skip to Main Content
Colheita Da Uva: época Da Vindima, Curiosidade E Vinícolas Para Visitar

Colheita da uva: época da vindima, curiosidade e vinícolas para visitar

A palavra “colheita” tem significados fortes. Seja literalmente ou figurativamente, ela é utilizada para indicar o resultado de um trabalho árduo e o momento de poder aproveitar os bons frutos. Para as vinícolas, a época de colheita da uva é igualmente importante. 

É nesse momento que as bagas são retiradas dos cachos para dar prosseguimento à produção. E para quem gosta muito de vinhos, é possível acompanhar esse processo de perto! 

Isso porque muitas vinícolas abrem as portas e oferecem passeios para que o público possa conhecer de perto como é uma plantação de uvas, como são feitas as colheitas e os demais processos de produção e vinhos, e, por fim, fazer a prova da bebida, que é uma das partes mais esperadas pelos visitantes. 

Ficou curioso? Continue a leitura até o fim e descubra qual a época para visitar essas vinícolas no Brasil, e quais delas oferecem atividades para o público. 

O que é vindima? 

Vindima é o nome dado ao período de colheita da uva destinada à produção de vinhos, um processo que exige planejamento, conhecimento técnico. A escolha do momento certo para colher as uvas influencia nos aromas, sabores, acidez e teor alcoólico da bebida, ou seja, no vinho em si. 

Esse momento é mais do que apenas uma etapa agrícola, a vindima é celebrada como um ritual tradicional em muitas regiões produtoras. 

Significado de vindima e importância 

O período de vindima é o período mais esperado entre todos os ciclos da videira, pois é o resultado do trabalho de um ano entre poda e florescimento. . Nessa fase, o produtor decide o destino da safra, garantindo que as uvas estejam maduras. 

Uma colheita de uva que é feita no momento certinho ajudar a preservar o equilíbrio entre acidez e dulçor do vinho, além dos compostos fenólicos. Estes três elementos são essenciais para uma bebida de qualidade. 

Como é definido o ponto ideal de colheita? 

O ponto ideal de colheita é determinado por meio de análises técnicas e sensoriais. São avaliados fatores como: 

  • Grau de açúcar (Brix) 
  • Nível de acidez 
  • Cor, aroma e sabor das bagas 

Além de dados laboratoriais, a experiência do enólogo e da análise do Brix diariamente (às vezes mais do que uma vez ao dia), são pontos decisivos para acompanhar a maturação e ver se estão no ponto para colheita.

Banner fino Divvino no Youtube

Tipos de colheita da uva 

Existem algumas formas de realizar a colheita da uva, cada uma possuindo características próprias. Podemos destacar duas maneiras: manual e mecânica. 

Manual 

A colheita manual é realizada com acessórios específicos ou tesouras, a fim de preservar a integridade dos cachos. Esse tipo de colheita é direcionado a vinhos mais caros ou de pequena produção, já que a integridade dos cachos é preservada. 

Em certos lugares no mundo, como o Mosel na Alemanha, somente este a colheita manual é possível, já que os vinhedos se localizam em morros muito íngremes. Normalmente, as uvas são colhidas e colocadas em caixas pequenas para preservar o bago. 

Mecânica 

A colheita mecânica utiliza máquinas que vibram as videiras, desprendendo as uvas. É mais comum em vinhedos do Novo Mundo, principalmente em países como a Austrália. 

Uma vez que a colheita é massiva, é possível conter gravinhas e folhas que serão separadas no vinhedo de forma grosseira. O método é utilizado na produção de vinhos de consumo rápido e mais acessível, principalmente por baratear o custo do procedimento. 

Quando ocorre a colheita da uva no Brasil? 

Cada hemisfério tem sua própria época de vindima, porém, em geral, ela coincide com o período entre o meio e o fim do verãoNo Brasil, ocorre entre janeiro e o fim de marçomas também há colheitas no inverno em algumas microrregiões. 

Importante mencionar que inúmeros tópicos impactam na colheita da uva, tais como região, tipo de uva e posição solar do vinhedo. 

Em algumas regiões brasileiras temos mais que uma colheita por ano, como na Bahia, enquanto em Minas Gerais, devido as chuvas no verão, é feita a colheita no período do inverno. 

época de colheita da uva época de vindima no brasil

No Brasil, a época de vindima ocorre entre o fim de janeiro e o fim de março.

