skip to Main Content
É Possível Harmonizar Sorvete Com Vinho?

É possível harmonizar sorvete com vinho?

Degustar sorvete com vinho pode ser uma excelente experiência gastronômica. No entanto, é necessário saber quais sabores da sobremesa mais combinam com cada um dos tipos de vinhos para que a harmonização funcione.

Para te ajudar nessa missão, elencamos a seguir algumas dicas de sabores de sorvetes e quais são os rótulos ideais para cada um deles, além de receitas que levam vinho no preparo. Continue a leitura e confira!

Harmonizações de sorvete com vinho

A harmonização, muitas vezes, envolve a busca por contrastes ou complementos entre os elementos gustativos. Por isso, combinar sorvete com vinho é uma escolha interessante na hora de experimentar diferentes sabores e texturas.

A cremosidade e a doçura de um saboroso sorvete podem contrastar com a acidez e os taninos de um rótulo, criando uma experiência sensorial única. Enquanto um sorvete de frutas pode complementar um vinho branco frutado, um sorvete de chocolate intenso pede um vinho encorpado tinto.

Além disso, a temperatura do sorvete gelado pode ressaltar os sabores e aromas da bebida, especialmente se for um vinho de sobremesa servido refrigerado.

Ainda que seja uma questão de preferência pessoal e experimentação, listamos, abaixo, algumas dicas de rótulos que podem ser harmonizados com sabores clássicos de sorvetes: chocolate amargo, morango, baunilha e sorbet de frutas.

harmonização vinho e sorvete

Harmonizar sorvete com vinho é uma boa estratégia para experimentar sabores e texturas distintos.

Sorvete de chocolate amargo

Para acompanhar um sorvete à base de chocolate amargo, os Vinhos do Porto Tawny são uma excelente opção. Com um alto teor alcoólico, são capazes de neutralizar a cremosidade do sorvete, além de apresentar uma potência similar no paladar. 

Produzido na região demarcada do Douro, em Portugal, estes vinhos apresentam tom dourado ou âmbar, resultante do envelhecimento em barris de carvalho por um período prolongado. Normalmente, revelam notas de frutas secas, nozes, especiarias e caramelo.

vinho com sorvete

O rótulo Quinta Santa Eufêmia Finest Reserve passa por um estágio de seis anos em barrica para desenvolver sua complexidade. No nariz, exala o aroma de frutos secos, ameixa seca e notas de caramelo. Em boca, tem um sabor adocicado, equilibrado e de final longo.

Também é um excelente acompanhamento para sorvetes com castanhas ou de caramelo salgado, que têm um bom equilíbrio entre dulçor e amargor.

Sorvete de morango

Os sorvetes de morango são os favoritos de quem busca um sabor mais fresco e frutado, e é necessário escolher um vinho com a mesma potência para uma harmonização bem equilibrada.

Uma dica é o Mateus Rosé Original, produzido na vinícola Sograpé de Portugal. Com uma coloração rosada e atraente, seu paladar é perfeitamente equilibrado e tentador, complementado por um final de boca suave.

É um vinho para tomar apreciando um sorvete de morango em um dia de calor com a família e amigos.

bebidas para presentear mateus rosé

Sorvete de baunilha

Este sabor divide opiniões: há quem ame e há quem ache sem graça. Mas isso não faz com que o sorvete de baunilha perca seu lugar clássico entre os sabores de sorvete, sendo, muitas vezes, apreciado pela cremosidade e pelo sabor suave e reconfortante. A base, geralmente, é feita com ingredientes como leite, creme, açúcar e gemas de ovos, aos quais é adicionado extrato de baunilha para dar sabor.

A baunilha é uma especiaria obtida a partir das vagens de orquídeas do gênero Vanilla e é conhecida por seu aroma doce e floral. Quando adicionada ao sorvete, proporciona um sabor distinto e uma fragrância agradável.

No caso do sorvete, pode ser apreciado por si só ou como acompanhamento de diversas sobremesas, como tortas de frutas, brownies, bolos ou simplesmente com uma boa taça de vinho. É necessário buscar um rótulo sutil, portanto, que ressalta o aroma floral da baunilha. 

É o caso dos espumantes Prosecco, como o Garibaldi Prosecco Branco Brut. Sua perlage servirá como auxílio na degustação, trazendo mais frescor e ajudando a limpar o paladar. Produzido na Serra Gaúcha, apresenta aromas frutados, paladar fresco e prolongado. Também acompanha muito bem sorvetes de passas ao rum.

Sorbet de frutas

Já o sorbet é um tipo de sorvete que não leva gordura — seja ela de origem vegetal ou animal. É comum que sejam feitos à base de água e frutas batidas, sem ou com pouca adição de açúcar.

Por não conter laticínios em sua composição, se torna uma opção adequada para pessoas com intolerância à lactose ou que seguem dietas vegetarianas ou veganas.

Há uma série de combinações possíveis de vinho com sorvete tipo sorbet. Um exemplo é o Santa Rita Secret Reserve Sauvignon Blanc, uma bebida com aromas de frutas cítricas e maracujá, toques herbais e paladar concentrado.

Receitas de sorvete de vinho caseiro

Dicas para harmonizar diferentes sabores de sorvete com vinho você já tem. Agora já pensou em produzir sua própria sobremesa e um dos ingredientes principais ser vinho? Abaixo, você confere receitas para experimentar!

Sorvete de vinho com abacaxi

Um sorvete deliciosamente refrescante, combinando a suavidade do vinho com a doçura tropical do abacaxi. Perfeito para dias quentes de verão ou como sobremesa sofisticada para uma ocasião especial.

