skip to Main Content
Guia De Uvas: Gamay, A Casta Emblemática De Beaujolais

Guia de uvas: gamay, a casta emblemática de Beaujolais

Você já ouviu falar na uva gamay? Utilizada nos rótulos mundialmente conhecidos de Beaujolais, ela gera exemplares leves, frutados e que todo enófilo precisa experimentar!

Neste post, vamos abordar a origem da casta, além de características, dicas de harmonização e sugestões de vinhos disponíveis no divvino.com.br. Boa leitura!

Origem da uva gamay

A uva gamay é originária da Borgonha, na França, e era uma das variedades mais cultivadas na região até o século 14. A casta é resultado do cruzamento da pinot noir com a gouais blanc.

Atualmente, ela está presente em diversos países do mundo, como Suíça, Estados Unidos, Canadá e Brasil. No entanto, os vinhos gamay são majoritariamente vinificados na França.

Por mais que a gamay seja relativamente desconhecida, ela é a casta emblemática de Beaujolais, localizada na área central da França. A uva se adaptou bem ao terroir  da região e faz parte dos vinhos A.O.C. Beaujolais-Villages, Cru Beaujolais,  Beaujolais Nouveau, entre outros.

O Beaujolais Nouveau, inclusive, é lançado todos os anos na terceira quarta-feira de novembro e corresponde a 30% das vendas da região.

cta uva gamay rótulos franceses

A gamay é a uva utilizada nos vinhos Beaujolais A.O.C., rótulos franceses mundialmente reconhecidos.

Beaujolais-Villages x Beaujolais Nouveau

Os vinhos Beaujolais-Villages são produzidos em 39 vilas da região, que possuem solo granítico, conferindo à bebida características especiais.

Já o Beaujolais Nouveau é um vinho elaborado com uvas colhidas na safra mais recente e engarrafado imediatamente após a vinificação. Como comentamos, na França, ele é lançado na terceira quarta-feira de novembro de cada ano (próximo à data do Dia de Ação de Graças). No Brasil, o exemplar é lançado em março, data correspondente ao fim da safra no hemisfério sul.

Trata-se de uma bebida jovem e leve. Possuem pouco taninos, muita concentração de cor e aromas frutados de banana, cereja fresca e morango.

Em Beaujolais, a data limite para a venda do vinho é 31 de agosto do ano seguinte à colheita. Por não ser um rótulo adequado ao envelhecimento em garrafa, após esse período, ele não está mais em suas melhores condições de consumo. 

Cerca de 50% da produção de vinhos Beaujolais é destinada aos Nouveaus, graças à procura mundial por essa variedade.

Características da uva gamay

A gamay possui bagos que variam entre pequenos e médios, além de casca fina. Trata-se de uma casta de amadurecimento precoce e alto rendimento.

De maneira geral, os vinhos possuem aromas de frutas vermelhas como morango e framboesa. Também podem desenvolver notas de especiarias, dependendo das técnicas de vinificação aplicadas.

As bebidas produzidas a partir da uva gamay também contam com uma acidez presente e taninos suaves. São exemplares leves e fáceis de beber, perfeitos para serem apreciados em dias quentes de verão ou em momentos mais descontraídos.

Harmonização com vinhos da uva gamay

Os vinhos da uva gamay são versáteis, podendo ser combinados com pratos leves como saladas, legumes grelhados, peixes, aves e burrata. Além disso, são ideais para acompanhar receitas da cozinha oriental, como sushi, sashimi e salmão grelhado.

CTA vinhos para iniciantes

 

Vinhos gamay no Divvino

Agora que você sabe um pouco mais sobre a uva gamay, conheça rótulos disponíveis no divvino.com.br

Vinho Francês Jean Bouchard Beaujolais Villages

Elaborado na região de Beaujolais, este rótulo tinto tem coloração rubi de pouca profundidade. No olfato, revela notas de frutas vermelhas maduras e especiarias. No paladar, tem acidez e taninos bem equilibrados.

Para a harmonização, aposte em peixes grelhados e queijo brie.

cta Vinho Francês Jean Bouchard Beaujolais Villages

Vinho Tinto Domaine Du Bois De Chênes Beaujolais Villages A.O.C.

Quer experimentar um rótulo delicado e elegante? Aproveite para investir no Tinto Domaine Du Bois De Chênes Beaujolais Villages A.O.C., um vinho de coloração rubi brilhante, aroma de frutos silvestres como morango e amora, além de toques florais de rosas e lírios. No paladar, é macio e sedoso.

E para acompanhá-lo, prepare uma tábua de frios bem caprichada!

cta Vinho Tinto Domaine Du Bois De Chênes

Gostou de desvendar a história por trás da uva gamay e seus vinhos? Aproveite para conhecer outros rótulos nacionais e importados no divvino.com.br. Basta acessar o e-commerce clicando no banner abaixo:

vinhos nacionais e importados no Divvino

Flávia

Sommelier internacional pela FISAR/UCS, pós-graduada em Marketing e Negócios do Vinho pela ESPM. Há 10 anos atuando no mercado e através de diversos canais de mídia especializados no mundo do vinho. Propago conhecimento para enófilos e amantes da bebida. Falar sobre vinhos é um prazer!

Back To Top Pular para o conteúdo