skip to Main Content
Vinho Merlot Francês: Saiba Tudo Sobre Os Rótulos De Bordeaux!

Vinho Merlot francês: saiba tudo sobre os rótulos de Bordeaux!

A França é reconhecida mundialmente como país produtor de vinhos de altíssima qualidade. É o berço de grandes uvas viníferas famosas e renomadas, além de possuir um terroir único e técnicas de vinificação complexas desenvolvidas em um processo longo.

Os vinhos Merlot franceses de Bordeaux são uma prova desse conjunto de fatores. A região é banhada pelo estuário de Gironde, que divide o território entre margem esquerda e direita. Ambos os lados dão origem a vinhos célebres e com características distintas.

Se você é um apreciador apaixonado e quer entender mais sobre as peculiaridades dos vinhos de cada uma das margens de Bordeaux, continue a leitura até o fim!

Banner Divvino Volta ao Mundo dos Vinhos

Conhecendo a região de Bordeaux

Localizada na parte sudoeste da França e banhada pelo Oceano Atlântico, a região vinícola de Bordeaux é a principal de seu país e uma das mais importantes do mundo. Ocupa uma área de cerca de 120 mil hectares e chega a produzir mais de 700 milhões de garrafas de vinho todos os anos.

Em geral, os vinhos tintos produzidos em Bordeaux são de intensidade média a alta, com taninos bem evidentes. Os aromas remetem a frutas vermelhas e negras em diversos estágios, além de apresentar nuances de rusticidade.

vinho merlot francês região

A região de Bordeaux e suas margens.

As uvas mais utilizadas são a Cabernet Sauvignon e a Merlot, sendo que essa última pode aparecer tanto em varietais quanto em assemblage, como no famoso blend de Bordeaux.

Os vinhos Merlot e as margens de Bordeaux

Um dos fatores determinantes para o sucesso de Bordeaux é o estuário de Gironde, que divide a região. É formado pelos rios Garonne e Dordogne, que banham as margens esquerda e direita, respectivamente.

O vinho Merlot francês de cada um dos lados têm características muito diferentes entre si, por isso vamos explicar as principais peculiaridades das regiões. Vamos conferir?

Margem esquerda

Também chamada de Médoc, é onde fica localizada a cidade de Bordeaux. O solo dessa margem é arenoso, com quantidades menores de cascalho e pedregulhos, uma composição que retém calor e proporciona um bom amadurecimento às uvas. A Cabernet Sauvignon é predominante, porém com produção expressiva da Merlot.

Os vinhos produzidos na região têm um grande potencial de guarda graças a seu sabor intenso, taninos firmes e boa acidez. Os aromas costumam remeter a groselha, menta e madeira.

Um dica para encontrar vinhos desse local é procurar por denominações de origem (chamadas na França de Appellation d’origine contrôlée) como a Médoc AOC e a Haut-Médoc AOC.

Um rótulo que demonstra bem o terroir da margem esquerda é o Château Du Moulin Rouge Haut-Médoc. Composto em sua maior parte por Merlot, e menores quantidades de Cabernet Sauvignon e Cabernet Franc, passa por estágio em barricas de carvalho francês durante 12 meses.

Com um longo e elegante final de boca, apresenta aromas de ameixa e amora, além de notas de grafite e vegetação. Trata-se de um vinho especial, com taninos bem evidentes e um grande potencial de guarda.

chateau du moulin rouge

Margem direita

Nesta região, a uva Merlot é ainda mais abundante. Os vinhos também são mais suaves, graças ao clima mais frio e à composição do solo, predominantemente formado por calcário e areia.

Com corpo médio, essas bebidas têm taninos mais moderados e mais características de rusticidade, como aromas de frutas negras e tabaco.

vinho merlot francês margem direita

Vinícola em Saint-Émilion, na margem direita de Bordeaux.

As denominações de origem mais conhecidas da margem direita são Saint-Émilion AOC e suas variações, como a Montagne-Saint-Émilion AOC e a Saint-Georges-Saint-Émilion AOC.

O Château Dupray Saint-Émilion é elaborado na sub-região de Saint-Emilion, que fica na margem do Rio Dordogne em Bordeaux, França. É um blend francês composto por 70% merlot, 20% cabernet franc, 10% cabernet sauvignon. Apenas 30% do rótulo passa por um afinamento em barricas de carvalho. E para uma melhor apreciação do vinho, recomendamos que seja decantado por 30 minutos antes de ser bebido.

Se você pretende conhecer os principais terroirs do mundo dos vinhos, não deixe de experimentar os grandes Merlot franceses de Bordeaux. A experiência será única.

No site do Divvino, você encontra os rótulos que citamos e outros vinhos dessas regiões. Confira clicando no banner abaixo!

vinho merlot francês divvino

Flávia

Sommelier internacional pela FISAR/UCS, pós-graduada em Marketing e Negócios do Vinho pela ESPM. Há 10 anos atuando no mercado e através de diversos canais de mídia especializados no mundo do vinho. Propago conhecimento para enófilos e amantes da bebida. Falar sobre vinhos é um prazer!

Back To Top Pular para o conteúdo