinho pela ESPM. Há 10 anos atuando no mercado e através de diversos canais de mídia especializados no mundo do vinho. Propago conhecimento para enófilos e amantes da bebida. Falar sobre vinhos é um prazer!

Back To Top Pular para o conteúdo