skip to Main Content
Espumante Para O Ano-Novo: 15 Sugestões Para Brindar Com Estilo

Espumante para o Ano-Novo: 15 sugestões para brindar com estilo

Quando dezembro chega, uma das primeiras buscas que fazemos é de um bom espumante para o Ano-Novo. Mas, com tantas opções surge a dúvida: qual a melhor opção para celebrar a virada do ano?   

Para facilitar sua escolha, separamos 15 sugestões de espumantes para o Ano-Novo, ideais para comemorar a data ao lado da família e dos amigos. Todos eles estão disponíveis no divvino.com.br. Vamos conferir? 

Brindar o Ano-Novo: por que o espumante é a escolha ideal? 

O espumante, historicamente, simboliza festas e brindes, elementos essenciais para uma virada de ano. O perlage vibrante da bebida e sua composição fazem com que ele seja adaptável e se encaixe em diversos momentos. É uma bebida leve e que agrada diversos paladares. 

Além do motivo simbólico, há a versatilidade que o espumante possui: ele agrada diferentes paladares e harmoniza com uma variedade de pratos. E, sendo uma bebida refrescante, é ideal para brindar qualquer momento. 

Abrir um espumante no momento da virada tem um simbolismo. O momento que a rolha salta marca o início oficial de um novo ano e gera o brinde coletivo. 

Duas pessoas brindando com taça de espumante.

O perlage do espumante combina com o início de um novo ciclo.

Melhores espumantes para o Ano-Novo 

Existem diversos espumantes no mercado, cada um com personalidade própria para agradar diferentes paladares. Para facilitar sua escolha, listamos 15 opções incríveis que valem o brinde. 

1. Espumante De Bortoli Family Selection Brut 

Este rótulo australiano é elaborado a partir de um blend das uvas chardonnay e pinot noir. Apresenta coloração amarelada de perlage pequeno, ressaltando um aroma com notas de flores brancas e frutas tropicais. Traz um paladar mais seco, mas de agradável frescor ao mesmo tempo. 

Excelente escolha entre os espumantes para o Ano-Novo ou para se refrescar em dias quentes. Para acompanhar, aposte em peixes crus, ostras gratinadas e frutos do mar. 

trocarEspumante De Bortoli Family Selection Brut

2. Espumante Cavalieri Reali Dolce 

Na prestigiada região italiana de Emilia-Romanha, é elaborado o Cavalieri Reali Dolce. Feito a partir das castas típicas italianas, tem coloração amarelo-palha e perlage bastante fino. 

Essa variedade tem maior concentração de açúcar, sendo ideal para quem gosta de festejar o Ano-Novo com espumantes que sejam mais adocicados. O aroma é caracteristicamente frutado. A recomendação é harmonizá-lo com sorvetes e gelatos de baunilha e creme, assim como crème brûlée. 


Espumante Cavalieri Reali Dolce

3. Espumante Salton Brut 

Produzido na serra gaúcha, no Rio Grande do Sul, este espumante tem coloração amarelo-palha com reflexos esverdeados e perlage intenso. Apresenta aroma de flores e frutas cítricas com pão tostado. 

É feito com a uva chardonnay e proporciona paladar refrescante, agradável e cremoso. Ideal para acompanhar os dias mais quentes, é um excelente espumante para brindar todos os momentos. É ótimo para harmonizar com frutos do mar e aperitivos com canapés. 

Espumante Salton Brut

4. Freixenet Cordon Negro Cava 

Os espumantes Cava estão entre os vinhos mais conhecidos da Espanha. Seguem o método tradicional de fermentação e são feitos a partir das uvas macabeo, parellada e xarello. 

O Freixenet Cordon Negro traduz bem essas bebidas. Produzido na região da Cava tem aromas de frutas, como maçã e pera, frutas tropicais, além de notas de fermento fresco e um paladar com perlage delicado e ótima acidez. 

Se quiser harmonizá-lo, prefira carnes suínas, frutos do mar e queijos de massa mole, como gorgonzola e roquefort. 

Freixenet Cordon Negro Cava

5. Espumante Tavino Demi-Sec 

Esta é mais uma ótima opção para quem procura um espumante meio doce e com boa relação custo-benefício. O Tavino Demi-Sec tem um paladar leve e fresco com notas de frutas e flores brancas. 

