
Época de vindima: roteiros para conhecer
A época de vindima é muito importante para os produtores e os entusiastas do vinho. Afinal, é o período que culmina na colheita das uvas e em seu preparo para a produção da bebida.
Por essa razão, é comum que haja roteiros turísticos organizados por vinícolas para que o público possa conhecer esse processo. Nesses passeios, há atrações como colheitas simbólicas e refeições harmonizadas.
Confira a seguir alguns roteiros para conhecer na época de vindima!
Serra gaúcha
É a principal região vinífera do Brasil, tendo alcançado 90% da produção de todo o país. Por essa razão, as vinícolas gaúchas abrem as portas durante o período de vindima (entre o fim de janeiro e março) e organizam passeios para o público.
Um deles é a colheita das uvas, onde os visitantes podem retirar, simbolicamente, os frutos das videiras com as próprias mãos. A pisa das uvas também é comum, simulando o método antigo de extração do suco das frutas. Ambas, porém, são atrações turísticas e não representam a produção real da bebida.
Além disso, em algumas vinícolas, é possível participar de refeições ou piqueniques no meio dos vinhedos. São servidos petiscos, embutidos, sucos de uva e, é claro, vinhos diversos.
Algumas das vinícolas que oferecem passeios ecoturísticos são Casa Perini, Miolo e Salton.

A vinícola Miolo, na Serra Gaúcha. Foto: Lidyanne Aquino/Flickr.
Mendoza (Argentina)
A província de Mendoza é considerada a capital do vinho na América do Sul. Situada aos pés da Cordilheira dos Andes, é responsável por 66% da produção de toda a bebida na Argentina.
Por essa razão, a época de vindima é celebrada com fulgor por todos na cidade por meio de uma grande festa. O evento é tão grande que a revista National Geographic considera um dos melhores do mundo.
A Festa Nacional de la Vendimia, como é chamada, é comemorada desde 1936, no mês de março. Inclui um desfile de carros, uma eleição pela rainha do evento, atrações artísticas e uma missa, pedindo as bênçãos sobre a próxima colheita.
Além da festa ainda, há outras atrações. No período de vindima, que ocorre entre janeiro e março, é possível encontrar colheitas e pisas simbólicas e almoços harmonizados ao ar livre. Algumas das vinícolas que oferecem passeios são a Bodega Catena Zapata e Bodegas Salentein.
Chile
A produção de vinhos no Chile se concentra principalmente em sua região central. Graças a seu terroir, o país se destaca como principal produtor do Hemisfério Sul e quinto maior do mundo.
Além das tradicionais colheitas e pisas, há tours completos por diversas vinícolas, que incluem passeios, visitas às fábricas e degustações variadas.
Na vinícola Concha Y Toro, que recebe 180 mil pessoas anualmente, é possível visitar a caverna por trás da lenda do rótulo Casillero Del Diablo. Já em Viu Manent, há passeios de charrete para conhecer a propriedade.
Assim como na Argentina, também há festas tradicionais de vendimia durante o mês de março. No Chile, porém, há eventos variados em diversas cidade do país.

Villa Aquitania, aos pés dos Andes, no Chile. Foto: Richard Espinoza/Wikicommons.
O enoturismo na época de vindima é o passeio ideal para os amantes do vinho. Conhecer os processos de produção e colher os próprios frutos certamente são experiências marcantes.
Gostou do nosso conteúdo? Qual desses locais você pretende conhecer? Escreva nos comentários!