Vindima em outros lugares do mundo 

Como a vindima costuma ocorrer entre o meio e fim do verão, os meses da colheita da uva mudam de uma região para outra do mundo. No hemisfério sul, esse período ocorre entre fevereiro e abril, enquanto no hemisfério norte acontece entre agosto e outubro 

FrançaItáliaEspanhaArgentina e Chile são alguns países que transformam a vindima em enormes festivais, com degustações, pisas de uvas e eventos culturais. 

Vinícolas para visitar na época da colheita da uva 

Se você quer vivenciar uma experiência inesquecível, visitar uma vinícola durante a vindima é a melhor opção. Além de conseguir acompanhar o processo de colheita, pode aproveitar festas típicas, degustações especiais e, em alguns casos, até cursos rápidos. 

Casa Perini 

vinícola Casa Perini promete uma experiência como a dos italianos na época da imigração, que iniciaram a produção de vinhos na serra gaúcha. Em sua visita, é possível caminhar pelos vinhedos enquanto experimenta aperitivos típicos da região e fazer a pisa das uvas. 

época de colheita da uva casa perini

Tradicional no Brasil, a vinícola Casa Perini oferece passeios para o público. Foto: Casa Perini/Divulgação.

Além disso, você ainda pode degustar o melhor da culinária italiana da região harmonizado com vinhos e espumantes. A vinícola ainda conta com atrações surpresa de acordo com o dia da visita. 

Além das atrações durante a época de vindima, a Casa Perini também oferece outras atividades, como bike tour, visitas guiadas e eventos. 

Thera 

Situada na Serra Catarinense, a Vinícola Thera se destaca por uma produção de vinhos de altitude e experiências exclusivas durante o período da colheita da uva. 

Dentre as atrações, é possível acompanhar o processo de produção e degustação de vinhos, almoços ao som de jazz e sunsets e, claro, as colheitas de uvas. 

As atividades acontecem na sede da vinícola, na Fazenda Bom Retiro. O espaço conta com 3 mil metros quadrados que contempla a área produtiva, salas de degustação, wine bar, loja e pousada para quem quiser ficar hospedado e experimentar os rótulos tranquilamente. 

Banner vinícolas no Brasil

Casa Geraldo   

Referência em Minas Gerais, a Casa Geraldo combina tradição, belas paisagens e atividades especiais durante a época da vindima, atraindo turistas do país inteiro.  

É um evento animado, com muita música e cultura italiana. Entre as experiências, há o Passeio do Enólogo, onde é possível participar de um café da manhã com taças personalizadas, tour guiado pelos vinhedos, que fazem dupla poda na Serra da Mantiqueira, e área de produção, degustações e pisa da uva. 

Geralmente há almoço harmonizado, com pratos combinando com os vinhos da casa. 

Banner fino vinhos brasileiros para conhecer

Terranova 

Localizada no Vale do São Francisco, na Bahia, a Vinícola Terranova, onde há de duas a três  safras por ano, uma em cada estação, sendo um fenômeno vitivinícola no Brasil. 

Dentre as atrações, há uma visita guiada pelos vinhedos, produção e participação de degustações de produtos da vinícola, que produz vinhos e espumantes frutados leves, com chenin blanc e syrah. 

Outro evento marcante e famoso é o Vapor do Vinho, um passeio de barco pelo Rio São Francisco, que também inclui degustação, comidas típicas e uma visita à vinícola. 

A colheita da uva é um momento de celebração e cultura e entender e conseguir experienciar o período de vindima ajuda a valorizar ainda mais cada taça de vinho. Seja no Brasil ou no exterior, todo amante de vinho precisa vivenciar esse momento. É uma experiência enoturística especial e para ficar na memória. 

Para ter acesso a novos conteúdos sobre vinícolas e viagens, acesse a categoria do blog, clicando no banner abaixo. 

Banner final categoria vinícolas e viagens no blog do Divvino.

Flávia

Sommelier internacional pela FISAR/UCS, pós-graduada em Marketing e Negócios do Vinho pela ESPM. Há 10 anos atuando no mercado e através de diversos canais de mídia especializados no mundo do vinho. Propago conhecimento para enófilos e amantes da bebida. Falar sobre vinhos é um prazer!

Back To Top Pular para o conteúdo