skip to Main Content
Por Que O Malbec Argentino é Famoso? Dicas De Rótulos Para Experimentar

Por que o malbec argentino é famoso? Dicas de rótulos para experimentar

Você já se perguntou por que os vinhos malbec argentinos são tão famosos? Sua qualidade marcante é um fator fundamental para conquistar um lugar no cenário internacional: ele é encorpado, intenso e possui uma identidade única. 

Se você quer conhecer mais sobre esses vinhos e conhecer os melhores rótulos, leia o post até o final!

Banner fino categoria vinícolas e viagens no blog do Divvino.

O que é a uva malbec?

Apesar de muitos não terem conhecimento, a uva malbec é originária do Sudoeste da França, na região de Cahors. Em 1780, essa uva começou a ganhar notoriedade graças a um viticultor chamado Malbeck, com a popularidade se espalhando por toda Bordeaux. A uva também é chamada na região de Côt e Auxerrois.

Durante a segunda metade do século 19, uma praga conhecida como filoxera dizimou parte dos vinhedos na Europa, incluindo os da malbec. Porém, alguns anos antes dessa epidemia, um agrônomo chamado Michel Aimé Pouget havia sido contratado para trabalhar em Mendoza.

Ao ir para as terras argentinas, ele levou cultivares da uva malbec, o que salvou a espécie, de certa forma.

Malbec argentino: por que é tão especial?

As condições climáticas da Argentina, somado ao solo e alta altitude, foram favoráveis para o desenvolvimento das uvas malbec no país. O clima desértico continental, grande luminosidade solar, baixa umidade e amplitude térmica fazem com que o vinho malbec Argentino tenha características únicas. Isso unido do conhecimento e cuidado do homem na aplicação e cultivo do vinhedo.

malbec argentino possui o que os enófilos chamam de taninos maduros, um composto que ao atingir sua maturidade, proporcionam no paladar uma textura aveludada e harmoniosa, e a presença desses taninos também indicam um alto potencial de estrutura e envelhecimento.

Em 1996, Nicolas Catena Zapata revolucionou o vinho Malbec, plantando vinhedo da uva em terrenos de 1.400m acima do nível do mar, os mais altos, até então. Essa atitude produziu a safra “Adrianna Malbec 2004”, que conquistou a nota 98+ de Robert Parker, renomado crítico.

As uvas Malbec da região de Luján de Cuyo também foram certificadas pela D.O.C. (Denominação de Origem Controlada), o que leva ainda mais reconhecimento para os vinhos malbec argentinos.

Vinhedo de uvas malbec com bandeira da argentina.

O clima, solo e altitude da Argentina favorecem o desenvolvimento das uvas malbec.

Vinhos Malbec argentino para experimentar

Agora que você conhece um pouco mais sobre os vinhos malbec Argentinos e sua história, vamos apresentar alguns rótulos imperdíveis dessa categoria.

Funckenhausen La Espera Malbec

Funckenhausen é uma das vinícolas pioneiras na elaboração de vinhos na região de 25 de Mayo, Mendoza. La Espera brinda uma espera de anos até que os primeiros rótulos estivessem prontos e trazem toda a qualidade que a vinícola entrega.

Com coloração rubi intenso e reflexos púrpura, conta com aromas de frutas vermelhas e notas baunilha. Macio na boca e com bom equilíbrio entre o tempo de contato com carvalho e taninos doces da fruta.

É um vinho que harmoniza muito bem com empanadas de carne, risoto de carne seca, tábua de frios, carne de panela com batatas e parilla.

Funkcenhausen La Espera Malbec

Quinde Malbec Orgânico

Elaborado pela Vinecol no terroir de La Paz, em Mendoza. Com produção orgânica, as uvas são colhidas em meados de março e a vinificação conta com a malolática espontânea, que é uma transformação bioquímica que ocorre após a fermentação alcoólica, tendo impacto na acidez e adicionando complexidade ao perfil de sabor. E há ainda envelhecimento de 6 meses em barricas de carvalho francês.

Tem visual rubi e aromas de frutas pretas maduras e violetas e toque de baunilha, no paladar tem taninos envolventes e leve toque mineral. Harmoniza com churrasco de carnes vermelhas, massasqueijo provolone e torta de carne.

Quinde Malbec Orgânico

Reserva Del Fin Del Mundo Malbec

Da região da Patagônia, esse vinho malbec Argentino é produzido pela Bodega del Fin del Mundo, sendo maturado por 12 meses em tanques de inox e barricas de madeira, para aprimorar o paladar e notas olfativas. Apresenta características de uvas patagãs, com aromas mais tímidos.

Possui uma coloração rubi intensa e bordas violáceas, com aromas frutados de framboesa e amora, e notas florais delicadas. No paladar, é amável e elegante, de bom corpo com final prolongado.

Acompanha muito bem com lasanha à bolonhesa, chouriço, choripan e panquecas de frango e queijo.

Reserva del Fin del Mundo Malbec

D.V. Catena Malbec-Malbec

Uma estrela da nova linha premium de Catena Zapata, este tinto apresenta grande complexidade, resultado dos dois excelentes vinhedos que são utilizados na produção. Tem ótima profundidade e uma fruta cativante, no paladar é longo e saboroso.