Harmonize com Canapés e frutos do mar, como lula e camarão, são ótimas opções para acompanhar. 

Espumante Tavino Demi-Sec

6. Champanhe Veuve Clicquot Ponsardin Brut 

Se você pretende investir em um bom Champanhe para o Ano-Novo, este é o rótulo ideal. Ele é elaborado pela renomada vinícola Veuve Clicquot a partir da combinação entre as uvas chardonnay e pinot noir. É importante citar que Champanhe é um tipo de espumante, produzido especificamente na região de Champagne, na França. 

O Veuve Clicquot Ponsardin Brut apresenta perlage fino e intenso e percebe-se um aroma que contempla notas de frutas brancas e brioche. No paladar, é seco, de bom frescor e tem ótimo equilíbrio entre álcool e acidez. É excelente para beber enquanto degusta canapés, frutos do mar salteados e peixes crus. 

 

Champanhe Veuve Clicquot Ponsardin Brut7. Espumante Gusbourne Exclusive Release Brut 

O Gusbourne Exclusive Release Brut é o rótulo perfeito para quem quer experimentar vinhos de regiões inéditas. Elaborado em West Sussex, na Inglaterra, leva as castas chardonnay, pinot noir e pinot meunier, sendo produzido a partir do método tradicional, também conhecido como Champenoise.  

Visualmente, tem perlage fino e persistente. No nariz, revela notas cítricas e frutas, como maçã verde, enquanto em boca possui acidez refrescante e textura cremosa. Uma ótima escolha para acompanhar canapés e sobremesas com chocolate branco e frutas.

Espumante Gusbourne Exclusive Release Brut

8. Espumante Blanc De Blancs Brut 

 Se a sua prioridade é um espumante de bom custo-benefício, aposte no rótulo francês Blanc De Blancs Brut! Varietal da uva ugni blanc, é elaborado com o método charmat. Tem visual amarelo-pálido com reflexos brilhantes e perlage fino. 

Revela aromas frutados, com notas de maçã e pera. No paladar, é refrescante e tem persistência média. Harmoniza bem com sushis, sashimis, ostras com limão, assim como rolinho primavera. 

9. Espumante Valdobbiadene Extra Dry Prosecco 

Proseccos são excelentes opções de espumante para final de ano! Este rótulo, elaborado na região de Valdobbiadene, em Treviso, na Itália, leva a casta glera. Assim como champanhes, proseccos são os vinhos produzidos na região da denominação de origem, específica de mesmo nome. 

 É um espumante leve e fresco, que pode ser degustado com entradas. Também é uma boa pedida para o preparo de drinks para o Ano-novo, como Aperol Spritz ou Mimosa. 

10. Espumante Chandon Réserve Brut  

Outra opção de espumante brasileiro para acompanhar a festa de Ano-Novo é o Chandon Réserve Brut. De Garibaldi, na serra gaúcha, é elaborado com um blend de chardonnay, pinot noir e riesling. 

Com aroma de flores brancas, maçã e um toque de abacaxi. Se quiser apreciá-lo durante uma refeição, escolhas peixes grelhados, frutos do mar, sushis ou saladas frescas. 

11. Champagne Moutard Père Et Fils Extra Brut  

 Vinificado a partir das castas pinot noir e chardonnay, este exemplar tem cor amarelo-ouro, perlage fino e numeroso, além de aromas que contemplam notas de brioche e fermento de pão. 

No paladar, é seco, com bom frescor e ótimo equilíbrio entre o álcool e a acidez. Um vinho excelente para degustar no Ano-Novo em grande estilo, harmonizando com ostras, caviar e carnes suínas. 

Champagne Moutard Père Et Fils Extra Brut

12. Champagne Krug Grande Cuvée Brut 

O Krug Grande Cuvée é reconhecido e premiado mundialmente. Seu processo de elaboração leva 20 anos para criação de cada garrafa, a partir de um blend de mais de 120 vinhos diferentes. 

