skip to Main Content
Guia De Uvas: Bobal, Casta Espanhola Pouco Conhecida

Guia de uvas: bobal, casta espanhola pouco conhecida

Por mais que não seja tão famosa quanto outras cepas espanholas, a uva bobal vem ganhando cada vez mais espaço no mercado com seus vinhos frescos, frutados e de coloração translúcida.

Quer saber mais sobre ela? Neste post, você confere a origem, características, dicas de harmonização e vinhos da uva bobal disponíveis no divvino.com.br. Boa leitura!

ClubeD Divvino Clube de Assinatura de Vinhos

Origem da casta

A uva bobal é nativa de Valência, na Espanha, mais especificamente na região de Utiel-Requena. De clima mediterrâneo quente e seco, a área possui o terroir ideal para o cultivo da casta, que é plantada em altitudes entre 600 a 900 metros acima do nível do mar.

O nome faz referência ao termo bovale, que em latim significa “touro”. Acredita-se que a nomenclatura se deva ao fato dos cachos da bobal lembrarem a cabeça desse animal.

Uva bobal: características

A bobal é uma uva de maturação tardia e alto rendimento, com videiras que possuem boa adaptabilidade e falta de irrigação. No que diz respeito à anatomia, tem cachos médios, bagos redondos e de coloração escura. A casca é espessa, o que faz dela uma casta bastante resistente a pragas e intempéries, como secas. 

Inclusive, tais características explicam porque a espécie resistiu à filoxera, praga que dizimou vinhedos europeus no século 19.

Na Espanha, a bobal é uma das castas mais cultivadas, atrás apenas da tempranillo. A principal região produtora é a D.O.P Utiel-Requena, mas também é possível encontrar a uva em vinhedos de países como França e Itália, embora em menor volume.

cacho da uva bobal

A bobal é uma uva cultivada principalmente na Espanha, na D.O.P. Utiel-Requena, em Valência.

Os principais aromas são de frutas vermelhas e pretas, como morango, cereja e mirtilo. Gera vinhos de coloração mais translúcida, boa estrutura, acidez equilibrada e taninos aveludados.

No passado, era comumente utilizada em vinhos de corte (ou blends), para acrescentar coloração e acidez às bebidas. Hoje, é possível encontrar excelentes exemplares varietais. Além disso, a bobal também pode ser usada na elaboração de rosés e espumantes.

Harmonização com vinhos da uva bobal

Os vinhos bobal combinam bem com diversos alimentos, desde carnes vermelhas grelhadas, queijos maturados até pratos da culinária mexicana. No entanto, sugerimos uma harmonização regional com a paella valenciana para uma experiência memorável!

Vinhos bobal no Divvino

Agora que você conhece as características e dicas de harmonização com a uva bobal, aproveite para conferir alguns rótulos disponíveis no divvino.com.br

Vinho Tinto Espanhol El Miracle N 1

Produzido pela vinícola Vicente Gandía, referência em sustentabilidade, trata-se de um tinto de coloração rubi e aromas de frutas vermelhas maduras. Em boca, é leve, tem taninos macios e boa acidez.

Para a harmonização, aposte em charcutaria, carnes magras assadas e cogumelos recheados.

vinho tinto espanhol El Miracle N1

Vinho Rosé Espanhol Vicente Gandia El Miracle N°5

Se você prefere rosés, aposte nesse varietal espanhol. Tem tonalidade rosa-pálido, aromas de frutas vermelhas maduras como morango e cereja, além de ótima acidez em boca. Para harmonizar, sugerimos peixes grelhados, espaguete ao molho de camarão ou risoto de salmão

vinho rosé espanhol Vicente Gandia El Miracle N5

Explorar os vinhos da uva bobal também é conhecer um pouco mais sobre a história da viticultura espanhola! 

No divvino.com.br, você encontra uma seleção incrível de rótulos da categoria, incluindo varietais e blends. Para conferi-los, clique no banner abaixo e acesse o e-commerce!

vinhos bobal no Divvino

Flávia

Sommelier internacional pela FISAR/UCS, pós-graduada em Marketing e Negócios do Vinho pela ESPM. Há 10 anos atuando no mercado e através de diversos canais de mídia especializados no mundo do vinho. Propago conhecimento para enófilos e amantes da bebida. Falar sobre vinhos é um prazer!

Back To Top Pular para o conteúdo