É um vinho que harmoniza muito bem com carnes, cordeiro e pratos da alta gastronomia.

 

DV Catena Malbec-Malbec

Dicas para escolher e servir seu Malbec

Você precisa observar alguns pontos ao escolher o seu vinho malbec argentino, a começar pela região de produção. Os vinhos produzidos em Mendoza possuem personalidade e presença excepcional, fáceis de identificar pelas suas notas de frutas em compota e especiarias doces, assim como os da região de Salta.

Identificar as notas aromáticas que estão presentes nos rótulos é outra dica que você pode seguir no momento de escolher o rótulo. Aqueles que possuem tons de frutos negros e violetas com presença de notas de envelhecimento em barricas de carvalho e especiarias doces serão mais equilibrados. E você também pode se atentar à safra: anos secos e frios entregam menos intensidade, por possuírem menos álcool e corpo.

Como identificar o estilo do Malbec?

Os vinhos malbec argentinos variam conforme a região e altitude em que são produzidos, mas pode-se destacar algumas características principais:

  • Taninos que proporcionam uma textura macia e aveludada, deixando os vinhos bem estruturados. 
  • Cor mais intensa, púrpura e rubi  
  • Notas de amora, cereja negra e ameixa em compota são bem comuns, com toques florais de violetas.

Por região, os malbecs argentinos produzidos em Mendoza são mais encorpados e com acidez bem equilibradas, porém com um tanino mais expressivo, com aromas de frutas negras maduras e especiarias.

Na Patagônia, onde também há produção de malbecs, os vinhos são aromáticos e elegantes, também trazendo as frutas negras, mas com toque mineral bem marcante. O frescor já é percebido no olfato, com notas mentoladas ou de eucalipto.

Qual a temperatura ideal para servir?

Por serem vinhos com teor alcoólico alto, a temperatura ideal para servir o malbec argentino é resfriado entre 16 e 18 ºC, assim o sabor do álcool não se sobressai, você consegue degustar melhor os aromas e ter uma experiência sensorial completa. Se for um vinho mais fraco, pode ser servido entre 14 e 16 ºC.

Em dias mais quentes, você pode resfriar ele rapidamente 10 minutos antes do consumo, na geladeira.

Pessoas brindando com malbec argentino.

Vinhos Malbec argentinos possuem cor mais intensa, textura aveludada e são bem estruturados.

Qual taça certa usar?

taça certa para o vinho Malbec vai depender se ele é um jovem ou de guarda:

  • Para um jovem, opte por uma taça de vinho tinto com bojo redondo e largo, esse formato ajuda a concentrar os aromas.  
  • Para um Malbec de guarda, escolha uma taça ligeiramente maior, com bojo amplo e arredondado.

Precisa decantar o Malbec?

Depende! Malbecs de safras mais antigas precisam, sim, ser decantados. Eles podem apresentar alguns sedimentos e a decantação irá separar do líquido. Malbecs jovens possuem taninos presentes que precisam amaciar. 

A maior parte dos vinhos Malbec argentinos liberam aromas incríveis no início, mas você precisa tomar cuidado com a exposição prolongada, pois diminuirá os aromas e sabores.

Como harmonizar um Malbec argentino?

Os vinhos Malbec Argentinos harmonizam muito bem com comidas mais pesadas e acompanhadas de proteínas. A culinária argentina conta com muitas carnes de caça e vermelhas, e os vinhos do país são produzidos pensando como acompanhamento. A picanha, chorizo argentino e até mesmo uma costelinha vão muito bem com este tipo de tinto encorpado. A gordura dessas carnes realça a fruta do vinho.

Massas com molho vermelho e acompanhadas de alguma proteína, como a bolonhesa ou ragu de cordeiro, harmonizam muito bem com Malbec de corpo médio e com acidez mais equilibrada. 

Queijos duros e carnes curadas também são uma ótima opção para servir com Malbec argentino. Hambúrgueres, especialmente mais intensos e defumados, combinam muito bem com o vinho por conta da estrutura para acompanhar as carnes mais suculentas.

Para malbecs patagônicos, a harmonização com peixes gordos, como o salmão, é perfeita!

Carne vermelha com vinho malbec argentino.

O Malbec argentino harmoniza muito bem com carnes vermelhas grelhadas.

Vinhos Malbec argentinos conquistaram o mundo por meio do sabor intenso e aromas marcantes, proveniente de boas práticas de cultivo e, claro, clima e condições geográficas que a Argentina proporciona. 

Você quer conhecer os melhores rótulos argentinos? Acesse divvino.com.br pelo banner e confira!

Flávia

Sommelier internacional pela FISAR/UCS, pós-graduada em Marketing e Negócios do Vinho pela ESPM. Há 10 anos atuando no mercado e através de diversos canais de mídia especializados no mundo do vinho. Propago conhecimento para enófilos e amantes da bebida. Falar sobre vinhos é um prazer!

Back To Top Pular para o conteúdo