É uma experiência à parte. Seu aroma floral entrega ainda a combinação de frutas como damasco, além de brioches e mel. No paladar, o perlage fino e persistente, além de sua intensidade, são perfeitos para harmonizar com pratos de ostras gratinadas, lagosta ao bafo, risoto de queijos, massas recheadas e tábuas de queijos e frios. Deguste em taça de vinho tinto, mais bojudas 

Se você está buscando uma grande experiência enogastronômica para você e sua família, esse certamente é o vinho ideal! 

Champagne Krug Grande Cuvée Brut

13. Champagne Moutard Grande Cuvée Brut 

Elaborado com as uvas pinot noir e chardonnay, Moutard Brut Grand Cuvée é produzido em Champagne, na França. 

Essa é uma opção perfeita de Champagne para o Ano-Novo! Elegante e delicado, tem coloração amarela com reflexos esverdeados, aromas frutados, notas de brioche e perlage fino. No paladar, é estruturado, tem textura cremosa e um frescor delicioso. Para harmonizar, aposte risotos, peixe ao molho bechamel, ostras frescas e tábua de queijos frescos.  

14. Espumante Moutard Blanc De Blancs Brut 

Para quem aprecia espumantes com a casta chardonnay, este exemplar francês da região de Tonnerre é uma escolha excelente para as celebrações ou momentos descontraídos. 

Tem tonalidade amarelo-claro, perlage fino, aromas florais e de amêndoas. Em boca, é estruturado, tem notas de limão e toranja, além de final longo e fresco. Você pode servi-lo com peixes e frutos do mar e macarrão à carbonara.  

Espumante Moutard Blanc De Blancs Brut15. Espumante Moutard Brut Nature 

Já para quem não pode ou está reduzindo o consumo de açúcar, os espumantes nature são uma ótima pedida. Este estilo tem, praticamente, nenhum açúcar residual, indicado para quem possui alguma restrição ao consumo de açúcares. Ele é produzido também pela vinícola francesa Moutard, casa francesa no mesmo estilo dos champanhes. É elaborado com uva chardonnay. 

Coloração amarelo pálido e perlage sempre fino e intenso. No nariz, revela notas de flores brancas, amêndoas e notas de frutas como damascos e pêssegos. No paladar, é estruturado, com final de boca longo e fresco. Harmoniza muito bem com lasanha 4 queijos, pizza, pipoca amanteigada, , macarrão ao molho branco e queijo gouda. 

Na hora de servi-lo, certifique-se que esteja entre 4°C e 8°C. 

Espumante Moutard Brut Nature

Champagne, espumante ou frisante? 

É comum achar que champagne e espumante são a mesma coisa, mas há diferença. Champagne não é um tipo de bebida, e sim uma denominação de origem. Os vinhos chamados dessa forma são produzidos em uma região vinícola na França e passam por processos rigorosos de produção. 

Todos os rótulos que são elaborados pelo método tradicional, ou champenoise, que realiza uma segunda fermentação para desenvolver o perlage são chamados de espumantes. 

Os frisantes, por outro lado, são vinhos tranquilos, com adição de CO2 e tem uma borbulha mais intensa e grosseira que os champagnes. Podem ser produzidos em qualquer lugar do mundo e algumas regiões, como Asti, são referência em frisantes de alta qualidade.  

Um espumante pode ser elaborado pelo método tradicional ou pelo método charmat, que entrega notas mais frutadas e leves, sendo menos complexos e mais fáceis de beber, ao contrário dos champagnes. 

Logo, os vinhos de Champagne também são espumantes, porém nem todo espumante é um Champagne. 

Além de Champagnes, há outros tipos de espumantes elegantes que podem ser a estrela da sua festa de Réveillon, como os das regiões Prosecco e Cava, ou até bons rótulos feitos por vinícolas brasileiras. 

Pessoas brindando com taças

Champanhe, frisante e espumante são vinhos gaseificados, mas com diferença entre intensidade de gás, origem e produção.

Como escolher Champagne no Ano-Novo? 

Listamos alguns pontos que podem guiar a escolha de alguns rótulos de Champagne. Confira a seguir. 

Graduação de açúcar 

O primeiro detalhe a se observar ao comprar seu Champagne (ou qualquer espumante) é a quantidade de açúcar presente na bebida. Essa informação pode ser encontrada com facilidade no título do produto. 

