
Vinho com sorvete: é possível harmonizar?
Degustar vinho com sorvete pode ser uma excelente experiência gastronômica. Para isso, será necessário saber quais sabores da sobremesa mais combinam com qual tipo de vinho, caso contrário pode ser um desastre.
A seguir, elencamos alguns sabores de sorvetes e quais são os vinhos ideais para cada um deles. Continue a leitura e confira!
Sorvete de chocolate amargo
Para acompanhar um sorvete à base de chocolate amargo, os Vinhos do Porto da variação Tawny são uma excelente opção. Com um alto teor alcoólico, são capazes de neutralizar a cremosidade do sorvete, além de apresentar uma potência similar no paladar.
O rótulo Quinta Santa Eufêmia Finest Reserve passa por um estágio de seis anos em barrica para desenvolver sua complexidade. Na boca, tem um sabor adocicado, equilibrado e de final longo. No nariz, exala o aroma de frutos secos, ameixa seca e notas de caramelo.
Também é um excelente acompanhamento para sorvetes com castanhas diversas ou de caramelo salgado, que têm um bom equilíbrio entre dulçor e amargor.
Sorvete de morango
Os sorvetes de morango são os favoritos de quem busca um sabor mais fresco e frutado, e é necessário escolher um vinho com a mesma potência para uma harmonização bem equilibrada.
Uma dica é o Mateus Rosé Original, produzido na vinícola Sograpé de Portugal. Com uma coloração rosada e atraente, seu paladar é perfeitamente equilibrado e tentador, complementado por um final de boca suave.
É um vinho para tomar apreciando um sorvete de morango em um dia de calor com a família e amigos.
Sorvete de baunilha
Esse sabor divide opiniões: há quem ame, e há que ache sem graça. Para quem quer apreciá-lo com uma taça de vinho, é necessário buscar um rótulo sutil, que ressalte o aroma floral da baunilha.
É o caso dos espumantes Prosecco italianos, como o Rocca dei Forti. Sua perlage servirá como auxílio na degustação, trazendo mais frescor e ajudando a limpar o paladar.
Produzido na região de Marche, apresenta aromas de frutas cítricas maduras e tropicais e um paladar fresco e elegante, com leve acidez. Também acompanha muito bem sorvetes de passas ao rum.
Sorbet de frutas
O sorbet é um tipo de sorvete que não leva gordura, seja vegetal ou animal. É comum que sejam feitos à base de água e frutas batidas, sem ou com pouca adição de açúcar.
Há uma série de combinações possíveis de vinho com sorvete tipo sorbet. Um exemplo é o Estampa Delviento Sauvignon Blanc, uma bebida leve e frutada com aromas de limão, toranja, ervas frescas, maracujá, pêssego e melão.
O frescor do vinho combina com o do sorbet, e sua acidez equilibra o paladar entre uma colherada e outra, transformando a degustação em uma experiência ainda mais agradável.
Mesmo não sendo tão comum, a harmonização de vinho com sorvete funciona muito bem! É uma combinação ideal para dias agradáveis com a família e os amigos.
Gostou das nossas dicas? Preencha o formulário abaixo para assinar nossa newsletter e receber conteúdos exclusivos todo mês!

Flávia
Sommelier internacional pela FISAR/UCS, pós-graduada em Marketing e Negócios do Vinho pela ESPM. Há 10 anos atuando no mercado e através de diversos canais de mídia especializados no mundo do vinho. Propago conhecimento para enófilos e amantes da bebida. Falar sobre vinhos é um prazer!