Entendendo de vinho

Vinho com sorvete: é possível harmonizar?

Doces e Sobremesas / 3 min

23 de setembro de 2019

Degustar vinho com sorvete pode ser uma excelente experiência gastronômica. Para isso, será necessário saber quais sabores da sobremesa mais combinam com qual tipo de vinho, caso contrário pode ser um desastre.

A seguir, elencamos alguns sabores de sorvetes e quais são os vinhos ideais para cada um deles. Continue a leitura e confira!

Sorvete de chocolate amargo

Para acompanhar um sorvete à base de chocolate amargo, os Vinhos do Porto da variação Tawny são uma excelente opção. Com um alto teor alcoólico, são capazes de neutralizar a cremosidade do sorvete, além de apresentar uma potência similar no paladar.

vinho com sorvete

O rótulo Quinta Santa Eufêmia Finest Reserve passa por um estágio de seis anos em barrica para desenvolver sua complexidade. Na boca, tem um sabor adocicado, equilibrado e de final longo. No nariz, exala o aroma de frutos secos, ameixa seca e notas de caramelo.

Também é um excelente acompanhamento para sorvetes com castanhas diversas ou de caramelo salgado, que têm um bom equilíbrio entre dulçor e amargor.

Sorvete de morango

Os sorvetes de morango são os favoritos de quem busca um sabor mais fresco e frutado, e é necessário escolher um vinho com a mesma potência para uma harmonização bem equilibrada.

Uma dica é o Mateus Rosé Original, produzido na vinícola Sograpé de Portugal. Com uma coloração rosada e atraente, seu paladar é perfeitamente equilibrado e tentador, complementado por um final de boca suave.

É um vinho para tomar apreciando um sorvete de morango em um dia de calor com a família e amigos.

Sorvete de baunilha

Esse sabor divide opiniões: há quem ame, e há que ache sem graça. Para quem quer apreciá-lo com uma taça de vinho, é necessário buscar um rótulo sutil, que ressalte o aroma floral da baunilha.

É o caso dos espumantes Prosecco italianos, como o Fili Extra Dry. Sua perlage servirá como auxílio na degustação, trazendo mais frescor e ajudando a limpar o paladar.

Feito a partir da uva Glera, na região de Treviso, apresenta aromas de peras, melão e jasmim e um paladar fresco e elegante, com leve acidez. Também acompanha muito bem sorvetes de passas ao rum.

vinho com sorvete

Sorbet de frutas

O sorbet é um tipo de sorvete que não leva gordura, seja vegetal ou animal. É comum que sejam feitos à base de água e frutas batidas, sem ou com pouca adição de açúcar.

Há uma série de combinações possíveis de vinho com sorvete tipo sorbet. Um exemplo é o Tarapacá Cosecha Sauvignon Blanc, uma bebida leve e frutada com aromas de limão, toranja, ervas frescas, maracujá, pêssego e melão.

O frescor do vinho combina com o do sorbet, e sua acidez equilibra o paladar entre uma colherada e outra, transformando a degustação em uma experiência ainda mais agradável.

Mesmo não sendo tão comum, a harmonização de vinho com sorvete funciona muito bem! É uma combinação ideal para dias agradáveis com a família e os amigos.

Gostou das nossas dicas? Preencha o formulário abaixo para assinar nossa newsletter e receber conteúdos exclusivos todo mês!


Posts relacionados

Fala pra gente o que achou

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *