skip to Main Content
Harmonização Com Champagne No Inverno: Como Acertar?

Harmonização com Champagne no inverno: como acertar?

A harmonização com Champagne e espumantes é muito comum e popular nas festividades de fim de ano, mas essas bebidas também podem ser aproveitadas para criar ótimas combinações invernais. Neste conteúdo, você confere algumas dicas de como tornar isso possível. Boa leitura!

É possível apreciar Champagne e espumantes no inverno?

Embora alguns Champagnes sejam mais intensos, principalmente rótulos vintages, essa categoria de bebidas, assim como os espumantes, em geral, são amplamente reconhecidos pelo caráter leve e frescor incomparável que possuem. Isso fazem deles ótimas pedidas para dias mais quentes. São excelentes vinhos para acompanhar os frutos do mar, reforçando a popularidade do consumo em estações mais quentes, como primavera e verão.

No entanto, é possível, sim, consumi-los no inverno. Rótulos que estagiam em madeira, principalmente, contam com notas amanteigadas que vão muito bem com pratos invernais, como risotos e massas ao molho de queijo.

ClubeD Divvino Clube de Assinatura de Vinhos

Harmonização com Champagne nos dias frios

O segredo para acertar na harmonização com Champagne e espumantes no frio está na escolha de pratos mais untuosos e mais encorpados. A acidez presente na bebida limpa as papilas gustativas e equilibra o paladar.

Para começar, você pode degustar essas bebidas com queijos de pasta mole, como brie e camembert. O resultado é incrível! Outra ótima pedida é consumi-lo em um brunch ao ar livre, junto a croissants e macarons. Imagine só: uma brisa gelada em um dia ensolarado, paisagens exuberantes e uma Champagne para acompanhar… Será impossível não apreciar e eternizar cada momento! 

Os Champagnes e espumantes também podem ser combinados em um almoço ou jantar completo. Confira a seguir o que harmonizar com Champagne e espumantes em uma refeição no inverno!

Entradas

Se você quiser degustar Champagne e espumante em um jantar no inverno, comece pelas entradas. A bebida pode, inclusive, ser servida como aperitivo, sem a necessidade de acompanhar outros alimentos.

Quer harmonizá-la com petiscos que combinam com espumante? Aposte em brie folhado ou carpaccio de carne.

amigos brindando com espumante

Champagne e espumantes podem ser servidos como aperitivo em jantares no inverno.

Prato principal

A Champagne, principalmente, possui notas amanteigadas muito perceptíveis. Por esse motivo, vale a pena harmonizá-la com pratos que levam bastante queijo no preparo. Risotos, por exemplo, são uma excelente opção. Nossas sugestões são:

    • Brie com camarão: ideal para harmonizar com Champagne brut;
    • Risoto de alcachofra com brie: aposte em uma combinação com espumantes brut;
    • Risoto de salmão: combina bem com um Cava rosé.

Massas, como lasanha ou macarrão, também são boas escolhas! Ao optar por molhos de queijo ou bechamel, invista em uma Champagne leve, do tipo seco. Caso queira preparar um prato ao molho vermelho, espumantes brut e extra-brut são mais indicados.

Ao consumir pratos com carne, o ideal é apostar em peixes e frango. A harmonização com um espumante brut ou rosé é mais indicada!

Banner guia conservação de vinhos

Sobremesas

Quer fazer uma harmonização com espumante moscatel? Então, aproveite para combinar a bebida no momento da sobremesa! Biscoitos doces, rabanada e mousses podem garantir sensações incríveis.

No caso da Champagne, aposte no clássico e harmonize a bebida com um mil-folhas. Outras alternativas são as tortas e sobremesas à base de chocolate branco e frutas, que vão bem com rótulos do tipo brut.

Dicas para apreciar Champagnes e espumantes

Agora que você já sabe que Champagne e espumantes harmonizam com pratos no inverno, vale a pena se atentar a algumas dicas para apreciá-los da melhor forma.

A primeira delas é com relação à taça. Prefira, sempre, utilizar a do tipo flûte e certifique-se que ela está totalmente limpa e seca — os resíduos de água e detergente interferem na formação do perlage, tão essencial para a qualidade dessas bebidas.

Além disso, verifique a indicação de temperatura de serviço. Ao servir vinhos muito gelados ou quentes, características como aroma e sabor podem ser comprometidas. Em geral, Champagnes e espumantes devem ser servidos entre 6ºC e 8ºC.

mulher usando o telefone e tomando uma taça de espumante

Para apreciar seu Champagne, certifique-se que ele foi servido na temperatura adequada!

Champagne e espumantes no Divvino

A seguir, selecionamos alguns rótulos da categoria para você conhecer e apreciar nos dias frios. Dá só uma olhada:

Champagne Francês Moutard Grande Cuvée Brut

Elaborado na região de Champagne, exclusivamente a partir de uvas pinot noir, apresenta coloração amarela, além de perlage fina. No olfato, aromas cítricos e notas de brioche e damasco se destacam.

No paladar, é estruturado, tem espuma de textura cremosa e um delicioso frescor. Aposte em harmonização com peixes grelhados e queijo brie.

harmonização com Champagne - Champagne Francês Moutard Grande Cuvée Brut

Espumante Gusbourne Exclusive Release Brut

Elaborado na Inglaterra, na região de West Sussex, pela vinícola Gusbourne, reconhecida por ser a loja oficial do Palácio de Buckingham e estar presente em grandes eventos como a coroação do Rei Charles, além de estar produzindo excepcionais vinhos premiados, como este com 91 Pontos no IWSC.

Este espumante leva as castas chardonnay, pinot meunier e pinot noir. Sua produção é feita com o método tradicional, também conhecido como Champenoise (o mesmo utilizado na elaboração de Champagnes!).

Tem perlage fino e cremoso, com borbulhas persistentes. No nariz, aromas de frutas cítricas e maçã verde, além de toques florais. Em boca, a acidez é envolvente e vibrante, com textura cremosa. Perfeito para harmonizar com risoto de queijo camembert, lasanha quatro queijos, bruschettas, além de sobremesas à base de chocolate branco e frutas.

card - Espumante Gusbourne Exclusive Release Brut

Gostou de conhecer nossas sugestões de harmonização com Champagne e espumantes para o inverno? Aproveite para conferir o portfólio completo de bebidas da categoria, acessando o divvino.com.br. Basta clicar no banner abaixo!

espumantes e champagnes no Divvino

Flávia

Sommelier internacional pela FISAR/UCS, pós-graduada em Marketing e Negócios do Vinho pela ESPM. Há 10 anos atuando no mercado e através de diversos canais de mídia especializados no mundo do vinho. Propago conhecimento para enófilos e amantes da bebida. Falar sobre vinhos é um prazer!

Back To Top Pular para o conteúdo