Aprenda como fazer sorvete de abacaxi ao vinho seguindo o passo a passo abaixo:

Ingredientes

  • 2 xícaras de vinho branco ou rosé (de sua preferência)
  • 1 xícara de abacaxi picado em cubos
  • 1 xícara de açúcar
  • Suco de 1 limão

Modo de preparo

Em uma panela, aqueça o vinho em fogo médio até que comece a ferver. Reduza o fogo para médio-baixo e adicione o abacaxi, o açúcar e o suco de limão. Cozinhe por cerca de 5-7 minutos, mexendo ocasionalmente, até que o abacaxi fique macio e o líquido reduza um pouco. Retire do fogo e deixe esfriar completamente.

Despeje a mistura resfriada em uma máquina de sorvete e siga as instruções do fabricante para congelar.

Uma vez congelado, transfira para um recipiente hermético e leve ao freezer por pelo menos 4 horas antes de servir. Sirva em taças ou cones e desfrute!

Sorvete de vinho com frutas vermelhas

Um sorvete que combina a riqueza do vinho tinto com a doçura e acidez das frutas vermelhas. Uma sobremesa sofisticada e cheia de sabor.

Ingredientes

  • 2 xícaras de vinho tinto de sua escolha
  • 1 xícara de frutas vermelhas (morangos, framboesas, amoras)
  • 1 xícara de açúcar
  • Suco de 1 limão

Modo de preparo

Siga as mesmas instruções do preparo anterior, apenas substitua o abacaxi pelas frutas vermelhas.

sorvete de vinho com frutas vermelhas

O sorvete de frutas vermelhas com vinho tinto é uma explosão de sabores!

Sorvete de vinho tinto com manjericão

Uma combinação inusitada que traz o sabor robusto do vinho tinto junto com o frescor do manjericão. Uma sobremesa elegante e surpreendente.

Ingredientes

  • 2 xícaras de vinho tinto robusto (como Merlot ou Cabernet Sauvignon)
  • 1 xícara de açúcar
  • 1 xícara de folhas de manjericão fresco
  • Suco de 1 limão

Modo de preparo

Comece aquecendo o vinho em fogo médio até que comece a ferver. Depois, reduza o fogo para médio-baixo e adicione as folhas de manjericão, juntamente com o açúcar e o suco de limão ao vinho. Retire do fogo e deixe esfriar completamente.

Transfira a mistura para a máquina de sorvete e siga os passos indicados pelo fabricante para finalizar. Depois, coloque a sobremesa em um recipiente hermético e leve ao freezer por quatro horas antes de servir.

Raspadinha de sorvete

Uma versão divertida e refrescante do sorvete, perfeita para compartilhar com amigos e familiares em dias quentes.

Ingredientes

  • Sorvete de sua escolha (pode ser qualquer sabor)
  • 1 xícara de gelo
  • Calda ou cobertura de sua preferência (chocolate, caramelo, frutas)

Modo de preparo

Em um liquidificador, combine o sorvete e o gelo. Misture até obter uma consistência homogênea e cremosa. Despeje a mistura em copos ou taças. 

Cubra com a calda ou cobertura de sua escolha. Sirva imediatamente e aproveite essa deliciosa raspadinha de sorvete!

Bônus: calda de vinho tinto para sorvete

A calda de vinho tinto para sorvete é uma adição sofisticada para qualquer sobremesa gelada. Feita com rótulos encorpados, açúcar e especiarias, é rica em sabor e textura, com uma doçura equilibrada. Confira a receita!

Ingredientes

  • 1 xícara de vinho tinto (escolha um vinho encorpado, como cabernet sauvignon, merlot ou malbec)
  • 1/2 xícara de açúcar refinado
  • 1 colher de chá de extrato de baunilha
  • 1 pau de canela (opcional)
  • 2-3 cravos-da-índia (opcional)
  • Casca de 1/2 laranja (opcional)

Instruções

Em uma panela pequena, misture o vinho tinto, o açúcar e o extrato de baunilha. Se estiver usando, adicione o pau de canela, os cravos-da-índia e a casca de laranja à mistura. Leve a panela ao fogo médio e deixe ferver, mexendo ocasionalmente para dissolver o açúcar.

Reduza o fogo para médio-baixo e deixe a calda ferver suavemente por cerca de 10-15 minutos, ou até que ela comece a reduzir e engrossar ligeiramente. Continue mexendo ocasionalmente para evitar que grude no fundo da panela.

Quando a calda atingir a consistência desejada, remova os temperos (canela, cravos-da-índia e casca de laranja), se estiverem presentes, e deixe a calda esfriar um pouco antes de usar. Despeje a calda de vinho tinto sobre o sorvete de sua escolha e sirva imediatamente. 

Mesmo não sendo tão comum, a harmonização de vinho com sorvete funciona muito bem! O mesmo vale para as receitas que acrescentam vinho nessa receita tão clássica e popular no Brasil. Combinação ideal para dias agradáveis com a família e os amigos!

Gostou das nossas dicas? Aproveite para garantir vinhos para harmonizar com sorvete no divvino.com.br. É só clicar no banner abaixo!

cta banner vinhos nacionais e importados

Flávia

Sommelier internacional pela FISAR/UCS, pós-graduada em Marketing e Negócios do Vinho pela ESPM. Há 10 anos atuando no mercado e através de diversos canais de mídia especializados no mundo do vinho. Propago conhecimento para enófilos e amantes da bebida. Falar sobre vinhos é um prazer!

Back To Top Pular para o conteúdo