Para exemplificar, preparamos uma tabela referente à quantidade de açúcar por litro: 

Nomenclatura  Quantidade de açúcar/litro 
Nature  < 3 g/L 
Extra-brut  3,1 g/L < 6 g/L 
Brut  6,1 g/L < 12 g/L 
Extra-sec  12,1 g/L < 17 g/L 
Sec  17,1 g/L < 32 g/L 
Demi-sec   32,1 g/L < 50 g/L 

Os espumantes brut costumam são mais secos e parecem que “agarram” a boca. Os demi-secs tem uma sensação de dulçor menos presente que os moscateis e podem agradar aos paladares que gostam de espumantes menos doces, mas acham os bruts muito secos.  

Harmonização 

Espumantes são vinhos chave: harmonizam muito bem com grande parte dos pratos, desde entradas, até pratos principais e sobremesas. 

Dessa forma, você pode muito bem recepcionar seus convidados já com um espumante e harmonizá-lo com grande parte dos pratos durante o restante da noite. 

Para carnes vermelhas, você pode apostar em espumantes champanhes ou vintage, que apresentam mais potência e intensidade, combinando com o estilo do prato. Os rótulos demi-sec são bastante versáteis com pratos doces e harmonizam bem com sobremesas à base de frutas ou creme. 

Como abrir garrafa de espumante? 

Abrir uma garrafa de espumante pode parecer simples, mas seguir algumas técnicas podem contribuir para preservar a qualidade da bebida e, claro, a segurança. 

  • Resfrie a garrafa, a temperatura ideal para servir o espumante é entre 4°C e 8°C. Quanto mais gelado, menor a pressão interna, ou seja, mais seguro para abrir. Quando fora da temperatura ideal, a garrafa explode com mais facilidade ao tirar a gabieta. 
  • Remova a cápsula e gire a gaiola/gabieta metálica para soltar, mantendo sempre o polegar sobre a rolha. Aponte sempre a garrafa para o lado oposto ao seu. 
  • Segura a garrafa em um ângulo de 45° para controlar a liberação da pressão, com a mão no fundo ou de uma forma que ela fique segura. 
  • Gire a garrafa, e não a rolha. Segure a rolha com firmeza e gire a base da garrafa lentamente. O ideal é ouvir um suspiro e não um estouro. 
  • Evite perder bebida. Quando a rolha sai suavemente, o espumante não transborda e você preserva os perlages e aromas.  
  • Evite o famoso “estouro”, apesar de festivo, esse método não preserva a qualidade da bebida, fazendo com que o perlage se perca, assim como o líquido da garrafa. 

Como servir espumante no Ano-Novo? 

Para garantir a melhor experiência no brinde, você pode seguir alguns cuidados na hora de servir. 

  • Temperatura: mantenha a garrafa gelada durante a ceia, utilize um balde com gelo e pouca água para conservar a temperatura ideal. A temperatura ideal é entre 4°C e 6°C 
  • Taça: a mais comum para servir espumante é a flûte, pois conserva a perlage por mais tempo. Taças de vinho no estilo bordeaux são ideais para os champanhes vintage ou envelhecidos. 
  • Quantidade por taça: encha até 2/3 da taça, o suficiente para apreciar aromas e o frescor do espumante. Sirva o líquido escorrendo pela parede do recipiente, evitando espuma e perda de gás. 

Agora que você já sabe tudo sobre espumantes para o Ano-Novo, já pode comprar o seu para brindar no Réveillon. Investir em uma boa bebida fará toda a diferença na sua comemoração. Você também pode conferir uma seleção de espumantes sem álcool, para não ficar de fora da festa. 

Quer garantir o melhor espumante para o seu Ano-Novo? Acesse o site da Divvino e escolha o seu rótulo para brindar nesse fim de ano! 

Banner Final Espumantes no Divvino

Flávia

Sommelier internacional pela FISAR/UCS, pós-graduada em Marketing e Negócios do Vinho pela ESPM. Há 10 anos atuando no mercado e através de diversos canais de mídia especializados no mundo do vinho. Propago conhecimento para enófilos e amantes da bebida. Falar sobre vinhos é um prazer!

Back To Top Pular para o conteúdo